quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

REMINISCÊNCIAS:

No ano de 1939 a Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, publicou o livro "A DIOCESE DE MOSSORÓ" onde consta o apoio cultural de diversas instituições comerciais para o lançamento da obra. Entre estas destaco, hoje, a do senhor Francisco Martins Fernandes - casa fundada em 1912 e que atuava com importação e exportação. À época, comercializava com: Fazendas, calçados, chapéus, & compras de algodão, cera de carnaúba, peles e outros produtos do Estado. 
Coronel Francisco Martins também fornecia energia elétrica para iluminação pública da cidade, desde 13 de dezembro de 1925. São decorridos exatos 90 anos. 
Em tempo: Vejam que belo casarão esse que serviu de sede para a "usina de beneficiamento de algodão". Hoje, neste local, está edificada a Central de Abastecimento Sofia Frutuoso. Vale salientar que, quando foi construído o "Mercado do Peixe" (como foi apelidado), já não existia esse belíssimo sobrado. 
A razão de trazer essas reminiscências é tão somente para registrar nos anais históricos e mostrar a nova geração os primeiros passos do desenvolvimento comercial de nossa cidade numa época de difícil apogeu mercadológico. 
Posteriormente divulgarei outros comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário