sexta-feira, 28 de novembro de 2014

HOMENAGENS:

Deputado George Soares entrega homenagem a Lucas Soares e a José Regis de Souza
Em sessão solene realizada nesta quinta,27, na Assembleia Legislativa do RN o deputado estadual George Soares (PR) entregou a Medalha do Mérito Legislativo a duas personalidades da região do Vale do Açu.

O senhor de 92 anos, Luiz Soares de Macedo Neto (conhecido como Seu Lucas) ex-combatente da segunda Guerra Mundial, história viva do nosso Estado e o radialista José Regis de Souza do Programa Registrando foram os escolhidos do deputado George para receber tal honra.

" Nesse momento em que a Assembleia homenageia as personalidades do Estado, é importante darmos valor àqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para nossa história. No jornalismo, destacamos o amigo Regis com seu trabalho e programa de rádio que leva informação ao Vale de Açu por tantos anos, e a Lucas Soares o pioneiro a implantar o xadrez  no RN e ex—combatente da Segunda Guerra Mundial." Afirmou o deputado George.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

MEDALHA MÉRITO LEGISLATIVO:

ASSEMBLEIA CONCEDE MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO A PERSONALIDADES DE DESTAQUE

regis1
regis2
Na sessão solene para entrega da medalha do Mérito Legislativo, realizada esta manhã (27), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), afirmou que o Parlamento se sente honrado em condecorar as pessoas que transcenderam o individualismo em nome do sucesso coletivo, exercendo a justiça, praticando cidadania ou fazendo da iniciativa privada o caminho para a geração de empregos e a distribuição de renda para os mais humildes.
“São cidadãos e cidadãs que não se conformam em cumprir a sua vida de maneira protocolar e trivial. São homens e mulheres que dão exemplo de lisura, competência, caridade e dedicação para o desenvolvimento dos seus conterrâneos”, afirmou o presidente.
A medalha do Mérito Legislativo destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social civil ou militar pela prestação de serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Estado.
O presidente disse que a Medalha do Mérito Legislativo é a legítima distinção a cidadãos e cidadãs que, exercendo com dignidade seu ofício, prestam bons serviços à população, engrandecem o nosso Estado e exercitam o seu dever de servir ao próximo.
Foram agraciadas dez personalidades, sendo nove com a Medalha do Mérito Legislativo e uma com a Medalha do Mérito Social Maria do Céu. Com o Mérito Legislativo os desembargadores Eridson Fernandes de Medeiros (TRT), Virgílio Macedo, presidente do TRE; Aderson Silvino, presidente do TJRN. Além deles, o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Araújo, o médico Silvério Soares de Souza Neto , o radialista José Regis, Luiz Soares de Macedo Neto, ex-combatente na Segunda Guerra Mundial, jornalista Canindé Queiroz, João Francelino Filho (in memoriam) e com a medalha do Mérito Social Maria do Céu a juíza da 2ª Vara da Família Maria Neize Andrade Fernandes.
Falando em nome de todos os homenageados, o desembargador Aderson Silvino agradeceu a lembrança do seu nome e afirmou que a magistratura é primordialmente um compromisso com todos os que fazem a nação e o Estado. “É também uma experiência existencial, não é um privilégio, mas uma missão de distribuir justiça, um instrumento social em prol do avanço e do bem-estar. Por tudo isso, é uma incumbência desafiadora”, disse.
 O magistrado afirmou que exercer o seu ofício é ter a expectativa de dias melhores e mais justos: “É com essa consciência que recebo a homenagem. Trata-se de uma honraria receber essa dignificante homenagem”.
HOMENAGEADOS
MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO
1 –Eridson Fernandes de Medeiros
2 – Virgílio Macedo
3 –Coronel Araújo
4 –  Aderson Silvino
5 – Silvério Soares de Souza Neto
6 – José Regis de Souza
7 – Luiz Soares de Macedo Neto
8 – Canindé Queiroz
9 – João Francelino Filho (in memoriam)
MEDALHA DO MÉRITO SOCIAL MARIA DO CÉU
1 – Juíza Maria Neise Andrade Fernandes
Assessoria de Comunicação da AL/RN

JOSÉ REGIS DE SOUZA: “OBRIGADO DEPUTADO”

REGIS E GEORGE
Há um conceito básico na terrinha que é peculiar em todo mundo, que “santo de casa não faz milagres”.
O ato benfazejo do deputado George Soares ao indicar um filho da terra como merecedor de uma comenda que destaca o vale onde tem prestígio popular, não foi percebido pelos amigos e colegas que fazem do noticiário político da região o seu dia a dia.
Me pronuncio então, mesmo sem a aquiescência da maioria dos colegas, excetuando amigos (as) de coração, o meu agradecimento ao deputado George Soares por tal atitude que faz com que vivamos novos tempos em nossa região  ao prestigiar a imprensa no seu todo escolhendo o meu nome como interlocutor, mesmo sendo minoria dos propostos.
Os atos e ações de George fazem com que reflitamos o porque da votação obtida pelo deputado na terra dos seus pais, avós, parentes e afins.
O deputado com a sua cadeira garantida no parlamento estadual, pela vontade soberana do voto popular, nos dá a segurança que estaremos mais uma vez com voz e voto na casa do povo.
Obrigado deputado pela comenda que ostentarei pelo resto da minha vida como símbolo do bom serviço prestado ao meu estado e sobretudo a minha terra natal.
José Regis de Souza
REGIStrando
 Postado por José Regis.

OPINIÃO:

João Celso Neto
João Celso Neto

Tomei conhecimento hoje de que foi publicado um livro que seria “o primeiro dicionário de escritores potiguares da nossa história”, registrando “mais de 500 nomes da nossa literatura, de Nísia Floresta até a contemporaneidade”.
Tenho fundadas dúvidas de que eu esteja relacionado. Nem estaria, ainda que fossem mil em vez de “mais de quinhentos”, é minha crença. Que surpresa se eu estiver enganado.
A primeira vez que alguém teve a “ousadia” de me citar entre autores/poetas potiguares foi em “Panorama da poesia norte-rio-grandense”, p. 2 (Rômulo Wanderley, em 1965, Edições do Val).
Celso da Silveira, em alguns de seus livrinhos de bolso com glosas norte-rio-grandenses (que na minha infância se diziam “impublicáveis”), também incluiu algumas de minha autoria.
Referência mais relevante foi minha inclusão como verbete na “Enciclopédia de literatura brasileira” organizada por Afrânio Coutinho (da ABL), desde sua primeira edição, em 1990.
Também em Brasília, onde resido desde 1982, vi-me dentre os seus escritores nas sucessivas edições “revistas, aumentadas e atualizadas” do “Dicionário de escritores de Brasília” organizado por Napoleão Valadares, da ANE e da Academia Brasiliense de Letras - desde uns dois meses antes de a ela ter tido acesso o Ministro Ayres Britto - (André Quicé editor, cuja terceira edição saiu em 2012; a primeira, de 1994, talvez já me incluísse, mas eu só tenho as edições seguintes, a segunda é de 2002).
Até o momento, já publiquei uma “apostila” a que chamei “Versos íntimos” (1966) - autênticas incultas produções da mocidade -, três livros de glosas (1980, 1981 e 1983), um livro jurídico (2004) e, no final de 2013, um livro de memórias que compartilhei com outros seis ex-colegas da Embratel, sendo eu seu idealizador e organizador.
Certamente, é bagagem modesta. Próximo de completar 70 anos, não me imagino como autor de mais alguma outra obra literária. Há um cujos originais estão prontos desde 1984, com ISBN e tudo, e que, pelo visto, jamais será publicado (“A fauna do DPO”, glosas).
Entretanto, em 2005, fui a Natal (não me lembro se era apenas uma feira de livros ou uma bienal) para lançar o livro de 2004 (“Os expurgos no FGTS e seus reflexos na justiça trabalhista”, All Print editora). Em vão, solicitei alguma divulgação sobre a ida de um conterrâneo residente em Brasília para uma noite de autógrafos. O resultado foi pífio – no guichê em frente, Zeca Camargo fazia uma apresentação, que lotou -. Será que todos esperavam receber um exemplar gratuitamente? Que pelo menos pedissem, a Cooperativa da UFRN que organizou minha ida poderia, quem sabe, atender – ficaram lá uns oitenta exemplares que não sei se foram queimados à la Farenheit 451 ou se hoje servem de encosto de porta.
Se o oficio de escrever me parece entusiasmante, a de publicar livros tem se mostrado a mim extremamente oneroso. Literalmente, paguei para ver cinco daquele meus seis livros chegarem às prateleiras. Enquanto morei no Rio de Janeiro e publiquei os três primeiros, mendiguei para que me cedessem espaço – as distribuidoras cobravam comissão que significaria eu ter de lhes pagar mais do que o custo da impressão – e até hoje nenhuma das livrarias que aceitaram ficar com eles me prestou contas ou simplesmente os devolveu por não terem conseguido vendê-los.
Com exceção do último (esse de memórias, saído pela Thesaurus Editora de Brasília em 2013) e do livro jurídico (que vendeu praticamente nada), todos são edições esgotadas, e já me surpreendi ao tomar conhecimento de que existem exemplares onde sequer eu já fui e ofertados em sebos a preços mais altos, hoje, do que os de venda quando foram lançados; seria por constituírem “raridade”?

 

EVENTO:

Cirurgiões dentistas assuenses participarão de curso de odontologia estética

Os doutores Luis Eduardo Pimentel Soares (Lula) - implantodontista e periodontista - e Luis Henrique Soares – especialista em reabilitação oral e prótese sobre implante – estarão em Recife neste sábado (29) participando de um curso de odontologia estética. O evento será realizado no hotel Sheraton.

Durante o curso eles conhecerão a técnica estética odontológica conhecida como ‘lentes de contatos’, ministrada por profissionais do Ateliê Oral.

Ao retornarem à Assú, os doutores Luis Eduardo e Luis Henrique irão disponibilizar essa técnica aos clientes do Centro Odontomédico. Caso queira marcar uma consulta para conhecer a nova técnica é só ligar para o (84) 3331-1516.
Postado por Rabiscos do Samuel

HISTÓRIA:


João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Em alguns testamentos e inventários, mais antigos, já faltam algumas folhas. O testamento de Joaquim Rodrigues, escrito de próprio punho, por exemplo, começa na página 4, e lá está escrito: ...for aberta a sucessão, serão herdeiros da referida terça os meus filhos, que existirem do segundo leito. Peço e espero que meus filhos do primeiro casamento não verão nesta disposição manifestação de menos amor e amizade às suas pessoas por minha parte.

Declaro que quero ser sepultado no cemitério do lugar em que falecer e que meu enterro deverá ser simples e sem pompa, correndo as despesas, por este feito, por conta de minha terça. Nomeio meus testamenteiros a minha mulher Ricardina Rodrigues Cavalcanti, Bacharel João Alves de Oliveira e Salustiano Francisco Cacho, na ordem que estão indicados: a todos e a cada um dos quais rogo, queiram aceitar esta minha incumbência.

Este é meu testamento e a última vontade para ser cumprida depois de minha morte e por ele revogo qualquer outro que por ventura exista. Recife, dez de março de mil oitocentos e noventa e nove. Joaquim Rodrigues Ferreira.

Esse testamento foi levado ao cartório do tabelião Apolinário Florentino de Albuquerque Maranhão, rua Dr. Feitosa, Recife, sendo testemunhas: Henrique Bernardes de Oliveira, José Carlos de Sá, Joaquim dos Anjos Nogueira, João Batista de Sá e Julião Barbosa de Souza, moradores em Recife.

No dia 24 de março de 1804, na cidade de Macau, em casa de residência do testador Joaquim Rodrigues Ferreira, a viúva Dona Ricardina, entregou ao Juiz João Teixeira de Souza, o testamento do seu marido, que faleceu, em seu sitio denominado Alto do Rodrigues, no dia anterior, às duas horas e vinte minutos da tarde, pouco mais ou menos.

Dona Ricardina apresentou, como filhos do coronel Joaquim Rodrigues Ferreira, os nomes que seguem. Do casamento com D. Generosa (Bela) Rodrigues da Silveira: Dona Olympia Rodrigues de Souza, 45 anos, casada com o tenente-coronel Joaquim Ildefonso Virgulino de Souza, residente em Macau; Odorico Rodrigues Ferreira, com 40 anos, casado (com Amélia Rodrigues Ferreira), morador e residente na Pendência; Anna Rodrigues Ferreira, de 35 anos, casada com Manoel Teixeira de Carvalho Filho, residente em Macau.

Do casamento com a inventariante, Dona Ricardina, listou os seguintes filhos: Rosa Rodrigues Cacho, com 27 anos, casada com Antonio de Castro Cacho, residente em Macau; Ricardo Rodrigues Ferreira, com 24 anos, casado, residente na cidade de Recife; Álvaro Rodrigues Ferreira, com 23 anos, solteiro, residente em Macau; Rodrigo Rodrigues Ferreira, com 22 anos, solteiro, residente em Macau; Laura Rodrigues de Oliveira, 20 anos, casada com José Fernandes de Oliveira, residente em Macau; Irineu Rodrigues Ferreira, com 19 anos, solteiro, residente em Macau; Delmiro Rodrigues Ferreira, 14 anos, residente em Macau; Marfisa Rodrigues Ferreira, com 13 anos, residente em Macau; João Rodrigues Ferreira, 11 anos, residente em Macau; Francisco Rodrigues Ferreira, 9 anos, residente em Macau.

No inventário aparecem vária terras que foram compradas pelo testador, em diversos municípios. A fim de reconstituir os nomes dessas localidades e seus donos, listamos aqui esses bens de raiz do falecido: Sítio denominado “Alto do Rodrigues” no município de Macau, compreendendo uma posse das sobras das terras do antigo Sítio “Sacco”, comprada a Rufino Álvares Clavassino Costa; noventa e seis braças de terras, no lugar denominado Ponciana, do município de Macau, comprada a João Albano Cabral e sua mulher (Justina Maria da Conceição); mais seis braças e meia de terras, no mesmo lugar Ponciana, a margem do Rio Assú, extremando-se com a terra de Theodoro Alves Guimarães, compradas aos herdeiros de Francisco de Sales Urbano; 22 braças de terras, em Macau, a margem direita do Rio Assú, comprada a Dona Josefa Ferreira Monteiro; nessa mesma Tabatinga, 12 braças de terras compradas a Dona Anna Rosa Fernandes de Jesus; nessa mesma Tabatinga, 14 braças de terras, compradas a Manoel Joaquim de Lima; 30 braças de terras, nessa mesma Tabatinga, compradas a Jerônimo Fernandes Gomes; meia braça de terras, na Tabatinga, comprada a Manoel Luiz Ferreira das Neves; 43 e 1/2 braças de terras no lugar denominado Buraco do Estevam, compradas a José Francisco dos Anjos; uma parte de terras em Gaspar Lopes, município de Angicos, comprada a Francisco Quilidônio da Costa Machado; duas partes de terras, no lugar denominado de Serra Aguda, município de Angicos, compradas a Francisco Xavier da Cunha Vasconcelos; 400 braças de terras, com fundos de 4 500 braças, no lugar denominado Baixa do Pau Branco, comprada a Francisco da Rocha Freire Cabeleira; uma posse da data de terras Curralinho, em Angicos, atualmente denominada Santa Rosa, comprada a Francisco Xavier de Souza e sua mulher; Uma parte de terra, no lugar denominado São Julião, comprada a Julião Barbosa de Souza e sua mulher.

Joaquim Rodrigues Ferreira era filho do português Manoel Rodrigues Ferreira e da assuense Izabel Martins Ferreira, que foram moradores na Ilha de Manoel Gonçalves.
Herdeiros de Joaquim Rodrigues Ferreira

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

AÇÃO PARLAMENTAR:

Deputado George Soares apresenta projeto de lei para combater grave doença equina no RN‏
O deputado estadual George Soares (PR) apresentou na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do RN desta quinta-feira (27), o projeto de lei que torna gratuito o exame de Mormo e anemia infecciosa equina no estado do Rio Grande do Norte.

A iniciativa do jovem parlamentar visa combater a doença de Mormo que tem um alto índice de incidência nas criações de cavalos do estado do RN, tratando-se de uma enfermidade contagiosa, também, para seres humanos, podendo causar até mesmo óbito a quem for infectado.

“O Mormo é de caráter infectocontagiosa que atinge cavalos, mulas e burros, provocando febre alta, fraqueza e prostração do animal. Há alguns anos ganhou normas de controles baixadas pelo governo federal. Por isso, nosso estado precisa dar condições para os criadores de cavalo combaterem essa doença que vem causando enormes prejuízos aos equinos do RN. Por isso sugerimos na Assembleia a gratuidade no exame de mormo e de anemia infecciosa.” Afirmou o deputado George.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

ARQUIVO:

CARTA DO DEPUTADO
OLAVO MONTENEGRO
ANO: 1963 
PREFEITA: Maria Olímpia Neves de Oliveira - Maroquinha

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

LANÇAMENTO:

UM LIVRO ESSENCIAL *
Graças à sensibilidade da professora e escritora Conceição Flores, que reuniu um grupo de alunos em prol de um projeto inédito no Estado, foi lançado o primeiro dicionário de escritores potiguares da nossa história. Iniciativa louvável e convenhamos, extremamente desafiadora. Trabalhos dessa natureza tendem a sofrer críticas diversas, na grande maioria das vezes por omitir alguns escritores. Na verdade, já nascem desatualizados, devido a grande quantidade de autores que surgem a todo momento. Mas nada impede nem tira o brilho e a importância da obra.

O livro tem o intuito de deixar registrada a biografia de autores que, nascidos ou não no Rio Grande do Norte, contribuíram para difusão da nossa literatura. É uma excelente fonte de consulta e informação e grande aliado para estudantes e pesquisadores. Com inúmeras informações bibliográficas torna-se um instrumento eficaz para as nossas letras e junta-se a uns tantos livros essenciais para se conhecer a literatura potiguar.

Conceição Flores é doutora em educação e, embora não tenha nascido no Rio Grande do Norte, (natural dos Açores) é uma importante defensora da nossa literatura, inclusive leciona a disciplina Literatura do Rio Grande do Norte na Universidade Potiguar, promovendo encontros e debates entre alunos e a comunidade literária.

Seu livro, registrando mais de 500 nomes da nossa literatura, de Nísia Floresta até a contemporaneidade, constitui-se obra de referência indispensável, que dá uma enorme contribuição para a nossa cultura literária.

*Thiago Gonzaga, pesquisador da literatura potiguar.
Postado por 101 Livros do RN

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

George Soares dá parecer favorável ao Fundo de Apoio a modernização dos Municípios do RN‏
O deputado estadual George Soares (PR) participou, como membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, de reunião nesta quarta-feira (26) que definiu os pareceres para os projetos de lei que aprovarão o empréstimo de 850 milhões de reais que o Estado do Rio Grande do Norte fará junto ao Banco do Brasil e o Fundo que irá geri-lo.

O deputado George foi o relator do PL que cria o Fundo de Apoio à Modernização da Infraestrutura dos municípios (FUNDAM-INFRA) e, na reunião, deu parecer favorável, com as seguintes ressalvas no projeto inicial: 1º A gestão financeira ficará sob o gerenciamento não só do governo do estado, mas também da Assembleia Legislativa e da FEMURN; 2º Os recursos serão transferidos para os municípios para investimentos em infraestrutura urbana, rural e com o objetivo de minimizar os efeitos da seca no RN; 3º A distribuição dos recursos aos municípios será realizada através de critérios estabelecidos em lei; 4º Os recursos serão movimentados em conta específica para assim, haver ganho de aplicação.

“É uma grande responsabilidade dar o parecer a um projeto que trará tantos benefícios para o RN e colaborará para tirar os nossos municípios da difícil situação financeira que se encontram. Além de termos a possibilidade de diminuir em muito, os efeitos da seca no estado e outros problemas, destinando verbas diretas para esses combates. Analisamos minuciosamente, acrescentamos nossas sugestões e optamos pela admissibilidade da matéria. Agora, o próximo passo é no plenário com os demais colegas, para votarmos esse projeto do FUNDAM-Infra e o do empréstimo estadual.” Declarou o deputado-relator George Soares.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

REGISTRO DE VISITA PASTORAL:

TERMO DE VISITA
Assú sintetiza o que significa - é grande. Já não quero falar da grandeza deste rio que corta o município e lhe dá o nome e é sua maior riqueza; destas várzeas fertilíssimas onde os carnaubais por si só fazem uma riqueza inesgotável. Refiro-me a fé e a piedade de seus filhos a qual os põe em verdadeiros (...). Mais uma vez, m convenci da grandeza moral deste povo e edifiquei-me ante sua fé inabalável e sua sincera piedade. Chegamos a Assú, no dia 13 de outubro à tarde, e pensamos em passar 5 dias na Freguesia, distribuindo esses dias com a visita a Várzea. O Vigário protestou e os paroquianos exigiram que ficasse até o dia 18 na Cidade e só neste dia poderia partir para as capelas. Obedeci e não me arrependi. 
Preguei todas as noites e nas Missas que celebrava às 7 horas, a uma multidão sequiosa da Palavra de Deus; Crismei 4 dias; celebrei 4 Missas na Matriz e 1 no Colégio Nossa Senhora das Vitórias e uma na Capela de Sacramento.
Fui visitado pelas autoridades locais e pelas Associações da Paróquia, visitei a matriz que estava em boa ordem, graças ao zelo do Revmo Vigário Júlio Alves Bezerra.
resultado da Visita Pastoral na sede e nas capelas. Pregações - 19; Comunhões - 1.372; primeira Comunhão - 228; Batizados - 46; Casamentos - 13; Crismas - 673; Abjuração do Protestantismo uma. 
Visitei as Capelas de Sacramento, Boa Esperança, Santa Luzia e Rosário. Em todas, houve bastante movimento. É para lamentar não possa haver aqui um coadjutor porque sozinho, na Paróquia o Vigário se esgota e não pode dar conta exata de tudo. O Padre Júlio está convicto disso. A ele e a todos que com ele trabalharam com abnegação para o bom êxito da Visita Pastoral, meus sinceros agradecimentos e meu adeus. 
Assú, 22 de outubro de 1931.
Assinado. Monsenhor João Alves Ferreira Landim - Visitador Diocesano.
NOTA: A comitica compunha-se do visitador, Padre José Bensinger, M.S.F., e Clérigo José Adelino Dantas. A Capela é Nova Esperança e não Boa Esperança. 
Visitamos também o povoado Oficinas. Este povoado e o de Santa Lúzia está sem capelas: foram arrasadas nas enchentes de 1924. Reclamaram a reconstrução e felizmente o novo Vigário encontra-se muito interessado por isso. Em Sacramento está em construção uma verdadeira Igreja com 3 naves e uma torre central. Vai ser um templo artístico e encontramos as paredes bastante altas e talvez receba o teto ainda este ano. Nossos aplausos ao Vigário e aos Sacramentinos. 
Assú, 23 de outubro de 1931.
Monsenhor João Alves Landim, Visitador Diocesano. 
Livro de Tombo da Paróquia de São João Batista do Assú, N. III. p.2.
Fonte: História da Paróquia do Assú - Auricéia Antunes de Lima. Coleção Assuense - 2002.  
Foto: Blog do Fernando Caldas.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

TRE:

Deputado George Soares tem sua prestação de conta aprovada pelo TRE‏
 As contas de campanha do deputado estadual George Soares (PR) foram aprovadas pelo TRE e, assim, o parlamentar está apto para ser diplomado como deputado estadual do Rio Grande do Norte, pelo segundo mandato consecutivo.

Confira o texto da aprovação com a decisão publicada pelo Tribunal:

'Os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte acordaram à unanimidade de votos, em consonância com o parecer ministerial, em aprovar as contas de campanha de GEORGE MONTENEGRO SOARES, alusivas à sua candidatura ao cargo de Deputado Estadual, nas eleições 2014, ficando a decisão colegiada que vier a se formar, consoante art. 30, § 1º, da Lei nº 9.504/97, publicada em sessão, nos termos do voto do relator, parte integrante da presente decisão.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ARTIGO:

O fantástico mundo da escritora Carol Vasconcelos*
Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia.
E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança.
William Shakespeare
Depois de ler “A Filha de Gaia” da escritora potiguar Carol Vasconcelos, volto a relembrar uma velha frase de Freud, segundo a qual os romancistas são aliados preciosos, e o seu testemunho merece a mais alta consideração, porque eles conhecem, entre o céu e a terra, muitas coisas que a nossa sabedoria escolar nem sequer sonha ainda, pois bebem de fontes que não se tornaram ainda acessíveis à ciência, A jovem ficcionista acabou de publicar seu mais novo livro, um romance onde os seres mágicos e o universo fantástico são personagens principais.
A obra começa de forma bastante interessante; no prólogo, nos deparamos, com uma espécie de carta aos humanos, questionadora e reflexiva, enviada pelo personagem Ellyllon. Nas páginas seguintes, acompanhamos a comovente história da jovem Aurora, que, com três anos de idade foi deixada na porta de um orfanato, e enquanto ia crescendo, observava  a destruição da natureza no mundo, o derretimento das geleiras, queimadas, devastação das florestas, inclusive a amazônica, propriedade dos Estados Unidos, em um futuro próximo.
Aurora  tinha características diferentes  das outras crianças, via coisas que as outras não podiam ver, pequeninas criaturas. Aurora cresce notando que não faz parte deste mundo, sentindo falta de alguma coisa, algum lugar, reconhecido apenas em seus sonhos. Certo dia, de céu cinza, pois  já não havia mais cor no planeta,  A jovem vai a uma biblioteca, e conversa com a nova bibliotecária,  e procurar entender o motivo porque  ela era a única a conhecer aquelas criaturas que apareciam em  seu mundo, e descobre então, ao ver as orelhas da bibliotecária, que não está sozinha. A partir daí, consegue algumas explicações. Arya, bibliotecária do orfanato, lhe diz que existem várias outras criaturas que os seres humanos não podem ver, mas ela, A Filha de Gaia, pode. Aurora é a criança vinda à terra para manter o equilíbrio e a ordem entre o planeta Terra e o Mundo da Magia.
A história fantástica e instigante continua pelo universo da fantasia, e o leitor mais atento vai observar que por trás de uma temática maravilhosa, também há um pretexto para engajamento, ou seja, a preocupação com a natureza, com  o bem-estar da  humanidade. A cada capitulo  o livro ganha criatividade e força, e conta com um final muito bem elaborado, onde o mundo dos humanos passa por uma reconstrução, tudo tendo como fonte a imaginação da escritora.
É notório que a literatura fantástica tornou-se, especialmente nas últimas décadas do século XX, e início do XXI, uma importante vertente da literatura, espécie de fenômeno mundial,  que tem atraído principalmente os jovens. No Rio Grande do Norte, não tinha muita visibilidade essa vertente literária, mas, nos últimos anos, vêm surgindo novos nomes. Apenas para citar uma turma jovem: Monalisa Silvério, Roniere Lopes, Rafael Marques, e a própria Carol Vasconcelos, que lançou em 2010 “Contos do Mundo Mágico”.
A obra de Carol Vasconcelos, está na chamada linha da Fantasia, gênero que usa a magia e outras características sobrenaturais como elementos principais do enredo, da temática e ou da construção da obra Os trabalhos nesta área variam amplamente, a partir da teoria estruturalista de Todorov, que enfatiza o fantástico como um espaço liminar para se trabalhar sobre as conexões históricas e literárias entre o medievalismo e a cultura popular. Por ser tão rico, o gênero literário invadiu também o cinema através de filmes que usam magia, elementos sobrenaturais e personagens fabulosos em seu contexto. “A Filha de Gaia” é mais uma prova de que estamos antenados com  o que  acontece no universo literário.

*Thiago Gonzaga é pesquisador da literatura potiguar.
Postado por 101 Livros do RN.

RECONHECIMENTO:

COMUNICADOR JOSÉ REGIS SERÁ AGRACIADO COM MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO
Por intermédio de seu Cerimonial, a Assembleia Legislativa do RN, em Natal, anuncia para a próxima quinta-feira (27), às 9h30, no interior do Plenário Clóvis Motta, a realização de uma Sessão Solene na qual haverá a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a várias personalidades com relevantes serviços reconhecidamente prestados ao Estado.

E, dentre os homenageados com a honraria especial está o comunicador assuense José Régis de Souza, titular do programa radiofônico Registrando, há 17 anos ocupando a faixa campeã de audiência de 12h às 13h, todos os sábados, na Rádio Princesa do Vale.

A homenagem ao comunicador assuense – e também responsável pelo blog do Programa Registrando – foi uma deferência do deputado conterrâneo, George Soares (PR).

Os demais contemplados com idêntico merecimento são os desembargadores Aderson Silvino. Virgílio Macêdo Júnior e Eridson João Fernandes Medeiros; o coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva; os industriais Paulo de Tarso Rêgo de Lima, Vicente de Paula Rêgo de Lima e Pedro Alcântara Rêgo de Lima; Luiz Soares de Macedo Neto; Dr. João Francelino Filho; jornalista Francisco Canindé Queiroz; juíza Maria Neize de Andrade Fernandes; e, o médico Silvério Soares de Souza Neto

Postado por Pauta Aberta - Lúcio Flávio.

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares é escolhido relator do Projeto que cria o Fundo Estadual de apoio aos municípios

 RESPONSABILIDADE!

O deputado George Soares (PR) foi escolhido relator do Projeto do governo que cria o Fundo Estadual de Apoio a Modernização da Infraestrutura dos Municípios do RN. O parlamentar assuense disse que o governo deve priorizar os municípios mais carentes com obras que sirvam diretamente o povo. - Aldo Araújo.