sábado, 2 de agosto de 2014

CAUSO

No início da década de sessenta, o deputado Edgard Montenegro, candidato a sua reeleição, foi a Santa Luzia, então município de Assu, atual e próspero município de Carnaubais/RN, participar de uma concentração pública. Na sua comitiva, o afamado poeta Renato Caldas (foto). 
Edgard já conhecendo aquela figura irreverente, precavido, logo que chegou naquela localidade ordenou o seu motorista ir direto para casa do seu amigo e correligionário Joel Siqueira, para deixar Renato esperando até terminar o comício que seria realizado no distrito de Entroncamento. Renato, querendo tomar 'umas e outras', disse para dona Zulmira, esposa de Joel, o seguinte:
- Dona Zulmira, eu tô com umas palpitações no meu coração. Eu vou ali na rua ver se compro um remédio!
- Seu Renato, dizem que uísque é muito bom pro coração! Você quer tomar? - Perguntou dona Zulmira ao poeta boêmio. Renato não deixou para depois, soltando essa: 
- Zulmira... Você acabou de salvar uma vida!
E o poeta tomou um litro de uísque sozinho, embriagando-se.
Postado por Fernando Caldas.

PIT STOP:

Evento que se insere dentro da movimentação de campanha à reeleição do deputado estadual George Soares (PR), o PR Jovem de Assú anuncia para a manhã deste sábado (02), a realização do Pit Stop Geração 22.222 no centro da cidade.
A programação terá seu ponto de partida às 8h com ponto de concentração no cruzamento da Avenida Senador João Câmara – esquina da Rua Sinhazinha Wanderley, acesso ao Campus Avançado da Uern local.
“Todos juntos em apoio ao nosso deputado George Soares. Unidos para melhorar Assú, o Vale e todo o RN”, diz a mensagem de convocação da célula jovem do PR municipal.

ADESÕES:

O mês de agosto começou com “todo gás” para médica Zenaide Maia (PR), candidata a deputada federal. Nesta sexta-feira (01) ela recebeu apoios em mais quatro municípios potiguares: Carnaubais, Porto do Mangue, Serra do Mel e Itajá. Ao lado do deputado George Soares, Zenaide percorreu os municípios e foi bastante prestigiada pelas lideranças locais que veem na candidata o verdadeiro valor da palavra trabalho.

Em Carnaubais, Drª Zenaide foi recepcionada por Nilson Dias, esposo da vereadora Nenén de Nilson (PR), pelo vereador Wanderley Mendes, além de várias lideranças. Em Serra do Mel, o vereador Moab Soares e o advogado Dr. Aldo apresentaram a sua candidata a deputada federal para dezenas de populares. Já em Porto do Mangue os vereadores Beel e Magnus Domingos e o ex-prefeito Chico Pereira fizeram questão de elencar o porquê de Zenaide estar preparada para chegar a Câmara Federal.

A maratona de visitas foi encerrada no município de Itajá, onde Drª Zenaide foi recepcionada pelos vereadores Neto de João Silva, Geraldo Valentim, Carlos, Francisca, Maxsilvan, pelo ex-vice prefeito Luiz Carlos Guimarães (Preguinho), o ex-prefeito Hélio Araújo, ex-vereador Manoel Roberto, além de várias lideranças locais.
Postado por Robson Pires.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

POLÍTICA:

Deputado levou sua mensagem aos amigos do Distrito do Entroncamento. 
Acompanhado da candidata a deputada federal, Zenaide Maia [PR], lideranças da região, o deputado George Soares foi recebido hoje na residência do casal Neném e Nilson Dias, oportunidade que amigos se confraternizaram em um farto almoço. 

Além dos anfitriões, também foi recepcionar os ilustres visitantes, o casal Wanderley e Lúcia Helena, que apóia a dobradinha George e Zenaide. O empresário Dinarte Diniz, presidente do DEM, marcou presença no "alpendre do barão".

Em seguida, a caravana republicana se despediu dos presentes e foi cumprir agenda nas cidades da região. 
Postado por Toni Martins

REMINISCÊNCIAS:

A CARTA DO MAJOR
Transcrevemos o teor de uma carta escrita pelo 'Major Montenegro', a pedido do "Padre Zé Luiz", pulicada provavelmente no ano de 1999, quando o alcaide da política de Ipanguaçu e do Vale completava seus 95 anos de idade. Pelo teor da carta podemos "deduzir" o potencial intelectual do Majó. Vejamos:

"Meu caro José Luiz,

Na véspera dos meus 95 anos, você pede um testemunho do que penso sobre o nosso Vale do Açú.

Em primeiro lugar quero lhe dizer que ninguém mais do que eu, deseja vê-lo desenvolvido e feliz. procurei em toda minha vida ser correto com meus compromissos pessoais e políticos. Minha preocupação desde os 19 anos quando me casei foi deixar para meus filhos um exemplo de zêlo e honestidade. lamento em ver hoje estes critérios colocados em segundo plano. Mas tenho certeza de que um dia se saberá fazer justiça a quem viveu aqui com coragem e retidão, o caminho que devemos percorrer.

mais do que terras e bens quero deixar para meus filhos, e os filhos dos meus filhos, um exemplo de vida, dedicada à família, à minha terra e a meus amigos.

Quando meus filhos estavam na idade de colégio, eu e Candinha fomos viver com eles em Natal. Quando em Natal não havia mais estudo para eles, nos largamos para o Recife. Só voltamos, quando formados.

Aqui, retornei novamente à Picada. Vim viver onde nasci. Cada pedaço de chão tem a marca dos meus passos. 

Considero-me um homem feliz, cercado dos filhos, netos, bisnetos, conterrâneos e amigos.
Quero morrer com a certeza de que a lealdade será sempre o maior dom que deus concede a todos nós.
Com o meu abraço, a minha amizade e o meu apreço.

(assina) Manoel de Melo Montenegro"

ALGUMAS PARTICULARIDADES:

> O Major Manoel de Mello Montenegro Pessôa recebeu sua Carta Patente (cópia abaixo) por decreto de 17 de novembro de 1915, para o posto de Major Cirurgião da 21ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional da Comarca de Assú, no Estado do Rio Grande do Norte.
> Major Montenegro foi três vezes deputado estadual (por Santana do Matos) de onde foi ao mesmo tempo prefeito, porque naquele tempo a Assembléia Legislativa só se reunia em outubro.
  
> Foi o criador do município de Ipanguaçu (antigo Sacramento) em 1948. Nunca quis ser prefeito do município. Seu filho Nelson Montenegro e a sua esposa, Maria Eugênia Maceira Montenegro, foram prefeitos com o apoio do Major. Preferia acompanhar, influenciar. 

> Com o Dr. Pedro Amorim fez um pacto: Jamais interferia na política do Assu. E assim ele fazia em relação a Ipanguaçu. Estiveram sempre unidos, mas cada um respeitando sua área de influência.

Reminiscências do nosso querido Vale.

LANÇAMENTO DE LIVRO:

O maior encontro de escritores do
Rio Grande do Norte.
Impressões Digitais Vol. II (40 escritores potiguares). Dia 05 de agosto, terça feira, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (a partir das 18 horas).

REPERCUSSÃO:

Jornal O MOSSOROENSE dá destaque a cobrança feita por sindicalista à gestão


O tom mais incisivo adotado pelo dirigente sindical Eurian Nóbrega, da diretoria colegiada do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Assú (Sindsep), em cobrar compromissos assumidos pela gestão Ivan Júnior (PROS) e que não foram até agora honrados, ganhou repercussão estadual.
O exemplar desta quinta-feira (31) do jornal O Mossoroense, publica reportagem expondo a postura do representante sindical ao reivindicar que a administração cumpra o que prometeu aos servidores públicos municipais.
Visualize a reportagem clicando AQUI.
Postado por Pauta Aberta.

REELEIÇÃO:

Deputado George Soares (PR) recebe mais adesões na Grande Natal
O deputado estadual George Soares (PR), participou de mais um encontro na Grande Natal com Zenaíde Maia, sua candidata a deputada federal.

A reunião aconteceu no bairro de Nova Parnamirim e foi para receber mais adesões a reeleição. O evento contou com o apoio declarado da liderança local, Dona Elza e sua filha, Fernanda Gois, além de demais amigos.

“É muito importante termos lideranças em todas as partes do estado, inclusive na Grande Natal. Saio daqui hoje super satisfeito com o apoio de Dona Elza e demais amigos. Vou honrar todo o trabalho e confiança que depositaram em mim”. Exclamou o deputado George Soares.

REMINISCÊNCIAS:

O COMETA 
UMA PASSAGEM PELOS JORNAIS JUNINOS

O Jornal 'O COMETA' (circulava depois do São João, no período das férias estudantis, quando todos retornavam para sua terra berço) - edição de nº 01, segundo ano, datado de 01 de julho de 1967, trouxe comentários sobre os jornais que circularam, naquele ano, durante os festejos juninos. Vejamos. 

FALANDO DE JORNAIS:

1. O VAQUEIRO - jornal dos vaqueiros, veio e agradou. Sua equipe é um pouco entendida precisando apenas ser advertida que as glosas de Renato (Caldas) já estão demais... Que no próximo ano se renove um pouco.

2. O BISU - Não teve êxito dos anos anteriores. No entanto, foi o mais solicitado da festa. Seus redatores pareciam ser analfabetos pois encontramos erros absurdos e que péssima impressão!

3. O VALENTE - Veio como sempre com sua valentia pois sua única finalidade é ferir e "se elogiar". Notamos nos mínimos detalhes o espírito mesquinho e o partidarismo dos seus redatores. Esperamos que nos próximos anos saiba dizer alguma coisa mais aproveitável.

4. O ALFINETE - Teve a mesma origem do "O VALENTE" e como ele não agradou, suas alfinetadas não valeram o esforço. 

Coisas da nossa velha Assu.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

POLÍTICA:

Na noite desta quarta-feira (30), a candidata à deputada federal, médica Zenaide Maia (PR), participou de encontro com diversas lideranças, que lhe declararam apoio, na comunidade Pau Ferro, em São Gonçalo do Amarante.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado (PR), o vice-prefeito Poty Neto (PMDB), os vereadores Barão (Solidariedade), Rayure Protásio (Solidariedade), Gerson Bezerra (PRB), Adelson Martins (PDT), Eudócio Mota (PRB), Arlete Paiva (PR), Valda Siqueira (PR), Geraldo Veríssimo (PR), Chanxe Dantas (PR), e o vereador natalense, Adão Eridan (PR). Em seguida, Dra. Zenaide e o candidato a deputado estadual, George Soares (PR), seguiram para o bairro Nova Parnamirim, em Natal, onde participaram de um encontro com a liderança local, Fernanda Gois, que juntamente com seus amigos declararam apoio aos projetos dos candidatos.

REMINISCÊNCIAS:

O COMETA 
JORNAL DE OUTRORA

O Jornal 'O COMETA' (circulava depois do São João, no período das férias estudantis, quando todos retornavam para sua terra berço) - edição de nº 01, segundo ano, datado de 01 de julho de 1967,  traz alguns comentários que não convém publicar porque a época é outra, todas as pessoas casaram (ou quase todas), algumas já faleceram e, na verdade, não tem sentido. No entanto, existem alguns "quadros", sem maldades, que podemos republicar como forma de conhecermos um pouco como era e como se divertia a elite jovem assuense da década de sessenta. Vejamos este:
O HOMEM IDEAL TEM QUE TER:

- A altura de EDIVAL;
- A classe de CAIO CÉSAR;
- A personalidade de TIÃO DIÓGENES;
- A educação de ALEX;
- A inteligência de EDGARD PINHEIRO;
- A eficiência de Dr. ARTUR;
- A disponibilidade de ALZAIR;
- A cultura de SEVERINO;
- A conversa de EMÍLIO SALEM;
- A perseverança de PAPAXINHA;
- A dança de JUNINHO;
- A elegância de ATHOS; e,
- O rosto de CRAVEIRO.

Coisas da nossa velha Assu.

REELEIÇÃO:

Eli da Saúde (PSD), vereadora de Assú, declara apoio ao Deputado George Soares (PR).
A vereadora por Assú, Elizangela Albano (PSD), conhecida por Eli da Saúde, esteve presente na grande reunião de lideranças realizada pelo deputado George Soares (PR) na Casa 15, comitê político de Henrique Alves, candidato ao governo do estado, onde declarou apoio a ambas as candidaturas esta semana.

"Estive reunida com lideranças estaduais para tratarmos das eleições de 2014, na ocasião afirmamos estar de acordo com o projeto político do deputado George Soares por entender que este representa de forma leal e coerente as expectativas de todos os assuenses. Por isso, estou disposta a levarmos novamente a Assembleia Legislativa do RN, o deputado da nossa terra" Comentou a vereadora numa rede social.

Para o deputado George Soares o apoio de Eli da Saúde é de suma importância para sua campanha em Assu, "Considero o apoio da vereadora Eli da Saúde, pois nossa luta, juntos, vai ser para fazer a cidade do Assú cada vez melhor". Finalizou o deputado George.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

CULTURA:

BAIANO LANÇA LIVRO SOBRE
NÚBIA LAFAYETTE
Foto: SERENATA PARA NUBIA LAFAYETTE
CATU - BAHIA
DIA 5 DE JULHO
PRAÇA DUQUE DE CAXIAS. .... 
No último dia 26, dentro da programação alusiva a Senhora Sant'Ana - Padroeira do município de Catu/BA, foi lançado o Livro "NÚBIA LAFAYETTE, A VOZ SENTIMENTO", do Escritor HAMILTON DOS SANTOS.

Hamilton é professor, e trabalha na Catu-FM. Foi um dos criadores do primeiro fã clube da cantora assuense, acompanhando-a desde 1960, tendo inclusive sido seu empresario na realização de shows por diversas cidades baianas.

O livro "NÚBIA LAFAYETTE, A VOZ SENTIMENTO" é uma homenagem pelos 47 anos de convivência com a cantora e intérprete, tornando-se seu secretário particular.

No contexto, cartas, biografia, discografia e suas andanças pela Bahia.

O autor pretende realizar o lançamento do referido livro no Assu e em Carnaubais.

LIGA OPERÁRIA ASSUENSE:

Diretoria temporária exercerá mandato até janeiro de 2015

Com mandato até janeiro de 2015, já está definida a nova direção provisória da Liga Operária Assuense, tendo como presidente Raquel Ferreira.

O vice-presidente é Delzir Campelo, tendo Aldo Cardoso como 1º secretário e Marta Valéria como tesoureira.

A presidente eleita declarou que o principal desafio da diretoria será por em prática o projeto de revitalização da Liga Operária.

O pleito para indicar a diretoria efetiva da entidade está planejado para 25 de fevereiro do ano que vem, coincidindo com a data do aniversário da Liga.

No dia 13 de agosto, uma quarta-feira, a atual direção promove um café da manhã aberto à população.

No dia 04 do mês que vem, uma segunda-feira, ocorrerá a primeira reunião de trabalho da nova diretoria, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Assú.
Postado por Pauta Aberta.

REIVINDICAÇÕES:

Deputado George Soares (PR) apresenta pauta de reivindicações do Vale do Assú para Henrique Alves
O deputado estadual George Soares (PR) em visita realizada nesta terça-feira, 29, a Casa 15 apresentou ao candidato a governador pelo PMDB, Henrique Alves, a pauta de reivindicações para o Vale do Assú. Ao lado de lideranças que declararam total apoio ao PMDBista como concorrente ao cargo mais alto do estado do Rio Grande do Norte, o de governador, foram discutidos temas importantes nas pastas da saúde, educação, segurança, desenvolvimento e recursos hídricos. Dentre os presentes na reunião estavam nomes como o da vereadora Eli da Saúde (PSD), o do suplente de vereador João Wallace da Silva, além de vários empresários, suplentes e representantes da sociedade local.
“A cidade do Assú tem sofrido por falta de investimentos na sua infraestrutura que era para estar prestando um bom serviço à população. O povo do Vale sabe que o nome de Henrique é o melhor nome para governar nosso estado porque o seu trabalho dá resultados positivos para o desenvolvimento do RN.” Afirmou o deputado candidato a reeleição pelo PR a Henrique Alves.

Dentro da pauta, foi destacada a insegurança vivida pelos populares e o apelo por mais estrutura de trabalho da polícia, além de mais policiais atuando na proteção dos populares. Já na saúde, investimentos na infraestrutura dos hospitais regionais, como a reestruturação do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, localizado na cidade do Assú, e o próprio chegar a se tornar hospital universitário.

Na educação, a valorização dos profissionais e o combate ao déficit de professores e funcionários,  além da viabilização dos recursos para construção do novo Campus da UERN em Assú, foram os destaques do tema na conversa.

Nos recursos hídricos foram discutidos a desobstrução do canal da Lagoa do Piató em Assú, a recuperação do Canal do Pataxó  e a Construção das comportas na barragem Armando Ribeiro para evitar as enchentes da região.

terça-feira, 29 de julho de 2014

INTEGRAÇÃO:


Lideranças de 12 municípios do RN ligadas ao deputado estadual George Soares (PR), que disputa a reeleição, levaram nesta terça-feira (29) apoio ao candidato do PMDB a governador, Henrique Alves, numa série de reuniões realizadas na Casa 15, o comitê da campanha, na capital potiguar.

Entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças, estiveram presentes representantes dos seguintes municípios: Jucurutu, Carnaubais, Assú, Porto do Mangue, Parazinho, Ipanguaçu, Paraú, Serra do Mel, Macau, Itajá, Jardim de Angicos e São Rafael.

A maioria deles também apoiam a candidatura de Zenaide Maia (PR) para deputada federal.
O prefeito de Parazinho, Marquinhos Oliveira (PR), que declarou apoio a Henrique e Wilma de Faria (PSB), disse que o candidato do PMDB é quem tem mais condições de governar o RN.

“Nosso Estado precisa hoje de um homem de comando e de conhecimento. Henrique tem essas qualidades”, afirmou o prefeito, que foi acompanhado de três vereadores.

A vereadora de Assú, Maria Elizângela Albano, conhecida como “Eli da Saúde” (PSD), afirmou que decidiu apoiar Henrique em função do projeto da coligação União pela Mudança.

“Faço parte do projeto completo do deputado George Soares”, disse ela, acrescentando que também vota em Wilma de Faria e na candidata a deputada federal Zenaide Maia (PR).
Para o vereador Márcio Soares (PP), de Jucurutu, a escolha por Henrique Alves se deu pelo seu histórico de serviços prestados.

“É uma pessoa que tem longa estrada de serviços prestados. É o único que pode tirar o RN da situação em que se encontra”, afirmou.

E acrescentou: “Só se faz política somando, e eu vim para somar”, disse, referindo-se ao fato de Henrique ter conseguido unir as forças políticas de Jucurutu.

Quem também decidiu apoiar o projeto do PMDB foi o presidente da Câmara Municipal de Paraú, Nonato Cunha (PSB).

“Henrique é mesmo o melhor. Tem mais capacidade”, declarou.

Nonato e a ex-vereadora Carminha (PSB) fazem parte do grupo que apoia George Soares para deputado estadual e Sandra Rosado (PSB) para deputada federal. Para o Senado, Wilma de Faria (PSB).
O vice-prefeito de Jardim de Angicos, Victor Teixeira (PR), também declarou apoio à chapa Henrique e Wilma.

No mesmo sentido, vereadores de São Rafael, Carnaubais, Macau, Porto do Mangue e Serra do Mel.




Seis vereadores de Itajá confirmaram apoio ao candidato do PMDB, Henrique Alves.
Já o grupo do ex-prefeito de Ipanguaçu, Zé de Deus (PP), com quatro vereadores e quatro suplentes, levou apoio à chapa completa.

CULTURA POPULAR:

VOCABULÁRIO DE PESCADOR
Apresentamos um pequeno vocabulário utilizado pelos pescadores da Lagoa do Piató - Assu/RN, referente ao processo de produção e comercialização do pescado, bem como das relações de trabalho e significados qualificativos de situações e acontecimentos do cotidiano vivenciado. Este glossário é baseado no livro Lagoa do Piató – Fragmentos de uma História, publicado pela UFRN no ano de 1993. 

Quando um pescador diz, por exemplo:

- Vou bater uma búia ou catimbóia – É a técnica de pescaria que consiste em bater com uma vara para espantar o peixe, direcionando-o para as redes ou tarrafas. A buia é uma prática totalmente proibida.

- Vou apanhar bugí – bugí é um tipo de cipó existente no Piató, usado na amarração dos covos.

- Vou comprar umas costelas – Costela são tábuas de madeira, cortadas para confecção das canoas.

- Fulano é duro que nem pau de lata – Trata-se de uma pessoa difícil de entender as coisas; de dobrar-se; de chegar a um acordo.

- Vou tirar embira – Embira é uma espécie de estopa de origem vegetal, usada para completar os espaços das emendas na construção das canoas. A embira se faz tirando-se a casca do Mororó ainda verde. Bate-se e põe-se para secar.

- Fulano quer uma linha vexada – Trata-se de encomenda para confecção de rede ou tarrafa com prazo de entrega determinado pelo pescador.

- Fulano foi botar o molho – Trata-se da técnica usada para a pesca do camarão, que consiste em deixar os covos na lagoa, de um dia para o outro, para aprisionamento do crustáceo. Diz-se também com a técnica de deixar as redes para o dia seguinte.

- O peixe de fulano tá bombado – Bombado é o peixe semi-estragado, necessitando ser salgado para que não apodreça.

- Fulano é um pescador liberto – Diz-se do pescador que comprou seus instrumentos de trabalho, após trabalhar alugado; aquele que detém seus meios ou instrumentos de trabalho.

- Fulano é um pescador sujeito – Diz-se do pescador que trabalha alugado, que não detém os instrumentos de trabalho e nem o comércio da produção da pesca.

- Fulano é um pirão perdido – Diz-se daquele (pessoa ou animal), que não paga a comida que come; que não vale o investimento que lhe foi feito.

- Fulana secou a agulha – Dizem-se quando a feiteira de linha ou malha, a artesã, usa toda a linha ou nylon da agulha, no processo de confecção das redes e tarrafas.

Eita linguajar pai d’égua...
Foto Ilustrativa: Getúlio Moura.

REMINISCÊNCIAS:

VAQUEJADA DO ASSU DE 1965
O jornal da Festa de São João, O BISU, de 21 de junho de 1965, trouxe algumas notas sobre a tradicional Vaquejada do Assu daquele ano. Vejamos:

TUDO PRONTO PARA A VAQUEJADA - Dezenas de pessoas de todas as partes do Estado estão chegando desde sábado para a grande Vaquejada de Assu, que se iniciará amanhã às oito horas. Currais e pistas estão prontos há uma semana, devendo o gado chegar por todo o dia de hoje. Cerca de 150 parelhas se acham inscritas para disputar quatro taças que já se encontram entre nós. A maior novidade este ano, será o funcionamento do baile e bar, na quadra do JK, ao lado da pista.
_*_
Continuam chegando assuenses para as festas deste ano: hoje, os doutores Antônio e Ovídio Montenegro. Amanhã, Milfont, Milton e Fernando Fonseca. 
_*_
Já se encontra no Assu o maior derrubador de gado do Estado e campeão de vaquejada do Nordeste, o famoso Pitota. 
_*_
os três irmãos Bentinho, babá e Alfredinho, de Goianinha, são por coincidência, os maiores corredores daquela localidade. Há três dias chegaram em companhia de Andiere e Oldanir, treinando diariamente para levar as taças.
_*_
Os deputados Moacyr Duarte e Roberto varela, reservaram inscrições e chegarão amanhã para a vaquejada e festas. 
_*_
Muito comentada a colaboração decisiva para a realização da Vaquejada, de Edgard Montenegro, José Leitão e Zé Constantino. 
_*_
DO BLOG: Como pudemos observar a tradicional Vaquejada do Assu, do ano de 1965, realizou-se ao lado da escola Estadual Juscelino Kubitschek, provavelmente, nas imediações onde está edificada a Capela São Tarcísio - Bairro Dom Elizeu - Assu.
Foto ilustrativa retirada da Linha do Tempo de Lucílio Filho.
   

RELÍQUIAS HISTÓRICAS:

João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Auto de perguntas a Manoel da Rocha Bezerra, em continuação do interrogatório feito na Vila de Macau, a cerca da questão dos africanos.

Aos 3 dias do mês de agosto do ano do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e setenta, nesta cidade do Assú, comarca do mesmo nome da província do Rio Grande do Norte, em casa de residência do delegado de polícia em exercício do termo do Assú, capitão Luiz José Soares de Macedo, comigo escrivão interino de seu cargo abaixo nomeado, aí, perante o cidadão Manoel da Rocha Bezerra, pelo dito delegado lhe foram feitas as seguintes perguntas. 

Perguntado qual o seu nome, idade, estado, filiação, naturalidade, e profissão? Respondeu chamar-se Manoel da Rocha Bezerra, de setenta e sete anos, casado, filho legítimo de Balthazar da Rocha Bezerra, já falecido, natural desta Freguesia, e empregado na mesa das rendas provinciais da Vila de Macau.

Perguntado pelo delegado se conhece em Macau José Joaquim de Moura e Silva, e se sabe que ele vendera clandestinamente uma mulher livre como escrava pela quantia de oitocentos mil réis, quando e a quem? Respondeu que conhece José Joaquim de Moura e Silva, e sabe que ele vendeu a seu próprio pai Balthazar de Moura e Silva uma escrava de nome Benedicta, crioula, e que ouviu dizer que a venda se efetuara por oitocentos mil réis. Perguntando, ele delegado, se ele respondente sabe em que se funda o correspondente de Macau, para dizer em uma correspondência inserida no “Liberal do Norte”, de onze de junho deste ano, e datada de quatro do mesmo junho, que ali fora vendida por José Joaquim de Moura e Silva uma mulher livre? Respondeu que não sabia, mas que ouviu dizer que esta correspondência fora feita por pessoas desafetas ao mesmo José Joaquim de Moura e Silva, e a Joaquim Rodrigues Ferreira. Perguntado mais pelo delegado, se ele respondente sabia que em poder de Joaquim Rodrigues Ferreira, existem como escravos três pessoas livres, como também, além destes, outras pessoas livres em poder de alguém como escravo, segundo diz o mesmo correspondente? Respondeu que sabe que Joaquim Rodrigues Ferreira possui de oito a dez escravos entre os quais Antonia e duas filhinhas, cujo nome não se recorda; e que por ser a mesma Antonia filha de negra de Angola presume-se que nasceu de ventre livre; e quanto aos outros a que alude a correspondência, ele respondente não sabe.

Perguntado mais pelo delegado, se sabe de quem é filha a dita escrava Antonia? Respondeu que é filha de uma escrava de nome Josefa pertencente ao pai de Joaquim Rodrigues Ferreira. Perguntado mais pelo delegado se sabe de quem o pai de Joaquim Rodrigues Ferreira houve a dita escrava Josefa? Respondeu que não sabia.

Perguntado mais pelo delegado se sabia que no lugar Camoropim estiveram uns africanos que desembarcaram na Ilha de Manoel Gonçalves, vindos em uma escuna que ali aportou no ano de mil oitocentos e trinta e cinco; e se sabe que alguns desses africanos ou filhos dos mesmos são por alguém conservados em cativeiro, como diz o capitão Francisco Trajano Xavier da Cunha, em sua carta de vinte e oito de julho próximo passado, dirigida a esta delegacia por ocasião de ter sido chamado para dizer o que sabia a cerca daquela correspondência? Respondeu que é voz publica na Vila de Macau, que, na Ilha de Manoel Gonçalves aportou um barco no qual vinham africanos, e que dali seguira o mesmo barco para o Ceará, onde ouviu dizer que foram tomados os mesmos africanos pela justiça, em consequência de serem contrabandos; mas que do tempo em que isso se deu não recorda: tendo-lhe dito o mesmo Francisco Trajano Xavier da Cunha, que o finado D. Manoel de Assis Mascarenhas, quando presidente desta província, mandara sindicar desse fato por intermédio das autoridades daquela Ilha de Manoel Gonçalves, onde era então Juiz de Paz, Joaquim Álvares da Costa, mas que não sabe, ele respondente, se ali ficaram africanos vindos no mesmo barco.

Perguntado mais pelo delegado, se sabia de quem era filha Benedita, vendida por José Joaquim de Moura e Silva? Respondeu que era filha de Joaquina, escrava que foi de Balthazar de Moura e Silva. Perguntado mais pelo delegado se ainda existe Joaquina, e de que nação é, e se escrava, ou livre? Respondeu que ainda existe na Vila de Macau, é de nação angola, e hoje liberta pelo dito Balthazar de Moura e Silva; em consequência dos bons serviços a ele prestados. Perguntado mais pelo delegado se sabe donde houve Balthazar de Moura e Silva, a dita escrava Joaquina? Respondeu que por herança do sogro Antonio Joaquim de Sousa. Perguntado mais pelo delegado se sabe de quem a houve Antonio Joaquim de Sousa? Respondeu que não sabia.

Aqui encerrou o auto de perguntas que foi escrito por Luiz da Circuncisão Ferreira Cabeça e assinado em 23 de setembro de 1870.

Este documento foi extraído do jornal “O Assuense”, de 6 de outubro de 1870, digitalizado pela Hemeroteca Nacional.
Manoel da Rocha Bezerra, casou na Ilha de Manoel Gonçalves em 1829, com Josefa Jacinta de Vasconcelos. Era tio-avô do jornalista Pedro Avelino; Francisco Trajano Xavier da Cunha, viúvo, em 1826, de Maria Ignácia Fernandes Pimenta, casou em 1829, nas Oficinas, com Senhorinha Clara dos Anjos, irmã de Josefa Jacinta de Vasconcelos.

O português Antonio Joaquim de Sousa era casado com Thomázia Martins Ferreira, filha do capitão João Martins Ferreira. A filha deles, Josefa Martins de Sousa, casou com o português Balthazar de Moura e Silva, e daí nasceu José Joaquim de Moura e Silva. Este último casou, em 1871, com Antonia Leopoldina de Sousa, filha de Pedro Virgulino de Sousa e Maria Rodrigues Ferreira, esta última, irmã de Joaquim Rodrigues Ferreira, ambos filhos do português Manoel Rodrigues Ferreira e Izabel Martins Ferreira.
Fonte: Hipotenusa.
Foto Ilustrativa: wikipedia.org

POLÍTICA:

O deputado estadual pelo PR e candidato à reeleição, George Soares, participou de agenda junto a candidata à deputada federal Zenaide Maia na cidade São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. 

Eles conheceram a turma de jovens e adolescentes do projeto "Samuel Bom de Bola", no bairro Jomar Alecrim, apresentado pela Secretária de Assistência Social Jane Cleide e pelo líder comunitário Antônio Carlos.

"Em todo nosso mandato sempre apoiamos diversos projetos sociais e também estamos participando desse maravilhoso incentivo aos jovens aqui em São Gonçalo do Amarante", frisou o deputado George Soares.

REELEIÇÃO:

PC do B do Assú apoia reeleição do deputado do PR George Soares
O PC do B em Assú, partido que tem como candidato a vice-governador, o deputado estadual, Fábio Dantas, na chapa encabeçada pelo governador Robinson Faria (PSD), apoia a reeleição do deputado estadual George Soares, do PR, partido que tem o deputado federal João Maia como candidato a vice-governador na chapa do candidato do PMDB, Henrique Alves.

O presidente do diretório municipal do PC do B, Antônio de Paula Batista, o popular Burrego, é uma das principais liderança dos comunista de Assú a defender a reeleição do deputado do PR.

Além de Burrego, o PC do B, tem também o ex-candidato a vereador, Walker Meneses que vota em Robinson Faria e é aliado do parlamentar republicano. O PC do Assú apoia a reeleição de George Soares que vota em Henrique Alves.
Na festa de posse dos novos prefeito e vice de Ipanguaçu, respectivamente, Francisco Geraldo de Paula Lopes, "Geraldo Paulino" (PT), e Valderedo Bertoldo (PPS), que aconteceu há pouco dias, o deputado e candidato a vice-governador Fábio Dantas (PC do B), fez elogios a atuação do deputado George Soares, durante entrevista a Rádio Princesa do Vale.

"A região do Vale do Açu já foi muito debatida na Assembleia Legislativa. Inclusive, pelo mandato do deputado George Soares, sempre muito atuante aqui na região", destacou Fábio Dantas.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

PERSONALIDADE ASSUENSE:

Será amanhã, 29 de julho, às 9 horas, na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho, o lançamento do livro Terceirização - Uma Expressão do Direito Flexível do Trabalho na Sociedade Contemporânea -, autoria da assuense e Desembargadora Federal do Trabalho Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro.

A obra, conta com o prefácio do advogado e presidente da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho (APDT) Fábio Túlio Barroso.

A assuense Maria do Perpétuo Wanderley de Castro é Mestre em Direito, Processo e Cidadania, Especialista em Direito do Trabalho e Professora do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PARABÉNS E SUCESSO!!