quinta-feira, 2 de junho de 2016

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

A Assembleia Legislativa do RN enviou uma delegação parlamentar para representar a Casa na 20ª Conferência Nacional dos Legisladores Estaduais promovida pela União Nacional dos Legisladores Estaduais (UNALE) e realizada na cidade de Aracaju, capital sergipana. 

Entre os membros da comitiva potiguar no evento está o deputado estadual George Soares (PR). 

O encontro é realizado todos os anos e, neste ano, o tema abordado é “Rediscutindo o Brasil”. "Aqui participamos de debates sobre vários assuntos legislativos e acompanhamos palestras sobre o momento político e econômico do nosso país. Este é o maior encontro de legisladores da América Latina”, ressaltou o deputado George Soares.

CULTURA:

FOTÓGRAFO ASSUENSE JÁ CONQUISTOU MAIS DE 60 PRÊMIOS NO BRASIL E EXTERIOR
 
O Coletivo mossoroense Repórter de Rua foi um dos ganhadores da edição 2015 do Prêmio Petrobras de Jornalismo, um dos mais importantes do Brasil. Com um ensaio fotográfico sobre a vida dos homens que trabalham na extração da palha de carnaúba na região do Vale do Açu - parte integrante do especial multimídia Bravos (www.reporterderua.org/bravos) - o fotógrafo Jean Lopes (foto acima) conquistou o prêmio na categoria Fotojornalismo Regional. O especial também foi publicado nas páginas do Novo Jornal, de Natal.
Com a conquista, o Repórter de Rua passa a ser o segundo veículo de comunicação do Rio Grande do Norte a vencer o Prêmio. Em 2013, uma equipe da InterTV Cabugi foi campeão em uma das categorias.

Ao todo, 1.255 reportagens foram inscritas na edição 2015 do prêmio. O trabalho do Repórter de Rua concorreu com importantes veículos de comunicação do País. Para o fotógrafo Jean Lopes a conquista traz uma alegria imensa. "É muito importante ver o nosso trabalho no meio do material de tanta gente boa. Importante também ver que o Repórter de Rua vai conquistando seu espaço, mesmo sendo uma iniciativa independente", comentou.

O diretor do Repórter de Rua, jornalista Esdras Marchezan, considera o prêmio um momento importante para o jornalismo potiguar, principalmente o que é feito de forma independente. "Desde que surgiu, o Repórter de Rua tem conseguido espaços importantes no cenário jornalístico do Brasil. Ter mais um trabalho premiado assim, reforça nossa responsabilidade e mostra que é possível fazer um jornalismo de qualidade no interior do estado", reforça.
Com o mesmo ensaio (www.reporterderua.org/bravos), Jean Lopes já havia vencido os prêmios Massey Fergusson de Jornalismo, Ministério Público do Trabalho de Jornalismo, Tribunal Regional do Trabalho de Jornalismo, e mais o Concurso Latino-americano de Fotografia Documental Los Trabajos y los Dias (Colômbia).

Natural de Assu/RN, Jean já conquistou mais de 60 prêmios no Brasil e exterior. Seu trabalho já foi exposto em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina, Áustria, México, dentre outros. Idealizou a Oficina a Cores - já ministrada em Recife e Natal - onde compartilha sua experiência na obtenção de fotos onde as cores assumem protagonismo na composição fotográfica.

O anúncio dos vencedores e entrega da premiação aconteceu na noite de terça-feira, dia 25 de maio, no Rio de Janeiro.
BRAVOS 

O especial multimídia "Bravos" foi lançado em 2015 e conta um pouco da vida dos homens que trabalham na extração da palha da carnaúba no Rio Grande do Norte. A reportagem é de Esdras Marchezan, com fotografias de Jean Lopes e edição de vídeo de Alexandre Fonseca. Com o material, o coletivo de reportagem conquistou os prêmios Massey Fergusson de Jornalismo, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Concurso Latinoamericano de Fotografia Documental Los Trabajos y los Dias (Colômbia) e foi finalista do 23º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico.
Fonte: Material fornecido por Jean Lopes.

terça-feira, 31 de maio de 2016

LANÇAMENTO DE LIVRO:

ASSUENSE LANÇARÁ LIVRO DE POEMAS NO DIA 10 DE JUNHO
Filósofo e professor-coordenador do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), Tállison Ferreira da Silva lança o seu mais novo livro, POEMAS DI-VERSOS, no próximo dia 10 de junho (sexta-feira), às 18h, no auditório do IMA.

O autor de livros e biografias, inaugura a sua mais nova Obra POEMAS DI-VERSOS, num verdadeiro compasso de quem encarna a leveza na prosa da vida. Formado em Filosofia pela Faculdade Dom Heitor Sales, FAHS - RN, e em Pastoral Catequética pela ESPAC - CE, Tállison possui produções bibliográficas relevantes. Em 2011, lançou o seu primeiro livro O CATEQUISTA GLOBALIZADO DO SÉCULO XXI. No ano de 2014, publicou PADRE FRANCISCO CANINDÉ DOS SANTOS: PASTOR INCANSÁVEL DO VALE DO ASSU pela Editora Flecha do Tempo em parceria com o GRECOM, Grupo de Estudos da Complexidade, UFRN. Em 2015, como resultado de uma vasta pesquisa, lançou PADRE JOSÉ FREITAS CAMPOS: DAS MÃOS À UMA VOZ QUE ENCANTA. Ademais, já possui produções poéticas publicadas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, CBJE - Rio de Janeiro.

Sobre POEMAS DI-VERSOS, escrito em forma de antologia, a amiga e professora Andrezza Lima, responsável por assinar a primeira orelha do livro, afirma: "O pensamento afiado é característico de Tállison, que mesmo contando poucos anos de existência material, não se acanha em mostrar sua alma antiga".

A Obra conta com mais de trinta poemas e diversos são os temas: Aos loucos; Ribeira; Lagoa do Piató; Corpo a corpo; Haste; Santana; Vontade...

O livro surgiu a partir das várias experiências vivenciadas pelo autor ao longo de sua vida. Durante três anos, escrevendo sempre durante a noite, podemos agora desfrutar dos seus "segredos" timbrados na forma de poemas brancos que enaltece o seu fazer poético.

ACONTECIMENTO: Lançamento do livro Poemas Di-versos, do professor e escritor Tállison Ferreira da Silva
DIA: 10 de junho
HORA: 18h
LOCAL: Auditório Central do Instituto Maria Auxiliadora (Petrópolis, Natal/RN)