sexta-feira, 6 de junho de 2014

FESTA DA COLÔNIA ASSUENSE:



Reunião da Diretoria do Centro Assuense em Natal, realizado na casa de morada de Souza Júnior (Juninho). O centro assuense é uma entidade de caráter filantrópico, social, cultural. Fundado em 1974, da qual eu sou um dos sócios fundadores. Assunto da reunião: Missa amanhã, 7, na igreja São João Batista, da Colônia Assuense em Natal, baile dançante na AABB, além da nossa participação na festa religiosa o padroeiro do Assu, São João Batista.
Da esquerda para direita: Adelmo Fonseca, Newton Sena, Williame de Souza, Osman Alves, Ernesto de Souza (Juninho), Fernando Caldas (fanfa), Cristóvão Ramalho, Carlos de Souza (Cacau), João Batista Neto (João da Cabral) e Pedro Fonseca. A festa amanhã, bem como a do padroeiro do Assu, não é somente para os assuense, não! É para todos, de todas as categoria! Feliz São João!
Postado por Fernando Caldas.

PINACOTECA

quinta-feira, 5 de junho de 2014

PARAÚ:


O Poder Legislativo municipal da cidade de Paraú, Médio Oeste potiguar, tem um novo procurador legalmente constituído.

O exemplar desta quinta (05) do Diário Oficial dos Municípios, hóspede do portal da Federação dos Municípios do RN (Femurn), publica cópia da Portaria nº 028/2014.

Referendada pelo presidente da Câmara parauense, vereador Raimundo Nonato da Cunha (PSB), a medida nomeia o advogado Arthur Sammy Lisboa Neto, residente na capital do Estado, para exercer a citada função comissionada.
Postado por Pauta Aberta.

AÇÃO PARLAMENTAR

PROPOSITURA DO DEPUTADO ESTADUAL GEORGE SOARES HOMENAGEARÁ CONTABILISTAS NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 10     sessao solene contabilista

Numa demonstração de reconhecimento e valorização à categoria profissional que tem uma importante contribuição ao desenvolvimento do RN e do país, o deputado estadual George Soares (PR) é proponente da Sessão Solene que ocorrerá nesta próxima terça-feira (10), às 9h, no plenário Deputado Clóvis Motta, na Assembleia Legislativa, em Natal, em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade.
O parlamentar, que tem na atividade contábil sua profissão, sugere tal realização pela quarta vez consecutivamente. “Considero importante que possamos realizar esta homenagem a uma atividade tão singular e imprescindível para o nosso cotidiano e, ao mesmo tempo, homenagear alguns cidadãos que lidam no mundo da Contabilidade e que servem de exemplo para todos nós”, justificou o deputado republicano.
Numa parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do RN, a Sessão Solene renderá homenagem, com entrega de uma comenda especial, aos seguintes contadores/contabilistas: João de Oliveira Fonseca (in memoriam), Ivanilson Zacarias de Souza, José Crisanto Tavares, Severino Simão da Silva, Paulo Viana Nunes, José Costa Bezerra, Halcima Melo Batista, Francisco Jacó Ferreira da Silva, João dos Santos Azevedo e Adauto José de Carvalho Filho.
Sinto-me feliz em poder, juntamente com o CRC, como parlamentar e contador, prestar essa justíssima dedicatória a todos os homens e mulheres que escolheram a nobre arte da Contabilidade como profissão e que, através dela, têm dado uma valiosa colaboração ao progresso do nosso Estado e do Brasil”, finalizou George Soares.

AÇÃO PARLAMENTAR


O Plenário da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (04) o substitutivo do deputado federal João Maia (PR-RN), relator do Projeto de Lei 6727/13 que altera a Lei da Informática, como reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

João Maia confirmou que, após negociações com o governo para evitar vetos, os benefícios fiscais – atuais e vigentes até o fim de 2014 – serão prorrogados até 2024. Depois desse prazo, os benefícios serão extintos gradualmente.

Através do seu twitter, o deputado potiguar comemorou a aprovação: “Hoje tive um orgulho do bem. Aprovamos, com o apoio de todos, o projeto de prorrogação da Lei de Informática. Como relator, sentimento do dever cumprido, representando todo o povo do Rio Grande do Norte”.

O projeto é de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) e foi relatado pelo deputado João Maia, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da qual faz parte.
Assessoria Parlamentar

LANÇAMENTO:

Em julho!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

FESTA DA COLÔNIA:

SESSÃO SOLENE


A Assembleia Legislativa do RN homenageia os profissionais contábeis no próximo dia 10 de junho, terça-feira vindoura, conforme informação publicada pelo site do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC) na internet.

No auditório principal da Casa, o deputado estadual George Soares (PR), propositor da iniciativa, conduzirá a Sessão Solene a partir das 9h no plenário do órgão, localizado na Praça 7 de setembro, bairro Cidade Alta, em Natal.

A sessão será alusiva à passagem do Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado no dia 25 de abril.

Notícia advinda do gabinete do deputado George Soares dá conta que na Sessão Solene vão ser homenageados, com uma placa comemorativa, dez profissionais com relevantes serviços prestados à classe contábil: José Crisanto Tavares, Ivanilson Zacarias de Souza, João de Oliveira Fonseca (in memoriam), Adauto José de Carvalho Filho, Francisco Jacó Ferreira da Silva, Halcima Melo Batista, João dos Santos de Azevedo, José Costa Bezerra, Paulo Viana Nunes e Severino Simião da Silva.
Postado por Pauta Aberta.

LANÇAMENTO:

A Banda Anos 60, capitaneada pelo guitarrista Reinaldo Azevedo, que também é escritor e artista plástico confirmou participação no lançamento do livro “Eu Juro!”, do jornalista e escritor Leonardo Sodré, nesta quinta-feira, 05, às 19h, no Clube de Radioamadores (Engenharia), que fica na Rua Rodrigues Alves, ao lado da Cidade da Criança.

“Eu li o livro dando muitas risadas com as histórias engraçadas que Leozinho pinçou da boemia de Natal e a convite dele escrevi uma das orelhas do livro. Foi quando tive a ideia de tocar com a banda durante o lançamento da primeira edição. A banda tem tudo a haver com essa leitura que coloca o leitor para cima. Tanto que chamei até alguns músicos da antiga formação, de quase 30 anos atrás para darmos uma canja exagerada!” Sorriu Reinaldo Azevedo.

Reinaldo também informou que outros músicos também vão estar no evento para abrilhantar a noite de autógrafos do livro que tem 116 páginas com 45 crônicas e contos e que custará 30 reais.

A orelha de Reinaldo

Eu juro… 

… Que meu deu um comichão danado ao aceitar o carinhoso convite do meu querido amigo Leo Sodré para escrevinhar esta “ôreia”. Dei um baculêjo na boneca mas sem precisar de tanto, pois o cara é mesmo descolado, buliçoso. É jornalista traquino mas que nunca se abufela em arengas. É artista plástico, exímio chargista, assessor de imprensa mas, a sua maior qualidade como excelente cronista é saber fazer praxe da boemia e, assim retratar de forma perspicaz as aventuras, venturas e desventuras desta boa confraria da vida.

Geminiano quase sex (agenário), apenas nascido nos cafundós de Campina Grande, quando bebericou nas águas cristalinas das águas potiguares, ficou arriado de imediato. Seguindo adiante, aboletou-se com sua verve anárquica e conseguiu fazer com que a versão se tornasse mais interessante que o fato, sem nenhum acanhamento a obra reflete bem esse amancebamento.

Tendo participado de várias antologias de escritores potiguares, já havia escrito sem aperreio, em 2007, o seu livro “Crônicas do Beco da Lama”. Chocante!

“Intonces”, ao publicar agora “Eu Juro!”, Leonardo Sodré vem nos alumiar esmiuçando escritos anarquicamente carregados de muito humor e veemência, tal que quando a gente começa a ler, dá um faniquito danado e, babando, não consegue mais parar; não dá ficar borocoxó!

Sem querer frescar, mas já frescando, porém tomando uns birinaites meu querido “Leozinho”, como carinhosamente o alcunho (e não acunho), você é um cara prá lá de arretado. É um arrombado. Tampa de furico, como se diz lá em nós.

Parabéns pela baita obra a qual você, na sua singularidade nos presenteia. Agora é só adquiri-la, abri-la e lê-la.

“Sostô”, tá bom “quiçó!”

Reinaldo Azevedo
Músico e Artista Plástico
Fotos: Capa (cedida) Banda (Tribuna do Norte)
Enviado por Leonardo Sodré e p
ostado por REGIStrando.

ASSÚ:


Entrevistada nesta terça (03) pelo noticiário matutino da Rádio Princesa do Vale AM, em Assú, a chefe do Cartório Eleitoral da 29ª Zona, Izabel Félix Rodrigues, deu a confirmação de que será sexta-feira (06), às 10h, a cerimônia oficial de inauguração da nova sede da Justiça Eleitoral da referida Zona – constituída pelas cidades de Assú (sede), Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá e Porto do Mangue. 

O acontecimento solene deverá trazer à cidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE), desembargador Amílcar Maia (foto), além de outras autoridades de Assú e região. 

Izabel Félix explicou que, apesar da inauguração, uma parte dos serviços da 29ª Zona permanecerá mais algum tempo alojada no interior do Fórum Municipal João Celso Filho, sede do Poder Judiciário da comarca. A futura sede da Justiça Eleitoral local ocupará área vizinha ao próprio Fórum Municipal.
Postado por Pauta Aberta.

DIOCESE DE SANTA LUZIA:


Informação divulgada pela página eletrônica da Diocese de Mossoró confirma para o dia 19 de junho, uma quinta-feira, a realização da solenidade de ordenação sacerdotal de dois seminaristas de sua jurisdição.

A cerimônia, às 8h30, na igreja matriz de Santa Luzia, em Mossoró, será presidida pelo bispo diocesano, dom Mariano Manzana.

Por intermédio da imposição das mãos e oração consecratória do bispo, serão ordenados os seminaristas Wescley Paulo Pereira de Melo e Zioneido de Sá Góis.

Oriundos do Seminário Santa Terezinha, Wescley e De Sá cumprem o período de estágio como colaboradores do vigário-geral da Diocese e hoje administrador da paróquia de São João Batista, em Assú, padre Flávio Augusto Forte Melo.
Postado por Pauta aberta.

LIVROS:


Anote na sua agenda.

 
Em Breve:
Resenha de "A Dançarina e o Coronel" novo livro do escritor Aldo Lopes.
Postado por: 101 Livros do RN.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

ECONOMIA

O TEMPO E O VENTO

QUASE 20 ANOS ANTES DO RN VIRAR UM GRANDE PRODUTOR DE ENERGIA EÓLICA, EMPRESÁRIO E EX-DEPUTADO ESTADUAL MANUCA MONTENEGRO FALA DE COMO DESCOBRIU O POTENCIAL DO ESTADO E DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM AEROGERADORES NO MUNICÍPIO DE ASSÚ.

DO NOVO JORNAL
Um dínamo em uma bicicleta fez ele se interessar pela geração de energia ainda criança. As torres da Barreira do Inferno o deixaram curioso por conhecer a energia eólica, também ainda menino. Já adulto, nos anos 1990, a necessidade de energia para abastecer as fazendas no Vale do Açu fez Manoel Montenegro Neto, o “Manuca” defender ferrenhamente o uso da energia gerada pelos ventos, que hoje consolidou-se como uma indústria no Rio Grande do Norte, colocando o estado no topo dos estados em capacidade instalada das usinas e batendo recorde de geração.

Em um Natal da infância de Manuca, ele ganhou de presente uma bicicleta Mercswiss azul (hoje, o modelo é considerado uma raridade e pode ser encontrada na internet por R$ 700,00). Ele e um colega compraram um pequeno dínamo para instalarem nos pneus dianteiros de suas respectivas bikes. A ideia dos dois era “apostar” quem ficava mais tempo com uma lanterna acesa a partir da geração de energia pelo dínamo. “O dínamo pesava tanto que quando ele batia no pneu, ‘amarrava’ a roda”, conta o hoje empresário Manuca, que recebeu a equipe do NOVO JORNAL em sua pequena, organizada e charmosa propriedade rural, em Parnamirim.

E foram várias voltas de bicicleta. O ‘pega’ acontecia em uma curta distância, que parecia bem mais longe na época. Manuca e seu amigo – Zé Grilo – corriam do Batalhão 16 RI até a AABB. Subiam e desciam a ladeira indefinidamente. Além de gastar a sua própria energia, o menino ficava lapidando os pensamentos com aquela luzinha da bicicleta provocada por um pequeno motor.

Manuca tinha 14 anos quando os militares estavam às voltas com um equipamento chamado Nike Apache. Tal coisa foi o primeiro foguete a ser lançado pela estação Barreira do Inferno, prestes a ser inaugurada no dia 15 de dezembro de 1965. Ele foi para a estação acompanhando o seu pai, o então deputado estadual Olavo Montenegro, que fez pequeno discurso representando a Assembleia Legislativa.

Somente os militares e poucos convidados estavam autorizados a acompanhar, de um pouco mais perto, o Nike Apache, um foguete de baixo custo (em torno de seis mil dólares, valores nominais da época). “Tudo no entorno da Barreira do Inferno tava interditado. Nem os carros chegavam perto”, diz Manuca, em pé, apontando para a própria estação, que fica próxima de sua casa, dando para a luz de uma das torres.

Na divisão dos trabalhos na estação, a tecnologia de informática ficava a cargo dos franceses; a dos foguetes, dos americanos; e as torres eram fabricadas e instaladas pelos alemães. Ali, pela primeira vez no estado se gerou energia pela força dos ventos e pequenos cata-ventos girando a mil sinalizavam a força da natureza aqui da região. Quase trinta anos depois, outros alemães iriam se encontrar com Manuca.
Matéria completa no Novo Jornal (Domingo, 1º de junho de 2014).

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participa de palestra sobre cidades-aeroportos em São Gonçalo do Amarante

O deputado estadual George Soares acompanhou o prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime calado, primeira-dama do município Zenaide Calado e o deputado federal João Maia na recepção ao americano John Kasarda - especialista em gestão estratégica da aviação e desenvolvimento econômico – na manhã desta segunda-feira (2/6).

John Kasarda realizou ainda na manhã de hoje uma palestra sobre o desenvolvimento das Cidades Aeroportuárias no Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti, com presença de diversas autoridades norte-rio-grandenses e representantes do consórcio Inframérica, responsável pela construção e gestão do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

O Aeroporto Internacional Aluízio Alves é o primeiro aeroporto concedido pelo Governo Federal à iniciativa privada no país. Ele possui a capacidade anual de 6,2 milhões de passageiros e foi inaugurado em no último final de semana.

REPORTAGEM:


Nas entrevistas que prestou à mídia do Assú para se pronunciar, meio a contragosto, sobre a matéria do jornal Gazeta do Oeste, em Mossoró, revelando que está sendo cobrado pelo Ministério da Integração Nacional a devolver mais de R$ 12,8 milhões, Ivan Júnior (PROS) procurou não dar crédito ao fato e aparentemente tentou por dúvida à fidelidade da informação.

A reação do gestor, na interpretação de alguns que ouviram-no se manifestar sobre o assunto, foi uma tentativa de desqualificar o trabalho jornalístico que, entretanto, foi baseado num documento oficial obtido pelo periódico com exclusividade junto ao órgão federal.

O caso foi registrado neste blog – AQUI.

O prefeito chegou a comparar a matéria de agora com uma pesquisa publicada pelo mesmo veículo na eleição de 2012, como querendo dizer que a notícia na qual ele foi citado não é confiável.

O chefe do Executivo deixou a entender que pretendia desmerecer a credibilidade da Gazeta do Oeste, mas não esclareceu convincentemente sobre o que realmente interessava: o teor da reportagem.

Tal comportamento despertou a curiosidade de muita gente: será que ele quis dizer que os fatos reportados pelo jornal foram forjados ou simplesmente não quis colocar o dedo na ferida?

Será que o Ofício nº 99/2014/DGI/SECEX/MI, do dia 10 de fevereiro deste ano, assinado pelo Sr. Djair Fiorillo Lopes, diretor do Departamento de Gestão Interna do Ministério, em Brasília, por meio do qual cobra de Ivan Júnior a soma exata de R$ 12.804.379,79, é uma peça de ficção?

Talvez a versão contestatória do prefeito chegue ao conhecimento do jornal e, quem sabe, este possa publicar o documento oficial que serviu de parâmetro à matéria por ele publicada.

A coisa pode terminar como o causo do marido traído pela mulher e que, ao descobrir a traição, resolveu extravasar sua ira no sofá...
Postado por Pauta Aberta.

GRATIDÃO:


A chapa vencida na eleição deste domingo (1º) em Ipanguaçu, constituída pelas ex-primeiras-damas Rizomar Barbosa (PMDB) e Ednalva Lopes (DEM), respectivamente, ex-candidatas aos cargos de prefeito e vice, distribuíram, por meio de sua assessoria de imprensa, uma nota de agradecimento aos eleitores que sufragaram a chapa no citado pleito.

A nota, intitulada “Rizomar e Ednalva agradecem os votos recebidos”, possui o seguinte conteúdo:

Meus amigos e minhas amigas de Ipanguaçu, vimos a público agradecer as 4.551 pessoas que saíram de seus lares para votarem em Rizomar e Ednalva, confiantes em novos tempos, porém respeitamos o desejo daqueles que fizeram outras escolhas.

Agradecemos também e de forma muito especial aos nossos amigos e lideranças de luta, que foram incansáveis no decorrer dessa curta, porém intensa campanha, na qual percorremos todas as comunidades rurais e urbanas de nosso município.

Queremos ainda, em nome de todo nosso grupo político, desejar ao prefeito e vice-prefeito eleitos, uma boa gestão que hora se inicia.

Entretanto, ressaltamos que continuaremos permanentemente unidos, vigilantes e fazendo oposição respeitosa, para que os recursos públicos sejam bem aplicados, fazendo chegar às ações aos que realmente necessitam delas.

Rizomar e Ednalva
Postado por Pauta Aberta.

TAEKWONDO:

ATLETAS ASSUENSES FAZEM BONITO NA COPA DAS FEDERAÇÕES lecao Tk

A segunda edição da Copa das Federações disputadas nesse final de semana em Natal foi bastante positiva para os atletas assuenses que estiveram na competição, sagraram-se campeões e marcaram pontos que os mantem nas primeiras colocações do ranking nacional.
Paulo Ricardo, Nívia Barros, Jonathas Ariel e Bruna Beatriz titulares da Seleção Brasileira da modalidade esportiva subiram ao ponto mais alto do pódio e conquistaram o bi- campeonato do torneio.
Bruna
A maratona de treinamentos para as próximas competições será retomada na terça- feira. Bruna Beatriz continua na fase de preparação para o Campeonato Mundial que será disputado no Azerbaijão em julho.
Assessoria de imprensa.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participa de cavalgada na comunidade de Santo Antônio
O deputado George Soares participou na manhã deste domingo (1/6) da II Cavalgada da Comunidade de Santo Antônio em Assú. A cavalgada foi realizada pela comissão organizadora da festa do padroeiro de Santo Antônio. O percurso foi de aproximadamente 10 km, partindo da comunidade de Santa Clara, onde ocorreu uma missa, até chegar a Santo Antônio, encerrando com um almoço. A cavalgada envolveu mais de 250 cavaleiros.