sexta-feira, 6 de março de 2015

CULTURA:

O estado do RN coloca seus versos em primeiro plano neste mês de março com a Travessia Poética: Semana Potiguar de Poesia.
O evento será realizado em treze municípios entre os dias 08 e 15, pela Fundação José Augusto em parceria com as Secretarias de Políticas para Mulheres e da Juventude, segundo informação vinda da assessoria de imprensa da Fundação, na capital do estado.
A ideia é reunir as comemorações do Dia Internacional da Mulher (08) e da Poesia (14) com a participação efetiva dos jovens.
Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Janduís, Campo Grande, Parelhas, Lajes Pintadas, São Miguel do Gostoso e Touros estão no mapa da programação que conta com shows, saraus, mesas redondas, oficinas, mostra de cinema, feiras e lançamentos de livros.
Entre os convidados estão os poetas Zé Martins (RN) Lau Siqueira (PB), além de apresentações de Khystal (RN) e Tibério Azul (PE).
Apoiam a iniciativa Sebrae, Prefeitura de Mossoró, Associação Cultural Casa do Cordel, Associação dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba), Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), Movimento Pro-Cultura do RN, Ponto de Cultura TEAR, Associação Ciranduís, Grupo PeduBreu, Cia. Bagana de Teatro, Associação de Poetas de Santa Cruz (Apoesc), organização União do Sobrado, Casarão da Poesia, Secretaria de Cultura da Paraíba, Jovens Escribas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).
Postado por Pauta Aberta.

REMINISCÊNCIAS HISTÓRICAS:

ÍNDIOS DO ASSU ATACAM SÃO GONÇALO E MATAM PADRES E FIÉIS
O MASSACRE:
O primeiro engenho construído no Rio Grande do Norte, o Cunhaú, foi palco de um grande morticínio no dia 16 de julho de 1645. Durante a celebração da missa de domingo, um grupo de algozes formado por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares (Jandúis, do Assu) mataram o padre André de Soveral e outros 69 fiéis.
Três meses depois, no dia 03 de outubro, a Igreja registra mais um morticínio pelas tropas holandesas, dessa vez em Uruaçu. Segundo os relatos históricos, nesse massacre os holandeses usaram de mais crueldade ainda, arrancando as línguas dos fiéis para que não proferissem orações católicas. O celebrante, padre Ambrósio Francisco Ferro, foi torturado e morte. O camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado. 
No massacre de Cunhaú foram assassinados 69 pessoas, das quais apenas duas foram identificadas; em Uruaçu foram mais 79 mortos e identificados apenas 28. É na data do segundo massacre, em 03 de outubro, que a Igreja Católica celebra a memória dos mártires Padre André de Soveral, padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e demais fieis que foram assassinados.
Fonte: Novo Jornal - 06/03/2015.
Desenho Ilustrativo: elsoncassiano.blogspot.com .

quinta-feira, 5 de março de 2015

CULTURA:

Virada Poética marcará Dia Nacional da Poesia em Natal com 24h de programação

As muitas vozes da poesia potiguar e brasileira vão tomar conta das ruas, entrar pela noite e amanhecer pelos quatro cantos de Natal, nos próximos dias 13 e 14 de março. Uma verdadeira “Virada Poética” vai movimentar a cidade em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, com atividades programadas para acontecer durante mais de 24 horas, em vários espaços culturais, praças e estações de ônibus.

Promovida pela Prefeitura de Natal através da Funcarte e Secult Natal, a “Virada Poética” quer relembrar os primeiros anos do tradicional Dia da Poesia em Natal, que teve início em 1978 e nunca mais deixou de ser festejado por aqui. Privilegiando a oralidade da poesia, o evento contará com sarau, debates, recitais, homenagens, bazar as editoras, lançamento de encarte "Virada Poética" e "Folhas Poéticas”, Café no Mercado de Petrópolis, oficinas, exposição, shows musicais, performance e divulgação de Prêmios Literários 2015, tendo a participação de outros parceiros como Sala Natal, Memorial Natal, SPVA – Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - e Jovens Escribas.
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA, 13 DE MARÇO
● 0h - Publicação do encarte “Virada Poética” pelo jornal Tribuna do Norte em parceria com a Fundação Capitania das Artes/Secult Natal
(Seleção: Alexandre Alves | Edição: Cinthia Lopes)

● 08h às 11h – “Estações de Poesia”
Locais:
Estações de Transferência do Bairro Latino (zona Sul) e de Igapó (zona Norte) 
Cruzamento do Grande Ponto (Cidade Alta, av Rio Branco)
Intervenções poéticas com participação da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins – SPVA
(Curadoria: Sala Natal e SPVA)
● 08h – “Poesia na passagem”
Instalação artística com poemas impressos em postes de iluminação no Centro Histórico/Cidade Alta
(Criação: Venâncio Pinheiro/Funcarte)
● 10h – Lançamento dos Prêmios Literários 2015 e solenidade de premiação dos vencedores de 2014
Publicação de Edital no Diário Oficial e lançamento dos Concursos Literários Othoniel Menezes (Poesia), Câmara Cascudo (Folclore) e Moacy Cirne (Ficção) 2015.
Entrega dos premiados no Othoniel Menezes 2014
Local: Salão da Galeria Newton Navarro - Funcarte
●14h30 - Exposição dos escritos de Ana Maria Cascudo, “Neblina na Vidraça: relembrando Palmyra Wanderley”

● 15h – Abertura para visitação da ‘I Mostra dos Poetas que cantam Natal’
Memorial Natal – Parque da Cidade
Exposição em formato painel, com seleção de poemas de 15 poetas do Rio Grande do Norte. Haverá no local uma instalação para observar a cidade sob outro prisma. Os visitantes poderão se expressar poeticamente através do mural livre.

AÇÃO PARLAMENTAR:

Secretário de Saúde recebe deputado George Soares e Dr. Núbio Medeiros em Natal‏  
Nesta quinta (04), o deputado estadual George Soares (PR) esteve em audiência com o secretário de saúde do Estado, dr. José Ricardo Lagreca e com o médico-diretor da Policlínica assuense, Dr. Núbio Medeiros, no prédio que abriga a secretaria de saúde do Estado, na capital.

Ao secretário Lagreca, o deputado entregou cópias das emendas inseridas no Orçamento do Estado deste ano, somadas no valor de 320 mil reais que se referem a 4 ambulâncias para as cidades de Carnaubais, São Rafael, Porto do Mangue e Itajá, no valor de 70 mil cada e 40 mil reais destinados para a Apae do Assú que atende cerca de 250 pessoas com necessidades especiais na região.

Dr. Núbio, que acompanhou a reunião a convite do deputado George, sugeriu que a Policlínica do Assú fosse 'transformada' em Hospital da Mulher, atendendo aos nascimentos de crianças na região do Vale do Açu, Central e Salineira.

O secretário apresentou um plano de ação que será implantado na Saúde do Estado que conta com parcerias dos hospitais particulares e parabenizou o deputado George Soares pela atenção que tem dado à saúde do Estado e de seus cidadãos.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

quarta-feira, 4 de março de 2015

SÃO JOÃO BATISTA:

Já se aproxima de mil o número de fiéis católicos de Assú que aderiram à campanha, sugerida pela paróquia de São João Batista, em prol da conclusão dos serviços de reforma e restauração do templo do padroeiro, no centro da cidade.
O dado é transmitido pelo administrador paroquial e vigário-geral da Diocese, em Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo.
O sacerdote confessou que, quando a ideia foi pensada, imaginou que a mobilização pudesse atrair cerca de 500 pessoas.
A intenção é garantir que, ao longo de 10 meses, cada participante possa contribuir mensalmente com a importância de R$ 10,00.
O pároco declarou que, para garantir o prosseguimento dos trabalhos, foi feito um empréstimo junto à paróquia de São José e à Cúria Diocesana.
Sua previsão é de que por todo o decorrer da primeira quinzena de março as obras estejam definitivamente concluídas.
Transcrito do Blog Pauta Aberta.

AÇÃO PARLAMENTAR:

DEPUTADO GEORGE SOARES PARTICIPA DE REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO RN

IMG_1079

Nesta quarta, 04, o deputado estadual George Soares (PR) esteve reunido com o secretário de educação do Estado, Francisco das Chagas, com as diretoras das Escolas Estaduais do município de Carnaubais, Adalgisa Emídia da Costa e Alcides Vanderlei, acompanhadas da vereadora Nenê de Nilson (PR) e do ex-professor Dinarte Diniz na Governadoria do RN, em Natal.
Na reunião, o novo secretário foi informado da situação crítica das duas escolas do município que precisam de reparo e de manutenção nas suas instalações. No caso da Escola Adalgisa, dirigida pela Prof. Maria das Dores, existe uma emenda de autoria do deputado George Soares para realizar a cobertura da quadra, algo que não existe na cidade. As professoras também indagaram sobre a contratação de novos funcionários para o quadro atual que se encontra com lacunas para atender os mais de 600 alunos na cidade.
O secretário Francisco das Chagas foi atencioso aos pleitos trazidos da cidade de Carnaubais pelo deputado George e pelas professoras, afirmando que vai fazer o possível para acelerar os pedidos. O deputado George ainda requereu ao Secretário Francisco, a reforma da Escola José Correia em Assú, demonstrando sua preocupação com a área da educação no RN.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares 

terça-feira, 3 de março de 2015

GEORGE SOARES:

Projeto visa tornar mais dinâmico mandato participativo do parlamentar‏
 
Em sua participação mensal sábado (28) no programa Registrando, na Rádio Princesa do Vale, o deputado estadual George Soares (PR) adiantou que o slogan que foi por ele adotado na atividade parlamentar – Mandato Participativo – ganhará nova dimensão a partir de um projeto que está sendo ultimado por sua assessoria e que começará a ser posto em prática a partir do mês de abril.
 
O projeto consiste na filmagem e gravação da agenda que o deputado cumprirá nos municípios nos quais possui atuação política, abrindo espaço à intervenção de qualquer cidadão para fazer-lhe indagações, críticas, sugestões e reivindicações.
O material será posteriormente publicado nas redes sociais e, segundo George Soares, tem por finalidade principal mostrar de maneira irrestrita como é o cotidiano de seu exercício parlamentar.

“Nossas visitas aos municípios serão acompanhadas por uma equipe que filmará todos os detalhes e gravará com lideranças e pessoas da coletividade em geral, que poderão fazer qualquer tipo de pergunta, sem qualquer restrição, com o intuito de reafirmar o caráter verdadeiramente participativo do nosso mandato na Assembleia Legislativa do RN”, explicou o deputado durante sua entrevista.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

POESIA:

Quando um raio faísca o céu nublado
Uma nuvem se rasga e chora inverno
A caatinga já seca, muda o terno,
E o sertão fica logo esverdeado.
A babugem brotando para o gado,
Um regato jorrando água fria...
Cada pingo que cai é sinfonia
No barulho que jorra da goteira
Quando a chuva desliza na biqueira
Vejo um pote sangrando poesia

Autor: Poeta Hélio Crisanto.

segunda-feira, 2 de março de 2015

CONSTRUÇÃO CIVIL:

Foto: João Gilberto/Assecom ALRN
Projeto de Lei de autoria do deputado George Soares (PR) apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN assegura reserva mínima percentual de 5% das vagas de trabalho na área da construção civil para as mulheres, em editais de licitação e contratos diretos para obras públicas.
“Atualmente, a mulher brasileira ocupa grande parcela do mercado de trabalho, sendo muitas vezes a provedora da família. Por conta disso é necessário que se aumentem as oportunidades de empregos onde as pessoas do sexo feminino possam atuar. Daí a necessidade de se reservar vagas para mulheres, aumentando a possibilidade de ocupação das mesmas, principalmente em áreas onde o emprego feminino é meramente residual”, argumenta o deputado, segundo texto da assessoria de comunicação da ALRN.
George Soares justificou ainda que a construção civil ainda se configura como tabu, já que são poucas as mulheres empregadas na área que não fazem parte da equipe de limpeza ou administrativa.
Por isso, o projeto prevê que o percentual exigido deva contemplar os cargos operacionais, evitando assim a alocação das mulheres para outras funções.
O paragrafo único do artigo 1º do projeto do deputado George Soares diz que “não se entendem como empregos na área de construção civil, para feitos desta lei, os cargos na área de limpeza, faxina e afins, bem como as vagas na área administrativa. Entendem-se sim, como empregos na área de construção civil, para efeitos desta lei, os cargos na área operacional”.
Postado por Pauta Aberta.

domingo, 1 de março de 2015

REGISTROS HISTÓRICOS:

PREFEITOS E VICE-PREFEITOS DO ASSÚ
 
De 1929 a 1930 - Senhor Pedro Soares de Araújo Amorim – Considerado como primeiro prefeito constitucional do Assu. Antes o município era administrado por Intendentes.
De 1930 a 1935 - Senhor Ezequiel Epaminondas da Fonsêca Filho.
De 1936 a 1948 - Senhor Manoel Pessoa Montenegro, tendo nessa gestão, nos anos de 1937 a 1938, assumido, por quase 01 ano, o Senhor Joaquim das Virgens Neto.
De 1948 a 1953 - Senhor Edgard Borges Montenegro - Vice o Presidente da Câmara o Senhor Minervino Wanderley.
De 1953 a 1957 - Senhor Francisco Augusto Caldas de Amorim - Vice-prefeito o Senhor Francisco Martins Fernandes.
De 1958 a 1963 - Senhor Arcelino Costa Leitão - Vice-prefeito o Senhor Pedro Borges de Andrade.
De 1963 a 1968 – Senhora Maria Olímpia Neves de oliveira – Vice-prefeito o Senhor Sebastião Pinheiro de Oliveira.
De 1968 a 1972 - Senhor João Batista Lacerda Montenegro - vice-prefeito o Senhor Sebastião Alves Martins.
De 1973 a 1977 - Senhor Walter de Sá Leitão - Vice-prefeito o Senhor José André de Souza.
De 1977 a 1983 – Senhor Sebastião Alves Martins - Vice prefeito o Senhor Agnaldo Gurgel de Freitas.
De 1983 a 1988 - Senhor Ronaldo da Fonsêca Soares - Vice-prefeito o Senhor José Wilson de Souza.
De 1989 a 1992 - Senhor José Maria de Macêdo Medeiros - Vice-prefeito o Senhor Dinarte Vieira Diniz.
De 1993 a 1996 - Senhor Lourinaldo Francimari da Fonsêca - Vice-prefeito o Senhor Junot Araújo dos Santos.
De 1997 a 2000 - Senhor José Maria de Macêdo Medeiros – vice-prefeito o Senhor Núcio Pinto de Medeiros Júnior.
De 2001 a 2004 - Senhor Ronaldo da Fonsêca Soares - Vice-prefeito o Senhor José Antônio de Abreu.
De 2005 a 2008 - Senhor Ronaldo da Fonseca Soares - Vice-prefeito o Senhor José Antônio de Abreu.
De 2009 a 2012 – Senhor Ivan Lopes Júnior – Vice-prefeito o Senhor Alberto Luis de Lima Trigueiro.
De 1º de janeiro de 2013 até os dias atuais: Senhor Ivan Lopes Júnior - Vice-prefeito o Senhor Eurimar Nóbrega Leite. 
Fonte: "Assu - Marcas que se foram" - livro inédito de Ivan Pinheiro.

CONTO:

 A ROSA VERMELHA

Maria Júlia trazia uma rosa vermelha na mão. Ela estava murcha e pendida, como se não suportasse o calor escaldante do meio dia.
Ao passar pela esquina, resolveu jogá-la no depósito de lixo. Atirou-a ao monturo e olhou bem o lugar onde a deixou. E continuou o seu caminho. Como verdadeira amante da natureza, pôs-se a pensar: "Que disparate! A rainha das flores, a terminar o seu ciclo de flor no mais imundo dos túmulos: o lixo! Não condizia o seu destino de rosa com o ultraje de uma decomposição entre monturos"
Maria Júlia voltou à esquina. Sentiu-se responsável pela flor e a retirou do depósito. 
A rosa já não tinha mais o seu perfume. Certamente, sentiu-se ultrajada. Ao ser tocada pelas mãos carinhosas de Maria, como um protesto mudo, desfolhou-se toda e cobriu os seus pés com suas pétalas murchas. e Maria também desfolhou lágrimas sobre as pétalas.
E foi este o fim de uma rosa vermelha.

Livro: Todas as Marias / Maria Eugênia Maceira Montenegro - FJA - 1996.

REMINISCÊNCIAS:

Fotografia cedida a Edmilson Lins Caldas por Boanerges Wanderley.
A casa da direita de esquina era de Mário Amorim, fora demolida para dá lugar a agência do Banco do Brasil, no inicio da década de cinquenta. o prédio de duas portas também de esquina era o escritório e armazém de compra e venda de algodão do comerciante e pecuarista Fernando Tavares - Vem-Vem, seguido do casarão (sobrado) onde era explorado um hotel e bar denominado Bar do Juazeiro, o comércio de dona Santa )mãe de Astério Tinoco, Padaria de Etelvino Caldas que depois veio a ser dos irmãos Afonso e Solon Wanderley e o Mercado Público.Clique na imagem para visualizar melhor.
Postado po Fernando Caldas.

GEORGE SOARES:

Em sua participação neste sábado (28) dentro do programaRegistrando, na Rádio Princesa do Vale, dentre os diversos assuntos que abordou e lhe foram questionados, o deputado estadual George Soares (PR) deu, em primeira mão, algumas informações importantes e que dizem respeito a ações que são conduzidas por seu mandato na Assembleia Legislativa do RN.
O parlamentar confirmou que está agendada audiência na próxima quarta-feira (04), na capital do estado, com o secretário estadual de Saúde, médico Ricardo Lagreca, oportunidade em que pretende discutir pormenorizadamente questões ligadas ao setor em Assú e toda a região, inclusive, o quadro precário enfrentado no âmbito do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, principal Unidade de referência em saúde pública do estado no Vale do Açu.
George Soares pretende inserir no debate com o auxiliar do governo a questão da Policlínica do Assú, que oferecia 95% de atendimentos obstétricos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), antes de seu descredenciamento no ano passado, em decorrência do congelamento da tabela de procedimentos do governo federal.
O deputado procurará saber se existe alguma possibilidade de se encontrar uma solução legal para permitir que o atendimento público possa voltar a ser ofertado à população da região e circunvizinhança pela Policlínica que, hoje, oferece apenas serviços particulares.
O representante do Vale do Açu na ALRN também revelou o diálogo que manteve com a deputada federal Zenaide Maia (PR) e o ex-deputado e presidente do diretório estadual do PR, João Maia, acerca do projeto da Estrada da Castanha, do qual foi autor no parlamento potiguar.
George Soares disse que avançou a ideia de que o projeto de federalização desta futura rodovia – que ligará o Vale do Açu à região da Costa Branca – seja apresentado ao plenário da Câmara Federal por Zenaide e, em seguida, a deputada, ele e João Maia, farão gestões no âmbito do Ministério dos Transportes, para procurar viabilizar a proposta de absorção do empreendimento pela União, o que, na visão do deputado, dará a condição necessária para a concretização do investimento.
Postado por Pauta Aberta.

CULTURA:

Sócios fundadores da Academia Assuense de Letras dão prosseguimento ao processo de constituição da entidade.
Os sócios fundadores da Academia Assuense de Letras (AAL), associação civil, de direito privado sem fins econômicos, tendo por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo, da literatura, da história e da atividade cultural em seus múltiplos aspectos estiveram reunidos nesta sexta-feira, 27, dando prosseguimento ao processo de constituição da referida entidade. 

Na oportunidade, foi realizado um momento literário em que os acadêmicos Antonio Alderi Dantas (Cadeira nº 1 – Patrono: Palmério Augusto Soares de Amorim Filho); Auricéia Antunes de Lima (Cadeira nº 2 – Patrono: Celso Dantas da Silveira); Francisco de Assis Medeiros (Cadeira nº 3 – Patrono: Francisco Augusto Caldas de Amorim – Chisquito); Francisco José Costa dos Santos (Cadeira nº 4 – Patrono: Francisco Agripino de Alcaniz – Chico Traíra); Ivan Pinheiro Bezerra (Cadeira nº 5 – Patrono: Renato Caldas); Fernando Antônio Caldas (Cadeira nº 6 – Patrono: João Lins Caldas); e Fernando Antônio de Sá Leitão Morais (Cadeira nº 7 – Patrono: Silvia Filgueira de Sá Leitão) apresentaram breves referências dos seus patronos e ainda produções literárias de autoria do patrono ou de autoautoria. 

A primeira diretoria da Academia Assuense de Letras (AAL), constituída por sete membros eleitos por aclamação dentre os sócios fundadores para um mandato de dois anos e que tem como Presidente: Ivan Pinheiro Bezerra; Vice-presidente: Auricéia Antunes de Lima; 1º secretário: Francisco José Costa dos Santos; 2º Secretário: Fernando Antônio Caldas; 1º tesoureiro: Fernando Antônio de Sá Leitão Morais; 2º Tesoureiro: Francisco de Assis Medeiros e Secretário de Comunicação: Antonio Alderi Dantas, além de caminhar para preencher os requisitos burocráticos e legais de constituição da entidade já pensa em ações e projetos visando o resgate e a valorização das nossas raízes e identidades culturais de forma que possa engrandecer a auto-estima da cultura assuense.

Cumprindo o calendário pré-estabelecido de reuniões mensais, o próximo encontro está marcado para o dia 27 de março, momento em que deverá ser colocado em votação o estatuto que institucionalizará a Academia Assuense de Letras (AAL).


Academia Assuense de Letras - AAL
Alderi Dantas – Secretário de Comunicação