sábado, 6 de junho de 2015

DOIS DEDIM DE PROSA:


PORRE
O assuense JUSTINO PIABA foi um homem semi-analfabeto dotado de uma presença de espírito extraordinária, pois nunca lhe faltava resposta certa na hora exata. Infelizmente, uma figura como tantas outras, que ficou no esquecimento.

Conta o poeta Chico Traíra em seu livro Versos do verde Vale (1984) que Justino Piaba saía do Mercado Público de VÉU E CAPELA (embriagado), seguia rumo a casa quando entrou no beco chamado "beco do Dr. Amorim". Ia para um lado, vinha para o outro. O delegado de polícia do Assu, Tenente Nelson, seguia um pouco atrás. Já conhecendo a fama de Justino, pilheriou dizendo:

- O beco está estreito?

Justino parou, olhou e disse:

- Não, senhor Tenente! É meus pés que estão largos!

+_+

FREGUÊS PERDIDO

JUSTINO PIABA era marchante de criação e todo dia estava no mercado. Um certo dia chegou cedo, deixou a mercadoria na PEDRA e foi tomar uma lapada. Manoel Soares, que era freguês, chegou, não o viu, foi comprar a carne a outro marchante. Quando voltou, Justino lhe disse:

- Então Coronel, resolveu dar trabalho hoje à patroa?

- Porque? - indagou o velho.

- Ora, eu aqui com essa novilhinha donzela e o senhor foi comprar essa cabra velha!

Manoel Soares levantou a carne e perguntou:

- Essa carne é velha?

Justino em cima da bucha respondeu:

- Essa ai, Coronel, escapou da Barca de Noé. 

POISDIGA!
Charge Ilustrativa: nogueirense.com.br 

sexta-feira, 5 de junho de 2015

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares participa de Missa Campal à São João Batista em Assú 
IMG_1437
O deputado estadual George Soares (PR) esteve presente na missa campal, nesta sexta (05) pela manhã, celebrada pelo Padre Flávio Melo no bairro do IPE, em Assú. 

A cerimônia religiosa faz parte da programação dos festejos juninos na cidade e homenageia São João Batista, onde sua imagem é levada em peregrinação pelos bairros, simbolizando a chegada do São João Mais Antigo do Mundo.

“É importante para nós este momento de fé e reflexão junto da população. A imagem de São João passando nos bairros da cidade nos dá a dimensão da tradição que nossa terra possui. Aproveitamos e pedimos a proteção ao padroeiro junino para todos os nossos conterrâneos.” Disse George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

MARCAS QUE SE FORAM:

MARCAS PIONEIRAS DO CATOLICISMO EM ASSÚ
TERRENO PARA IGREJA

1712 – Sebastião de Souza Jorge doou o terreno para serem construídas: a Igreja de São João Batista (atual Matriz) e a Casa Paroquial da então povoação do Assú.

TRABALHOS RELIGIOSOS 

1720/28 – Em Assú os primeiros trabalhos religiosos, foram desenvolvidos pelo Padre Manoel de Mesquita e Silva implantando o hábito religioso ligado à religião Católica Apostólica Romana. Os primeiros atos religiosos ocorreram sob as sombras das frondosas árvores.

FREGUESIA

24 de junho 1726 - Vigariava a Povoação o Padre Manoel de Mesquita e Silva (1726-28), quando foi criada a segunda Freguesia da Capitania do Rio Grande, uma Casa de Oração na Ribeira do Assú, tendo como Padroeiro São João Batista. (Silveira, 1995: 72). A Freguesia de São João Batista do Assú foi a quinta freguesia do Brasil e a primeira a ter como padroeiro São João Batista – O Precursor do Messias.

VISITA DO BISPO 

1746 – O Bispo de Pernambuco, D.FçR. Luís de Santa Teresa, em seu relatório, descrevia a Igreja de São João Batista do Assú: “... Cuja Igreja suficiente pelas suas dimensões, é construída de madeira e barro, tendo apenas um ornamento encarnado e branco, ressente-se absolutamente de obras de prata”.
          Na Capitania do Rio Grande, em 1746, existiam duas freguesias: Natal e Assu (já era a Paróquia do Assu viva em 1726), criando Dom Luiz de Santa Teresa (7º Bispo de Olinda) as freguesias de Caicó e Goianinha. (Marinho, 57, 2006).
        Em tempo: essa referência corresponde a primeira capela construída de madeira e barro onde atualmente esta localizada a Praça São João (marco zero da cidade).  

JULGADO

1754 - 29 de novembro - A Povoação de São João Batista da Ribeira do Assú passou à categoria de JULGADO DO ASSÚ. (Silveira, 1995: 129). O Senado da Câmara de Natal foi contra essa justa pretensão. A despeito, porém, de tal oposição, o Rei, neste dia, despachou favoravelmente o pedido, passando a então florescente Povoação à categoria de Julgado.
          A Povoação de São João Batista da Ribeira do Assú possuía 405 fogos, já era freguesia. (Silveira, 1995: 129). 

O TEMPLO DA MATRIZ

1760/71 - Coordena os trabalhos da Freguesia o Padre João Saraiva de Araújo. (Silveira, 1995:129). Em 15 de julho de 1760 teve início à construção da Igreja de São João Batista (atual Matriz) no terreno doado por Sebastião de Souza Jorge (1712) obedecendo ao projeto em estilo romano por dentro e por fora barroco. As primeiras pedras para edificação foram transportadas nos carros de bois. (Amorim, 1929; 22). Em 06 setembro de 1761 - Chegaram do Apodi alguns índios que começaram a trabalhar nos serviços da Igreja, a 14 do referido mês.

      EM TEMPO: A Igreja mais antiga no Brasil que ainda continua em pé está localizada na Bahia, na cidade de Porto Seguro. Chama-se Igreja da Misericórdia. Foi construída em 1526, em cuja época era chamada de Nossa Senhora dos Passos. Não há indícios de que o referido templo tenha sido reconstruído, o que sugere que a obra arquitetônica é original mesmo. No entanto, ela é a mais antiga que continua em pé, porque a primeira igreja construída no Brasil aponta para o ano 1503, também em Porto Seguro. Em Olinda, Pernambuco, existe ainda uma terceira igreja que fora construída no século XVI, por volta de 1550, que permanece em pé, até hoje. (br.answers.yahoo.com).

FESTA DE SÃO JOÃO

2015 - A comunidade religiosa do Assú, devota de São João - o precursor do Messias - está vivenciando 289 anos de festa religiosa, ininterruptamente. Os folguedos  populares, cognominados de profanos, complementam os festejos, cada período com suas particularidades folclóricas.    

Fonte: "Marcas que se Foram" - livro inédito de Ivan Pinheiro.
Foto: Colorindo a Fé - Luiz Neto - Assu/RN - www.flickr.com

quinta-feira, 4 de junho de 2015

POEMAS DEVASSOS:

SER OU NÃO SER

A mulher enternece o tom de voz,
põe dardos de mel no olhar,
sacode os cabelos como quem agita guizos,
põe à decifração do macho
todos os códigos de sedução.
O que ela quer?
Abrir muito as pernas,
ser beijada, penetrada,
ser mulher. 

Autora: Nathália de Sousa - Natalense reside no Rio de Janeiro. Formada em letras. Professora e Poetisa. 
Livro: Poemas Devassos e Uma Canção de Amor - Sebo Vermelho - Edições Especiais - 2006. 
Foto ilustrativa: autor desconhecido. 

quarta-feira, 3 de junho de 2015

DOIS DEDIM DE PROSA:

CONTA VALÉRIO MESQUITA em seu livro Memórias Provincianas que Antonio Emídio reinou no sertão do município de Alexandria e adjacências. Era um coronel à moda antiga, tio do saudoso deputado Waldemar de Souza Veras. Irônico, observador, nada escapava a sua fina observação. Certa vez, escutava o rádio ao lado de amigos no vasto alpendre da fazenda. E como não poderia deixar de ser deleitavam-se com os baiões do velho Luiz Gonzaga. No estribilho de uma toada Luiz Gonzaga cantava: “Sertão de mulher séria, de homem trabalhador...” Ai o comentário de Antonio Emídio foi inevitável:

- Faz muitos anos que esse “nego” não vem ao nosso sertão!”.

+_+

ELIAS MECÂNICO estava vendo o Jornal Nacional, como de costume, escorado no balcão do Bar de Tota - Centro Comercial do conjunto Janduís, quando foi divulgada a relação dos ministros da primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na relação, Elias observou que tinha sido divulgado o nome da senhora Dilma Housset (futura presidente do Brasil) para o Ministério das Minas e Energia. Terminado o bloco, Elias ficou de pé, ajeitou a gola da camisa, puxou a calça pra cima e com o dedão pra cima e, pra todo mundo ouvir afirmou:

- Tão vendo aí? Esse tal de Lula já começou errado... Como é que se bota uma mulher pra ser Ministra da Energia? Tinha que ser um eletricista. Isso é lá presidente!

Um frequentador assíduo do bar, petista daquilo roxo, ouvindo o desabafo do ferrenho adversário, deu a seguinte sugestão em cima da bucha:

- Elias, telefone pra Lula e indique o eletricista "Patrocínio da COSERN". Está resolvido o problema!
+_+
Quer qualidade?
Prove a nova CASTANHA DE CAJU

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares participa de Comissão de deputados para evitar greve na UERN

O deputado estadual George Soares (PR) foi um dos escolhidos pela Assembleia Legislativa do RN para compor uma comissão parlamentar que irá ajudar no processo político e intermediar na defesa dos interesses da UERN com o Governo estadual, pensando em evitar a greve dos professores desta Instituição de Ensino.

Esta comissão foi formada em reunião dos deputados e com os representantes da Associação dos Docentes da UERN- ADUERN. O deputado George Soares tem sido um dos parlamentares mais atuantes em favor da Universidade Estadual e se prontificou a participar das negociações com o governo do Estado.

"Vamos buscar um diálogo com o Governador. Existe um acordo que precisa ser cumprido pelo poder executivo estadual com a classe dos professores da UERN e precisamos evitar esta greve para que nossos estudantes não tenham o ano letivo prejudicado." Afirmou George Soares.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares


POESIA

NORDESTINO
 
Oxente! Tenho orgulho de ser Nordestino
Varzeano, potiguar, norte-rio-grandense,
Onde a caatinga encontra o mar libertino 
Dando guarida a verve poética assuense.
Lá, quando o sol risca o céu raiando o dia, 
O caboclo mistura cuscuz com coalhada... 
E, ao retornar do trabalho com a enxada, 
Futuca seu dengo, na modesta moradia.

Autor: Ivan Pinheiro.
Foto Ilustrativa: lendasdecaissa.blogspot.com

terça-feira, 2 de junho de 2015

POISDIGO!

OXENTE! SE AVEXE NÃO, QUER MAIS O QUE?
Fonte: Coisas do Nordeste - Comunidade

PRESIDENTE DA CÂMARA DO ASSU:

Fernando Antonio Caldas (editor do blog Fernando Caldas) no grafite do pintor/artista plástico potiguar, de Assu,  Wagner DI Oliveira. Arte encomendada pela Câmara dos Vereadores do Assu para constar na Galeria dos ex-presidentes daquela casa legislativa assuense.
-
Postado por Fernando Caldas

POESIA MATUTA:


ATO INTENCIONÁ
 
Se num fartá a mimóra,
Eu vô contá uma históra
Qui aconteceu no Sertão:
- Foi cum Vicente e Vicença,
Qui abuzaro da decença
Cairo na incapação.

Vicente, comprava fato,
Despois de fazê o trato
Ia vendê no Mercado;
Vicença, tinha mais prumo,
Comprava um tóro de fumo
E, desmanchava in torrado.

Torrava o fumo num cáco,
Apreparava o tabaco...
E sabia anunciá:
- O meu tabaco é cheiroso,
É Reméido poderoso,
Querendo pode poivá.

... Um dia uma muié errada,
Qui foi comprá panelada
Se saiu cum esse reprente:
- Parece uma coisa feita,
Eu só fico sastisfeita
Cum a tripa do Seu Vicente.

Vicença era ciumenta,
Meteu o dêdo na venta,
Esbravejo – deu cavaco.
Mas Vicente arrespondeu:
- Eu vendo o legume meu,
Você, venda o seu tabaco.

Tava a briga começada.
Toda muié relachada,
Comeu tripa sem pagá.
Vicença por sua vez,
Gritava: - chega freguez
O meu tabaco é pra dá.

Nisso chega o Delegado
E, Cuma era arrochado,
Mandô os dois pra prisão.
Botô os troço num saco;
Misturô tripa e tabaco,
Arresorvendo a questão.

Despois dixe o Delegado:
- D’hora in vante no Mercado
Ninguém faz mais o qui qué.
De amenhã in diente
Vem sem a tripa Vicente
E sem tabaco a muié.
...............................................
Eu achei forte esse ato...
O freguez qui vende fato
Precisa a tripa amostrá...
- Num fica de loiça um caco –
Pra quem véve do tabaco...
Cuma é qui vai passá?


Autor: Renato Caldas. 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

POEMAS DEVASSOS:

PERDÃO
Peço-te perdão, meu ex-amado,
pelos adultérios que jamais confessei.
Mas quem resistiria?
O teu primo tinha olhos verdes
e fazia descer rios de desejo
que a barragem da minha calcinha
não conseguia deter.
O oficial do Corpo de Bombeiros
que me ofereceu uma carona
do Centro a Copacabana,
era lindo, lindo, e tinha um fogo
capaz de incendiar a antiga Roma.
Houve outros deslizes, confesso,
mas o melhor de todos, deslumbrante,
foi com um fauno de 15 aninhos.
Divino. Belíssimo. Esbelto infante. 

Autora: Nathália de Sousa - Natalense reside no Rio de Janeiro. Formada em letras. Professora e Poetisa. 
Livro: Poemas Devassos e Uma Canção de Amor - Sebo Vermelho - Edições Especiais - 2006. 
Foto ilustrativa: www.conquistarumhomem.com.br

MARCA DO QUE SE FOI:

"RABO DA GATA"
No plano superior podemos observar parte da Rua Dr. Ernesto da Fonseca, trecho famoso, conhecido por "Rabo da Gata". No plano inferior vemos as casas sendo construídas na Rua Francisco Assis da Cunha - Bairro Vertentes, para receber os moradores daquela área desordenada e pobre da cidade, à época.

Essa foi a primeira experiência de erradicação de uma favela em Assu. O fato ocorreu na gestão do então prefeito Lourinaldo Francimari da Fonseca Soares (1993/1996). 

Atualmente, essa área está totalmente urbanizada, pavimentada e possui uma praça denominada de Professor José Arimatéia de Souza, com boa jardinagem, bancos, quadra para práticas esportivas e ótimo espaço para caminhadas. A obra foi construída na segunda gestão de Ronaldo Soares (2001/2004).

Em tempo: Essas obras de erradicação da favela foram executadas exclusivamente com recursos próprios da Prefeitura Municipal do Assu.

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares contribui para a inscrição do Assu na série B do campeonato estadual de futebol‏
O presidente da Associação Sportiva Sociedade Unida (ASSU), Chico Lavoisier e os membros da direção, Tê e João Paulo, visitaram o gabinete do deputado estadual George Soares, na manhã desta segunda, 01, em Natal.

Os representantes do time de futebol da cidade do Assu solicitaram o apoio do deputado George para a inscrição do Clube na série B do campeonato estadual da Federação Norte-rio-grandense de futebol (FNF). George Soares contribuiu com 50 % do valor da inscrição, desejando sorte ao Camaleão do Vale nesta competição.

"Parabéns pela iniciativa da retomada do time ao futebol e se Deus quiser, a primeira divisão do Estado. Na maior torcida, participamos desta luta grande que irá precisar da ajuda de todos. Por isso, estamos dando nossa colaboração. Vamos a vitória." Disse o deputado.
-
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

SÃO JOÃO DO ASSU:

Show Católico: George Soares instrui acompanhamento de emenda de R$ 50 mil na FJA

Padre João Carlos
Na entrevista que prestou sábado (30) ao programa Registrando, na Rádio Princesa do Vale, o deputado estadual George Soares (PR) contou que já passou determinação à sua assessoria técnica, na Assembleia Legislativa do RN, em Natal, no sentido de acompanhar o andamento do processo que tem por objetivo o pagamento de sua emenda no valor de R$ 50 mil para o São João/2015 em Assú.
O parlamentar disse que, mesmo um pouco tardiamente, a Prefeitura Municipal do Assú apresentou o projeto que se constitui em peça necessária à liberação dos recursos na esfera da Fundação José Augusto (FJA), órgão do governo do estado.
O projeto foi encaminhado pela gestão dia 18 de maio e, mesmo sem ser sua atribuição, George Soares orientou sua equipe a monitorar cada etapa do processo para assegurar o pagamento em tempo hábil da emenda que, explicou, servirá para custear o show católico dentro da festa do padroeiro, espetáculo musical que, este ano, será dia 23, uma terça-feira, com a participação do Padre João Carlos, um dos grandes astros da música católica brasileira.
Postado por Pauta Aberta.

domingo, 31 de maio de 2015

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

Na capital, George Soares participa da missa a São João da colônia Assuense 
Como todos os anos, o deputado estadual George Soares (PR) participou, na manhã de hoje (30), da missa a São João Batista da Colônia Assuense na capital do Estado. 

A missa foi celebrada pelo pároco de Assú, Padre Flávio, que fez referência ao avô do deputado George, Edgard Montenegro quando esteve presente no último ano de sua vida. A deputada federal Zenaide Maia, familiares e amigos do deputado George também acompanharam a cerimônia religiosa na igreja de São João, no bairro de Lagoa Seca. 

"É muito importante essa celebração, por isso estamos presentes. Aqui em Natal existe uma colônia de conterrâneos assuenses grande e forte. Este momento reúne a todos com muita fé e respeito." Disse o deputado George Soares.
- Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares