quinta-feira, 8 de maio de 2014

POESIA

"Platão em filosofia
Assombrou o Gênero Humano
Sócrates foi soberano
Da alta Aristocracia
Xilon em sabedoria
Foi um dos mais elevados
Por direitos reservados
Defendo a nova Cultura
Rui Barbosa foi figura
Dos Livros Mais Inspirados."

Versos do poeta Sebastião Zacarias
Poeta repentista - Varzeano.

POESIA


Nesse castelo de sonhos
Vivi toda minha infância,
Gozando dias risonhos
Sem pesadelo e sem ânsia.
Hoje só resta um pavão
Vigiando o casarão
Nas estacas dos currais.
Se já fostes bem cuidada
Casa grande abandonada
Por que ninguém te quer mais?

(Hélio Crisanto)

" Minha chácara querida " 

Minha casa tem goteira
Quina batente e oitão
Sala Bau e caixão
Chinelo butina e Meia
Caibro prego ripa e telha
Porta portal janelão
Vitrina vitrou e meu cão
Nem topada me atrasa
Como Adoro de coração
Tudo que tem la em casa

Mesa banheiro e terrero
Vacaria fruteira canil
Panelas de frande e funil
Espingarda de soca tempero
E um pegi Catimbozeiro
Bacia no lavatório
La dentro do oratório
Tem Um santo casamenteiro
Uns toco acesso de vela
Pro Padrinho do juazeiro

Uma fossa veia estourada
Mosquito pra toda lado
Um Vaqueiro velho atroado
porca que perdeu os peito
Um tamborete sem testo
Cerca mau feita e pendida
Precisando concertar
Uma cachorra atrevida
Uma jumenta enxerida
Precisando de imprenhar

Um pé de Mamo macho
Que Nunca deu uma fruta
Uma empregada tão puta
Foi não foi perde trabalho
Meu gibão meu agasalho
Uma mesa de sinuca
Sem taco bola ou bisaco
Uma espingarda bazuca
Minha sogra que caduca
Enchendo muito meu saco

Um sofá velho rasgado
Que a cachorro rasgou
Só o mulambo sobrou
ventilador Arno quebrado
Peste todo descascado
Velho troncho e empenado
Dos dentes do labrador
Pra roda e no empurrão
Me lembrei só do lixão
Pra joga o desgraçado

Guardo couro da cabra Bita
Por detrás da prateleira
Pertinho da cristaleira
Enrolado numa fita
Bons tempo de menino
Que não volta mais não
Quarenta anos se vão
Eu e Beto meu primo
Seria ela no destino
Nossa primeira paixão

Vou parando por aqui
E tem mais coisa por lá
Se não vou me atrapalhar
Fora as coisa que vendi
Uma televisão maltratada
Que só mostra figurinha
quando leva uma lapada
Botei placa pra vender
Sei que vou me arrepender
Pois amo tudo da casa

Romero Baia
26/07/2013

Fonte: Facebook Helio Crisanto

LANÇAMENTO DE LIVRO

UERN:

Diretora-geral do Campus do Assú quer programação comemorativa dos 40 anos

Se depender da aspiração pessoal da diretora-geral do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do RN (Uern), em Assú, professora Marlúcia Barros Cabral (foto), terá uma grande dimensão a agenda que será traçada com o intuito de comemorar os 40 anos de fundação do núcleo universitário na cidade.

“Nós queremos mostrar o que já temos e o que pretendemos para integrar cada vez mais a nossa Universidade à sociedade”, resumiu a dirigente acadêmica.
A diretora-geral registrou que o Campus do Assú deve manter o foco no sentido de “atender as necessidades da população em geral em termos de formação”.

A celebração oficial deverá ocorrer em setembro vindouro.

Ela declarou que o objetivo é aproveitar a oportunidade festiva para mostrar cada vez mais como está sendo realizado o trabalho de organização da Universidade para que se possa ter uma educação de melhor qualidade no propósito maior que é a formação de professores para atuar na rede básica de ensino da região alcançada pelo Campus do Assú.

“Queremos uma comemoração ímpar que marque esses 40 anos e conte um pouco da nossa história, mas que mostre as perspectivas de futuro. Inclusive sobre os novos cursos, queremos ter nesse dia de comemoração avançado em relação a isso, mostrando à sociedade que estamos pensando uma Universidade pra atendê-la”, finalizou Marlúcia Barros.
Postado por Pauta Aberta.

AÇÃO PARLAMENTAR

O deputado George Soares - PR (foto) fez críticas ao governo, mais especificamente à Secretaria de Saúde.

O parlamentar fez um relato, nesta quinta-feira (08), durante a sessão plenária, das dificuldades de resolver problemas ligados à pasta, de acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa.

George afirmou que desde a semana passada está tentando, sem sucesso, entrar em contato com o secretário de Saúde do RN, Luís Roberto da Fonseca, para agilizar providências e resolver o problema de uma jovem de Assú, gravemente doente e com suspeita de câncer. “Desde a semana passada que estou tentando resolver um problema, mas não sou atendido. O caso é de urgência, de uma jovem de 24 anos, cuja família está aflita”, disse.

O deputado Hermano Morais (PMDB) fez um aparte e endossou as críticas do colega. “É uma situação de dificuldade. Não queremos nenhuma regalia. Queremos que as pessoas sejam atendidas, nós fomos eleitos para isto. As pessoas nos procuram pedindo essa ajuda e a população está sofrida, é a grande prejudicada com esse sistema falho na saúde”, disse.

George Soares disse que em Assú a situação é tão grave, que o hospital não tem condições para atendimentos mínimos, como pacientes com um “braço quebrado”.

“Em Assú não tem resolução para nada. Faço um protesto e acho que éramos para trancar a pauta, principalmente da secretaria de Saúde. Uma situação grave como a dessa jovem e não houve um gesto, uma atenção, um telefonema sequer para que a gente pudesse encontrar outros caminhos”, afirmou o deputado.
Postado por Pauta Aberta.

MACAU:

Vereador do PR é eleito presidente da Câmara no biênio 2015/2016

"Manoel do Gago"
Em processo eleitoral antecipado o vereador Emanuel da Silva Galdino, “Manoel do Gago” (PR), foi eleito nessa quarta-feira (07) presidente do Poder Legislativo municipal da cidade salineira de Macau.
 
Ele encabeça a próxima diretoria do Parlamento macauense no biênio 2015/2016.
 
Eleito com 595 votos na sucessão municipal de 2012, “Manoel do Gago” conquistou a presidência da Câmara de Macau com a contagem de oito votos a um, comandando a única chapa legalmente inscrita para a referida eleição.
 
Além dele, a futura direção do Parlamento contará com os seguintes vereadores: Oscar José Paulino de Souza (PMDB), atual presidente da Casa e que a partir de janeiro do ano que vem ocupará o posto de vice-presidente; e, Andrew Hebert Montenegro Leite (PROS), como 1º secretário.
Postado por Pauta Aberta.

PÁGINA ASSUENSE

MARCA DO TEMPO
 
Estou um pouco confusa
Sem saber o que fazer
Só pensando em você.

Lembre-se dos momentos
Que só o tempo lidera
Aquele tempo que passou
Que jamais poderá voltar.

Os tempos que fomos felizes
Jamais poderás esquecer...
Daquele tempo
Que eu te amei
E descobri em você
O gosto de amar,
O seu jeito de ser.

Lembro do tempo...
Tento, mas não consigo esquecer,
O que você deixou no tempo,
O que eu não pude esquecer,
Foi esse amor tão profundo,
Que eu não consigo controlar,
Esse tempo me marcou,
Que não consigo deixar de te amar.

Autora:

IONE MEDEIROS SANTANA DE MOURA
Nasceu em São Vicente/RN, no dia 07 de setembro de 1970. Considera Assu como sua cidade pelo tempo em que reside nela. Ione também é artesã. Filha de Luiz Gonzaga de Santana e Eneziana Rosa de Medeiros.  
Fonte: Vertentes - reunião com 25 poetas assuenses contemporâneos - Coleção Assuense - 2002. 
Pintura: Blog: Direito - Razão & Emoção. 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

ARTIGO

POR QUE FORTALECER A 
AGRICULTURA FAMILIAR?
Joacir Rufino de Aquino 
(Economista e professor da UERN)
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) elegeu 2014 o ano internacional da agricultura familiar. Em vista disso, está em andamento um leque variado de eventos comemorativos e de divulgação que visam apresentar à sociedade as virtudes socioeconômicas desta forma social de produção e trabalho bastante presente nas diferentes regiões do planeta.

Mas por que a agricultura familiar, que inclui todos os estabelecimentos rurais em que o produtor e os demais membros de sua família são os responsáveis diretos pela gestão e pela maior parte do trabalho executado diariamente nas atividades econômicas da propriedade, é tão importante que necessita ser valorizada e destacada em nível internacional?

Em um interessante artigo publicado recentemente no Brasil, o renomado sociólogo holandês, Jan Douwe Van Der Ploeg, elenca um conjunto de “qualidades” deste segmento heterogêneo de produtores que ajudam a responder a essa pergunta.

Na visão do professor Ploeg, entre outros aspectos, a agricultura familiar é importante e merece ser fortalecida porque: “pode contribuir significativamente para a soberania e segurança alimentar e nutricional. Ela pode fortalecer o desenvolvimento econômico de diversas maneiras, criando empregos e gerando renda. Pode elevar o grau de resiliência econômica, ecológica e social das comunidades rurais. Pode também gerar postos de trabalho atrativos para grande parte da sociedade, assim contribuindo consideravelmente para a emancipação de suas parcelas mais oprimidas. A agricultura familiar pode ainda favorecer a manutenção de belas paisagens e da biodiversidade.” (AS-PTA. Cadernos de Debate. N.º 1, fevereiro de 2014, p. 11).

É pertinente destacar, porém, que as qualidades da agricultura familiar elencadas acima existem em estado potencial. Em muitos espaços territoriais elas afloram com facilidade e em outros não completamente. Como um jardim, as comunidades de agricultores familiares necessitam ser cuidadas com ações governamentais mais atenciosas para poderem prosperar. Isto porque essas comunidades não são apenas áreas onde os produtores plantam e criam animais, mas se constituem, acima de tudo, em lugares de moradia, que precisam ser dotados dos bens públicos essenciais a uma boa qualidade de vida (saúde, educação, habitação, lazer, entre outros).

A questão é que em muitos países, como o Brasil, o grosso dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária tem sua capacidade empreendedora bloqueada por “múltiplas carências sociais e produtivas” (escassez de terra, de assistência técnica, de educação, de crédito, de tecnologias apropriadas, de infraestrutura comunitária, etc.). Tal situação compromete a conquista da autonomia social no meio rural e deixa parcela expressiva desse grupo na pobreza ou totalmente dependente da ajuda governamental via programas de transferência de renda.
Portanto, nesse ano internacional da agricultura familiar, cabe refletir sobre as potencialidades e problemas enfrentados por essa categoria de produtores e lutar para garantir políticas públicas capazes de melhorar suas condições de reprodução econômica no campo, apoiando especialmente a fração mais pobre do segmento. Os países desenvolvidos, como, por exemplo, os Estados Unidos, a França e a Inglaterra, há muito tempo apostaram no incentivo efetivo à agricultura familiar e, como prêmio, conquistaram segurança alimentar e melhorias na distribuição de renda, o que favoreceu a construção de sociedades mais dinâmicas e menos desiguais. Eis um projeto político estratégico que também vale a pena ser abraçado em nossa pátria.
Artigo publicado no jornal O Mossoroense, Mossoró/RN, 7 de maio de 2014. p. 5. 

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares recebe lideranças do interior na AL

O deputado estadual George Soares teve uma agenda movimentada hoje (07) em seu gabinete na Assembleia Legislativa. Foram recebidas diversas lideranças do interior do Rio Grande do Norte, atendendo pleitos dos municípios e programando ações para eles. Entre as visitas, estiveram a vereadora Iara Dantas e seu esposo Erick Coelho, do município de Pedro Velho; o ex-presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio, Joca de Ozir e Toinho; o vereador Alexis Lima, presidente da Câmara de Jardim de Angicos; e o prefeito de Parazinho, Marquinhos, e Marcinho do PMDB, liderança de Carnaubais.
Foto: Montagem/Assessoria George Soares

PÁGINA ASSUENSE

VICÊNCIA
 
Homens de nervos trilhados 
Vaqueiros curados 
Usando tão pouco:
Água quente, panela,
Linha, agulhas e panos.
Rezando sua crença.
É Vicência curando
O vaqueiro molhado.
A fé, a cura, as bênçãos,
O povo, a procura.
É Vicência, é Vicência.
É sua existência.
Com reza, com ervas
Homem vaqueiros,
Animais caídos
A todos faz levantar.
Vicência curando
A esperança do povo,
O espírito de Vicência
Que continua a curar.
Com ervas ele benze,
Com fé ela cura.
É Vicência rezando.
É Vicência presente.
É Vicência...
Panela na trempe.
Ervas na água esquentando.
Pedaços de panos
Dobrados e cozendo,
Água e barbante,
Vai Vicência benzendo.
O vaqueiro caído,
O pé foi quebrado.
Diz a reza:
"É nervos trilhados".
Vai Vicência curando,
O vaqueiro andando.
Sua fé, sua crença,
É Vicência...
Medicina do povo,
Remédio caseiro:
Benze com água,
Com fogo, com ervas,
É cura certeira.
Vicência lembrando.
Vicência vivendo. 

Autora:

MARIA IVETE DE MACEDO MEDEIROS - natural de Ipanguaçu/RN, residente em Assu, na fazenda Ana Maria - Lagoa do Piató.
Ivete Medeiros é filha de João Leônidas de Medeiros e Raquelita de Macedo Medeiros. Tem formação de 2º grau, foi presidente durante vários anos do GAVA - Grupo Ambientalista do Vale do Assu, onde desenvolveu uma intensa campanha pela preservação de nossas riquezas naturais. Foi Secretária Municipal do Assu na gestão do seu irmão José Maria.  
Fonte: Vertentes - reunião com 25 poetas assuenses contemporâneos - coleção assuense - 2002.

EXTERIOR


No segundo dia de sua missão oficial pela Europa representando o Congresso Brasileiro, o deputado federal João Maia (PR) foi recebido nesta terça-feira (06), pela vice-presidente do Parlamento Eslovaco, Renata Zmajkovicova. Na ocasião os dois se aprofundaram sobre as relações entre os dois países, bem como discutiram o sistema eleitoral vigente na Eslováquia e no Brasil.

João Maia foi escolhido pela Câmara dos Deputados para integrar a missão oficial de visita ao Conselho Nacional eslovaco. O objetivo tem sido tratar de assuntos de interesse comum entre o Brasil e aquele país, na cidade de Bratislava. Compromissos em Cracóvia, no sul da Polônia e em Varsóvia, capital da Polônia ainda constam na agenda da missão oficial. 
 

POLÍTICA

Vereador Márcio Soares confirma apoio a pré-candidatura da médica Zenaide Maia
O vereador e líder da oposição em Jucurutu, Márcio Soares anunciou neste final de semana apoio a pré-candidatura da médica Zenaide Maia (PR) a deputada federal. Zenaide é o nome que o PR escolheu para levar a convenção, e manter a cadeira do partido na Câmara dos Deputados.
Prefeito de São Gonçalo Jaime Calado, Deputado George Soares, Primeira dama Zenaide Maia, Daguia Soares - esposa do vereador de Jucurutu Márcio Soares.
O vereador, acompanhado de sua esposa Daguia Soares e o deputado estadual George Soares, esteve reunido com Zenaide e seu esposo Jaime Calado, ocasião em que confirmou que todo seu grupo marchará junto com o projeto de Zenaide nestas eleições. “É um nome que tem tudo a ver com a nossa região do Seridó, e não tenho dúvidas que terá uma ligação muito próxima com Jucurutu”, disse.

Márcio negou que seu interesse seja dividir nestas eleições, e que todos são bem vindos ao projeto. “A exemplo do que fizemos nas eleições passadas, nossa intenção é somar, e defendo que neste projeto esteja, inclusive o ex-prefeito Luciano Lopes, da mesma forma que fizemos em eleições passadas”, comentou.

LANÇAMENTO DE LIVRO

terça-feira, 6 de maio de 2014

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares reivindica reparos no Ginásio Arnóbio Abreu 
Sendo o único ginásio do município de Assu que recebe eventos em nível municipal, estadual e até nacional, o Ginásio Poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu encontra-se com a estrutura física bastante danificada. O principal problema está na cobertura que, em dias chuvosos, deixa a quadra inundada tornando impraticável o uso da estrutura. Diante desse quadro, o deputado estadual George Soares apresentou hoje (06) requerimento destinado ao governo do estado para que sejam tomadas medidas urgentes para a recuperação daquele espaço esportivo.

Além da cobertura danificada, o pedido do deputado ressalta outro agravante: as vidraças colocadas nos janelões superiores dos vestiários e sanitários foram quebradas por vândalos deixando estes setores sem privacidade. 

"Diante deste quadro é imprescindível a intervenção do Estado na realização destes serviços para que as modalidades esportivas sejam retomadas, minimizando os problemas enfrentados pelos jovens desportistas do Assu e região", afirma o deputado.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares
Foto: Guttier Mancio.

AÇÃO PARLAMENTAR

George Soares solicita recuperação da RN-263

A situação precária das estradas estaduais é uma preocupação constante, aumentando o número de acidentes e colocando em risco a vida das pessoas. O deputado George Soares apresentou hoje (06) mais um requerimento ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) para a limpeza das encostas e restauração de malha asfáltica. 

Dessa vez, o pedido contempla a RN-263 que interliga a BR-304 ao município de Pedro Avelino (passando pelas cidades de Angicos e Afonso Bezerra), a qual se encontra bastante deteriorada, em decorrência do tráfego intenso de veículos pesados. Essa é a única via de acesso entre essas cidades da região Central.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

ÍCONE

TURISMO & CULTURA NO NORDESTE
 A 2ª edição da revista Ícone – Turismo & Cultura no Nordeste foi lançada no dia 29 de abril, no Benditas Buteco, em Natal/RN. A publicação trouxe novidades no arrojado e sofisticado projeto gráfico de Milton Vieira e nas editorias de Turismo, Arte e História, além de uma visão moderna e densa sobre personalidades, literatura, pintura, arquitetura, talentos nordestinos e outros temas. 

A Ícone também será lançada em Galinhos e Barra o Cunhaú (possui reportagens sobre estes lugares do RN) e em Salvador, capital da Bahia, marcando a expansão editorial para o interior do Estado e outras cidades nordestinas, com coberturas vigorosas, abordagens sobre turismo, cultura e demais assuntos que compõem a revista. 

Segundo Antonio Nahud, editor-chefe da Ícone, a proposta de interiorização da revista no Rio Grande do Norte e noutros estados do Nordeste é mais um passo no crescimento do veículo.

“Com esta 2ª edição estamos comemorando a boa repercussão da Ícone, que vem cada vez mais se consolidando no mercado, demonstrando que bom gosto e conteúdo tem espaço entre nós nordestinos. É uma revista positiva, que aposta nas nossas belezas e talentos, contando com equipe dedicada e convidados especiais que abrilhantam ainda mais a revista. A nossa meta é conquistar leitores e garantir bons negócios”, disse o jornalista e escritor Antonio Nahud.

Tive acesso as duas edições e confesso que me apaixonei pelo projeto gráfico e pela qualidade do material editorial. A Ícone – Turismo & Cultura no Nordeste, nesta 2ª edição, trouxe entrevistas com a escritora Clotilde Tavares e o artista plástico Ítalo Trindade, reportagens sobre Galinhos e Barra do Cunhaú, o passado presente através de Maria Boa e Lampião, a literatura de Eulício Farias de Lacerda, o Museu-Casa dos Milagres, o Palácio da Cultura, o Baobá do Poeta, o Som da Mata, a Copa em Natal etc. Publicação trimestral com foco em Turismo, Arte e História. A tiragem foi de 10 mil exemplares circulando por vários estados nordestinos. (Fonte: Fotojornalismo Canindé Soares).
No espaço 'DO LEITOR' foi publicada minha pequena opinião sobre o primeiro número (ver indicação clips) externando a alegria em saber que, nós potiguares, contamos com uma revista voltada para divulgação do turismo e da cultura norte-rio-grandense. Já estou ansioso para ver o município do Assu em suas páginas. Quando será? Espero que breve. Estou à inteira disposição para contribuir.

NATAL:

 
Nova decoração a vista. A Prefeitura do Natal anunciou nesta segunda-feira (5) a nova decoração que vai embelezar a entrada da capital potiguar durante a Copa do Mundo Fifa 2014, após a primeira ter sido reprovada por parte da população. A arte veio das redes sociais e foi idealizada por Erinaldo Santos que postou o desenho em sua página do Facebook e já obteve 993 compartilhamentos, mais de 820 curtidas e 178 comentários.

As fotos que compõe o desenho são assinadas pelo fotógrafo Canindé Soares. Diante da aprovação a Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) acatou o clamor popular e confirmou a nova arte como parte da decoração. O enfeite ficará nas proximidades do viaduto de Ponta Negra.
Nominuto.com.

SONETO

MILAGRE 

Recebi de Deus você, milagre
Concebível apenas aos seus
Que meu corpo ao seu se consagre
Num só corpo, lei de Deus

Na minha sede sejas o vinagre
Nas minhas dores os alívios meus
Da laranja não apenas bagre
Sendo eu Ícaro, jamais Zêus

Na força do amor tenho crido
Que além-túmulo, transferido
Eleve-se ao céu o coração

Pro chão: ossos, restos, matéria
Sonhos, encantos, ilusão sidéria
Pro céu: paz, amor, ressurreição! 

Edivam Bezerra 
- Poeta assuense.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

CAUSO

O GRITO
Seu Joca ia passando pelo canavial com a foice no ombro quando ouviu os gritos de Marli.
- Joca! Joca! Vamos?
- Vou nada, cê grita muito, vou nada.
- Grito não, venha que tô pegando fogo!
- Grita. Da última vez os moleques ficaram jogando pedra na gente, não se lembra mais não?
- Pois eu juro, juro pela alma de sua mãe que já morreu, como não grito, venha.
Joca foi logo seduzido pelo enorme par de peito que ela lhe exibiu e outras coisas mais por baixo que não posso descrever. Tirou ligeirinho a calça, jogou pra cima dos matos com foice e tudo e partiu pra luta do amor. Alisava, beijava, fungava, resfolegava e ela só fazia gemer e falar:
- Eu não disse que não gritava ... Eu não disse que não gritava... Eu não disse que não griiiiiitava.... Eu não DISSE QUE NÃO GRIIIIIIITAAAAAAAVA!
O que foi de passarinho saiu tudo voando em bandos apavorados! 
Fonte: Com licença da Palavra - Myrian Gurgel Maia

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participa de eventos em São Gonçalo do Amarante ao lado do prefeito Jaime Calado e sua esposa Zenaide Maia
A noite de sábado (03/05) foi bastante movimentada para o deputado George Soares. O parlamentar esteve em São Gonçalo do Amarante, acompanhado do prefeito Jaime Calado e da primeira-dama Zenaide Maia, e participou de dois eventos no município: a festa em comemoração ao Dia das Mães, promovido pela rádio 87,9FM São Gonçalo, e ainda o festival de dança 10 Hot no ginásio de Jardim Lola. O grupo teve ainda a companhia dos vereadores Valda Siqueira, Raniere e Eudócio Mota, além de diversos secretários municipais.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

domingo, 4 de maio de 2014

ATIVIDADE PARLAMENTAR

DEPUTADO GEORGE SOARES ACOMPANHA CAVALGADA DO SERTÃO EM MESSIAS TARGINO

O deputado estadual George Soares participou da já tradicional Cavalgada do Sertão, realizada anualmente na cidade Messias Targino, em companhia do prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado e sua primeira-dama Zenaide Maia, da ex-prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, a prefeita de Brejinho Ivete Matias, do vereador de Jucurutu Márcio Soares e a ex-vereadora do mesmo município Daguia. Todos foram recebidos pelo prefeito anfitrião Arthur Targino.

O deputado George Soares é o autor da lei do Dia do Vaqueiro no Rio Grande do Norte e um amante da vaquejada. Ele aproveitou o forró e tocou zabumba ao lado do amigo e repentista Lalauzinho de Lalau.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

PIRÂMIDES

Cientistas descobrem como os egípcios moveram pedras gigantes para formar as pirâmides
Uma civilização antiga, sem a ajuda de tecnologia moderna, conseguiu mover pedras de 2,5 toneladas para compor suas famosas pirâmides. Mas como? A pergunta aflige egiptólogos e engenheiros mecânicos há séculos. Mas agora, uma equipe da Universidade de Amsterdã acredita ter descoberto o segredo – e a solução estava na nossa cara o tempo todo.

Tudo se resume ao atrito. Os antigos egípcios transportavam sua carga rochosa através das areias do deserto: dezenas de escravos colocavam as pedras em grandes “trenós”, e as transportavam até o local de construção. Na verdade, os trenós eram basicamente grandes superfícies planas com bordas viradas para cima.

Quando você tenta puxar um trenó desses com uma carga de 2,5 toneladas, ele tende a afundar na areia à frente dele, criando uma elevação que precisa ser removida regularmente antes que possa se ​​tornar um obstáculo ainda maior.

A areia molhada, no entanto, não faz isso. Em areia com a quantidade certa de umidade, formam-se pontes capilares – microgotas de água que fazem os grãos de areia se ligarem uns aos outros -, o que dobra a rigidez relativa do material. Isso impede que a areia forme elevações na frente do trenó, e reduz pela metade a força necessária para arrastar o trenó. Pela metade.
Ou seja, o truque é molhar a areia à frente do trenó. Como explica o comunicado à imprensa da Universidade de Amsterdã:

Os físicos colocaram, em uma bandeja de areia, uma versão de laboratório do trenó egípcio. Eles determinaram tanto a força de tração necessária e a rigidez da areia como uma função da quantidade de água na areia. Para determinar a rigidez, eles usaram um reômetro, que mostra quanta força é necessária para deformar um certo volume de areia.

Os experimentos revelaram que a força de tração exigida diminui proporcionalmente com a rigidez da areia… Um trenó desliza muito mais facilmente sobre a areia firme [e úmida] do deserto, simplesmente porque a areia não se acumula na frente do trenó, como faz no caso da areia seca.
Postado por RQBEZERRA.