sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

REMINISCÊNCIAS:

 
 
João Batista o meu abraço,
muito amigo, cordial,
Eu lhe envio neste dia,
Do seu ditoso natal.
 
O seu nome neste dia,
Muito relembra de certo,
João Batista, grande Santo,
O Pregador do deserto.
 
Que ele o Santo Profeta,
Que é da virtude o troféu,
Sobre você chova bênçãos,
Do seu trono, além do céu.

Seja bom, estudioso,
Deus de amor o acompanhe,
Seja na vida o conforto,
Da sua extremosa mãe.

Receba pois, amiguinho,
Meu sincero parabéns,
Lhe desejo mil venturas,
Pois lhe quero muito bem.

O seu prazer é bem justo,
Sua data é promissora,
E a Virgem do Rosário,
Zele o seu aniversário,
Pede à Deus a professora.


Sinhazinha Wanderley, 24/10/1942
Fonte: Nena Tereza Ferreira (filha do homenageado).
Postado por Fernando Caldas. 

POLÍTICA:

Agorasei: Pesquisa aponta que, em Assú, George Soares é o líder político mais bem avaliado

Foto: Reprodução
Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, em Assú, revela que o deputado estadual George Soares (PR) é o líder político mais bem avaliado da cidade. Comparado ao governador Robinson Faria (PSD) que tem aprovação de 15,6% da população e ao prefeito Ivan Junior (PROS) com 33,3%, o deputado assuense teve o seu mandato avaliado como ótimo ou bom por 54,4% das pessoas entrevistadas.
Clique sobre a ilustração da postagem para visualizar de forma ampliada.
As perguntas foram feitas separadamente, de acordo com a informação colhida pelo blog Pauta Aberta.
A pesquisa foi realizada nos dias 12 e 13 de dezembro deste ano e ouviu 430 eleitores nas zonas urbana e rural de Assú.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,7 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

Sessão solene homenageia 180 anos do Legislativo Estadual nesta sexta-feira

 
Os 180 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte serão celebrados nesta sexta-feira (17), às 9h, em sessão solene no plenário da Casa Legislativa. A solenidade, proposta pelo presidente Ezequiel Ferreira (PMDB), vai homenagear personalidades que colaboraram com a construção do Parlamento Norte-rio-grandense e da história política e cultural do Estado, além de ex-presidentes da Casa. O evento marcará ainda o início do recesso parlamentar.
“O Legislativo Estadual mantém uma relação histórica de democracia com o povo potiguar. Como presidente da Assembleia, cabe a mim, alicerçado pelo apoio dos demais deputados, fortalecer o papel democrático do Parlamento Estadual e aproximar, ainda mais, a Casa Legislativa da sociedade, contribuindo nas relações políticas, econômicas e sociais do nosso Rio Grande do Norte”, afirma Ezequiel.
Durante o evento estão previstas a entrega de medalhas do Mérito Legislativo e Mérito Cultural, descerramento de placa alusiva ao período e ainda o lançamento do selo e carimbo postais comemorativos aos 180 anos da Casa, a serem emitidos pelos Correios em reconhecimento e homenagem aos trabalhos prestados pela Assembleia Legislativa em favor da sociedade e do Estado do Rio Grande do Norte.
Os 180 anos da Assembleia Legislativa foram lembrados ao longo do ano de 2015. Durante o período, a Casa desenvolveu campanhas publicitárias que lembraram o tema e apresentaram a evolução do Legislativo, além de reportagens especiais na TV e Rádio Assembleia, aplicativo para telefone e ações que destacaram a data.

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares prestigia entrega de título de cidadão natalense à Irmã Marly Araújo
Nesta quinta, 17, o deputado estadual George Soares (PR) participou, na Câmara de Natal, da entrega de título de cidadão natalense a irmã Marly Araújo, diretora do colégio das Neves na capital do RN.

A irmã Marli foi agraciada por indicação do vereador Joanilson de Paula Rego, pelos relevantes serviços prestados na congregação Filhas do Amor Divino e na própria Escola das Neves.

"Tenho por irmã Marly uma admiração pessoal e um respeito imenso pela sua dedicação e amor ao que faz. Essa homenagem é mais que merecida." Disse o deputado.

Assessoria Parlamentar.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

REMINISCÊNCIAS:

ASSÚ
 
O livro 'A DIOCESE DE MOSSORÓ' (2 de fevereiro 1936 - 2 fevereiro 1939) sobre a Paróquia do Assú trouxe:
Município: Assú
Matriz: São João Batista
Vigário: Padre Júlio Alves Bezerra
População: 36.443 habitantes
Superfície:   3.187 Kms²
Limites: Confina a leste com as freguesias de Macau, Angicos e Santana do Matos, da Diocese de Natal; ao Norte com o Oceano; a Oeste com as de Areia Branca, Coração de Jesus e Campo Grande, e ao Sul com a de São Miguel de Jucurutu (Diocese de Natal). 
A próspera e simpática cidade de Assú, sede da paroquia onde o visitante fica gratamente impressionado pelo caráter acolhedor dos habitantes, teve sua origem em uma aldeia de índios dirigida por missionários Jesuítas, primeiros europeus chegados aqueles lugares. 
Em 1726 foi criada a freguesia de São João Batista neste povoado, que os aborígenes denominavam Taba Assú (Aldeia Grande) e a qual foi dado, por ato oficial em 1831, o nome de Villa da Princesa. Não havendo obtido aceitação esta mudança de nome, voltou a sua antiga denominação, agora simplificada, sendo oficialmente designada, até hoje, com o nome de Açú ou Assú. (...).
A Matriz é um amplo e confortável templo com bons e interessantes altares, sendo magnifico o altar mor, construído por iniciativa do Reverendo Padre Irineu Octávio de Salles, vigário interino de 1901 a 1904. (...)
Foram realizadas ultimamente as seguintes obras:
Na Matriz, foram abertos dois arcos, um de cada lado do arco mor; quatro arcos na capela-mor, deixando o altar isolado; foram dotados de piso de mosaico e forradas, as duas sacristias e realizada uma limpeza interna completa e pintura dos altares. Na Casa Paroquial, remodelação da fachada com alteamento das portas e janelas.  (Páginas 125, 126, 127 e 128).
Foto: Livro A Diocese de Mossoró (1939). 

SOLENIDADE:

Ex-diretora do ENSV receberá título de Cidadã Natalense nesta quinta-feira

Irmã Marli/Reprodução
Numa sessão especial marcada para esta quinta-feira (17), às 18h30, a Câmara de Vereadores de Natal, capital do RN, fará a entrega oficial do título de cidadania municipal à religiosa Marli Araújo da Silva, membro da Congregação Filhas do Amor Divino, atual diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves (CNSN), na capital potiguar, ex-diretora do Educandário Nossa Senhora das Vitórias (ENSV), em Assú.
Natural de Acari, na região do Seridó, Irmã Marli é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do RN (UFRN) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos (PB) e reside em Natal desde 2006.
A proposta de concessão do título honorífico de Cidadã Natalense foi sugerida pelo vereador Joanilson de Paula Rêgo (PSDC).
Postado por Pauta Aberta.

AÇÃO PARLAMENTAR:

O DER-RN (Departamento de Estradas e Rodagens do RN) publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta, 16, o edital de licitação para as obras de reforma e recuperação do Terminal Rodoviário Petrônilo Varela, em Assú.

O deputado George Soares (PR), autor da emenda de 400 mil reais para reforma do terminal, comemorou a publicação oficial.

“Foi uma luta grande para destravar esse processo que agora irá para a fase de licitação e, em breve, será iniciada a tão sonhada e necessária reforma da rodoviária do Assú." Afirmou o parlamentar.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

REMINISCÊNCIAS:

No ano de 1939 a Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, publicou o livro "A DIOCESE DE MOSSORÓ" onde consta o apoio cultural de diversas instituições comerciais para o lançamento da obra. Entre estas destaco, hoje, a do senhor Francisco Martins Fernandes - casa fundada em 1912 e que atuava com importação e exportação. À época, comercializava com: Fazendas, calçados, chapéus, & compras de algodão, cera de carnaúba, peles e outros produtos do Estado. 
Coronel Francisco Martins também fornecia energia elétrica para iluminação pública da cidade, desde 13 de dezembro de 1925. São decorridos exatos 90 anos. 
Em tempo: Vejam que belo casarão esse que serviu de sede para a "usina de beneficiamento de algodão". Hoje, neste local, está edificada a Central de Abastecimento Sofia Frutuoso. Vale salientar que, quando foi construído o "Mercado do Peixe" (como foi apelidado), já não existia esse belíssimo sobrado. 
A razão de trazer essas reminiscências é tão somente para registrar nos anais históricos e mostrar a nova geração os primeiros passos do desenvolvimento comercial de nossa cidade numa época de difícil apogeu mercadológico. 
Posteriormente divulgarei outros comerciais.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

O deputado estadual George Soares (PR) participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na tarde desta quarta, 12, onde apresentou ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), o relatório dos compromissos oficiais realizados na missão de intercâmbio legislativo na Alemanha e Portugal acerca das energias renováveis e cooperativismo.

A missão aconteceu entre os dias 02 a 06 de novembro de 2015. Na ocasião, o deputado George, presidente da Frente parlamentar das Energias renováveis da AL, acompanhado dos deputados Galeno Torquato (PSD) e Gustavo Fernandes (PMDB), conheceu o modelo de produção de energias renováveis em cooperação que resulta em grande desenvolvimento nessas nações.

Para o presidente Ezequiel, “o deputado George Soares realiza grande trabalho nessa Frente importante da Assembleia e sua atuação nessa missão oficial trouxe subsídios importantes para nosso Estado na área das energias renováveis, como demonstra o documento conclusivo dessa missão.”
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

REMINISCÊNCIAS:

 
No ano de 1939 a Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, publicou o livro "A DIOCESE DE MOSSORÓ" onde consta o apoio cultural de diversas instituições comerciais para o lançamento da obra. Entre estas destaco, hoje, a do senhor Leonardo Pinheiro da Silva que, à época, comercializava com fazendas, miudezas, calçados, chapéus, louças, perfumarias, ferragens e vidros.
A razão de trazer essas reminiscências é tão somente para registrar nos anais históricos e mostrar a nova geração os primeiros passos do desenvolvimento comercial de nossa cidade numa época de difícil apogeu mercadológico. 
Posteriormente divulgarei outros comerciais.

CONCURSO NACIONAL:

JEAN LOPES NA FINAL DE MAIS UM CONCURSO CULTURAL 
 
Mais uma vez o fotógrafo assuense Jean Lopes desponta com suas belíssimas produções. Em 20 anos de carreira como fotógrafo profissional, já recebeu mais de 50 prêmios. Desta feita, para fechar o ano com "chave de ouro", surge mais uma conquista. A CNH divulgou hoje os finalistas do seu prêmio anual de jornalismo e o especial multimídia 'Bravos' - ensaio fotográfico do Jean Lopes, está disputando uma das categorias da premiação com veículos de comunicação como: Folha de São Paulo, Revista Globo Rural e Revista Exame. 

O PRÊMIO:
Lançado em 1993 como Prêmio Fiatallis, o Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico chega em 2015 à sua 23ª edição. Ao longo dessas mais de duas décadas, tornou-se uma das mais prestigiadas e respeitadas premiações brasileiras do setor.

O concurso cultural tem como objetivo premiar as matérias veiculadas na imprensa brasileira que foram referência para uma reflexão sobre a conjuntura econômica do país e que se destacaram pelo seu papel social de prestação de serviços para o cidadão brasileiro em seu dia a dia e originalidade/ineditismo da abordagem dos temas econômicos.  


O RESULTADO:
A festa de premiação acontece em março do ano que vem em Sorocaba (SP), quando serão anunciados os vencedores. 

O QUE É O ENSAIO:
'Bravos' conta a história dos homens que trabalham na extração da cera de carnaúba e foi produzido pelo repórter e docente da UERN Esdras Marchezan e pelo fotógrafo assuense Jean Lopes.

Até aqui o especial terminou como finalista em 3 premiações nacionais de jornalismo e um prêmio regional. Como ensaio fotográfico, 'Bravos' conquistou o Concurso Latino Americano de Fotografia Documental, na Colômbia, e foi finalista num dos maiores concursos de fotos do mundo, o HIPA, dos Emirados Árabes Unidos. 

SAIBA MAIS:
Para saber mais sobre o prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico:
http://www.premiocnh.com.br/index.html
Especial Bravos: www.reporterderua.org/bravos

Deste espaço, mais uma vez, nos orgulhamos de parabenizar esse assuense que tem levado e elevado o nome de nosso amado Assu além fronteiras. BOA SORTE! SUCESSO! VALEU!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

Nesse final de semana, o deputado estadual George Soares (PR) cumpriu agenda social intensa na região do Vale do Açu.

Na cidade do Assú, George Soares participou da Primeira Cavalgada da Assovale (Associação dos Vaqueiros do Vale do Açu) que percorreu cerca de 20km entre os parques Assú Park Center e o João Etelvino Lopes. “Parabenizamos a organização desse grande evento que, pelo sucesso, certamente se fixará no calendário da região.” Disse George Soares”.

Em Carnaubais, o deputado prestigiou a festa de Santa Luzia, padroeira da cidade, participando da procissão ao lado da vereadora do PR, Nenê de Nilson e lideranças. “Um momento de fé e devoção a todos os que gostam de Carnaubais." Destacou.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares