terça-feira, 2 de maio de 2017

COMEMORAÇÃO:

Neste mês de maio o Movimento Espírita do Assú festeja 27 anos de atividades, esclarecendo e consolando à luz dos ensinamentos espíritas-cristãos. O Espiritismo se apresenta como a Ciência que estuda a origem, a natureza, o destino dos espíritos e as relações entre o mundo material e o mundo espiritual. Porque pretende equacionar a problemática do ser, do destino e da dor, enxergando o Homem como um ser integral com dimensões biológica, psicológica, sociocultural e espiritual, apresenta-se como Filosofia. E porque estabelece um vínculo entre a Criatura e o Criador, também se apresenta com o caráter de Doutrina Religiosa, tendo como fundamento ético-moral o Evangelho de Jesus.

Tem como obra básica O Livro dos Espíritos, lançado em Paris, em abril de 1857, organizado pelo eminente pedagogo e estudioso Allan Kardec. O livro é estruturado em 1.019 questões elucidativas sobre temas tratados pelos Espíritos Superiores, tais quais: a imortalidade da alma, as leis morais, a destinação do homem, o porvir da Humanidade, dentre outros. Do seu conjunto monumental de conceitos e reflexões, surgiram a seguir, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese, restaurando a pureza e a singeleza do pensamento de Jesus. Este ano de 2017 comemoramos 160 anos de lançamento da 1ª edição de O Livro dos Espíritos.

É estudado e vivenciado por milhões de pessoas em grande parte do mundo, apontando rumos seguros para a construção de uma sociedade feliz.

No ensejo de comemorar o aniversário do Espiritismo na nossa cidade, teremos uma programação especial de palestras durante todo o mês de maio, às terças e sábados, às 20h, no Centro Espírita Sementes de Amor, localizado à rua Prefeito Manoel Montenegro, 379, no Centro de Assú.

As reuniões públicas, seguidas de passes coletivos, acontecem nas terças e nos sábados, às 20h, onde o público assistente tem a oportunidade de ouvir explanações sobre a Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto: Moral, Filosófico e Científico; além de temas relacionados com a vida de Jesus e ao cotidiano da sociedade.

Mais informações podem ser obtidas na página:
https://www.facebook.com/CentroEspiritaSementesDeAmor/
Todos são convidados!
Fernando de Sá Leitão
Diretor da Área de Comunicação Social

NOTA:

NOTA DE AGRADECIMENTO DA 
FAMÍLIA PIMENTEL
Passados os momentos difíceis dos últimos dias até o sepultamento de Francisco Pimentel Filho, nós que fazemos a família Pimentel, ainda consternados pelo falecimento de nosso ente querido, agradecemos a todos que deixaram o convívio de seus lares, e vieram pessoalmente compartilhar as nossas dores, transmitindo mensagens de conforto e apoio a todos os parentes.
Queremos também agradecer aos que, de diversas formas, nos enviaram mensagens de condolências e fé em nosso Criador para superarmos esses momentos de intensa tristeza.
Cada abraço, cada palavra de apoio foi muito importante para nós.
A perda de uma pessoa que é muito amada, mesmo que ela tenha idade bastante avançada, é muito dolorida e vocês nos ajudaram nesse momento de aflição.
Pimentel, juntamente com sua esposa Nicinha, nos deixou heranças valiosas que iremos preservá-las por muitas gerações, como a honestidade, o bom caráter, a simplicidade e a solidariedade com o próximo.
Foi também uma pessoa que dedicou sua vida ao trabalho, o que fez com muita seriedade e honradez, qualidades estas que o dignificaram como pessoa humana.
Nos últimos meses foi um guerreiro lutando pela vida. Quando hospitalizado nunca reclamou dos procedimentos cirúrgicos, ainda que traumáticos, pois sabia que eram necessários e visavam a melhoria de sua saúde.
Não podemos deixar de agradecer aos médicos Dr. Ricardo Fonseca Oliveira, Dr. Rodrigo Azevedo Oliveira, Dr. George Cobe Fonseca, Dra. Andrea Fonseca e Dr. Carlos Fonseca, profissionais excelentes que acompanharam Pimentel nos últimos anos e especialmente no período de declínio da sua saúde e que, mesmos em dias ou horários de folga, nunca deixaram de o atender nos momentos de angústias.
Temos certeza que, graças a eles, juntamente com os cuidados de seus filhos Maria de Fátima e Gustavo, nosso patriarca teve muitos anos de sobrevida.
Também registramos o apoio incondicional do seu filho Dr. Fernando Pimentel e os netos Dr. Ângelo José Azevedo e Dr. Sérgio Ricardo Pimentel.
Os agradecimentos também são extensivos aos profissionais da Nefron e do Hospital São Lucas, em Natal, desde o pessoal de serviços gerais, auxiliares, enfermeiros aos médicos, em especial Dr. João Vicente Soares Martins, que cuidavam dele como se fosse de suas famílias. Sabemos que eles fizeram o possível e que também compartilhavam nossas esperanças e angústias.
Finalmente nossos mais sinceros agradecimentos a Lourinaldo Soares, a Carlos Aladim e Zélia Fonseca por terem aberto as portas de suas residências em Assu para acolher os filhos e netos de Pimentel dando todo o apoio logístico no dia do velório.
Que Nossa Senhora ilumine nosso Pimentel nesse novo caminho que começa a percorrer.
Mais uma vez nossos sinceros agradecimentos.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

LUTO:

MORREU PIMENTEL – UMA RESERVA
MORAL DO ASSU
Faleceu no domingo, dia 30 de abril de 2017, em Natal, Francisco Pimentel Filho – uma das reservas morais do Assu. Foi um cidadão que, por décadas, se entregou de corpo e alma para que a atividade do extrativismo da cera de carnaúba pudesse ser a principal economia da região. 

Seu Pimentel, como era conhecido, foi um homem de vivência regulada e comum. Na sua simplicidade, coberto pelo manto da honestidade sempre apoiado pela saudosa esposa Dona Eunice Fonseca Pimentel, conseguiu formar seus 11 filhos. Um vencedor! 

Nasceu em Assu, na comunidade de Lagoa das Bestas (atualmente comunidade de Bela Vista – Carnaubais), no dia 12 de fevereiro de 1921. 

Adorava ler. Dominava com facilidade a língua portuguesa, geografia e matemática.

Sua vida era sinônimo de trabalho. Ao completar a maioridade prestou serviço militar no II Batalhão de Carros de Combate – BCC, em Natal, em plena segunda guerra mundial. 

Retornando ao Assu trabalhou na empresa de Minervino Wanderley. Após o falecimento do patrão (Minervino), em 1950, pela sua dedicação e caráter exemplar foi convidado para ser sócio da empresa Carvalho & Cia

Enquanto isso cursou contabilidade no Colégio Nossa Senhora das Vitórias, tendo em 1956 recebido o diploma de contador. 

Durante décadas, a empresa Carvalho & Cia atuou como financiadora de pequenos agricultores para o corte do carnaubal, comprando as produções e transformando-as em “cera gorda” para depois exportá-las para a América do Norte.

Após o falecimento de Dona Eunice, os filhos conseguiram convencê-lo a morar em Natal... não foi fácil deixar a Terra dos Carnaubais – berço de toda sua prole. 

Pimentel pela naturalidade com que se empenhou em prol do desenvolvimento econômico da região do Assu, pela sua inteligência, caráter ilibado, exemplo de dignidade e respeito, enquanto esposo, pai, amigo e, acima de tudo, modelo de cidadão, era uma das reservas morais do Assu. 

O sepultamento se dará às 16 horas desta segunda-feira, 01 de maio – dia do trabalhador, no cemitério público Vicente de Paula - Novo Horizonte - Assu.