sábado, 29 de dezembro de 2012

REGIStrando

GEORGE SOARES HOJE NO REGISTRANDO coloraldeolhonoassu.blogspot.com 
 o deputado estadual George Soares participará hoje ao vivo do Programa Registrando, comandado pelo jornalista José Regis, na Rádio Princesa do Vale.  Você pode acompanhar o programa a partir do meio dia, através do site www.radioprincesadovale.com.br
O Deputado Estadual George Soares participará neste sábado, logo mais ao meio dia, do Programa REGIStrando - comandado pelo jornalista José Regis na Rádio Princesa do Vale. Você pode acompanhar o programa a partir do meio dia, através do site: www.radioprincesadovale.com.br.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

AFONSO BEZERRA - O INTELECTUAL


Afonso de Ligório Bezerra. Nasceu no dia 09 de junho de 1907 na povoação de Carapebas, em Angicos, hoje município de Afonso Bezerra, uma homenagem ao referido escritor.
Afonso Bezerra fez as primeiras letras em Carapeba e o secundário no Colégio Marista e Ateneu, em Natal. Em 1928, entrou para a faculdade de Direito do Recife, destacando-se como excepcional aluno, havendo cursado até o 2º ano, quando retornou para Natal pelo agravamento do seu estado de saúde. Veio a falecer as 7h30m da manhã do dia 08 de março de 1930, um mês antes de completar 23 anos.
De formação eminentemente católica, Afonso Bezerra destacou-se da geração do seu tempo, pela sai inteligência e precocidade intelectual, publicando crônicas, poesias e principalmente contos na imprensa local e até no Rio de Janeiro.
Participou ainda de várias agremiações literárias e movimentos católicos publicando artigos em quase todos periódicos da capital potiguar. Foi brilhante orador e dramaturgo, deixando algumas peças escritas e publicadas.
Apesar da pouca idade, granjeou admiração dos círculos intelectuais do seu tempo que não valorizava os jovens, mas a maturidade intelectual, mas ainda que a erudição. Foi nesta base que se destacou Afonso Bezerra. Sua formação religiosa o fez erudito e se alguém tiver paciência de ler os jornais dos anos 20, vai encontrar muitas colaborações e textos de Afonso Bezerra.
Escreveu para si regras morais entre elas destacamos as cinco principais: 1) Não proceder com indiscrição e hipocrisia; 2) Não se acovardar ante os poderosos nem ser prepotente; 3) Tratar com moderação os mais humildes; 4) combater os preconceitos e, 5) Se impor pelos seus próprios atos.  
Termina suas regras morais elegendo três máximas: O valor nunca se abate. Ser homem é ser forte e viver é lutar.
Escreveu e publicou poucas poesias, mas seus contos, publicados na imprensa potiguar são de inigualáveis qualidades literárias. É considerado o primeiro contista do Rio Grande do Norte. Afonso Bezerra é o patrono da cadeira de nº 40 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
Infelizmente, esse grande homem da cultural potiguar e que dá nome ao município de Afonso Bezerra morreu aos 22 anos de idade. E previu sua morte numa poesia:

SE EU MORRER MOÇO

Se eu vier a morrer em pleno gozo
Das ilusões que embala a mocidade
Eu não quero que chorem meu trespasse
É bastante a saudade.

Como escritor, deixou contos sertanejos, na linhagem de Afonso Arinos, alguns destes considerados peças antológicas. Sua obra foi enfeixada em livro, sob o título “Ensaios, Contos e Crônicas” (Editora Pongetti, Rio, 1967) graças ao escritor Manoel Rodrigues de Melo.

Fonte: fragmentos de texto de Manoel Onofre Júnior
400 Nomes de Natal – Natal, 2000.


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Nem a seca tira a beleza do Sertão



Neste fim de semana resolvi fazer uma viagem pelo interior do RN com o objetivo de fotografar os males causados pela seca. Sai de Natal as 6 horas da manhã do sábado, na companhia do parceiro Jailson Fernandes, paramos em Santa Cruz, São Bento do Trairi, Parelhas e Caicó e só chegamos de volta a Natal no finalzinho do domingo.


Os registros não foram somente de tristeza, o interior do RN é belo e no meio de toda sua fragilidade por causa da terrível seca, a gente encontra não só o belo, mas a demonstração da força e fé do sertanejo, seja na beleza dos templos religiosos, seja no Santuário de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz ou mesma  na grande feira livre desta Cidade que movimenta economicamente, além de ser um grande atrativo para toda região e que atraem gente de longínquos lugares nos seus antiquados pau-de-arara. O belo está em todos os lugares, seja no verde da algaroba que não se fragiliza com a seca, seja no cantar dos galos de campina nos galhos secos da árvore que hiberna na esperança que a chuva chegue para novamente expor suas folhagem verde e bela.

Para amenizar o calor, seja andando a pé ou numa carroça só o guarda-chuvas ou a sombrinha colorida que até parece que da mais vida ao lugar num cenário onde casas já viraram ruínas  abandonadas por aqueles que foram em busca de vida melhor, muitas vezes na cidade grande.

A vida e a morte está sempre presente e é muito mais evidente nesta época. A vida demonstrada no nascimento do bezerro e a morte nas cruzes que ficam a beira da estrada ou nos restos dos animais mortos pela falta de alimento. Mas a esperança vem dos céus, tanto por sua beleza como pela fé extrema do homem do campo.

Se tem vidas, resta esperanças. Os galhos estão secos mais as árvores não mortas. Não é a seca ferrenha gerada pela falta de chuvas que vai tirar a esperança do sertanejo. Homem forte e sofredor, valente e de fé que enquanto a chuva não vem ele busca as mais sofridas formas para manter o seu gado vivo. Os que moram ao lado das barragens, que também já esvaziam por causa da estiagem, da evaporação e das comportas abertas, sofrem menos, pois ainda existe um reserva de capim e que a medida que a água dos açudes vai baixando ele vai plantando na margem ainda úmida.

A situação provocada pela seca se agrava a cada dia, mas a fé do sertanejo o mantem de pé e mesmo com os indícios que 2013 seja um ano de pouca chuva, ele continua esperançoso e não concebe a ideia de que o inverno não venha, pois a caos já chegou e mais um ano sem chuvas será não só um grande castigo dos céus, mas também uma catástrofe que trará prejuízos incalculáveis e mortais.

Do blog Fotojornalismo Canindé Soares / Fernando Caldas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012


É NATAL!!!


FELICITAÇÕES NATALINAS / AGRADECIMENTOS.

Daniel Silveira, Sidney Pereira, Dr. Gregório Macedo, Ieda Simão, Samuel Fonseca, Dorinha Medeiros, Lígia Borges, Liduína, Antonio Galynha, Auri Ribeiro, Emanuel Colorau, Hermilson, Galego do Táxi, Hamilton Ribeiro, Reci Oliveira, Patrícia e Francisco Euzébio. 
 
A todos e aos demais amigos e conterrâneos um abraço cercado de vida, coragem e esperança. 

Muita Luz em 2013!!!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ALERTA

Dominguinhos recebe um marca-passo temporário

Músico continua internado por causa de uma arritmia cardíaca

O cantor e compositor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, 71 anos, internado desde segunda-feira (17) no Hospital Santa Joana, no Recife, por um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca, recebeu um marca-passo cardíaco temporário.
De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo (23), o músico "devido à intensificação da arritmia, Dominguinhos necessitou da colocação de um marca-passo cardíaco temporário. No momento encontra-se estável, sedado em ventilação mecânica. O quadro pulmonar apresenta melhora discreta e mantém os antimicrobianos".
Fonte: IG - São Paulo

É NATAL!!!



FELICITAÇÕES NATALINAS / AGRADECIMENTOS.

Raimundo Inácio da Silva; Paulo Cesar Toscano - Família Via Dieses e MAN Latim America; Genilson Pinheiro; Geralda Dantas; Weslei Farias e Mazinho. 

A todos e aos meus amigos e conterrâneos um abraço cercado de vida, coragem e esperança. 

Muita Luz em 2013!!!

SAÚDE PÚBLICA


Abatedouro do Assú: a verdade sem dublê

O fechamento do abatedouro público do Assú vem propiciando aos espectadores desta sinistra novela a certeza de que jogar a sujeira para debaixo do tapete, brincar com a inteligencia e memoria do povo, são apenas alguns dos objetivos do núcleo responsável pelas cenas gravadas pelo poder público municipal do Assú. 

Ora, basta-se apenas dar uma pequena olhadinha nas fotos tiradas recentemente da parte externa e interna do Abatedouro do Assú para se chegar a clara e limpida conclusão de que de fato o abatedouro é referencia para outros municipios. Referencia de como não se deve tratar a saúde de seus conterraneos, de como não desrespeitar as mininas regras de higiene sanitária e a natureza.

Pra completar o sinistro da situação e de mostrar seu mais notável cacoete (não assumir seus atos, quando estes são manifestamente nocivos a população), a prefeitura do Assú anda querendo transferir para a direção da FLONA, a culpa pelo fechamento do Abatedouro.

Saannnguede...! nos proteja.

Antes da FLONA intervir na questão, era visivel e constante a presença de urubus a sobrevoarem a area em questão, bem como e principalmente, pousarem para se alimentarem tranquilamente no entorno do Abatedouro.

- Quanto a reforma que insistentemente a prefeitura do Assú afirma que realizou acerca de um ano, aaaff, basta dar uma passadinha pelo local para perceber que a mesma não passou de uma pintura da fachada e a abertura do letreiro em que consta o nome do mentor do abatedouro. No mais, tudo continuou como estava. Inclusive, continuou sem os acessorios de aço inox e outros equipamentos que ali foram colocados na última, melhor (como a pintura é considerada reforma), penultina reforma porque passou este bendito Abatedouro, na administração que antecedeu a atual.

De mais a mais, a FLONA agiu como deve agir uma entidade responsável e ciente do seu papel na sociedade. Já a prefeitura, esta agiu como sempre age: omitindo-se de suas responsabilidades e culpando quem de fato tem preocupação com a construção de uma cidade propositiva.

Cá prá nós, licenças são dadas baseadas em uma realidade estática. No caso em especifico, a licença foi concedida tomando por base uma realidade vivida pelo Abatedouro no inicio de 2009. Portanto, há tempos que a realidade mudou.

Cá prá nós de novo, não é estranho o fato de que tudo isto está acontecendo e nenhuma entidade, associação, sindicato, partido político venha a público protestar contra este fato? Por onde anda todo esse povo? "Antigamente" se dizia que a Academia era a cabeça pensante da sociedade e esta deveria aproximar-se do povo. Então, o que diz a UERN sobre a questão?

Éééé... o silencio é assustador. Aaafff... encontrar pessoas abnegadas, dispostas a trabalhar diariamente de forma voluntária nos diversos orgãos da prefeitura do Assú é fácil. Tem de ruma. Dificil mesmo é encontrar abnegados dispostos a lutar para que os direitos da população sejam cumpridos.


- Fotos: Blog de Olho no Assú 

domingo, 23 de dezembro de 2012

SERVIÇOS


CARTÓRIO DE CARA NOVA
A população assuense ganhou, no final de novembro/2012, um espaço digno para acomodar aqueles que necessitam dos serviços cartoriais do segundo ofício de notas. O Tabelião Margares Barros de Figueiredo e sua esposa, a Tabeliã Substituta, Juíza de Paz (nomeada em 22/06/2010), Adriana Maria Barbosa Barros investiram forte na nova instalação situada à Avenida Senador João Câmara, 381 (antiga Drogaria Assu) – centro – Assu/RN.
O Segundo Ofício de Notas, também conhecido como “Cartório de Margares” conta agora com moderna infraestrutura, tais sejam: sala de atendimento informatizado, climatizado e com som ambiente; sala de casamentos com todo aparato sonoro; gabinete do tabelionato; e, salas dos arquivos ativos e inativos, ambos informatizados, visando melhor conforto e celeridade aos serviços prestados à comunidade.
A fachada do prédio, como não poderia ser diferente, chama a atenção pelo requinte e bom gosto. O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta da família Kariza Barbosa.
Parabéns Margares, Parabéns Adriana, Parabéns Assu por contar com este ofício de primeira procedência - um gesto de reconhecimento de que os usuários dos serviços públicos são, acima de tudo, clientes.  

Vejam algumas fotos:

Recepção
Recepção
Sala de casamentos
Arquivo ativo
Arquivo inativo
Gabinete do tabelionato