sexta-feira, 8 de julho de 2016

POESIA ASSUENSE:

Tinha bastante vontade
E com muita ansiedade
Eu fui ali em Noronha
Fui ver sem deixar barato
Se a ilha tinha de fato
Essa beleza tamanha

Seu moço o que avistei
Por demais muito gostei
É muita e rara beleza
O olho chega a doer
De tanta beleza ver
De tanto ver natureza

Na baía do sueste
Dei um mergulho da peste
Mas não vi o tubarão
Tartarugas vi demais
Depois fui um pouco mais
Ver a praia do leão

O morro dos dois irmãos
Nos causa até emoção
Como é bela essa paisagem
Ver a Sancho do mirante
É de fato estonteante
Parecendo até miragem

O por do sol de Noronha
É de beleza tamanha
Só estando lá prá ver
Em um passeio de barco
Jantando um peixe bem farto
Esperando anoitecer

Enfim Noronha é beleza
Flora fauna natureza
Para se admirar
E se disserem a você
Que só vendo para crê
Você pode acreditar

Autor: Rosivaldo Quirino
Postado por RQBEZERRA

APAE - ASSÚ:

Foi batizada de “Minha Esperança é Você” a nova ação beneficente que tem por fim a arrecadação de recursos financeiros que se dirigirão, de forma específica, para a contratação de profissionais para atuar na prestação de serviços clínica que é oferecida aos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com sede em Assú.
A ação partiu da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade e, segundo a informação do presidente da entidade, Edmilson Albino dos Santos, todos poderão dar sua ajuda para assegurar os atendimentos clínicos indispensáveis para uma expressiva parcela dos menores atendidos pela APAE-Assú.
A vice-presidente da Associação, Maria Cleizimar, declarou que, com o dinheiro que for arrecadado, a APAE-Assú pretende contratar profissionais para os serviços que antes eram apoiados integramente pela prefeitura do Assú, colaboração esta que não se repetiu este ano e, por conseguinte, comprometeu tal atividade em benefício dos beneficiários da APAE.
“Os meninos aqui da APAE eles precisam de fonoaudióloga, terapia ocupacional; o ano passado eram 20 horas cada profissional desse. O Poder Público nos cedeu a fonoaudióloga, 10 horas, o ano passado eram 20 [horas]; a terapeuta ocupacional o ano passado eram 20 [horas], também só são cinco [horas]. O fisioterapeuta nós temos um voluntário que é Dr. Alexandre, que se doou. Nós estamos aguardando a apresentação de outro fisioterapeuta, que até agora no momento não se apresentou, mas que é, pelo menos é o previsto. Se vier vai cobrir um pouco. Mas, na realidade o restante fica tudo em falta”, disse a dirigente, em entrevista.
As doações de qualquer importância podem ser feitas através do Banco do Brasil, agência nº 0214-3, conta-corrente nº 28.051-8.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

RECONHECIMENTO:

Dirigente do Distrito Escoteiro com sede na cidade do Assú, Sávio Rogério fez uso de seu perfil no Facebook para externar publicamente seu agradecimento ao deputado estadual George Soares (PR), autor da proposição, aprovada de modo unânime pela Assembleia Legislativa do RN e merecedora sanção por parte do Governo do Estado, que conferiu o título de Utilidade Pública ao 28º Grupo de Escoteiros Nossa Senhora das Vitórias, com sede em Assú.

O texto escrito por Sávio Rogério está abaixo:

"Obrigado Deputado George Soares por se sensibilizar pela causa da Juventude, da educação e do Escotismo, o 28º/RN Grupo Escoteiro Nossa senhora das Vitórias de Assú agradece em nome de todas as crianças, jovens e voluntários pelo encaminhamento do projeto que reconhece a nossa instituição de Utilidade Pública Estadual. O nosso muito obrigado! Sempre alerta!".
Postado por Pauta Aberta.

ASSEMBLEIA:

Em reunião da Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF) da Assembleia Legislativa do RN, nesta quarta-feira (06), o deputado estadual George Soares (PR) foi indicado para ser o relator da matéria que dispõe sobre a isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas compras de motocicletas pela classe dos mototaxistas e motoboys. 
"Iremos fazer a relatoria desse relevante projeto, sabendo da importância dessa ação para favorecer os mototaxistas e motoboys de todo o RN”, declarou o deputado George Soares.
Foto: Assessoria

CURIOSIDADES:

Acontece que em meados do século XX Natal era uma cidade que tinha menos de 12 mil habitantes, quase não possuía áreas urbanizadas, e esta era uma delas. Então o rio Potenji criava lá um pântano tão grande que impedia das pessoas se deslocarem. Era difícil até para o comércio e para o desenvolvimento da cidade.
Foi então que Figueiredo Junior, ‘presidente da província’ na época, numa tentativa de amenizar a situação, decidiu fazer a primeira intervenção concreta no espaço, construindo um muro às margens do rio, e um aterro para preservá-lo da força das água. Isso permitiu uma melhor comunicação entre a Cidade Alta e a Ribeira.

Somente em 1904 o Governador Augusto Tavares de Lyra concretizou estas reformas, e o novo nome do logradouro, antes denominado Praça da República (1901), passou a se chamar Praça Augusto Severo.
A nova Praça Augusto Severo tinha recebido durante a grande seca do início do século XX, mais de 15 mil retirantes, o que fez a população da cidade dobrar. Os “barracões” montados na praça haviam deixado lembranças aterradoras: saques, epidemias, mortes, violências, deportações, desespero e fome.
Então, os retirantes foram contratados para ajudar na urbanização do espaço. Os natalenses fizeram doações de plantas como palmeiras imperiais, fícus benjamim e oitizeiros para ornarem os jardins. Assim as obras recomeçaram, e lá foram construídas galerias de escoamento, calçamento das ruas ao redor e até uma fonte.

 
Esta ponte portanto é o único elemento sobrevivente desta praça épica que já foi jardim botânico e que depois de um tempo foi reduzida para a construção do terminal rodoviário da Ribeira.
Gostou desta história? 
Fonte: Brechando 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares apresenta as energias renováveis como fonte de receitas para o RN
Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do RN, nesta terça-feira (05), com o secretário de planejamento e finanças, Gustavo Nogueira, para avaliar o cumprimento das metas fiscais do Estado, o deputado estadual George Soares (PR) expôs suas preocupações com a grave situação financeira relatada pelo representante do governo, no Plenarinho da ALRN.

Segundo o parlamentar, que é membro da comissão de finanças da Assembleia, os números e gráficos expostos pelo secretário de planejamento reforçam que o Estado está numa difícil situação financeira. O deputado George questionou o secretário sobre o andamento do empréstimo de R$ 850 milhões junto ao Banco do Brasil, sobre os gastos vultosos com a Arena das Dunas e por fim apresentou uma alternativa para colaborar com as finanças públicas do RN, que precisam urgentemente aumentar suas receitas correntes.

“Se o poder público não tomar decisões e não buscar alternativas para sair dessa crise, a situação pode se complicar. Nesse sentido, queremos chamar a atenção para a imunidade do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na produção de energias renováveis, onde nosso estado se destaca como um dos maiores produtores em potencial do Brasil pelas condições climáticas naturais. Essa imunidade, que estabelece que apenas os estados consumidores recebam ICMS está defasada, pois na época da Constituição de 1988 não se falava em energia renovável. Então, hoje no RN, por exemplo, depois que os parques eólicos são construídos, não fica um centavo de arrecadação para quem está produzindo a energia. Com essa nossa observação, podemos ampliar essa discussão, debater com nossa bancada federal, com a federação dos municípios e lutar para que a produção de energia renovável seja tributada no estado que a produz. Essa é uma alternativa real para aumentar a arrecadação do RN que é um grande produtor de energia renovável e, assim, ajudar a equilibrar suas contas,” afirmou George Soares.

O deputado ainda ressaltou que não se trata da criação de mais um imposto e sim da melhor repartição dos tributos já existentes. George Soares também é presidente da Frente Parlamentar das Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável da ALRN.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 4 de julho de 2016

POESIA ASSUENSE:

DOM: VOZ
 
Quando penso em silêncio, eis a voz
Maviosa, inefável, retumbante
Desatando em notas, rés e dós
No recôndito chão ao hilariante
 

Canto o canto, a te, a nós
Em puro éster, onda tão vibrante
Flor do recôncavo, girassóis
Saem da garganta, atenuante

Ronda minh’alma, ela é minha
Clave de mel, Abelha Rainha
Sou canção, sou poesia, Carcará!
 

Meu estado de poesia é enredo
Brincar de viver, melhor brinquedo
Sou grito de alerta: OYÁ!

NOME: EDIVAN Bezerra da Silva
Natural: Assu/RN nascido à 08/07/1968
Cantor, Compositor, Escritor
Rua: Barão do Rio Branco, 43 – Centro – Catu/Ba CEP: 48.110-000
Contatos: (71) 99603-8314 vivo (71) 99269-6246 tim
EDIVAMBEZERRA@HOTMAIL.COM