sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares viaja para encontrar Caravana dos Cavaleiros da Fé e reagenda entrevista ao programa Registrando na Rádio Princesa do Vale

O Deputado George Soares reagendou a entrevista que tradicionalmente concede ao programa Registrando, apresentado pelo comunicador Régis e veiculado na Rádio Princesa do Vale em Assu. A prestação de contas do mandato do parlamentar será concedida ao vivo no sábado, 05 de outubro, no mesmo horário de sempre, às 18 horas.

Neste sábado (28/09), o Deputado George Soares viaja acompanhando uma comitiva de amigos que recepcionará em Salvador a caravana dos Cavaleiros da Fé, que deixou Assu no último dia 12 de setembro a cavalo com destino à Bahia, em uma procissão de obstinação e fé.

Os Cavaleiros da Fé têm entre seus idealizadores, o ex-Prefeito de Assu Ronaldo Soares, pai do Deputado George. A cavalgada será concluída com uma missa que será realizada no próximo domingo (29/09), às 8 horas, no Convento de Irmã Lindalva, localizado na capital baiana.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ROMARIA

CAVALGADA DA FÉ

SAÍDA DE ASSU/RN: 12 de setembro de 2013

PERCURSO: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia.

CHEGADA EM SALVADOR/BA: 29 de setembro de 2013.
8:00h. Visita ao túmulo de Irmã Lindalva no Abrigo Dom Pedro II
9:00h. Missa na Basílica de Nosso Senhor do Bonfim
Túmulo onde estão depositadas suas relíquias- Abrigo Dom Pedro II, Salvador-BA
ORAÇÃO DOS PEREGRINOS DA CAVALGADA:
“Irmã Lindalva. O sangue que jorrou de seu corpo é como fonte de misericórdia para nós. Dai-nos a graça de acolhimento espiritual e suplicamos a Vossa proteção”.
Núcio Júnior, Ronaldo Soares, Dra. Ivanira, Luiz Segundo, João Luiz e Edmilson Soares
CAVALEIROS E EQUIPE DE APOIO – Ronaldo da Fonseca Soares (idealizador), Dr. João Luiz (veterinário), Luiz Segundo, Núcio Júnior, Agenor Targino, Edmilson Soares, José Garcia, José Leonardo e Ribamar Ferreira Lopes.

APOIO – Marcony Móveis, Nuilson Pinto, Posto Florestal, Oficina do Enock Cachina, Capotaria do Geraldo, Eletrovale, Batista Torres, Atacadão Vieira, Ração Chico Velho, Oficina de Joçao de Eudes, Boa Lopes, Josemar Lopes, Escola Caminho do Futuro, Danúbio Medeiros, Núcio Pinto de Medeiros, Capotaria Chico da Sola, Karume Medeiros, Watson Fontes, Francisco Eugênio (Titico da Cantina), Graco de Mirranha, Antônio de Paula Batista (Neto de Burrego), Programa Você na Vaquejada, Enfermeira Iara Lopes, Enfermeira Mércia, Enfermeira Alzimária, Careca de Glicério, Luiz Nascimento, José Natanael e Hélio Santiago Lopes.

ASSU/RN – TERRA DE IRMÃ LINDALVA
“UM PEDAÇO DE CÉU DENTRO DO MUNDO”.

ASSU

DIRETOR E ESCOLA JK SÃO PREMIADOS 

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte confere a Rubens Oliveira Dantas (fotos abaixo) o título “Diretor Liderança Estadual em Gestão Escolar 2013" e a Escola Estadual Juscelino Kubitschek – Assu/RN, “Escola Destaque Estadual em Gestão Escolar 2013” em reconhecimento a qualidade em gestão escolar.

A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira, 26/09/13, às 15 horas no Auditório Professora Angélica Moura – SEEC/RN.

Das 338 escolas inscritas no RN, a escola JK aparece no ranking em 8º lugar. A lista foi elaborada, criteriosamente, pelo Comitê Estadual do Prêmio em Gestão Escolar, na capital potiguar. Compõem este colegiado representantes de entidades e instituições tais como UFRN, UERN, IFESP, Undime/RN, Sinte/RN, Escola de Governo do RN e a Assembleia Legislativa. 

O feito, certamente, é motivo de comemoração para nossa a cidade do Assu e, especificamente, toda equipe gestora, docente e discente da EEJK.

Deste espaço enviamos moção de congratulações desejando que este trabalho permaneça sempre profícuo, valorizando os corpos docentes e discentes e levando e elevando o nome deste município além fronteiras. Parabéns e Sucesso!



ASSU

LAJEDO DO TRAPIÁ

A comunidade rural denominada de Sítio Trapiá guarda um parque arqueológico ainda inexplorado pelo homem e pela ciência. O Lajedo do Trapiá, como é mais conhecido, atinge um raio de cerca 6 (seis) quilômetros de extensão, destes, 02 (dois) só na comunidade, constituindo-se como a principal fonte de água da localidade rural, composta por mais de 600 famílias.

A água subtraída do local pela população, segundo informações de populares, foi encontrada por um boi no início do século XX.O referido animal todo dia se deslocava vários quilômetros para se abastecer da água dos “olheiros”. O proprietário o seguiu, descobrindo o lajedo e suas fontes.

Lendas à parte, a água retirada dos inúmeros canteiros, que receberam uma “ornamentação” de pedras ao redor, é usada, além do consumo humano, para atender as atividades domésticas em geral, bem como dos animais do local.

O lajedo do Trapiá, recebe, continuamente, visitas de turistas e estudiosos, que ficam abismados com a beleza selvagem da região.

O nome da localidade surgiu devido à ação da natureza, que proporcionou o crescimento de dezenas de pés de trapiá, que produz um pequeno e gostoso fruto amarelo.Cada “bueiro” que era descoberto pela população se colocava um nome.Hoje, existem mais de vinte fontes. Dentre os exóticos e autênticos nomes figuram “Olho d’agua do gado”, “Trapiá”, “Carretel”, “Das Cabras” e “Três bocas”, que é o mais procurado pela comunidade por apresentar água limpa.

Nos últimos anos, quase todos os bueiros estão “doentes” devido à falta de preservação e cuidado de alguns populares.

Vejamos algumas fotografias captadas pelo fotografo assuense Samuel Fonseca - um apaixonado pela natureza exuberante da região do Vale do Assu.
Baseado em matéria do Jornal de Fato.








AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares encaminha requerimento solicitando renovação do decreto que beneficia atingidos pela seca

O Deputado George Soares encaminhou hoje ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte a renovação urgente do Decreto de número 23.548, de 28 de junho de 2013, que isenta os estados atingidos pela seca de 2012 de cobrança do ICMS para as rações animais e vencido desde o último dia 11 de setembro.

A renovação é pretendida para apoiar os agricultores que foram castigados pela seca e hoje sofrem com a dificuldade de oferecer ração de qualidade a seus animais. Desde que a isenção foi revogada os preços de vendas dos principais insumos das rações já sofreram aumentos de 12%, correspondentes ao valor pago de ICMS ao governo estadual.

Em discurso nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa, o Deputado George Soares lembrou a importância do apoio do poder público aos agricultores: “precisamos que o Governo do Estado dê este voto de apoio ao homem do campo e assim possa se somar aos outros estados”.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares solicita informações sobre a paralisação da obra de duplicação da Avenida João Celso Filho em Assu

O Deputado George Soares encaminhou hoje à Secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, requerimento solicitando informações sobre a paralisação das obras de duplicação da Avenida João Celso Filho, acesso principal para a cidade de Assu.

A obra é um sonho antigo do povo assuense e vinha sendo alentado, mesmo de forma vagarosa, pela construção daquela malha asfáltica. No entanto, notícias veiculadas na imprensa local informam que a empresa COMPASFAL, responsável pela execução dos serviços, não teria recebido o aval (aditivo) para conclusão da obra e, ainda, que recebera ordem para paralisação dos serviços por tempo indeterminado.

O temor principal do Deputado George Soares é que essa paralisação traga prejuízos aos serviços já executados, em decorrência do tráfego liberado no trecho, o que aumentaria ainda mais os danos já causados pelo atraso das obras.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

CARNAUBAIS

Após 7 dias afastado, o prefeito de Carnaubais, através de sua assessoria, conseguir uma liminar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que suspendeu os efeitos da sentença da juíza eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, Dra. Aline Belém, que cassou o re-gistro de candidatura dele e de seu vice-prefeito Junior Liberalino (PSC). Ambos estão de volta à chefia do executivo carnaubaense. Pesa contra Luizinho e Juninho acusações de compra de votos e abuso do poder econômico nas eleições do ano passado. A liminar dar direito ao gestor de continuar no cargo até julgamento do mérito no pleno do TRE.
Carnaubais em foco.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DENGUE


Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada no País em outubro


images
O Instituto Butantã, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantã, nenhum outro país tem uma vacina como essa.

A vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantã, em 2010. A técnica utiliza o chamado vírus atenuado.
— Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença.
Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos.
— Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus.
O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.
Porém, como os Estados Unidos não são uma região endêmica para a dengue, nenhum voluntário que recebeu a imunização havia contraído a doença antes. No Brasil, os testes vão envolver também pessoas que já tiveram dengue.
O cientista disse que, com base em estudos publicados no Sudoeste Asiático e nos Estados Unidos, pacientes com histórico de dengue  poderão receber a imunização sem risco à saúde.
— No início do desenvolvimento da vacina lá [nos Estados Unidos], algumas pessoas receberam vacina monovalente, só de um tipo, e depois outra dose de um vírus diferente, para ver se quem já tinha o passado de dengue correria risco.
Em uma primeira etapa dos testes brasileiros, que começam nesta semana, serão recrutados 50 voluntários da capital paulista, todos adultos saudáveis e que nunca tiveram dengue, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos. Eles vão ser imunizados em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
A próxima etapa vai incluir pessoas com histórico de dengue e a vacina será aplicada em dose única. Serão 250 voluntários da capital paulista e da cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado.
— Nós trabalhamos com a hipótese de que ela [vacina] será trabalhada em uma dose, mas nos primeiros 50 voluntários serão duas doses. Os resultados de lá [Estados Unidos] demonstraram que a vacina já atua apenas com uma dose. Como ela vai ser, pela primeira vez, utilizada em uma região endêmica de dengue, vamos avaliar os dois esquemas [uma ou duas doses] e os dois tipos de população [já tiveram ou nunca tiveram dengue].
A terceira e última fase vai recrutar pessoas de diversas partes do País, de várias idades.
— Ela vai gerar o resultado de que nós precisamos para solicitar o registro na Anvisa e, a partir daí, a vacina estará disponível.
A previsão dos pesquisadores é de que a vacina chegue à população em cinco anos.
Agência Brasil / Blog do BG.

RESTAURAÇÃO


Por toda esta sexta-feira (27), o padre Flávio Augusto Forte Melo, vigário-geral da Diocese de Mossoró e administrador da paróquia de São João Batista, em Assú, espera ter em seu poder toda a previsão orçamentária com vistas ao trabalho de revitalização de duas estruturas paroquiais: a igreja matriz de São João Batista e o prédio que abrigou o antigo Seminário.

De posse de tais informações econômico-financeiras, o pároco pretende expô-las ao bispo diocesano, Dom Mariano Manzana, que cumpre agenda nesta sexta-feira em Assú, presidindo a celebração eucarística que se verificará, às 19h30, na continuidade da programação socioreligiosa da festa de Santa Terezinha, na comunidade rural de Poré, povoado situado no limite territorial entre Assú e Carnaubais.

Entretanto, de antemão o sacerdote adiantou que o trabalho de revitalização começará com a pintura de toda a área externa da igreja matriz.

Com referência ao antigo Seminário, a ação estrutural será mais complexa visto que, conforme declaração de padre Flávio Melo, todo o pavimento superior do prédio terá que ser totalmente refeito.

O espaço físico já acolhe as instalações da Secretaria Geral da paróquia.
Postado por Pauta Aberta

ANIVERSÁRIO

VEREADORA ELIZANGELA - ASSU


Nesta quinta feira, dia 26 de setembro, dedicamos este espaço a amiga MARIA ELIZÂNGELA ALBANO - ELI, pelo seu natalício. Que esta data, primeira como cidadã pública, marque o início de uma vida consciente e proveitosa.
Felicidades, saúde e paz!

VAQUEIRO

Regulamentação da profissão de vaqueiro é comemorada pelo Deputado Estadual George Soares

Vaqueiros acompanham no Senado aprovação do projeto que regulamenta profissão
- Foto Alan Sampaio / iG Brasília

O Deputado George Soares externou toda a sua satisfação pela aprovação no Senado da República do projeto de lei que institui e regulamenta a profissão do vaqueiro, ocorrida na última terça-feira (24/09) em Brasília.


Ainda em 2011, o Deputado George Soares já havia aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo do Estado o Projeto de Lei 175/2011 que institui o Dia do Vaqueiro, comemorado a partir de então e anualmente em 18 de junho. A categoria é representada pelo parlamentar que assumiu o compromisso de lutar por benefícios em prol dessa categoria centenária e tão importante para o sertão potiguar.
“O vaqueiro representa a luta do nosso sertanejo pela sobrevivência em condições tão difíceis, por isso estarei sempre a disposição para lutar pelos seus pleitos”, garantiu o Deputado Estadual George Soares.

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participada inauguração do Parque Eólico Asa Branca no Mato Grande
O Deputado Estadual George Soares participou como convidado da cerimônia de inauguração do Parque Eólico Asa Branca, localizado na região do Mato Grande, entre os municípios de João Câmara, Parazinho e Jandaíra. Em companhia do parlamentar estavam o Prefeito de Parazinho Marcos Antônio de Oliveira, conhecido como Marquinhos, e os vereadores Luizinho e Pedro, dos municípios de Parazinho e Pedra Grande respectivamente, além da Secretária de Ação Social e Primeira-dama de Parazinho Jucimara.

O parque eólico é um mega projeto de geração de energia limpa e renovável desenvolvido pela empresa Contour Global Latam, e está inserido em uma área estratégica, com capacidade para gerar 160 megawatts de energia, suficientes para abastecimento elétrico de um município com 300 mil residências. O investimento total na obra foi de R$ 600 milhões e gerou 600 empregos diretos e 2.000 indiretos apenas durante a fase de construção. O evento contou com a participação do CEO Global da empresa, Joseph Brandt, e da Diretora de Operações no Brasil, Alessandra Marinheiro.

Em 15 de maio de 2013, o Deputado George Soares encaminhou ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte e à mesa diretora da Assembleia Legislativa um projeto de lei que trata de incentivo de produção e comercialização de energia limpa, inclusive com agregação da dessalinização e produção agrícola no Estado do Rio Grande do Norte. A proposta está em análise e, caso seja aceita, será um importante marco neste importante setor econômico do Estado.

“A energia renovável pode ser a grande transformação que o Rio Grande do Norte pode passar nos próximos anos. O Estado é privilegiado por graça de Deus e precisamos explorar essa benção em benefício do nosso povo. Essa será uma luta minha enquanto tiver a honra de representar meus eleitores na Assembleia Legislativa”, afirmou o Deputado Estadual George Soares.

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CORDEL


ME ENGANEI COM MINHA NOIVA

Quando solteiro eu vivia
Era o maior aperreio,
Devido ser muito feio
As moça não me queria.
Quando pr’um forró eu ia
Com qualquer colega meu,
Eles confiava neu
Ia beber e brincar
No fim da festa ia arengar
Quem ia preso era eu.

E pra arranjar namoro
Eu toda via fui mole.
Eu cantei samba, eu puxei fole,
Usei um cabelo louro,
A boca cheia de ouro,
Chega brilhava de dia.
Quando pr’um forró eu ia
Cheirava que nem uma rosa,
Mas, se eu caçava umas prosa,
As moça não me queria.

Aí eu dizia: “É catimbó
Que alguém botou, mas não sai,
Que mamãe casou com papai,
Vovô casou com vovó,
Inté meu irmão Chicó,
Que é muito mais feio que eu,
Namorou, casou, viveu
Com duas mulher, inté,
Só eu não acho muié
Que queira se esfregar neu.

Um dia Deus descuidou-se,
O satanás se esqueceu,
Que Vicença olhou pra eu
Com uns oião de bico dôce,
Nossos ói se amisturou-se
Como feijão com arroz,
Se abufelemo nós dois
Num amor tão violento
Que marquemo o casamento
Pra quatro dias depois.

No dia de se amarrar,
Se arrumou, eu e ela.
Dei de garra na mão dela
E fui pra igreja casar.
Cheguei no pés do altar,
Recebi a santa bença,
Jurei não ter desavença
Entre eu e minha estposa,
O padre disse umas côsa
E fui viver com Vicença.

Cheguei em casa mais ela,
Fui logo me agasalhando
Que mermo que eu ia pensando
Que ia dormir na costela.
Vicença fez a novela
Por dentro da camarinha,
Quebrou uns troçim que eu tinha,
Me ameaçou na bala.
Ela foi dormir na sala
Eu fui dormir nca cozinha.

Da vida perdi o gosto
Porque Vicença fez isso.
De manhã fui pro serviço,
Mas pra morrer de desgosto.
Cheguei em casa, o sol posto,
Vicença me arrecebeu,
Inté um café freveu,
Botou pra nós dois cear,
Mas, quando foi se deitar,
Nem sequer olhou pra eu.

De Deus perdi a crença,
De nome chamei uns trinta,
Botei uma faca na cinta,
E fui conversar com Vicença.
Vicença deu uma doença
Quando falei em amor,
Aí ela me perguntou:
“Cê pensa que eu sou o que?
Eu me casei com você
Pra lhe fazer um favor”.

Bati com ela no chão,
Puxei a lapa de faca,
Cortei o cóis da casaca
E o elástico do calção.
Vicença tinha razão
De não querer bem a eu.
Não era com nojo deu,
Ou porque não fosse séria,
Sabe Vicença quem era,
Era macho que nem eu.

Eu muito me arrependi
Porque me casei com ela.
Falei logo com o pai dela
E de manhã devolvi.
Muito desgosto eu senti,
Que quase morri inté,
Homem em trajo de muié
Tem muito de mundo afora,
Só caso com outra agora
Logo sabendo quem é.


Cordel de Luiz Campos - Mossoró/RN.
Foto: Blog Leituras FAVRE.

SENADO:

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 83/2011 que reconhece e regulamenta a profissão de vaqueiro.

A proposição, que segue agora para a sanção presidencial, define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

De autoria dos ex-deputados Edigar Mão Branca e Edson Duarte, o projeto estabelece que a contratação dos serviços de vaqueiro é de responsabilidade do administrador – proprietário ou não – do estabelecimento agropecuário de exploração de animais de grande e médio porte, de pecuária de leite, de corte e de criação.

O projeto torna obrigatória a inclusão de seguro de vida e de acidentes em favor do vaqueiro nos contratos de serviço ou de emprego.

Tal seguro deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente, bem como ressarcimento de despesas médicas e hospitalares decorrentes de eventuais acidentes ou doenças profissionais que o vaqueiro sofrer durante sua jornada de trabalho, independentemente da duração da eventual internação, dos medicamentos e das terapias que assim se fizerem necessários.

No Estado do RN há legalmente instituído o Dia Estadual do Vaqueiro.

A data comemorativa foi concebida através da Lei Estadual nº 9.573, de 24 de novembro de 2011, da autoria do deputado George Soares (PR).

O registro visa homenagear a todos os vaqueiros do RN, especialmente o vaqueiro ipanguaçuense Hélio Santiago Júnior, que morreu vitima de acidente automobilístico no dia 15 de junho de 2011, na RN-118.
Postado por Pauta Aberta.

REMINISCÊNCIAS

REGISTRO HISTÓRICO PUBLICADO NA 
'ASSU EM REVISTA'  - ANO 1980.

SONETO

NAU ROSA

Da beleza da vida prodigiosa
Nasceste tu mulher ser reluzente
De brilho próprio, aparente
luz em cor, perfumosa

Nesta rara beleza impetuosa
olhando sorrateiraMENTE
ao par que de tão crente
sente a vida vitoriosa

Outro dia vem e o que ele
Uma noite ao meio e dele
O tempo não perdoa a desastrosa

Descobre-se que a bela em espinhos
fura-lhe o coração e em desalinho
NEM PÉTALA, NEM FLOR, NAU ROSA

Edivam Bezerra 

- Faz parte do cenário humano do Assu

CONVITE


MAU EXEMPLO


‘Tom e Jerry’: 27 episódios deixarão de ser exibidos (Foto: Divulgação)
Quase todo mundo no mundo cresceu vendo Tom e Jerry em guerra. Pois, pelo menos para o público brasileiro, isso pode acabar. O Cartoon Network, dono dos direitos do desenho, vai tirar do ar cerca de 27 filmes com os personagens.

O motivo é o caráter politicamente incorreto das surras aplicadas pelo gato no rato. E a violência. Acham que as crianças podem enxergar aquilo como mau exemplo. Hã?
Por Patrícia Kogut / Blog do BG

terça-feira, 24 de setembro de 2013

RELIGIÃO


Padre Cícero

O padre Cícero Romão Batista, o maior líder religioso e político do interior do CE, nos anos 30, já foi reabilitado, na prática, pela Igreja Católica Romana, depois de ter sido silenciado e excomungado há mais de 100 anos.

Os processos de reabilitação e, depois, de oficialização como beato e santo, estão sob exame do próprio papa Francisco.

Ele decidirá se o Padim Ciço do Juazeiro será beatificado e canonizado numa de suas duas visitas ao Brasil, previstas para 2017 e 2018.

A reportagem é Dermi Azevedo, publicada por Carta Maior.

Seu nome já integra, como referência para a comunidade católica, o programa oficial do 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), que será realizado de 07 a 14 de janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, a cidade do padre Cícero, a 500 km de Fortaleza, sobre o tema “Justiça e Profecia a serviço da Vida”.

As Cebs foram duramente afetadas pela política neoconservadora dos papas João Paulo II e Bento XVI, mas nunca deixaram de se reunir, inspiradas na Teologia da Libertação e nos documentos aprovados pelo Concílio Vaticano.

Vários líderes assassinados por participarem das lutas populares urbanas e rurais – como é o caso de Chico Mendes, padre Jósimo Moraes Tavares, Santo Dias da Silva, Margarida Maria Alves, Marçal Tupã-Ý e irmã Dorothy Stang – participaram do trabalho das comunidades de base.

Nove encontros preparatórios e círculos bíblicos já começam a ser realizados em todo o Nordeste, preparando o intereclesial de janeiro.

O encontro terá também a participação de representantes de outras igrejas cristãs que apoiam o diálogo ecumênico (Luterana, Presbiteriana, Anglicana, Católica Brasileira, Ortodoxa, entre outras).
Postado por Pauta Aberta.

CRUZADA:


Já cognominados de “peregrinos da fé”, os cavaleiros que saíram de Assú tendo como principal objetivo visitar o túmulo no qual repousam os restos mortais da beata assuense, Irmã Lindalva Justo de Oliveira, em Salvador (BA), já adentraram ao vasto território daTerra de Todos os Santos.

Nesta terça-feira (24) os cavaleiros chegaram ao município baiano de Cícero Dantas.

Mais de 720 km de cavalgada já foram percorridos.

Restam 331 km até a chegada à capital soteropolitana.

Por telefone, informa um dos integrantes da comitiva, o ex-prefeito Ronaldo Soares, que tudo tem ocorrido conforme planejado e sem maiores percalços.

Ressalta Ronaldo que o mais gratificante é a manifestação de solidariedade de todos que cruzam o caminho dos peregrinos, com palavras de apoio e gestos de fé ao saberem qual o propósito da jornada.

“Nossa caminhada de fé continua. Seguimos em frente todos juntos e sob a proteção de Deus e de Irmã Lindalva”, proclamou Ronaldo Soares.
Postado por Pauta Aberta

HUMOR

Charge do dia: Encalhe

Postado por Sorriso Pensante - Ivam Cabral

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares é entrevistado na Rádio 98FM e discute problemas do Estado
Em entrevista concedida ao jornalista Robson Carvalho, no programa Repórter 98, transmitido para todo o Estado pela rádio 98FM de Natal, o Deputado Estadual George Soares respondeu a questionamentos de ouvintes sobre os problemas enfrentados pelo Governo e quais as ações que o parlamentar vem tomando para melhorar a situação da população.

O Deputado George Soares destacou sua luta pelos avanços na saúde, educação e combate aos efeitos da seca em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Ele citou sua ida à Brasília em companhia do Deputado Federal João Maia para encontro com o Presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, em que solicitaram a liberação pelo DNOCS dos registros dos imóveis nos municípios de São Rafael e Jucurutu, além das emendas para melhorias no Hospital Nelson Inácio dos Santos e no campus da UERN, ambos em Assu. Além das ações de seu mandato, o Deputado George Soares também respondeu às perguntas do jornalista Robson Carvalho sobre situação política do seu partido, o PR, no cenário eleitoral de 2014. De acordo com o parlamentar, o PR é um partido que tem como bandeiras o bem estar do povo potiguar e neste momento, ainda restando mais de um ano para a eleição, o objetivo é continuar trabalhando, desempenhado o papel confiado pelos eleitores que o conduziram ao seu primeiro mandato. As discussões sobre apoios políticos e eleições 2014 somente no momento adequado.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ASSU

POETA DE OUTRORA

Dos poetas da velha Assú” não poderíamos deixar de citar Marcolino Wanderley que pertencia a uma das famílias mais ilustres e mais antigas da Região.

Dizem que seus bisavôs vieram da Holanda com o Príncipe de Nassau e que depois de restaurado o domínio português fixaram residência no Rio Grande do Norte, em terras do Assú. 

A tradição informa mais que pelos serviços prestados na guerra, foram-lhes conferidos os títulos de nobreza. Uma das irmãs de Marcolino chamava-se Maria Gorgônia de Holanda Wanderley. Sabe-se que o sobrenome Wanderley é de origem holandesa, e que faz crer que, de fato, Marcolino tinha as suas raízes genealógicas fincadas nos países baixos. 

Era o homem mais esquisito daqueles tempos. Casou-se a meia noite com uma sobrinha, por mera caturrice, e quando ela veio a falecer, muitos anos depois, fez questão que fosse sepultada ao pé de uma tamarineira no quintal de sua residência. E como a família não consentiu, indispôs-se com a família.

Colecionava em uma sala de sua casa aves e animais empalhados, inclusive a tíbia de uma das pernas de Jesuíno Brilhante - afamado cangaceiro que fez época nos sertões nordestinos. Dizem que esta peça anatômica ele ofertou a um amigo de Recife, Pernambuco.

Era poeta, porém Bocageano. Suas produções são impublicáveis. Era anticlerical e não perdoava os inimigos.

Certa vez alguém censurou os seus procedimentos ele respondeu com estes versos: 

Da raça barbalhada e dissoluta.
Dela surge vil jumento corcovado
É tão descomunal este aleijado
Como é ele um cabrão filho da puta.

Descendente desta corja assás poluta.
É ele alcoviteiro e tão danado
Que do Cuó onde foi gerado
Vai às praias descobrir mulher inculta.

Só assim ela acharia casamento
Disse-me seu irmão que assistiu
A tão torpe e imundo ajuntamento.

E como nenhum segredo me pediu
Em resposta ao que de mim disse o jumento
Eu lhe digo: vá à puta que o pariu.

Atribuem a Marcolino Wanderley diversos versos regrados a putaria que não são recomendáveis serem divulgados nesta blog. Na verdade, Marcolino passou pelo Assú, marcou uma época e foi esquecido. Nada na cidade leva o seu nome. 
Coisas do Assú.

HISTÓRIA

Monumento (centro) da Praça da Matriz 
(Por volta dos anos 40 ou 50)

01 de janeiro de 1901 – MONUMENTO – O Assú, euforicamente, homenageia a entrada do último século do milênio. No centro da Praça, ao lado da Matriz, foi edificada uma coluna de nove metros de altura. O Projeto Gráfico do Munumento foi do artista decorador José Severo, dono do Atelier J. Severo. “À uma hora da manhã do dia primeiro de janeiro de mil novecentos e hum, anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo e treze da república, no antigo ‘Alto do Império’, reunido grande número de povo de todas as classes, entre o qual sobresahiam duas alas de excellentíssimas senhoras, para assistir ao acto inaugural do Monumento commemorativo erigido por uma distincta pleiade de assuenses, em homenagem à Jesus Christo Redemptor, no fim do século que se ultima e no princípio do que vae começar, e sendo acclamado Presidente o reverendíssimo Vigário da Freguesia, illustre Conego Estevam José Dantas, este chamou para servir de secretário dos respectivos trabalhos o cidadão Afonso Soares de Macedo. Constituida assim a meza, o alludido Presidente declarou achar-se aberta a sessão, depois do que discorreu lucida e satisfatoriamente sobre os fins da presente reunião, enaltecendo os sentimentos religiosos do povo assuense, que acabava de provar seu sincero apoio às públicas e fervorosas demonstrações de reconhecimento e de amor filial, de gratidão e respeito, em homenagem ao Chefe invisível da nossa regeneração – Jesus Christo, - feitas em todo o orbe catholico; e terminou por acrescentar que a comissão encarregada da erecção do Monumento, que se acabava de inaugurar, pelo pouco tempo de que dispoz para empregar os meios necessários, aguardava-se com a pretenção de, em opportuna quadra, promover a consecução da Imagem de Christo Redemptor, afim de ser collocada no alto do mesmo Monumento para maior realce do seu objectivo; manifestando que, para a realização da referida idéa, elle mesmo prestaria a sua mais franca e sincera adhesão, o seu mais vivo interesse.

Foi unanimimente applaudido em sua allecução, finda a qual ouviu-se os sons da música na execução do hymno nacional. Tomou, em seguida, a palavra o orador oficial, representando na pessoa do digno Juiz de Direito da Comarca, Doutor Luiz de Oliveira, que proferiu um agradável discurso, no qual teve de levantar merecidos elogios aos factores e realisadores da grandiosa idéa. Eneas Caldas, João de Macedo e Palmério Filho, que, a custa de penosos sacrifícios, conseguiram que fosse legado à posteridade um testemunho solemne dos sentimentos religiosos e do genio progressista dos assuenses. Fallou mais sobre o desenvolvimento patente de diversos ramos de progressos no decurso do século dezenove, fazendo, por ultimo, apresentação do ancião de nome Fellipe Barbosa da Fonsêca, que tendo visto o raiar do século que findou, ainda esperto e no gozo de todas as suas faculdades, achava-se entre nós presenciando também o surgir do que vae começar, pelo que a commissão, acima já alludida lembrara-se de, em nome do mesmo ancião, offerecer o presente Monummento ao religioso e patrioco povo assuense. As suas últimas palavras seguiram-se os applausos do auditório. Foi neste interim distribuída à mesa o hebdomadário “A Semana” que se publica nesta cidade, sob a hábil e criteriosa redação do nosso sympathico conterrâneo Palmério Filho. Pelo cidadão Antonio Soares de Macêdo foram carolosamente erguidos diversos vivas, nos quases o auditorio com enthusiasmo o acompanhou. Occuparam ainda a tribuna o illustre cidadão Doutor Angelo Caetano de Souza Cousseiro, que, em breves, mas significativas phrases, satisfez os assistentes sobre o assumpto em questão, e os moços Américo de Macedo, Palmério Filho, Abdon Soares de Macedo, João Gomes de Amorim e Affonso Soares de Macedo, sendo todos applaudidos em suas exibições, findas as quaes secundaram sempre os sons do hymno nacional.

Não havendo então quem mais pedisse, a palavra, foi incerrada a sessão. E para que tudo isso contasse, lavrei eu, Affonso Soares de Macedo, servindo de secretário, a presente acta, que fica pelo Presidente, por mim e por diversos assistentes assignada. 
Conego Estevam José Dantas.
Affonso Soares de Macedo.

POLÍTICA


Em julho último, o senador Paulo Davim pôs fim a um mal estar existente nas hostes do Partido Verde/Assú, desde o inicio do processo eleitoral do ano passado, dando inicio assim, ao fortalecimento da legenda na cidade do Assú.

O senador e mandatário maior do PV/RN bateu o martelo e ratificou os nomes de Canindé Barbalho (foto), Rogério Tavares e Alysson Ramos, como presidente, 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente, da executiva verde assuense.

Os dirigentes ratificados já arregaçaram as mangas e deram inicio aos preparativos para a realização do 2º Encontro Regional do PV que acontecerá em Assú, antes da chegada do período natalino.
Postado por Ana Valquíria.