sábado, 13 de setembro de 2014

REELEIÇÃO:

Em Jucurutu, Deputado George Soares participa de Caravana com o vereador Márcio Soares
O vereador por Jucurutu, Márcio Soares, organizou nas ruas da cidade uma Grande Caravana para receber o deputado estadual e candidato a reeleição, George Soares, nesta sexta (12).

Ao lado de sua esposa, a ex-candidata a prefeita Daguia, Márcio e George percorreram a Vila Velame, o Bairro Freitas passando em carreata pelo Centro da cidade, até o bairro Novo Horizonte, sempre acompanhados da população que participou efetivamente.

"O vereador Márcio Soares é a única voz do povo na Câmara municipal de Jucurutu. Por isso, nós abraçamos esta cidade tão importante para o estado. Um povo que por onde andamos só nos pediu uma coisa, um bem essencial para viver: água! Aqui tem um deputado de 6 mandatos que não planejou a cidade para o futuro. Deixando Jucurutu passar sede. Se fosse esse deputado que se diz daqui, renunciaria o mandato, pois numa cidade banhada pelo rio Piranhas você ver seu povo passando sede? Para quem serviu esses 6 mandatos?" Questionou o deputado George Soares em praça pública.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ARTISTAS ASSUENSES

Exemplo de seriedade, dedicação e perseverança de seus membros, o power trioassuense Endless Brutality continua obtendo reconhecimento na longa estrada dorock/metal.
O primeiro trabalho oficial da banda de thrash metal mereceu uma crítica positiva na seção Garage Demos da renomada revista Roadie Crew – apontada como uma das principais publicações de heavy metal & classic rock do país, com circulação em todo o território brasileiro.
O fato é histórico: é a primeira vez que uma banda de rock/metal de Assú – e possivelmente de qualquer gênero musical da cidade – conquista destaque num importante veículo de comunicação impresso de âmbito nacional.
Os parabéns merecidos vão para os integrantes do Endless Brutality: Detim Crusher (baixo e vocal), Feliphe Desintegrator (guitarra e vocal) e Juninho Possessed (bateria) – o disco ainda contou na gravação com a relevante participação do baixista Cássio Alves, que deixou o conjunto por conta de compromissos profissionais.
E, logicamente, congratulações também para todos que, direta ou indiretamente, têm colaborado com a trajetória da banda e com a cena rock/metal em Assú e região. 
O artigo, assinado por um especialista no assunto, jornalista Leonardo M. Brauna, expõe uma avaliação afirmativa do disco Tormented Minds.
Leia a crítica do jornalista sobre o álbum:
O trabalho deste trio potiguar traz um Thrash com vocais tenebrosos e guitarra com distorção suja. A banda foi formada em 2012 e investe num som sombrio com riffs ríspidos. Canções como ‘The Fall Of Empire’ e ‘The Final Butchery’ procuram mostrar um trato maior nas partes cadenciadas, mas o som guiado pela velocidade acompanhado de uma cozinha frenética sempre se envereda pelo tema central de sua musicalidade. ‘Materialistic Parasites’, ‘Insanity’ e a faixa título são as mais inseridas nesse contexto. Os fãs dos trabalhos antigos de Kreator e Slayer, assim como dos primeiros de Celtic Frost e similares, acharão essa demo muito bem vinda. É Thrash Metal na sua essência maligna.
Na mesma seção o jornalista também resenha favoravelmente o disco de estreia da banda mossoroense de thrash/black metal Warburst Command: Barbarian, Conqueror.
Postado por Pauta Aberta.

FENAVALE 2014:


O deputado estadual George Soares (PR) foi o primeiro político do Estado a confirmar presença noFórum-RN que será organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Assú, acontecimento que se observará dentro da programação da Feira de Negócios do Assú e do Vale (Fenavale 2014).
A notícia é oriunda da assessoria de comunicação social da Feira, que será realizada de 25 a 27 de setembro corrente na Praça São João, centro do Assú, e conta com mais de 100 expositores de vários seguimentos empresariais.
O Fórum acontecerá dia 26 de setembro, uma sexta-feira, às 18h, e pretende reunir todos os candidatos ao Governo do Estado, Senado, além dos pleiteantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa e Câmara Federal que tenham atuação política na região.
Na oportunidade, destaca a informação, a entidade promotora da Fenavale 2014 vai entregar aos candidatos presentes uma Carta de Intenções contendo todas as principais necessidades da região.
Postado por Pauta Aberta.

JORNAIS JUNINOS

ASSU DOS ANOS SETENTA
Apresentamos algumas capas de Jornais Juninos da década de setenta. Os conteúdos (logicamente) não serão publicados porque vivemos uma outra época e as notícias não fariam o menor sentido de serem levadas à público. Servem como exemplos do que era realizado pela juventude daquela época para "agitar" as noitadas assuenses durante os festejos de seu Padroeiro.
  
 

Acervo doado por Tarcísio de Sá Leitão.
Desenhos: Kepler Pinheiro, Valdeir e Ivan Pinheiro.

CAMPANHA POLÍTICA:

Deputado participa de reunião com ex-prefeita Shirley Targino
O deputado estadual George Soares (PR) participou de grande reunião no bairro da Candelária em Natal, coordenada pela presidente do PR Mulher, Shirley Targino, Ex-prefeita da cidade de Messias Targino.

O evento contou com a presença da candidata a deputada federal, Zenaide Maia. Ambos, George e Zenaide, poderam apresentar suas propostas e conhecer lideranças de Natal e vários municípios do Estado.

"Essa articulação de Shirley é de fundamental importância, porque ela tem um trabalho muito vasto no sentido de unir as classes, além de ter sido uma grande prefeita em Messias, adquirindo muita experiência política para nos passar, por isso que é uma honra para nós fazermos parte do Partido da República no RN." Salientou o deputado George.

REELEIÇÃO:

George Soares visita fábrica de doces em Natal‏
O deputado estadual George Soares (PR) visitou na manhã desta quinta-feira, 11, a Fábrica de doces, Kiara Doces, situada em Natal.

As instalações da Fábrica pertencem à filha dos assuenses Zé Bezerra e Dona Josélia e leva o nome da proprietária, Kiara Bezerra, que produz um dos melhores doces da capital potiguar. A Kiara Doces conta com mais de 20 funcionários e também produz chocolate com marca própria.

"Para nós é um orgulho fazer essa visita, pois além de ser de uma conterrânea nossa, a Kiara Doces é um grande sucesso em Natal e no estado. Aproveitamos para enfatizar nossa parceria com o microempresariado do estado, reforçando a luta por melhores condições no setor privado do RN". Ressaltou o deputado George Soares.

AÇÃO PARLAMENTAR:

Empenho do deputado George Soares em prol do Baixo-Açu é louvado pelo DIBA‏

 

Na manhã da quarta-feira (10) o deputado estadual George Soares (PR) foi convidado para estar presente a uma reunião que teve lugar à sede do Distrito Irrigado do Baixo-Açu (Diba), oportunidade em que, de público, recebeu o reconhecimento por seu esforço e dedicação em prol da retomada dos investimentos no perímetro irrigado e sua consequente consolidação.
Coincidentemente, na véspera – terça-feira (09) – o deputado havia ocupado a tribuna da ALRN para endossar o pleito já por ele formulado ao Governo do Estado pela concretização do importante empreendimento.
“Depois de anos de inércia em tono do tema, tivemos a preocupação de defender o projeto Baixo-Açu logo que chegamos à ALRN por termos a exata noção de sua relevância para o Vale do Açu e todo o Estado na geração de empregos e divisas”, sublinhou George Soares.
O presidente do Diba, Guilherme Saldanha, fez questão da participação do parlamentar no encontrou e, ao se pronunciar, registrou que “o projeto e investimentos na área estavam esquecidos pela classe política. O deputado George Soares reativou nossa luta e, agora, estamos na iminência de receber os títulos de posse definitiva, sonho de mais de quinze anos”.
George Soares foi propositor de audiências públicas, reuniões e debates com o Governo, cobrando rapidez e objetividade no processo de titularização dos lotes 1 e 2, além de apoiar incondicionalmente os pleitos dos colonos e irrigantes que investem no projeto irrigado.
“Abraçamos essa causa tão importante para a região no início do nosso mandato e hoje saber que conseguimos articular essa titularização e apoio ao projeto nos deixa muito feliz e com o sentimento do dever cumprido”, registrou o parlamentar.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

EVENTO:

Chá Beneficente procura captar investimentos para conclusão de santuário católico

Objetivando angariar fundos para possibilitar o término das obras de construção do Santuário de Nossa Senhora das Graças, edificado anexo ao prédio do Complexo Educacional Padre Ibiapina (CEPI), em Assú, será realizado um Chá Beneficente, evento que está agendado para esta sexta-feira (12), às 18h, na quadra esportiva do estabelecimento educacional.
A informação foi prestada nesta quinta (11), pelo diretor-geral do CEPI, professor Reginaldo Silva de Souza, em entrevista apresentada no Jornal da Manhã, da Rádio Princesa do Vale.
Ele declarou que a organização do Chá Beneficente distribuiu alguns convites (aproximadamente 300), mas explicou que qualquer pessoa que queira integrar-se à realização poderá participar.
Postado por pauta aberta.

CULTURA:

Museu Câmara Cascudo abriga exposição de história e cultura indígenas
O Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresenta a exposição “Índios: os Primeiros Brasileiros” que está aberta para visitação até o dia 27 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 13h às 17h.

O valor da entrada é de R$ 2 (inteira), no entanto, grupos de escolas públicas com visitas agendadas, idosos acima de 60 anos e crianças com até 6 anos não pagam entrada.

A exposição tem o objetivo de propor ao visitante um passeio pela história do Brasil, assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com foco na região Nordeste, está integrada por quatro espaços distintos: o primeiro encontro, o mundo colonial (a história que se pode ler nos livros e documentos), o mundo indígena (outra narrativa) e o Brasil contemporâneo (com suas lutas e desafios).

“Esta é uma exposição itinerante em parceria com o Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com o Departamento de Antropologia (DAN) da UFRN, explica a diretora do MCC da UFRN, professora Sônia Othon.

Em paralelo, acontece também a mostra “Índios no Rio Grande do Norte: autoafirmação étnica e contemporaneidade”. Segundo a antropóloga do museu e curadora da exposição, Jussara Galhardo, o evento tem a finalidade de oferecer ao público visitante informações que irão facilitar o entendimento da realidade contemporânea dos grupos indígenas no Estado do Rio Grande do Norte, “em seus processos de autorreconhecimento étnico e de suas lutas políticas por meio do movimento indígena”.


Grupos com mais de dez pessoas devem agendar visita pelo telefone: 3342-4912.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

TÚNEL DO TEMPO:

PERSONALIDADES DO ASSU DE ANTIGAMENTE
Esquerda para direita: Astrogildo Soares (advogado), João Marcolino de Vasconcelos Lou (advogado), Cabo Manuel, João Germano (tabelião e escrivão), Adroaldo Soares de Macedo (advogado), Armando (advogado), Migas Fonseca (juiz de paz), Expedito Silveira (promotor), d. Túlio Fernandes (juiz de direito), Kaká (oficial de justiça), Sabóia de Sá Leitão (juiz de paz), Santos Oliveira (tabelião e escrivão), Francisco Amorim - Chisquito (prefeito municipal do Assu) e Cozinho Germano (tabelião e escrivão. A fotografia deve ser entre 1954-55.
Foto do acervo de Genilda.
Fernando Caldas FERNANDO CALDAS.

AÇÃO PARLAMENTAR:

Deputado George Soares apela ao Governo do RN por celeridade em relação ao Baixo-Açu
Responsável pela revitalização do debate, na AJRN, em torno do aproveitamento integral do Projeto Irrigado Oswaldo Amorim (Baixo-Açu) como ferramenta para a consolidação do potencial agricultável do Vale do Açu e adjacências, o deputado estadual George Soares (PR) usou a tribuna da Casa nesta terça-feira (09) para insistir junto ao Governo do Estado no sentido de que as obras que permitirão o funcionamento de 100% do perímetro irrigável tenham celeridade.
“Falta implementar parte da primeira etapa e toda a área da segunda etapa do projeto e pleiteamos a rapidez deste processo, como também a consolidação da entrega da titulação dos lotes aos colonos que já estão ocupando e produzindo dentro do Baixo-Açu”, registrou o parlamentar, destacando que este foi um compromisso que assumiu com os produtores e solicitou uma resposta mais efetiva da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
George Soares lembrou que, por sua iniciativa, a questão do Baixo-Açu foi objeto de uma Audiência Pública na ALRN, ocasião em que o Governo do Estado reiterou o comprometimento com tal realização.
“Infelizmente, as ações estão sendo muito lentas e é preciso que tenhamos mais objetividade em torno deste assunto de grande importância para o Vale do Açu e o Estado”, pontuou.
“Devo ressaltar que o Baixo-Açu, em sua plenitude, representará mais geração de emprego e renda e mais dividendos à economia de todo o Vale do Açu e do Estado”, finalizou o deputado.

PÁGINA ASSUENSE:

         Da série “Poetas do Assú”, destacamos JOÃO NATANAEL DE MACÊDO. Homem que na sua sabedoria e amor à sua terra, quando o Assú completou 100 anos de Emancipação política ele publicou no jornal “A Cidade” o soneto intitulado de “Assú”, cujo último verso comparou-o a “... um pedaço de céu dentro do mundo”. Inspiração perpetuada 50 anos depois por iniciativa do então prefeito Lourinaldo Soares no monumento edificado na entrada da cidade, próximo ao florestal, idealizado pelo artista plástico Gilvan Lopes de Souza, nos 150 anos do Assú.
João Natanael era filho de José Soares de Macedo (seu Zoza) e Ana Maria Macedo e Araújo. Nasceu em 1880 e faleceu em setembro de 1949. Nas horas de angustias escreveu seus últimos versos:
Rainha dos pecadores
Escutai minha oração
Acalmai as minhas dores
Esta minha inquietação
Inspirai a minha esposa
Mais cuidado e atenção. 
         João Natanael deixou um livro manuscrito intitulado “Pó”. Nunca foi publicado.
         Suas poesias foram inspiradas no cotidiano do Assú e na sensualidade feminina. Sempre recheadas de humor. Mas Natanael era sobretudo tímido, nunca declamou uma de suas produções em público, compunha-as para os outros lerem. Durante uma conferência literária, tendo como conferencista o incomparável Câmara Cascudo, patrocinado pelos senhores Dr. Lauro Pinto e Walter de Sá Leitão, Natanael ao receber o convite recusou-se a comparecer e fez a quadra:
“Eu não vou a conferência
Porque receio, não minto,
Que o Pinto como o cascudo
Ou o Leitão engula o Pinto".
         Em Assú, existe uma rua que trás o seu nome, numa  homenagem pelo reconhecido destaque no meio intelectual da antiga “Terra dos Poetas”. A Rua João Natanael de Macedo é mais conhecida como beco do colégio. Faz a ligação das ruas Augusto Severo e Monsenhor Júlio Alves Bezerra.
         O soneto que enaltece a nossa terra com o título de “Assú” é o seguinte:
Terra Natal! É belo quando esplende
O azul de tua abobada infinita
Torrão, no qual tanta beleza habita
Onde o Piranhas plácido se estende.

Sertaneja cidade, em ti palpita
Um seio amigo e bom que a todos prende;
Teu campo é um ninho alegre que recende
Aos raios tropicais que o sol vomita.

Nordestino rincão, valor genérico
De um povo, a resistir a intensidade
Do terrível flagelo climatérico

Ao vir do inverno, em vez do mal profundo
Pode-se comparar tua bondade
A um pedaço de céu dentro do mundo.

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares festeja deferimento de pleito de mais de 30 anos do povo de São Rafael
Compromisso que assumiu com toda a sociedade de São Rafael, o deputado estadual George Soares (PR) comemorou a aprovação, na manhã desta terça-feira (09), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALRN, do Projeto de Lei nº 058/2014, de sua autoria, que assegura isenção do pagamento do imposto de transmissão por Causa Mortis os imóveis do município de São Rafael, construídos na nova cidade na década de 80, em razão da submersão da cidade velha, em virtude da enchente provocada pelas obras da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.

“Este é um benefício que atende toda a população de São Rafael e que vem fazer justiça aos habitantes do município, que reivindicam esta ação a mais de 30 anos. Firmamos este compromisso com o município e estamos trabalhando para que ele seja honrado”, vibrou o deputado, prometendo empenhar-se para que a matéria possa ser colocada no menor espaço de tempo em deliberação plenária e ser aprovada para, em seguida, submeter-se à sanção do Governo do Estado.

“Fico feliz em poder dar nossa contribuição contemplando a este anseio de mais de 30 anos de uma parcela importante dos moradores de São Rafael”, declarou o deputado George Soares.

STJ:

Governadora prestigia posse do potiguar Luiz Alberto Gurgel nesta terça-feira

Rosalba Ciarlini
A Governadora Rosalba Ciarlini embarca para Brasília nesta terça-feira (09) onde prestigia, às 16h, a posse do desembargador do TRF5, Luiz Alberto Gurgel de Faria, no cargo de novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Luiz Alberto vai ocupar vaga destinada a desembargadores dos Tribunais Regionais Federais, aberta após a aposentadoria da ministra Eliana Calmon.
A chefe do Executivo potiguar foi a primeira autoridade a assinar a lista de apoio que Luiz Alberto fez circular no RN e em Brasília para ocupar o cargo endereçada à presidenta Dilma Rousseff (PT) segundo a assessoria de imprensa da Governadoria.
O novo ministro é mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Federal de PE e professor da Universidade Federal do RN e do curso de especialização em Direito da UFPE.
Aprovado em segundo lugar no concurso público, ingressou aos 23 anos na magistratura como juiz vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 21ª Região.
No mesmo ano, após concurso, ingressou na Justiça Federal como juiz substituto da 1ª Vara da Seção Judiciária do RN.
Postado por Pauta Aberta.

DUPLICAÇÃO:

Aviso de Licitação da obra de duplicação da BR-304 é publicado no Diário Oficial da União

[Clic em cima para ampliar]
O Diário Oficial da União (DOU), edição do dia 5 de setembro, trouxe o Aviso de Licitação para contratação Integrada de Empresas para Elaboração de projetos básico e executivo e Execução das obras de duplicação e restauração de dois lotes da BR-304/RN.
O primeiro lote contempla 75,7 km e o segundo lote vai até o km 148,8.

De acordo com o aviso, o Edital estará disponível em outubro, provavelmente no dia 20/10/2014, e a abertura do certamente deve ocorrer no dia 28 de novembro de 2014.

CAMPANHA POLÍTICA:

Diante de estudantes da UFRN João Maia defende uma gestão pública de qualidade para servir ao povo

Para uma plateia formada por estudantes universitários, o candidato a vice-governador de Henrique Alves (PMDB), deputado federal João Maia (PR) participou na noite desta segunda-feira (08) de um debate sobre Gestão Pública na UFRN.  

Durante os sete blocos de perguntas sobre gestão pública nas diversas áreas, João Maia demonstrou tranquilidade e, bem ao seu estilo, não atacou nenhum participante. O candidato a vice-governador respondeu a primeira pergunta sobre modelo de gestão destacando a necessidade de uma equipe formada por profissionais e que faça o serviço público funcionar para população. "Nós precisamos fazer um estado eficiente para funcionar para o povo. Não é para funcionar por lobby ou para categorias organizadas. Isso será possível se trazermos as melhoras pessoas para administrar, independente de posição política, de quem votou e quem não votou. Pessoas capacitadas para que possamos cobrar resultados", garantiu João Maia.
Outro assunto que foi colocado para o candidato foi à questão da deficiência na saúde pública. "O que precisamos é ter uma rede de saúde regional que seja eficiente junto à rede municipal, porque o município deve assegurar a primeira assistência. Do jeito que está não funciona. Saúde precisa de gestão. Temos que ter assistência básica no município, média complexidade nos hospitais regionais e alta complexidade em Natal, além de uma política continuada de incentivo aos médicos, enfermeiros e servidores da saúde. Se não fizer isso, vai entrar governo, sair governo e o Walfredo Gurgel continuará com os corredores lotados", disse João Maia.
Segurança pública também foi um dos temas questionados ao candidato a vice-governador. "Melhorar a segurança significa valorizar e motivar os policiais e investir em tecnologia. A segurança pública é uma das prioridades do nosso governo. Nós elaboramos um plano de segurança muito detalhado que passa pelo combate as drogas e a questão de uma gestão eficiente", declarou.

Em suas respostas, o candidato a vice-governador destacou ainda projetos para o setor penitenciário, educação e valorização do servidor público.    

Nas considerações finais, João Maia fez questão de agradecer o convite, elogiar a iniciativa do debate e deixar uma mensagem para os jovens estudantes presentes. "Muitos morreram, foram presos durante a ditadura para que a democracia existisse no Brasil. Não vamos deixar de ir às urnas, escolher o seu candidato. Político tem prazo de validade, que é de quatro em quatro anos. Ele só se reelege pela força do voto popular. Nós estamos unidos porque queremos fazer um RN melhor".  

Promovido pelo Centro Acadêmico Djalma Maranhão, o Departamento de Políticas Públicas e o Curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN, o debate aconteceu no auditório da Reitoria, em Natal.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

SOCIAL:

Nomes como Chico Buarque, Sandra de Sá, os ex-jogadores Zico e Júnior do Flamengo, Alberi Ferreira, Alindo Cruz, Diogo Nogueira e Alexandre Pires figuram na lista de contatos de Cid (foto: Argemiro Lima / NJ).

Por: Diego Campelo - Do Novo Jornal
Potiguar, 49 anos, conhecido pela sua facilidade em se comunicar e fazer novas amizades, Cid Montenegro se define como “o amigo dos amigos” e alguém que aprendeu com seus pais a probidade e a honestidade que carrega consigo. Ele se orgulha dos amigos famosos que conseguiu angariar nas suas andanças pelo Brasil.

Nomes como Chico Buarque, Sandra de Sá, os ex-jogadores Zico e Júnior do Flamengo, Alberi Ferreira, Alindo Cruz, Diogo Nogueira e Alexandre Pires são alguns dos seus amigos. Garante que conseguiu todas as amizades de maneira “independente e natural”, seja com famosos ou não.

Amante do futebol, da política, do samba e do Rio de Janeiro, que é sua cidade preferida. Apesar disso, ele não abre mão de, durante suas viagens, carregar na mala camisas do ABC – um de seus times do coração – folders de Natal, livros e CDs de escritores e cantores potiguares para distribuir entre seus amigos. “É para divulgar o que é nosso”, diz.

Segundo ele, seu hobby é se divertir com os amigos ao som de um bom samba ao vivo. Sua principal inspiração na vida é o pai, a quem, segundo ele, idolatra. O nome dele é Antônio Montenegro, que é médico cardiologista e professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Ele me ensinou a trabalhar, respeitar as pessoas e fazer o bem”.

Potiguar boa praça, uma de suas principais características é a boa conversa. Sua habilidade em se comunicar, lembra, lhe rendeu alguns elogios do cartunista Ziraldo. Ele falou: "Montenegro, você tem o poder da comunicação”. Outro de quem conseguiu elogios foi do ex-governador do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves, que quando se referiu a ele o caracterizou como uma pessoa que tem o dom da oratória e da escrita.

Lembra ainda que seu potencial comunicativo é intrínseco, pois desde criança já gostava de conversar com pessoas mais velhas, como o próprio Aluízio Alves, Dinarte Mariz e Lavoisier Maia, pessoas influentes que frequentavam a fazenda de seu avô, o major Montenegro, em Assu.Apesar de sua característica de se relacionar bem com as pessoas, ele cita seu principal defeito: “sou um cara explosivo, temperamental”. Em contrapartida, sua maior qualidade segundo ele é ser “um cara do bem”.

No futebol, Montenegro se divide entre duas paixões: ABC, em Natal, e Flamengo no Rio de Janeiro. Inclusive trabalha hoje nos conselhos deliberativos de ambos os clubes. Compara o amor pelos times como o de um pai que tem dois filhos jogadores de tênis e é questionado qual deles é o preferido.

“De coração eu sou Flamengo, mas amo o ABC e a minha consciência não permite torcer contra o ABC”. Foi também através de seu pai que Cid aprendeu a ser flamenguista e abecedista ao mesmo tempo.Ele explica que não deve somente à sua capacidade comunicativa o fato de conhecer diversas pessoas importantes em todo o país.

Cita primeiro o seus pais e segundo o Flamengo como responsáveis por isso. “É o efeito cascata, você conhece uma pessoa, depois outra e essa pessoa tem um amigo em comum com você”.Um exemplo de seu prestígio em meio a personalidades exponenciais do Brasil aconteceu em 2001, nada data de seu aniversário, em 19 de maio.

Na ocasião, seus amigos lhe prepararam uma homenagem na casa de seu amigo Paulo Figueiredo, filho do ex-presidente João Batista Figueiredo. Na festa estavam presentes os filhos do ex-presidente Fernando Collor de Melo, Arnon e Joaquim; João Dutra, filho do ex-presidente Eurico Gaspar Dutra; e Paulo Henrique, filho do Fernando Henrique Cardoso.

Os maiores sonhos de Cid hoje se referem aos seus dois times do coração. Um é ver o Flamengo campeão do mundo mais uma vez; o outro é ver o ABC na série A do Campeonato Brasileiro.Sobre o futebol potiguar, Montenegro avalia que este passa por uma boa fase. Segundo ele, dentro da realidade financeira do Rio Grande do Norte, ABC e América são dois gigantes.

No entanto, ele acha que o futebol local precisa de mais incentivos das empresas locais. “Não que esteja fazendo um favor, mas investir, porque futebol dá retorno”, destaca.Outra paixão de Cid está no samba. Ele já desfilou dez vezes na Marquês de Sapucaí, sendo seis anos pela Mangueira, sua escola do coração, três anos pela Beija-Flor de Nilópolis e mais um pela Acadêmicos do Grande Rio.

Dentre os muitos amigos que possui Cid destaca um como o melhor e mais chegado: o empresário Gustavo Motta, primo do presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta. “Esse é meu amigo e irmão, desde os sete anos de idade”. Além de conselheiro de seus clubes do coração, Cid Montenegro é consultor de negócios.

Ele representa aqui uma holding sediada no Rio de Janeiro. Atua na função de intermediar, no Nordeste, investidores para a empresa onde trabalha. “Isso parece fácil, mas é difícil, porque na hora em que você intermedia, tudo o que acontecer você é o responsável”, explica.

Um de seus maiores orgulhos é ter sentado no piano em que Ary Barroso compôs a canção “Aquarela do Brasil”.

O fato aconteceu na casa dos filhos de Ary, Flávio e Mariúza Barroso.Na ocasião Cid tomou conhecimento de como foi feita a música. “Ary ia sair de casa com sua mulher, mas deu uma chuva torrencial no Rio de Janeiro.Então eles não saíram mais e Ary abriu uma garrafa de Whisky, foi ao piano e em menos de 24 horas compôs letra e música de Aquarela do Brasil”.
http://www.novojornal.jor.br/ Fernando Caldas FERNANDO CALDAS

BELA VISTA PIATÓ:

Com o tema Com a mãe das dores, seguimos nosso caminho com fé, vai tendo prosseguimento a programação oficial da festa socioreligiosa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do segmento católico da localidade rural de Bela Vista Piató, em Assú.A festa, iniciada dia 05, sequenciará até o dia 15, segunda-feira da próxima semana, e está circunscrita à paróquia de Irmã Lindalva & São Cristóvão, no bairro Cohab, cujo titular é o padre Francisco Belarmino Gomes, a quem caberá presidir a celebração final da festividade.
Postado por Pauta Aberta.

POLÍTICA:

PREFEITO JAIME CALADO E DRA. ZENAIDE ENALTECEM PARTICIPAÇÃO DE GEORGE SOARES EM SÃO GONÇALOimage (51)

No último domingo, Dra. Zenaide Maia realizou uma das maiores carreatas dessa campanha eleitoral no RN. Foi em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, ao seu lado estavam o deputado estadual George Soares (PR), o prefeito Jaime Calado, os vereadores que apoiam a reeleição do jovem deputado, Valda Siqueira, Rayure Protásio, Geraldo Veríssimo e os secretários Abel Neto e Jane Cleide.
A carreata percorreu a Zona Rural da cidade do Novo Aeroporto Aluizio Alves sendo intensa em todos os momentos das suas 6 horas de duração. Dra. Zenaide e o prefeito Jaime sempre associando nos discursos a parceria com a Assembleia Legislativa, na pessoa do deputado George.
Em uma de sua falas, o prefeito Jaime enfatizou, ”São Gonçalo está linda nesse domingo, estou emocionado com tanta alegria e vontade de votar em nossos candidatos. Isso é o que nos motiva a fazer política, ver as pessoas unidas em um palanque só, com o apoio do povo que reconhece o bom trabalho que fazemos no nosso município. Por isso, pedimos a confiança no nosso voto casado, Dra. Zenaide para a Câmara Federal e o de George Soares para sua reeleição a deputado estadual, já que ele vem representando nossa bandeira na Assembleia e quer fazer muito mais, pois é atuante e compromissado com o povo do RN.” Ao fim dos discurso, o povo aclamava o nome do deputado George, em São Gonçalo.

COSTUMES DO SERTÃO:

CRIAÇÃO DE GADO
 
Em geral, quem criava gado também criava ovelha. Geralmente, os currais de gado e de ovelhas ficavam ao lado da casa de residência. Ambas as espécies eram lucrativas, sendo o gado mais proveitoso para a família, em virtude da produção de leite para suprir as necessidades da casa. Possuir algumas vacas de bezerro significava dispor de leite para a alimentação das pessoas que viviam na casa sertaneja, sobretudo pelas múltiplas utilidades que esse produto representa no consumo humano. Quando um chefe de família precisava de leite para alimentar crianças, mas não tinha condições de possuir uma vaca, era comum um criador emprestar uma vaca de bezerro ao vizinho. O beneficiário cuidava da vaca e do bezerro, desfrutava do leite e quando a vaca apartava, ele a devolvia ao seu dono.


O gado era identificado pelo ferro do proprietário. A marca era composta pelas duas primeiras letras do nome do pecuarista. Além do ferro do proprietário, cada rês também era marcada com a letra da região. As duas insígnias (a do proprietário e a da região) eram esquentadas em brasa até o ferro ficar vermelho, momento em que cada uma era aposta numa das pernas traseiras da rês. A marca do proprietário era aposta na parte lateral da coxa da rês; a letra regional, na parte detrás da coxa. Saía fumaça. As marcas ficavam visíveis durante toda a vida do animal.


Na estiagem, as vegetações dos tabuleiros perdem as folhas. Quando cai a primeira chuva, no mês de janeiro, após alguns dias essas árvores começam a adquirir nova folhagem que o sertanejo chama de “rama".


Quando já existe alimentação suficiente no campo, o curral, que na época da estiagem era o lugar mais preferido pelo gado, passa a ser o mais odiado. Isso porque o esterco existente no curral, ao ser molhado pelas chuvas, enlameia o local, impossibilitando o gado de se deitar em terreno enxuto.    


Como a família precisava do leite, as vacas juntamente com seus bezerros eram campeadas a cada dia, na parte da tarde, para serem trancadas no curral, separando-as dos respectivos bezerros durante a noite. Essa era uma tarefa da garotada. Ao amanhecer, era tirado o leite de cada vaca manualmente. Em décadas passadas, como o leite era utilizado apenas para o consumo da própria família, o bezerro passava o dia junto com a vaca, mamava quantas vezes quisesse. O bezerro crescia bem nutrido. Isso era importante para quem criava gado.
Fonte: Memórias Campestres - Ernandes da Cunha.

LANÇAMENTO DE LIVRO:

PAULO CALDAS NO SARAU BRASIL
 Deste espaço parabenizo o amigo Paulo Caldas por mais um degrau literário atingido em sua carreira de poeta e escritor. 
Foi publicado a Antologia Poética SARAU BRASIL resultado do concurso nacional de novos poetas onde foram inscritos 3.076 e destes, foram selecionados 250 poetas. 
Nela, está o soneto “Entre a vigília e o sonho” de autoria de Paulo Caldas, que tem raízes fincadas no Assu e no Vale.
Caldas dedica mais essa alegria a todos aqueles que sempre o incentivaram, acreditaram no seu talento como escritor e poeta. 

EDUCAÇÃO:

Trabalho de George Soares é reconhecido por reitor da UERN‏
O deputado estadual George Soares (PR) foi homenageado na UERN de Mossoró, pelo reitor Pedro Fernandes, em reunião com alunos, técnicos e professores da Universidade do Estado, nesta sexta (O5). A instituição atende cerca de 14 mil estudantes no RN e tem um papel fundamental na qualificação de diversos profissionais, principalmente no interior.

"É importante ter um pacto na Assembleia Legislativa. E o deputado George Soares trabalhou por diversas unidades da nossa instituição, por isso nos reunimos para pronunciar o nosso reconhecimento ao trabalho sobre excelente que George Soares faz pela educação do Rio Grande do Norte e pela estruturação da UERN." Declarou o reitor, Dr. Pedro Fernandes.

A reunião foi realizada na sede da reitoria em Mossoró, onde foi assinado um certificado em reconhecimento da Universidade do Estado do RN à luta do deputado George Soares que enviou emendas diretas, ligadas às unidades da UERN em Patú, Apodi, Mossoró e Assú.

REELEIÇÃO:

George Soares utiliza discurso de conscientização na Feira de Assú‏
A feira do Assú, no Centro da cidade, parou para receber o deputado estadual George Soares e a candidata a deputada federal, Dr. Zenaide Maia, a dobradinha do Partido da República.

Diante dos feirantes e comerciantes do Mercado Central, George e Zenaide saíram de barraca em barraca sendo recepcionados com grande aceitação e animação por parte dos munícipes que estavam no local. Após muitos abraços e votos de confiança, seguiram para o palanque em carro aberto.

"Produzimos 20 mil informativos que traz a prestação de conta de todo o trabalho realizado em apenas 3 anos e meio de mandato. Nesse material, conscientizamos a população das reformas das escolas JK e do CAIC, da nova ambulância semi UTI junto a reforma do Hospital Regional, da emenda de 30 mil a APAE, a reforma do Edgarzão, as viaturas da PM e muito mais. Enquanto isso, tem muito candidato que há 24 anos está no poder e nunca colocou um paralelepípedo nas ruas de Assú e ainda diz que fez por essa cidade quando na verdade, só aparecem de 4 em 4 anos atrás de voto. Trabalho que é bom, nada. Por isso, peço que a população zele por essa cadeira na Assembleia para seguirmos representando nosso povo e trazendo benefícios para a região." Discursou na Praça São João, o deputado George.

domingo, 7 de setembro de 2014

CONTINUAÇÃO DO CORDEL - PARTE IV:

O CAMPEÃO DE EMENDAS
PARA O ASSU
Centralizando no Assu
Falaremos sobre os pleitos:
A recuperação de estradas
Estaduais com defeitos,
Porto Piató / Irmã Lindalva
Dois asfaltos a serem feitos.

Redutores de velocidades,
Reivindicou com veemência,
Nos acessos de Parau / Itajá
- Setor de maior relevância,
Que transforma a BR-304
No tapete da imprudência.
BR-304 - Entrada da cidade do Assu
Está lutando pra conseguir
Na João Celso¹ a Rotatória,
Em plena BR-304
- Assu terá nova história,
Uma entrada graciosa
Que ficará na memória.

A vinda da ZPE do Sertão
Vem com vigor defendendo
Porque vê o sofrer do povo
E sabe que Deus tá vendo
O penar dessa população
De um potencial estupendo.
George Soares na Presidência da Audiência Pública sobre a ZPE do Sertão
A Zona de empreendimentos
Vai ser a maior redenção
Quando se instalar no Vale,
Será grande a expansão
De empregos e de rendas
Dando mais vigor à Região.

O uso da energia verde
É outra bandeira de luta
Para que o agricultor,
Durante a árdua labuta,
Ao irrigar sua plantação
Pague uma taxa justa.

Dos pleitos concretizados
Iremos agora destacar
Alguns de grande valor
Para a cidade emplacar
Um ritmo de crescimento

Vindo a todos contemplar.

¹Avenida João Celso Filho (entrada da cidade do Assu).

Posteriormente será publicado outros versos
do cordel de autoria de Chico Peleja.