quarta-feira, 30 de março de 2016

POESIA:

O SOBRADO
 

O Sobrado já abriu
Portas e janelas para
O sagrado e o profano.
Abrigou famílias
Lutas de judô
E artistas de circo.
Pelo assoalho cansado
Caminhou seminaristas.
O Sobrado guardou
Bordados em ponto-cruz
Na espera dos bebês.
Seu corrimão de madeira nobre
Brincou com crianças
Sorriu com o deslizar
Das mãos das moças
Da casa da estudante.
Ah, o antigo Sobrado...
Dos namoros
Das portas
Nos batentes.
Dos banhos de bica de chuva
Dos tamarindos.
O Sobrado antigo
O velho Sobrado
Lembra ainda
Dos seus mortos!
Fantasmas debruçados
Lá no alto nas janelas
Ouvindo músicas dos saraus
Olham para o carnaubal
Com saudades
Da vida de outrora. 


Autor:  J. A. Simonetti.
Pintura: João Maria Cortez Gomes.
*Sobrado da Rua Moisés Soares - Assu. 

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares participa de solenidades na UERN
Nesta terça-feira, 29, a diretoria do Campus Avançado da Universidade Estadual do RN (UERN) em Assu, recebeu oficialmente das mãos do reitor Pedro Fernandes as chaves do microônibus 0km adquirido com recursos de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual George Soares (PR) que também participou do momento de entrega, realizado no auditório da instituição de ensino assuense.

A diretora da UERN em Assu, Professora Marlúcia Barros, agradeceu ao deputado George diante dos presentes na solenidade, reforçando a necessidade desse transporte próprio para oportunizar aos estudantes e professores da Universidade, aulas de campo com mais conforto e mobilidade.

"Nossa sensação é de dever cumprido com mais uma emenda de nossa autoria paga pelo Governo do Estado e que irá beneficiar os estudantes de todos os cursos da UERN em Assu. Com esse micro-ônibus damos mais ferramentas para a pesquisa e a extensão da nossa Universidade Estadual. Seguimos trabalhando para fortalecer a nossa Educação." Disse George Soares.

Na solenidade ainda foram inauguradas as duas residências universitárias da UERN em Assu que também receberam a visita e o apoio do deputado George Soares.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 28 de março de 2016

HOMENAGEM:


EDUCAÇÃO:

Feira de Ciências 2016 tem formação inicial nesta quarta feira

Com o propósito de ofertar aos professores que orientarão projetos na feira de ciências 2016, no âmbito da 11ª DIREC, acontecerá nesta quarta feira, dia 30 de março de 2016, uma formação com uma equipe técnica da UFERSA – Universidade Federal do semi árido potiguar.
A formação ofertará uma reciclagem aos professores sobre o que é métodos de pesquisa, mecanismos de pesquisa, formatação da tempestade de ideias, procedimentos para a construção de projetos etc.

Nesta quarta feira, a formação acontecerá na cidade de Triunfo Potiguar na Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra e terá inicio as 8 horas da manhã se estendendo até o meio dia. Para este encontro estão convocados todos os professores das escolas do estado que lecionam os oitavos e nonos anos do ensino fundamental e todos os professores do ensino médio nas cidades de Paraú, Triunfo Potiguar e Campo Grande.

Igual formação acontecerá na sexta feira, dia 01 de abril de 2016, com inicio as 8 horas e igualmente se estendendo até o meio dia. A formação do dia 01 será destinada aos professores de 8ºs e 9ºs anos além de todos os professores do ensino médio das escolas sediadas nas cidades de Assu, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, São Rafael e nas comunidades rurais de Pataxó e Arapuá.
Fonte:
Francisco José Costa dos Santos

LAGOA VIVA:

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh/RN), Mairton França, e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA), Procópio Lucena, estão entre as participações já confirmadas para o encontro articulado pelo movimento “Lagoa Viva”, programado para a próxima sexta-feira (1º), na comunidade rural de Porto Piató, nas dependências da capela da povoação.
O movimento é apartidário e tem como único e exclusivo objetivo defender a revitalização da Lagoa do Piató, principal reservatório natural de água do RN, a partir da desobstrução do canal que transpõe o manancial do leito do rio Piranhas-Açu para o interior de sua bacia hidráulica, destaca um de seus idealizadores, o professor Aldo Cardoso de Lima.
A estiagem prolongada e o assoreamento do referido canal foram fatores determinantes para que a Lagoa do Piató sacasse completamente, fato que se registrou pela segunda vez ema história recente. O desengarrafamento do canal foi prometido pelo governador Robinson Faria (PSD), em janeiro de 2015, em sua primeira visita ao município do Assú depois de sua posse na chefia do Executivo potiguar.
Postado por Pauta Aberta.