sábado, 23 de março de 2013

CARMELO

Freiras Carmelitas: Vida de clausura e oração longe do mundo e perto de Deus


A Ordem das Carmelitas Descalças do Rio Grande do Norte ganhou um novo recanto para continuar a sua missão. Inaugurada em Natal em 2009, a pedido do então Arcebispo de Natal, Dom Matias de Macedo  e do Arcebispo emérito  de Natal, Dom Heitor Sales que sempre sonharam em ter um Carmelo Teresiano no Estado, a     Ordem  ficou mais de três anos instalada provisoriamente na Granja do Clero, cedida pela  igreja.
Nesta segunda quinzena de março, as freiras carmelitas  ganharam um novo lar, o Mosteiro de Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, localizada na Rua Santo Antônio, em Emaús, próximo ao cemitério Morada da Paz.  O  Mosteiro foi construído em um terreno também doado pela Arquidiocese de Natal e a construção foi viabilizada por meio de doações feitas pelos fiéis.
Atualmente, a Ordem das Carmelitas Descalças do Rio Grande do Norte é composta por 8 freiras. A mais jovem Carmelita é a Irmã Joseane, de 19 anos, e que está no Mosteiro há um ano. Segundo a jovem, essa foi a melhor escolha que poderia ter feito em sua vida. “Conheci a missão das Carmelitas no seminário, e fiquei encantada com a vida de dedicação à Deus que elas vivem. A clausura e a renúncia ao mundo foi o que mais me atraiu, então decidi fazer parte, e sinto que essa é a minha verdadeira missão, pois não sinto falta do mundo lá fora”, disse a jovem.
As irmãs carmelitas só saem do Mosteiro para ir ao médico ou cumprir com suas obrigações cívicas. São mantidas por doações, que podem ser feitas pessoalmente no mosteiro. Elas também atendem à população, para aconselhamentos e orações após a Missa realizada de segunda à sábado às 6:30h, e aos domingos às 8 horas.
Fonte: Portal JH

LITERATURA

CONTOS DE IVAN PINHEIRO SÃO PUBLICADOS EM LIVRO DE EDIÇÃO NACIONAL


A 22ª edição do Livro Palavra é Arte conta com uma preciosidade: 5 contos de Ivan Pinheiro Bezerra, escritor e historiador assuense.

O Livro Palavra é Arte reúne 20 contos dos escritores brasileiros: Gilberto Martins – Campinas/SP; Norton Mendes da Costa (com dois contos) – Maceió/AL; Pedro Paulo Lupateli – Ilhéus/BA; Antônio Gomes de Lima – palmas/TO; Nelson Klafke – Porto Alegre/RS; Leila Andrade da Silva Freire – Olinda/PE; Douglas Lambert – Santarém/PA; Xaline de Mendonça – Presidente Prudente/SP; Antônio Carlos Martins – Rio Branco/AC; Amanda Silva Lemos – Aracaju/SE; Ramana Vasconcelos (com dois contos) – Salvador/BA; Francisco Spisla – Londrina/PR e Marcelo Vaz de Moura – São Paulo/SP e logicamente, o assuense Ivan Pinheiro Bezerra.

Segundo um trechinho da dedicatória do Palavra é Arte, Ivan Pinheiro Bezerra "demonstrou com seus textos uma capacidade de criação invejável. Seus escritos são marcados pelo incrível poder de nos transportar para o universo onde vivem e agem seus personagens...”. Depois desse elogio, coube ao 'nosso' Ivan Pinheiro expressar seus sentimentos frente a este reconhecimento nacional, e assim ele o fez: “É indescritível para qualquer mortal a sensação de conforto ao saber que seu trabalho foi bem avaliado por uma equipe séria e experiente, formada por pessoas que você nunca viu ou ouviu... Nem por telefone. Sou o único com cinco trabalhos publicados e a dedicatória da obra expressa, com exclusividade, a minha capacidade de criação. Levar e elevar o meu nome, da minha Cidade e do meu Estado aos mais distantes rincões deste País é uma honra”.

Geeennte, magnifico!!!!

Ahhh, apesar do talento de Ivan Pinheiro, da conquista... o Palavra é Arte não tem lançamento previsto para acontecer por estes rincões, então... não precisa de avexamento. Os admiradores da boa arte e desejosos de conhecer e adquirir os contos de Ivan Pinheiro, publicados no Palavra é Arte é só ligar ou mandar e-mail para nosso escritor e historiador assuense.

Simples, muito simples. O valor do Palavra é Arte não é nem um bicho de sete cabeça, já o talento de Ivan Pinheiro, é real.

Aaah, o e-mail para a aquisição/compra do Palavra é Arte é pinheirobezerra@hotmail.com e o telefone (84) 9644.1212. Simples, já enviei o meu.

Postado Por Ana Valquíria

VERGONHA

prova-do-enemMais um estudante conseguiu a nota máxima na redação do ENEM. Everton Everaldo Elias escreveu a letra da música “Ah le le lek lek lek” e conseguiu ultrapassar a nota até dos mais intelectuais estudantes brasileiros.
Em nota, o MEC tentou justificar o episódio dizendo que estudante não errou a letra da música.
Ultimamente o ENEM tem sofrido algumas mudanças para facilitar a aprovação dos alunos que não sabem de nada. Hino do Corinthians, Palmeiras e Receita de Miojo já garante ao aluno uma boa nota na redação. Se for letra de um funk que esteja fazendo sucesso, a garantia de nota máxima é certa.
Do G17 / Robson Pires

AbrASSUs...

Aos fiéis seguidores deste blog:
Sidney Cosme Pereira / Severino Augustulo Tavares / Rogério Cabral / Solimar Ribeiro / Matheus Boy / Ivanoska Borges (minha irmã) / Adailton Amorim / Joana Maria Ferreira de Souza Ferreira / Portal Mossoró / Rosamaria Santos / Maira Carla Ribeiro / Sueli Bonani / Rosita Rodrigues / Professora Socorro / Anízia Fonseca, Aluísio de França e Raimundo Nonato Borges de Sá Leitão.

Felicidades a todos e um bom final de semana.

Ivan Pinheiro.

sexta-feira, 22 de março de 2013

ASSU DO PASSADO

Rua do Mercado - sem iluminação pública - Anos 20 
Rua Casa Grande - Atual Getúlio Vargas
Posteação e lampiões a querosene - Anos 20.
Que sarau chique - Até as crianças participavam 

Retorno com os relatos do saudoso Boanerges Wanderley publicados no jornal Tribuna do Vale do Assu, no ano de 1995 – quando foram comemorados os 150 anos de emancipação política e administrativa do município.

Segundo Boanerges a primeira iluminação do Assu, no século dezenove era com velas feitas de cera de carnaúba e só os ricos usavam. Depois a Intendência, a Igreja e vários proprietários passaram a usar a iluminação feita a carbureto, que um rapaz vindo de algum lugar, saiu nas casas oferecendo e fazendo demonstrações.

Tinha esta iluminação além da igreja e a Intendência, na casa do Coronel José Correia, Palmério Amorim, o Barão de Serra Branca entre outros. Foi quando a Intendência resolveu iluminar a cidade com LAMPIÕES a querosene.

O encarregado de acender estes lampiões era o pai de Dr. Lou (Cacá). Começava a acender às 5:30 e às 6:00 horas a cidade estava no claro. Quando dava 9:00 horas da noite ele saia apagando. 

Em 13 de dezembro de 1925, o industrial Francisco Martins Fernandes, em convênio com a prefeitura, inauguraram a Luz Elétrica. O mecânico e eletricista que tomava conta do motor da luz, chamava-se popularmente LUIZ DA LUZ. Em 1931 Francisco Martins e seu irmão Júlio, inauguraram o Cinema Mudo, no Cine Teatro Pedro Amorim, em prédio que ainda hoje existe.

Quando Edgard Montenegro foi prefeito, fez um convênio com a firma João Câmara para fornecer a energia da cidade. Durou pouco tempo. Quando Chisquito assumiu a prefeitura, comprou por intermédio de Carvalho, um motor GM em Fortaleza que também não satisfez pois era pequeno para a cidade.

Veio Costa Leitão para a Prefeitura e como era gerente da firma João Câmara, voltou a iluminar a cidade com um motor MWM, que depois que a firma faliu, Costa comprou um motor em Guarabira/PB, de marca BLAQUISTONE, que foi instalado em prédio próprio à rua Dr. Adalberto Amorim e o outro GM, na garagem pertencente a Nana de Geovane de Sá Leitão, na Lagoinha, dividindo as cargas para os 02 motores. Passados alguns anos, veio a COSERN que até hoje nos serve satisfatoriamente.

AÇÃO PARLAMENTAR

GEORGE SOARES COBRA PRÁTICA DO GOVERNO NO PROJETO QUE ISENTA TAXAS NA 
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO 

No pronunciamento feito na sessão plenária desta semana, o deputado estadual George Soares (PR) falou sobre o Projeto de Lei apresentado e aprovado em 2011 na Assembleia Legislativa, que dispõe sobre a isenção de taxas relativa à Carteira de Habilitação.

No ano passado o Governo apresentou outro Projeto de Lei semelhante ao apresentado pelo republicano, que também foi aprovado pela casa, mas que ainda não está em funcionamento. Em virtude disso o parlamentar cobrou que a lei seja colocada em prática beneficiando assim as pessoas que especifica.

“Faço um apelo ao Governo do Estado e ao DETRAN que coloque em prática esse projeto, já aprovado pela casa e que até o momento não foi regulamentado e nem apresentado à sociedade norte-rio-grandense”. 

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

REIVINDICAÇÃO POPULAR


Açude do Mendubim
Dirigentes de associações comunitárias no entorno do açude público do Mendubim, zona rural do Assu, têm externado preocupação com a qualidade da água do reservatório – gerenciado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

A água da citada coleção hídrica também é usada para consumo humano, e o temor dos representantes comunitários é que a qualidade do produto esteja comprometida.

A questão foi alvo de uma discussão recentemente e, em seguida, foi textualizada num documento que foi entregue ao ainda secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, quando da presença dele na cidade.

Presidente da Associação de Moradores de Limoeiro, “Diassis do Limoeiro” disse que a reivindicação colocada pelos representantes das organizações foi no sentido de que possa ser realizado um exame laboratorial para atestar o nível de potabilidade da água do Mendubim.
Postado por Pauta Aberta

HUMOR

CHARGE DO DIA: S.E.C.P

Fonte: Sorriso Pensante - Ivan Cabral 

ATIVIDADE PARLAMENTAR

DURANTE SOLENIDADE DE POSSE DO SECRETÁRIO DE SAÚDE GEORGE SOARES E JOÃO MAIA PEDEM APOIO PARA LIBERAÇÃO DE EMENDA
 
 
O deputado estadual George Soares (PR) juntamente com o deputado federal João Maia, também do PR, participaram ontem a noite da solenidade de posse do novo secretário de saúde Luiz Roberto Fonseca. Na oportunidade George Soares pediu apoio para a liberação da emenda parlamentar, já aprovada no orçamento, no valor de R$: 500 mil reais para a compra de equipamentos da UTI do hospital regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, em Assu.

Durante o evento os parlamentares parabenizaram o novo secretário de estado e comentaram os desafios frente à pasta. O deputado estadual também marcou para a próxima semana uma audiência para tratar do assunto.

“A compra de equipamentos para a instalação da UTI do hospital regional de Assu vai beneficiar, além do Vale, regiões próximas, desafogando assim os hospitais da capital”, comentou George Soares. -
 
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares