sábado, 17 de janeiro de 2015

FIQUE POR DENTRO:

AO GOSTO DOS CACHACIES
 O Rio Grande do Norte pode ser considerado um dos menores produtores de cachaça do País, mas também um dos que detêm melhor qualidade da fabricação de seus produtos.

A qualidade da cachaça potiguar não agrada apenas aos de casa. Fomos buscar a opinião de quem estuda o assunto e tem em casa o exemplo das melhores cachaças. Para o cachacista Jairo Martins da Silva, a qualidade da cachaça do Rio Grande do Norte deve-se aos investimentos no processo produtivo, o que lhe permite uma complexidade sensorial. Pernambuco, mas radicado em São Paulo, desde 1995, dedica-se ao estudo de vinhos e bebidas espirituosas, principalmente a cachaça, sobre a qual escreve artigos, profere palestras e conferências, ministra cursos e conduz degustações.

De acordo com o paulista da região Pirassununga, Maurício Maia, chefe de cozinha e cachacier, um dos sommeliers da cachaça mais renomados do país, o Rio Grande do Norte faz hoje algumas cachaças que podem – e devem – figurar no ranking das melhores. Usando como exemplo a cachaça potiguar, ele explica que a boa cachaça é suave, saborosa, não agride o organismo e não dá mal-estar ou ressaca. Maurício classifica a cachaça Extrema como uma das mais sofisticada do mercado.

O poeta Caio Cesar Muniz, cachaceiro e cachaçólogo, compartilha dessa ideia. Ele esclarece que muito do preconceito da cachaça está no desconhecimento. Para Caio, a produção de cachaça potiguar deu um salto significativo na última década. “Me lembro que a primeira cachaça que tive acesso foi a Malhada Vermelha (extinta), depois a Papary”, recorda.

O colecionador José Calixto da Silva lembra de marcas como Olho D’água, de Parnamirim, que deixou de ser produzida, e a Tonel Velho, feita artesanalmente no município de Coronel João Pessoa.

Segundo o historiador Geraldo maia, desde o início da colonização o RN produz cachaça, mas sempre um produto de qualidade inferior. “Hoje, praticamente toda a nossa cachaça é tipo exportação”, enaltece, lembrando que a Revista Playboy classificou a Samanaú como a terceira melhor do Brasil. Considerando todas as cachaças, com ou sem marca, ele diz que o Estado possui mais de 20 qualidades.
Fonte: Revista Contexto - nº 05 - Ano I - Abril 2012 - Páginas: 27/30 - Mossoró/RN - Yes, we have cana! - José de paiva Rebouças.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

ASSU:

A convite da Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Têxteis, Couros e Artefatos… Renato de Melo Medeiros está nessa semana em São Paulo participando do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais. Show Room de contatos, Feira e Fórum de Inovações do Setor de Vestuário, Calçados e Assessórios Nacionais.

Colaborador no Projeto +Estampa, que tem por objetivo o desenvolvimento e a criação de estampas inovadoras, com DNA 100% nacional, propondo a incorporação da originalidade como forma de reduzir a cultura da cópia e aumentar a compra de estampas genuinamente brasileiras por empresas do setor de calçados e confecções.

A inovação é o eixo central do projeto, estabelecendo uma cooperação direta com o setor de Moda e fomentando a valorização da identidade Cultural como um excelente Commodity para o sucesso do comércio Internacional.
Transcrito do blog de Ana Valquiria

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

Deputado George Soares assina ato de convênio de 120 mil reais para Serra do Mel‏

A Assembleia Legislativa do RN está em recesso das atividades e sessões ordinárias, mas o trabalho não pára no gabinete do deputado estadual George Soares (PR).

Nesta quarta, 15, ele recebeu o prefeito Fábio Bezerra (PMDB) e o vereador Moabe Soares (PR) oportunidade em que entregou ofício e relação de documentos necessários para formalização de convênio com o Governo do Estado, fruto de uma Emenda Parlamentar indicada pelo deputado George destinando no Orçamento deste ano, o valor de 120 mil reais, para a construção de duas praças na Vila Pernambuco e outra na Vila Minas Gerais, no município de Serra do Mel na região do Vale do Açu potiguar.

"Nosso trabalho está sendo feito de maneira planejada, por isso aproveitamos o recesso da AL para reforçar nossos elos e concretizar nossos compromissos. Estamos pensando todo o estado para melhorar nossas cidades e suas necessidades." Disse o deputado George Soares.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

LUTO POTIGUAR:


Faleceu na tarde desta quinta-feira (15), vítima de insuficiência respiratória, na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, a imortal Anna Maria Cascudo.

Anna Maria Cascudo Barreto era filha de Luís da Câmara Cascudo e Dahlia Freire Cascudo. Nasceu em 13 de outubro de 1936. Jornalista, Escritora e Procuradora de Justiça, foi a primeira mulher a atuar no Júri na capital do Rio Grande do Norte. 

Escrevia, desde os treze anos para a coluna feminina do Jornal “A República”. Foi uma das fundadoras da Academia Feminina de Letras (2000), ocupava também – desde abril de 2005 – a cadeira de número 13, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Era doutora em Leis pela Sociedade Brasileira de Criminologia (Rio de Janeiro).

Anna Maria deixa três filhos e três netos, era viúva do engenheiro Camilo Barreto.

PÁGINA ASSUENSE:

LAGOA DO PIATÓ!
Ao amanhecer da aurora ti via resplandecer, 
Banhada pelo Rio Açu de um vento frio à me aquecer. 
O canto dos passarinhos eu ouvi, era lindo o sabiá,
Como podes tu lagoa, na secura te afogar? 

Eis a seca braba, câncer lento a te matar, 
Toda é a nossa culpa queira nós crime pagar. 
Ao sujar te poluímos, sem medida e cumprimento
E da chuva privação esse é o merecimento. 

Quem eras tu e quem tu és minha lagoa? 
Do verde e de ramados, carnaubais te assinalava. 
Tu que alimentastes tantos quantos pescadores. 
E hoje deixa a mendigar a quem padecem em suas dores.

Mais do céu fazei chover, Jesus Cristo e São João. 
Ver a dor deste teu povo, que não tem água e nem pão,
Pois o que era o seu sustento se tornou foi um tormento, 
Só brasa, poeira e carvão.

AUTOR: Tállison F. da Silva

MOMENTO HISTÓRICO:

Na tarde desta quinta-feira, 15, o deputado estadual George Soares (PR) foi diplomado pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Junior, na sede do órgão, situada em Natal.

George não participou da diplomação geral de todos os candidatos eleitos do TRE, realizada no Centro de Convenções no dia 18 de dezembro, em virtude do falecimento do seu avô e ex-deputado Edgard Montenegro. Também tomou posse na ocasião, o Deputado Agnelo Alves.

Em seu breve discurso já diplomado, o deputado George Soares agradeceu a Deus e dedicou aquele momento ao povo do RN que lhe deu mais de 38 mil votos e em especial a sua cidade Assú onde obteve mais de 15 mil votos. Dedicou de forma especial o diploma ao avô, Edgard Montenegro, que tanto o incentivou a seguir a carreira pública e serviu de modelo, devido a sua conduta exemplar como político no RN.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

RESULTADO DO ENEM:

POTIGUARES ESTÃO ENTRE OS MELHORES

not1
Eligézia Justina, filha de professora da rede pública, 
comemora com colegas de classe e professores pontuação máxima na redação
Curiosa e “viciada” em saber sempre mais. É desta forma que se mostra a estudante Eligézia Justina de Almeida Castro. Aos 18 anos, a aluna do Colégio Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha, é uma dos 250 candidatos que atingiram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – dos 6.193.565  que realizaram as provas em todo o país. Além dela, outros dois estudantes do Rio Grande do Norte, da rede  privada de ensino em Natal, alcançaram também os 1.000 pontos na redação.
Filha única de professora da rede pública e moradora de Canguaretama, cidade distante 70 quilômetros de Natal, ela conta que sempre se espelhou na mãe que “estimulava e se sacrificava para dar a melhor educação” e desde pequena gostava de “brincar” de aprender. Além da jornada na escola, boa parte do tempo livre é dedicado a livros e cadernos.
“Eu sempre tive uma sede inesgotável de saber  mais. Já cheguei a fazer terapia para saber organizar melhor o meu tempo, porque eu só queria estudar. Mas não sou Nerd ou outro rótulo pesado do tipo, sou somente esforçada”, se define com um riso humilde.
O histórico escolar é testemunha. Desde o ensino infantil está entre os primeiros da sala. No 1º ano do ensino médio, quando “estreou”  o teste do Enem, conseguiu a nota mais alta entre os alunos de todo o ensino médio do Colégio em que estuda. Em 2013, fez 700 na redação. “Mas não esperava a nota máxima agora”, revela.
O desejo de entrar para uma Universidade Pública sempre esteve entre os sonhos dela, mas nunca tão próximo como agora.  Resta decidir o curso a seguir. Com a pontuação na redação e média geral de 682,25, a opção para Psicologia disputa a preferência com o curso de Nutrição.
O novo sistema de seleção adotado para acesso às Universidades brasileiras, o Sisu, permite a escolha de cursos e instituições a partir da nota obtida no Enem. Certo mesmo está a escolha pela UFRN. Diferente de outros estudantes do interior que buscam estudar em Natal ou outros estados, Eligézia diz não ter vontade de mudar o endereço. “Não tive vontade de fazer o ensino médio fora, também não quero uma faculdade longe. Podemos fazer algo bem feito onde estamos”, afirma.
Sobre “Publicidade Infantil”, tema da redação do Enem 2014, ela conta que o assunto chegou a ser tratado em sala de aula, mas de forma mais fragmentada, e por estar no cotidiano, além de  jornais, televisão e revistas não sentiu dificuldade. E  sentencia: mais importante que conhecer o tema, é ter o domínio da estrutura de redação.“Saber como se faz uma redação, estruturalmente falando, faz com que qualquer tema seja melhor apresentado e aumenta a capacidade de argumentação”, analisa.
Para o exame, além de aulas de segunda a sábado na escola da cidade vizinha a que mora, pelo menos quatro horas diárias eram dedicadas a revisão e novas leituras. Muitos assuntos eram vistos antes mesmo de ser abordados em sala de aula. “Essa antecipação acho que me ajuda a assimilar melhor”, disse.
not2
Com nota 1.000, Ana Luíza volta a concorrer em 2015
Estudantes que se inscrevem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem estar cursando o último ano do Ensino Médio esperam adquirir experiência, mas   o “teste” pode trazer boas surpresas. Como a estudante Ana Luiza Pinto, que cursa o 2º ano do ensino médio no CEI, da Romualdo Galvão, que também atingiu a nota 1.000 na redação deste ano do Enem.
Aos 17 anos, Ana Luiza disse que sempre se dedicou às aulas de redação, mas não é uma leitora habitual. “Eu procuro sempre acompanhar as aulas e tenho me preparado bem, mas não tenho muito o hábito de ler. Vejo mais o que meus pais leem, acompanho noticiário quando posso. Eu pratico muito a redação na escola”, disse.
Apesar da nota máxima na redação, a estudante não vai buscar meios para ingressar em uma universidade este ano. Ana Luiza decidiu dedicar mais um ano para estar preparada para o Enem 2015, quando pretende concorrer a uma vaga no curso de Medicina.
Mesmo com a dedicação nos estudos, o resultado surpreendeu. “Todo mundo ficou muito feliz, até porque ninguém esperava, né? O pessoal da escola já me ligou também para parabenizar. Estou muito feliz”, disse Ana Luiza. A estudante irá intensificar os estudos com um curso isolado de Matemática para obter melhores resultados na área que reconhece menor domínio.
not3
André Diniz tem boa nota geral e busca vaga em Elétrica
O natalense André Diniz, de 17 anos, estudante do Colégio Marista de Natal, também está entre os 250 candidatos que tirou nota máxima na redação do Enem.  Sempre entre os primeiros alunos da sala, André conseguiu nota geral de 801 no Exame 2014. Apesar de ser uma nota considerada alta, ele disse que nunca teve vontade de ingressar nos cursos mais ‘badalados’, como Direito e Medicina. O estudante, que pretende cursar Engenharia Elétrica na UFRN, admite: “nunca tive o costume de escrever”.
O tema da publicidade infantil, que foi muito criticado por alguns dos candidatos que fizeram o Enem, agradou o aluno. “De fato, ocorreram muitos eventos como eventos relacionados à democracia, Copa do Mundo, ditadura… Esse tema (publicidade infantil) pode ter sido surpreendente, mas a meu ver não era um assunto tão difícil”, avaliou.
A preparação contou ainda com um curso isolado de Redação no pré-vestibular devido à importância que a nota tem no Enem. “Eu sempre li muito, mas nem gostava tanto de escrever, nunca tive costume de escrever”, disse. A preferência em leitura por artigos de opinião, notícias e, de vez em quando, poesias ajudou na construção do poder de argumentação.
Para ele, a formação do estudante e ensino de conteúdo nas escolas é importante, mas a formação humana é algo que faz a diferença e deve ser levado em consideração. “O curso isolado ajudou bastante, é claro. Mas como passei minha vida inteira dentro do Marista, eu fui construído como pessoa lá e devo muito à minha escola pelo que sou hoje”, disse.
Fonte: Tribuna do Norte/Sara Vasconcelos e Júlio Pinheiro/
Postado por Registrando.

NOTA DE PESAR:

DEPUTADO GEORGE SOARES APRESENTA VOTOS DE PESAR NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PELO FALECIMENTO DE CONTERRÂNEOS‏
 
O Deputado George Soares (PR) protocolou Moções de Pesar na AL-RN aos familiares do senhor JOÃO PEREIRA DA SILVA da comunidade de Pataxó, falecido na quarta-feira, dia 14, e do amigo GILMAR ALVES DE LIMA – “Gilmar da Cohab” – como era mais conhecido, falecido neste dia 15 de janeiro.

Em virtude da solenidade de sua diplomação na tarde desta quinta-feira (15), na sede do Tribunal Regional Eleitoral na capital do RN, o deputado George Soares consternado com as perdas destes amigos e correligionários, se fará representar nos sepultamentos pelo seu pai Ronaldo da Fonseca Soares que, mesmo já estando em Natal para assistir a diplomação, retornou ao Vale do Açú para participar deste momento de profunda comoção e abraçar os familiares destes amigos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

FIQUE POR DENTRO:

PADRE CANINDÉ - PASTOR INCANSÁVEL
Não é a toa que chamamos o padre Francisco Canindé dos Santos de pastor incansável. Sabemos que a caminhada de um sacerdote não se mede em números, mas em ações de fé e caridade. O acesso aos livros e documentos da Paróquia de Assu dos anos de 1966 a 2011, revelou-nos números impressionantes que precisam ser socializados. Durante todos esses anos de vida sacerdotal, ministrou muitos sacramentos, principalmente, batismos e casamentos. 

Foram 49.261 batizados. Se tinha uma coisa que o incomodava nos batizados, eram os nomes demasiado esdrúxulos de crianças que os pais colocavam só para parecer com nomes norte americanos. A maioria dos pais não sabia nem se quer pronunciar tais nomes. 

Além disso, celebrou 3.507 casamentos. Dos muitos casamentos que ministrou, sempre foi contra essa história de que noiva deve atrasar. "Se chegasse atrasada, ai pronto!... Nunca admiti atrasos". Ser pontual para ele era sinônimo de respeito. E continua: "uma vez me paramentei, subi ao altar às 16 h. e fiquei esperando a noiva. Ela atrasou cerca de meia hora. Desci do altar, fui para a sacristia e não mais ministrei o casamento. O noivo chegou me gritando e eu disse: pode me matar mais eu não celebro, se você quiser esperar, aguarde o final da Missa (que estava prevista para as 17h30min), que depois eu celebro". No final das contas, o tal casamento foi celebrado dentro da Missa que estava marcada.

Não há registros de que Padre Canindé tenha se atrasado em seus compromissos e celebrações. Ao contrário, sempre foi muito responsável para com suas atividades. Esse foi um valor que trouxe consigo desde sua infância. A pontualidade foi marca registrada do Padre Canindé.
Fonte: Padre Francisco Canindé dos Santos: Pastor Incansável do Vale do Assu - Tállison Ferreira da Silva.
Foto: Blog de Alderi Dantas.

GOVERNO DO ESTADO:

A edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial do Estado trouxe o ato que formaliza a nomeação da ex-secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, da prefeitura municipal do Assú, Maira Leiliane Oliveira Almeida (foto), num posto de segundo escalão da gestão Robinson Faria (PSD).
Assinado pelo governador e pela esposa deste, a secretária estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), Julianne Dantas Bezerra de Faria, o ato oficializa a nomeação de Maira Leiliane no posto de secretária adjunta da referida pasta.
Transcrito do Pauta Aberta.

FESTIVAL DE ROCK:

LANÇAMENTO:

LÍVIO OLIVEIRA E A POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA*

É lugar-comum dizer que a poesia produzida atualmente no Brasil é bastante diversificada, possuindo inúmeras características e tendências. A arte poética, como qualquer outra arte, reflete a pluralidade do seu fazer, naturalmente, com instantes de maior ou menor sensibilidade, e encanto artístico. 
Poderíamos afirmar que o gênero poético, atualmente, é um fenômeno multifacetado, dada a imensa variedade e a pluralidade de poetas e as maneiras de expressarem sua arte. Isso também acontece no Rio Grande do Norte. Dessa forma, nós leitores, temos que estar abertos às inovações e formas diversas. Enxergar uma nova maneira de se olhar a clássica vertente literária, que hoje, se distancia muito daquela poesia romântica tradicional, que ficou popularmente conhecida.
Com pouco mais de cento e cinquenta anos de história, a literatura potiguar nunca esteve tão sintonizada com o que acontece em outros lugares do Brasil e do mundo, como na atualidade. São inúmeras as obras, de vertentes variadas que provam essa sintonia literária. Se a nossa literatura ainda é tímida, na distribuição e nos espaços das mídias (jornais, tevês), sob outros aspectos, ela mantém uma das nossas principais qualidades, a tradição literária.
A poesia potiguar contemporânea recorre ao conceito de tradição para estabelecer a comunicação entre tempos e autores diferentes. Ao mesmo tempo, está inserida na busca pela criação e pela experiência, aliada à tradição e à linguagem, que seus autores emprestam às obras.
De modo geral, ela está num plano de diálogo e de busca que inclui o poeta-escritor e a maneira como ele enxerga o mundo. Se buscarmos informações nas maiores universidades do Estado, veremos que existem quase sempre novos trabalhos sobre a nossa poesia, mesmo que não necessariamente sobre a poesia contemporânea, mas mantendo a nossa tradição literária. É bem verdade que, raramente um poeta consegue, em um pequeno espaço de tempo, estabelecer algum tipo de recepção mais consequente, de acordo com os trabalhos que vai realizando, nem consegue incluir suas obras de maneira efetiva em debate, ou ter uma crítica literária mais consistente sobre seu trabalho. São raros os que alcançam isso em vida.
Porém, apesar dos entraves já conhecidos da nossa literatura, acreditamos que muitos poetas do Rio Grande do Norte terão seus trabalhos reconhecidos a nível nacional e inclusive acadêmico, muito brevemente, e o poeta Lívio Oliveira é um destes.
O escritor publicou recentemente “’Cais Natalense” (8 Editora,2014), livro composto de 101 haicais, numa obra que concilia conhecimento, técnica, inspiração e, sobretudo transpiração. O tipo de poema presente em “’Cais Natalense” fora trabalhado pelo poeta num livro publicado em 2007, “Pena Mínima”. Vemos, pois, que Lívio Oliveira, já domina o haicai e é um dos pioneiros no Estado nessa modalidade poética.
No trabalho, que procura adequar suas palavras a formas, sem optar pela dispersão, o poeta usa o máximo com o mínimo, adotando a técnica originalmente japonesa, que tem também outro cultor entre nós, o poeta Jarbas Martins, que dispensa apresentação; ele publicou recentemente “44 Haicais” (8 Editora, 2014).
Lívio Oliveira, nessa nova obra também trabalha com o uso de camadas sonoras e remete um pouco também a outras escolas poéticas; há visualidade através de algumas ilustrações que colaboram para se conceber melhor os poemas, alguns destes remetendo à poesia concreta.
Os novos haicais de Lívio Oliveira, têm o mérito de não repetir, nem se parecer com o seu livro anterior de haicais. Caracterizados por acentuada variedade, vão desde temas da natureza, da cidade, do sertão, a temas sociais com grande penetração. 
A obra de Lívio Oliveira traz haicais à maneira tradicional japonesa, isto é, orientados pela prática do haicai japonês trazido para o Brasil. No momento, no país, coexistem várias vertentes no haicai brasileiro: a tradicionalista, a de inspiração zen, a filiada a Guilherme de Almeida, a epigramática e a de matriz concretista.
O haikai, ou haicai, é uma pequena poesia com métrica e molde orientais, surgida no século XVI, muito difundida no Japão e que vem se espalhando por todo o mundo desde o século passado. Possui uma longa história (fiz um pequeno estudo introdutório sobre essa técnica no livro de Jarbas Martins). No haikai, de maneira geral, se faz perceber curiosos e belos fatos que geralmente passam despercebidos aos nossos olhos. O objetivo é capturar a essência do local numa poesia contemplativa e descritiva com grande valorização nos contrastes, entre outras virtudes. É uma forma extremamente concisa de poesia.
Esse bom momento, que vive a poesia potiguar, nos permite imaginar que o poema de origem japonesa, além de outras técnicas, continuará a ter, na literatura local, um papel interessante, contribuindo muito com a literatura brasileira de modo geral, já que, as tendências dominantes na poesia brasileira de hoje, também se combinam entre si de maneira variada, intencional ou não, mas formando uma unidade e uma tradição.

*Thiago Gonzaga é pesquisador de literatura potiguar, autor dos livros, Impressões Digitais - Escritores Potiguares Contemporâneos Vol 1 & 2.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

NATAL:

NOVA EDITORA

HISTÓRIA:

MERCADO PÚBLICO DO ASSU
Por volta da primeira metade do século XIX a comunidade assuense já demonstrava sinais de prosperidade econômica, baseada na produção agrícola de subsistência, criação de animais e pesca, fatores que atraiam a comercialização de outros produtos. Diante desta necessidade, a população passou a se reunir, aos sábados, ao lado da Matriz, para comercializar os produtos básicos para o sustento familiar. No entanto, a cidade carecia de uma organização comercial para acomodar comerciantes e clientes.
A construção do 1º Mercado Público foi autorizada pela Lei nº 560, de 16 de dezembro de 1864. Como o poder público não dispunha de recursos para tal, a autorização ficou apenas na idéia e na vontade da realização de um sonho da população. Foi quando o Dr. Luis Carlos Lins Wanderley, no ano de 1876, depois de um ano de serviços, concluiu a construção do 1º Mercado Público do Assu, às suas custas, com cláusula de usufruto por vinte anos. (Silveira, 1995; 67/77)
Esse mercado foi reconstruído pelo então prefeito Manoel Pessoa Montenegro e inaugurado no dia 19 de abril de 1943. Por essa razão, após a morte do aludido prefeito o mercado passou a ser denominado de 'Mercado Público Municipal Prefeito Manoel Pessoa Montenegro'. 
Diversas outras benfeitorias se sucederam. A ultima grande restauração e reforma ocorreu pela Prefeitura Municipal do Assu, com recursos próprios, durante a administração do prefeito Ronaldo da Fonseca Soares e foi entregue a população no dia 05 de maio de 2007.
A ampla reforma contou com investimentos da Prefeitura na ordem de R$. 450 mil. Teve toda estrutura física elétrica e hidráulica recuperada, construção de 70 boxes para comercialização de frios, restaurantes, troca do piso (externo e interno), recuperação da fachada, nova iluminação, além da instalação de banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e câmara frigorífica, melhorando significativamente a qualidade de vida dos comerciantes e o atendimento à população.
Portanto, como o leitor pode ver, o primeiro mercado do Assu (que é exatamente onde existe o atual, cuja edificação passou por diversas reformas e ampliações) não foi construído pelo poder público e sim por um cidadão que queria ver o Assu prosperar. Ato difícil nos dias atuais.
Fonte: Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

FOTO NOTÍCIA:

Radialista e blogueiro faz homenagem às vítimas de atentado em Paris

O radialista e redator-chefe do site cameradovale.com.br, Juliano Lima, faz homenagem às vítimas do atentado terrorista ao jornal Charlie Hebdo, em Paris, nesta última semana.
Postado por Câmera do Vale.

FESTA IRMÃ LINDALVA:

REGISTRO HISTÓRICO

No domingo, 11 de janeiro de 2015, foi afixada uma placa na localidade de Malhada da Areia - margem da lagoa do Piató (onde nasceu Lindalva justo de Oliveira e será construído o seu santuário) com o registro das cavalgadas ocorridas em comemoração aos festejos religiosos alusivos a Bem Aventura Beata Irmã Lindalva. 

A placa foi descerrada pelos padres Francisco Belarmino (vigário atual) e o padre Netinho (primeiro vigário da Paróquia) após a celebração da santa missa. 

Em seguida, os cavaleiros retornaram à cidade onde participaram do VI Almoço de Irmã Lindalva, que este ano se realizou na Praça Jota Keully, com animação musical de Dodora Cardoso.
Descerramento da Placa - padre Belarmino e Padre Netinho
Placa registrando as datas das cavalgadas
Celebração Litúrgica de Irmã Lindalva em Malhada de Areia
pelos Padres Netinho e Francisco Belarmino.
Fotos: Endson Esron

FESTA RELIGIOSA:

Deputado George Soares participa de tradicional cavalgada à beata assuense‏

A festa da Paróquia Da Bem Aventurada Irmã Lindalva e São Cristóvão em Assú contou com uma programação especial nesse domingo, 11. A tradicional Cavalgada dos Cavaleiros da Irmã Lindalva que tem como lema: "Não vim para ser servido, vim para servir", dentro da programação semanal em comemorações à padroeira.

Devoto de irmã Lindalva e o único deputado estadual presente, George Soares (PR) participou da cavalgada ao lado do seu pai, o ex-deputado Ronaldo Soares, diversos amigos e familiares.

"Sempre participamos da Festa a Irmã Lindalva, porque nos prepara com muita fé para o ano que se inicia. É uma justa homenagem a bem aventura beata assuense que dedicou sua vida para cuidar e servir ao nosso povo e é assim que guiamos nossos passos, neste modelo de vida que inspira muita fé em todos nós". Disse o deputado George.
-- 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares