sexta-feira, 12 de maio de 2017

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

GEORGE SOARES VISITA INSTALAÇÕES DA STERBOM
O deputado estadual George Soares (PR) visitou, nesta quinta (11), as instalações das fábricas de sorvetes da Sterbom, acompanhado do proprietário, Toinho da Sterbom, do prefeito de Assu, Dr. Gustavo Soares (PR), e do ex-secretário de estado, pai do deputado e do prefeito, Ronaldo Soares.
O empresário Toinho fez o convite e mostrou pessoalmente a estrutura dessa grande indústria, genuinamente potiguar e que tem planos de expansão para o interior do estado. A cidade do Assu está dentro desse planejamento.
“Convidamos Toinho da Sterbom para fazer uma apresentação no 2° Fórum do Vale do Açu para apresentar seus planos que vão de encontro com a geração de novos empregos e de mais renda para o povo do Assu e região. Ficamos impressionados com o nível de tecnologia e profissionalismo da Sterbom, administrada por um homem de visão”, afirmou George Soares.

HISTÓRIA:


Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com
Na internet, tomamos conhecimento que as informações sobre o Barão de Ceará-Mirim continuam desencontradas. Tanto há discordâncias quanto ao nome do pai de Manoel Varela do Nascimento, quanto a data do seu nascimento. Por mais pesquisa que se faça, não se chega a um denominador comum. E mesmo com a divulgação do seu casamento, vários escritos sobre o barão não corrigiram suas informações.
Minha família Trindade, lá de Angicos, vivia, em sua maioria, em Santa Luzia, onde se localiza uma das propriedades do barão. Encontramos, vários eventos religiosos onde Manoel Varela do Nascimento e seus familiares se apresentaram como padrinhos ou testemunhas.
Para exemplificar, em 27 de dezembro de 1855, na Matriz de São José de Angicos, ocorreu o batizado de Francisca, filha legítima de João Batista da Costa Xavier e de Michaela Francisca da Trindade, esta minha tia-bisavó. A batizada tinha nascido aos 30 de novembro desse mesmo ano, e teve como padrinhos Manoel Varela do Nascimento e sua esposa Bernarda Varela Dantas, moradores em Extremoz, por procuração passada ao casal José Bonifácio da Trindade e Rosa Maria da Conceição.
As dificuldades para se fazer algumas genealogias aumentam quando uma mesma pessoa aparece com vários sobrenomes, e algumas vezes com nomes diferentes.
A ascendência de da Baronesa é mais rica em informações, pois vai até os mártires de Uruassú, Antônio Vilela Cid e Estevão Machado de Miranda. Ela era filha de Francisco Teixeira de Araújo e de Izabel Xavier de Sousa, que casaram em 8 de fevereiro de 1804. Esses pais de dona Bernarda eram parentes muito próximos, pois foram dispensados no 3° e 4º graus de consanguinidade. Os pais de Francisco Teixeira de Araújo eram o português José Teixeira da Silva e Thereza Duarte de Jesus, enquanto os pais de Dona Izabel eram o capitão Francisco Xavier de Sousa e Dona Bernarda Dantas da Silveira.
Para entender melhor esse parentesco dos pais de Dona Bernarda, que herdou o nome da avó materna, vamos avançar na sua ascendência. O português José Teixeira da Silva tinha como pais João Teixeira da Silva e Maria Joana, enquanto sua esposa, Thereza Duarte de Jesus, era filha de João Rodrigues Seixas e Dona Joana Rodrigues Santiago; já o capitão Francisco Xavier de Sousa era filho do baiano Francisco Xavier de Sousa e Thereza Duarte de Jesus, enquanto os pais de sua esposa, Dona Bernarda Dantas da Silveira, eram o mestre de campo, o português Sebastião Dantas Correia, e sua mulher Dona Ana da Silveira Freire.
As bisavós Joana Rodrigues Santiago e Thereza Duarte de Jesus, a primeira paterna, e a segunda materna, eram irmãs, sendo ambas filhas de Salvador de Araújo Correia e Isabel Rodrigues Santiago. Esse parentesco das bisavós é que gerou a dispensa de 3º grau entre os pais da Baronesa.
Isabel Rodrigues Santiago, trisavó da Baronesa, era filha de Manoel Rodrigues Santiago e de Catharina Duarte de Azevedo. Esta, por sua vez, era filha de Manoel Duarte de Azevedo e Margarida Machado de Miranda. Segundo o memorialista Manoel Maurício Correia de Sousa, no seu manuscrito sobre as famílias de Utinga, datado de 1840, Margarida era a filha do mártir Estevão Machado de Miranda e Dona Bárbara Viela Cid. Esta última, por sua vez, era filha do outro mártir, Antônio Vilela Cid e de Dona Ignez Duarte, irmã do Padre Ambrósio Ferro, também sacrificado em Uruassú.
Não foi possível identificar o parentesco de 4º grau entre os pais de Dona Bernarda, mas desconfio que se dá através das trisavós deles, Joana da Silveira, pelo lado paterno, e Domingos da Silveira, pelo lado materno. É possível que esses trisavôs fossem irmãos. Dona Joana era casada com outro João Rodrigues Seixas, enquanto Domingos era casado com Catharina de Amorim.
Completando nossas informações, o português Sebastião Dantas Correia era filho de José Dantas Correia e de Izabel Pimenta da Costa. 
Fonte: Hipotenusa.

LAGOA VIVA:

Foto: Roberto Meira
A fim de discutir uma série de pontos, dentre os quais a própria organização do movimento, o grupo Lagoa Viva estará promovendo um encontro nesta sexta-feira (12), a partir de 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, em Assú.
Transmite um dos articuladores do grupo, o professor Aldo Cardoso (foto), que dentre os itens pautados para debate e encaminhamento constam a criação de alguns núcleos – comunicação, fiscalização, mobilização, etc. – e uma avaliação das atividades desde o primeiro manifesto patrocinado pelo grupo em defesa da revitalização da Lagoa do Piató, dia 1º de abril passado.
Aldo Cardoso frisou que o grupo hoje conta com cerca de 40 participantes e muitas outras pessoas têm expressado o interesse em se engajar à luta em prol da completa recuperação do principal reservatório natural de água do RN.

ASSU:

 
Foto: Assessoria
Presentes nesta quinta-feira (11), à 35ª Reunião Ordinária do Conselho de Turismo do Polo Costa Branca, na cidade de Tibau, o secretário de Eventos, Turismo, Esportes e Juventude, Arnóbio Júnior, e o secretário adjunto de Eventos e Turismo, Manoel Plácido, reafirmaram, em nome da administração do prefeito Gustavo Soares (PR), o compromisso em participar do Polo Costa Branca e em prol do fortalecimento do turismo como vetor de geração de emprego e renda local e regional.
O evento, presidido pelo secretário executivo do Polo Lahyre Neto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo de Mossoró, teve a participação de membros da direção da Empresa de Promoção Turística (EMPROTUR) e do secretário estadual do Turismo, Ruy Gaspar.
A notícia é publicada pela Secretaria de Comunicação e Ouvidoria do Executivo assuense.
“Estamos presentes para reiterar a orientação de Dr. Gustavo no sentido de devolver Assú ao Polo, reparando um equívoco que foi cometido na gestão passada, e habilitando o município a obter recursos públicos de outras esferas”, disse Arnóbio Júnior.
Durante a programação, a coordenação do Conselho de Turismo do Polo confirmou oficialmente a reinserção do Assú no colegiado.
Idêntica medida contemplou também os municípios de Baraúna, Carnaubais e Itajá.
Houve ainda a exclusão do município de Serra do Mel. A volta do Assú ao Polo foi comemorada pelo prefeito Gustavo Soares: “Quero parabenizar o esforço empreendido pela gestão, e em particular pela equipe do Turismo, no sentido de reintegrar o Assú ao Polo e deixar o município apto a buscar investimentos para a atividade turística, que é um grande potencial que temos”.
Postado por Pauta Aberta.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

AÇÃO PARLAMENTAR:

GEORGE SOARES DESTACA ENCAMINHAMENTOS DA AUDIÊNCIA SOBRE A SITUAÇÃO FINANCEIRA DO ESTADO
Após entendimento com o Fórum dos Servidores do Estado, a Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do RN, presidida pelo deputado estadual George Soares (PR), realizou nessa quarta (10), uma audiência pública para debater a situação financeira e fiscal do estado no Centro de estudos e debates da Casa.
Várias entidades se fizeram presentes, entre elas o Sindicato dos Auditores Fiscais, Sindicato dos servidores da Saúde, Associação dos Delegados, representantes da Fecomércio, OAB, procuradoria do estado e o secretário de tributação do RN, André Horta. As discussões duraram mais de três horas e meia e tiveram encaminhamentos relevantes.
“Nessa audiência, debatemos sobre as receitas e as despesas do atual governo do estado, onde formalizamos a constituição de uma comissão de acompanhamento da execução orçamentária do governo estadual, formada por 10 membros: 5 deputados, 3 membros do Fórum de Servidores, 1 membro da OAB e 1 do setor produtivo, com a primeira reunião marcada para a próxima quarta-feira (17). Como o secretário de planejamento foi convidado e não compareceu a audiência, vamos convoca-lo à comissão de finanças para esclarecer alguns pontos relacionados a sua pasta que não foram explicados hoje, devido a sua ausência. Também encaminharemos requerimento da comissão, pedindo todas as informações para acesso ao SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira) do governo do RN, dentro das prerrogativas da nossa comissão de fiscalizar tudo que envolva o financeiro do estado”, destacou o deputado George Soares, que presidiu a audiência.
-- 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 8 de maio de 2017