sábado, 8 de junho de 2013

FESTANÇA

O MEU SÃO JOÃO

Para mim a festa do padroeiro do Assu, São João Batista era como se fazia antigamente com direito a quadrilha, leilão, alfinin, balões, vaquejada com relabucho, barraca do verde e encarnado, jornalzinho como "A Mutuca", "O Vaqueiro", entre outros que circulavam no período daqueles festejos (nove dias de quermesse). Naqueles periódicos os poetas colaboravam com suas produções literárias, os comerciantes divulgavam as suas lojas, as moças e os rapazes eram satirizados, fazia e desfazia namoro, os políticos e toda a sociedade escreviam seus artigos sobre aquela festa e os problemas da região. Lembro o parque de diversão ao lado da matriz com sua roda gigante, carrossel, divulgadora. Os rapazes aproveitavam aquele meio de divulgação para dedicar canções as suas amadas. O locutor do parque dizia antes de divulgar a canção, essa linda mensagem: "De alguém para um alguém com muito amor e carinho."
Ah! Que saudade da "Quadrilha de Vovó Zulmira", que era realizada em frente a casa dela, dona Zulmira, de saudosa memória.
Na foto acima (São João de 1982) vejamos Fernando Caldas - Fanfa (de batina), O irreverente e espirituoso Chico Dias (o noivo), Iza Caldas (a noiva), entre outros amigos assuenses.
Postado por Fernando Caldas

LIVRO


Andiére Abreu, poeta assuense, lançará nesta próxima semana sua “Enxurrada de versos”, na Capitania das Artes.

Andiére, ou Major, como é mais conhecido, estará autografando seu livro, que tem apresentação de José Maria Figueiredo e prefácio de Augusto Ariston, a partir das 18 horas na Capitania das Artes, localizada na Avenida Câmara Cascudo, defronte ao Solar Bela Vista, na capital potiguar.
Fonte: Ana Valquiria
EM FAMÍLIA GEORGE SOARES PARTICIPA DA TRADICIONAL MISSA DE PÁSCOA DA COLÔNIA ASSUENSE, EM NATAL
Na manhã deste sábado, 8, o Deputado George Soares (PR) participou, em família, da tradicional Celebração da Páscoa da Colônia Assuense, na igreja de Nossa Senhora do Líbano, em Natal. O evento recebeu a imagem de São João Batista - Padroeiro do Assu.

Estiveram na Celebração as 4 gerações da família Montenegro, o avô do Parlamentar, Edgar Montenegro, sua mãe Rizza Montenegro e sua filha Stella. Danielle, esposa do republicano também esteve presente.

"Temos que manter nossas tradições vivas, por isso que faço questão de estar presente todo ano e hoje, em especial, de trazer minha família para essa celebração."

Após a missa George Soares participou também do tradicional café da manhã. A programação seguiu com o forró, que aconteceu na AABB a partir do meio dia. 
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares


OUTRAS FOTOS DA CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA DA COLÔNIA ASSUENSE






 Fotos de: Aida Celeste Tavares de Sá Leitão.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

DESCASO PÚBLICO

PREFEITURA FECHA OS OLHOS PARA O PATRIMÔNIO PÚBLICO DO ASSU

É uma brincadeira a forma como vem sendo desprezados os prédios tombados pela Lei Municipal nº 359/2011 que visa à salvaguarda do patrimônio cultural, histórico e arquitetônico do Assú. 

Quase todos os prédios já foram alterados após a publicação da Lei sem que a Prefeitura tenha dado uma única palavra nem autuado os responsáveis por este crime. Será que a incompetência chegou a ponto de desconhecerem a Lei?

Atenção Ministério Público!

Vou me comprometer com os leitores a fazer um breve histórico sobre cada um e a atual situação. 

Também não podemos esquecer outros equipamentos que fizeram história, como por exemplo: Os chafarizes que forneciam água oriunda da fonte pública municipal situada na Rua Aureliano Lôpo. Aqueles chafarizes foram fundamentais para a sobrevivência da população assuense até finais dos anos sessenta.

Mas como estão estes chafarizes? 

Vejam fotos feitas recentemente:
Chafarizes (lado direito) em época de plena atividade.
Neste registro, na enchente de 1967. 
Chafarizes no ano de 2013
Chafarizes no ano de 2013.
MERECEM ESTE DESPREZO?

DRAMA


A cidade de Assú continua na mira dos criminosos. Assaltos, furtos e arrombamentos ainda são uma constante. Preocupada com o drama vivenciado pela população assuense, a vereadora Maria Elizangela Albano, ‘Ely da Saúde’, do PSD, teceu considerações com relação ao tema. Única voz na bancada de oposição no Poder Legislativo à administração do prefeito Ivan Lopes Júnior, do PP, a parlamentar-mirim cobrou medidas enérgicas por parte do Executivo municipal no sentido de ‘pressionar’ o Governo do Estado, de quem é aliado, a fim de tomar providências que venham coibir a ação dos que estão à margem da lei. ‘Ely da Saúde’ ainda lamentou a pouca e deficiente estrutura do aparato de segurança do município, e o fato do pouco efetivo a serviço do décimo Batalhão de Polícia Militar, BPM, que além de Assú, onde mantém sua sede, atende um total de mais 14 municípios no Vale do Açu e proximidades. Acerca da situação dramática vivida na cidade a vereadora se pronunciou da seguinte forma.
Fonte: Radio Princesa

PATRIMÔNIO DOS POTIGUARES


Continua repercutindo na imprensa potiguar a sanção, pelo Governo Rosalba, ao Projeto de Lei sugerido pelo deputado estadual George Soares (PR) transformando a festa de São João Batista, em Assú, em patrimônio cultural, imaterial e histórico do RN.

O fato teve eco através do blog Ponteio, assinado pelo laureado jornalista Aluísio Lacerda, um dos craques do Portal no Ar.
Sobre o assunto ele escreveu:

"A governadora Rosalba Ciarlini sancionou a Lei 9.723, de 6 de junho de 2013, que declara integrante do patrimônio cultural, imaterial e histórico do Rio Grande do Norte a Festa de São João Batista, no município de Assú, de grande simbolismo para aquela população. A lei é o primeiro passo para outro objeto, que será o registro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)".

O jornalista também listou os bens já registrados como patrimônio imaterial na região Nordeste.
Outro localizado no RN é a Festa de Santana, no município de Caicó, região do Seridó.
Postado por Pauta Aberta - Lúcio Flávio

PERSONALIDADES POTIGUARES

Zelito Calaça 
TESTEMUNHO PARA A HISTÓRIA: O MÉDICO DO POVO 

Em 06 de junho de 1927, na cidade de Angicos, nasceu Zelito Calaça, filho do dentista Francisco Emílio Gomes Calaça, natural de Alagoas, e de dona Maria de Araújo Calaça, de Angicos. Seu pai era dentista formado pela faculdade de Alagoas. Este, trabalhou em vários municípios das regiões Central, Mato Grande e Salineira do nosso Estado. Isso fez com que seu filho, Zelito, o acompanhasse ainda menino e abandonasse os seus estudos para se dedicar à sua futura profissão como protético e, depois, 'médico', 'dentista'e farmacêutico. Desde a mocidade, após a morte de doutor Calaça, Zelito passou a fazer extração e prótese dentária em vários municípios. Em 1957, fixa residência em Pedro Avelino e se casa no ano seguinte com dona Maria da Conceição Carneiro, filha do agropecuarista e liderança política da época, o ex-prefeito José Carneiro Filho. A partir desse momento, Calaça se dedica à saúde do povo dessa cidade. Do seu lado sempre existiu a prática fervorosa da sua profissão: bondade , dedicação, paciência, além do lado humano. Nas décadas de 1950, 1960 e 1970 trabalhar na área da saúde era um verdadeiro sacerdócio, uma missão para a qual Zelito se doava no seu exercício de curar os doentes, servir à sociedade e fazer o bem ao próximo. Era o tempo do 'médico' humanitário, a casa aberta para servir a qualquer hora do dia, como se fosse um posto de saúde.

Esse homem foi um obreiro na saúde do município. Era chamado de doutor Zelito, numa época em que não existia médico na cidade, depois, alguns médicos apareceram nos fins de semana. Calaça era exímio na prática. Consultava e passava remédios jamais desaprovados por médicos especialistas. De acordo com os sintomas acertava na maioria das vezes: quando a pessoa estava com pedras nos rins; doenças do fígado, como cirrose, hepatite, problemas de vesícula etc. Ele fazia quase de tudo: pequenas cirurgias; engessava braço, clavícula, perna; fazia extração dentária, chapa, obturação; era perito no parto, inclusive, alguns complicados e, também, em curar crianças com doenças comuns através de remédios populares daquela época. Injeção, aplicação, curativos etc, não custavam nada. A sua farmácia 'Socorro Farmacêutico Zelito Calaça' foi à falência várias vezes. Dava remédio ao povo e não cobrava nada. Dizia: 'vim para servir aos pobres'. Era defensor fervoroso da saúde pública, de tentar combater as doenças comuns da região. Mesmo o doente quando estava numa situação difícil, existia o esforço e a força de vontade pelo seu lado humano. Isso sem recompensas financeiras, pois ele sempre dizia: 'vim para servir, não para ser servido'. 

Aos sábados, dia de feira na cidade, atendia a muitas pessoas das zonas urbana e rural. Na sua farmácia, o atendimento começava às sete da manhã até cinco da tarde ou enquanto tivesse gente na fila para a consulta, pois naquela época a feira terminava tarde. Além da consulta, dava o remédio aos pobres ou vendia fiado e, na maioria das vezes, não cobrava e nem recebia nenhum tostão. Na 'caixinha', nada de dinheiro dos mais humildes. Mas, em compensação, recebia do homem do campo galinha, ovos, feijão verde, jerimum, melancia e outras coisas mais. E ficava satisfeito. 

Hoje, que tanto se fala em médico de família, é bom lembrar que naquela época Calaça já fazia isso em Pedro Avelino, de verdade, conhecendo o corpo e a alma do paciente e sabia o que estava acontecendo porque fazia acompanhamento quase que diariamente. Muitos choravam num ato de eterna gratidão. Hoje em dia o que existe é a frieza do atendimento de alguns médicos, sem ir na casa do paciente, principalmente, na zona rural, com rara exceção. Calaça era desse jeito, falava, escutava e fazia visita 'médica' aos seus pacientes. Era um ser humano que se interessava pela cura, que tirava as dúvidas e dava esperança e uma palavra de conforto. Também julgava ser adepto de remédios homeopáticos, que dizia curar a saúde de alguns enfermos. 

Devido aos serviços prestados conquistou muitas amizades e foi cooptado para a política e para o ambiente elitizado, pois tinha um serviço na área da saúde invejável. Se candidatou para prefeito em 1962 e para vice-prefeito em 1968 e 1988. Perdeu em ambas as campanhas. Antes, em 1982, foi eleito o vereador mais votado do município com mais de 10% do eleitorado total. A sua casa estava sempre cheia de amigos, colegas, ricos, pobres, cristãos, ateus, políticos e intelectuais. Era um ponto de convergência para uma boa conversa que a cidade tinha na sua paisagem humana. Chegou a hospedar em sua residência médicos, juízes, promotores, fiscais de banco, viajantes e outros. No bate-papo tinha gente como os juízes Luís Carlos Guimarães, Manoel dos Santos, doutor Levi; os médicos Juan Rivas Zambrana, Mauro Carmelo dos Santos, Pablo Pachá Quintela, José Martins dos Santos; o poeta Gilberto Avelino e outras pessoas ilustres que nos fogem a lembrança. E entre eles viam-se também pessoas simples. Alguns nem entravam , ficavam na calçada trocando conversas. Isso pela década de 1960 e início de 1970. Outros dormiam na sua residência. 

Com a chegada de médicos na cidade, muitas famílias ainda o procuravam para consultar seus entes queridos doentes, embora, em menor escala. Mas, com o fim da farmácia, a idade, o declínio político e financeiro, ocorreu a exclusão dos espaços sociais em sua residência. Tudo pela falsa elite hipócrita, deformada, de conveniências e aproveitamento que afagara, deu-lhe gelo sem fim, impingindo-lhe o ostracismo amargo em que teve, permanecendo sua vida pelo lado bom e humano servindo aos pobres, com desilusões e decepções, quase todas elitistas. 

Registra-se uma reparação necessária à brutal injustiça que marcou em fel anos de vida em Zelito Calaça, pela falsa burguesia local. Jovem, humano, conversador, gentil homem, prestador de serviços gratuitos, com isso, dominou o meio jovem e adulto da década de 1960 na área política e social da cidade do algodão. 

É de entristecer que na sua velhice caminhou inevitavelmente para o esquecimento, por melhor que tenha sido ou que tenha dado de si aos seus semelhantes, o ser humano é capaz de injustiças, ingratidões, incompreensões. Calaça esqueceu tudo isso através das virtudes espirituais e de um bom coração, já que uma das propriedades do ser humano é de esquecer com facilidade tudo que um dia lhe foi útil ou que teve sua importância. 

Queira Deus que o nome do 'médico e dentista' Zelito Calaça seja lembrado para sempre, que ele durante alguns anos não se encontre no sepulcro dos esquecidos. Entretanto bem que poderíamos retardar esse ostracismo a que foi relegado, com palestras mostrando o lado histórico do seu trabalho repassando quem foi ele e o que ele fez, principalmente, para essa juventude local, pois se Zelito Calaça não fez para os adolescentes atuais, mas certamente prestou serviços e favores para seus familiares.

ALGUMAS DAS MIL FRASES EM RELAÇÃO A ZELITO CALAÇA: 

- "Foi o homem que mais prestou serviços ao povo da nossa terra. Estava pronto para atender a crianças pobres e idosos a qualquer hora do dia. Foi o maior médico de todos os tempos" - Tica Flor, professora

- "Salve meus amigos e minhas amigas essa figura que é o doutor Zelito Calaça" - Padre Antas.

- "Zelito Calaça, o Januário Cicco de Pedro Avelino" - Professor João Bosco da Silva.

- "O maior médico do mundo é Zelito" - Luís Costa, conhecido como Luís Peninha, telegrafista.

- "Daqui a mil anos não teremos um Zelito Calaça. Foi o homem que mais prestou serviços na saúde da nossa terra" - Rômulo Figueredo, vereador.

"Se foi o herói de Pedro Avelino" - Zé Galego, filho de Manoel Inês Filho.

- "Do início da década de noventa para trás, toda família de Pedro Avelino deve favor a Zelito" - Jairo Ernesto, comerciante e agropecuarista.
Do Facebook de Marcos Calaça / Fernando Caldas.
"A voz é o mais importante meio de comunicação para o ser humano"
Está com problema de fala, audição ou voz? Consulte a fonoaudióloga
SUZANE CRISTINA DANTAS PEREIRA
Clinica Oitava Rosado, s/n, Bairro Dom Eliseu - Assu

SÃO JOÃO DO ASSU - PATRIMÔNIO DOS POTIGUARES

Proposta do deputado estadual George Soares (PR), aprovada à unanimidade de votos na Assembleia Legislativa, declarando integrante do Patrimônio Cultural, Imaterial e Histórico do Rio Grande do Norte a FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA recebe sanção da Governadora e agora é Lei.

Por intermédio da edição desta sexta-feira (07) do Diário Oficial do Estado, ocorre a veiculação da Lei nº 9.723, do dia 06 de junho de 2013, que declara integrante do patrimônio cultural, imaterial e histórico do RN a Festa de São João Batista, no município de Assu.

Além da Governadora o ato recebeu o aval do secretário de Justiça e Cidadania, senhor Júlio César de Queiroz Costa. O gesto garante de forma oficial a expressão do São João assuense como bem inestimável para todo o Estado. Parabéns George.
Mais uma conquista do povo do Assu. Parabéns ASSUenses!

Anavantur!

CAUSO

AGENDA LOTADA
 
O EX-VEREADOR Francisco Willians de Farias - Mais conhecido como Willians do Detran - além de músico também foi empresário da banda Francisquinho e Seus Metais - especializada em músicas dos anos sessenta e boleros. 

Período junino, a coisa ruim pra danado, havia um mês que não aparecia um contrato... Inesperadamente, Willians recebe um telefonema da Gerência do Hotel Thermas de Mossoró perguntando se a banda poderia tocar uma festa do Rotary Club daquela cidade. Willians quase sem acreditar no que estava ouvindo, pensando em valorizar a banda, saiu-se com esta:

- Por favor, meu senhor, me ligue daqui a cinco minutos que eu vou verificar a agenda da banda para saber se posso confirmar sua data.

Resultado: foram os cinco minutos de espera mais longos que Willians já viveu.
Fonte: Dez Contos & Cem Causos.

AÇÃO PARLAMENTAR

GEORGE SOARES COBRA CELERIDADE NA LIBERAÇÃO DOS RECURSOS PARA A REFORMA DO CAIC DE ASSU

Escola Estadual Poeta Renato Caldas - CAIC - Assu
Em requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, para ser encaminhado à governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de educação, Betânia Ramalho, o deputado George Soares (PR) pede celeridade na liberação dos recursos para a reforma do CAIC, em Assu.

O Parlamentar lembrou que desde 2011 a escola foi interditada pelo Corpo de Bombeiros, devido a problemas na estrutura física do prédio. “Em Assu, participamos do ato público pela recuperação da escola, mas até o momento nenhuma providência foi tomada por parte do Governo do Estado”, lembrou.

Ainda sobre o CAIC, o republicano lembrou que não é a primeira vez que ele cobra informações sobre o recurso que permitirá a reforma e a retomada das atividades no prédio. “Estamos cobrando incansavelmente uma posição do Governo do Estado. O CAIC é um centro de aprendizado que beneficia muitas crianças e adolescente do Vale do Assu”, comentou.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

BENEFÍCIOS

Emenda de João Maia permite inclusão do sal refinado na cesta básica

Deputado Federal João Maia
O deputado federal João Maia (PR-RN) está muito satisfeito com a decisão do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) de acatar a emenda de sua autoria para que o sal refinado seja incluso como produto integrante da cesta básica.

O deputado Edinho Araújo atendeu o pleito do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e nesta quarta-feira (5) fez um adendo ao seu relatório sobre a MP 609, incorporando ao texto emenda do deputado João Maia. Com isso, o sal passa a desfrutar dos benefícios fiscais que a MP (aprovada ontem na Comissão Especial) atribui à cesta básica, diminuindo significativamente sua carga tributária, com a isenção total do pagamento das taxas relativas ao COFINS, PIS e PASEP.
O sal nosso de cada dia

Para Henrique, a iniciativa de João Maia constitui um importante estímulo à indústria salineira do Rio Grande do Norte e, por isso, não mediu esforços para vê-la aceita pelo relator da MP-609.

O deputado Edinho Araújo, nosso companheiro do PMDB, foi muito sensível à nossa argumentação quanto à importância da inclusão do sal como produto integrante da cesta básica. Uma medida que, aliás, corrige uma injustiça contra o consumidor brasileiro facilitando o acesso a produto tão importante, na medida certa, na composição de qualquer refeição”, disse o presidente da Câmara. 
P.s.: Com informações da Tribuna do Norte.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

"A voz é o mais importante meio de comunicação para o ser humano"
Está com problema de fala, audição ou voz? Consulte a fonoaudióloga
SUZANE CRISTINA DANTAS PEREIRA
Clinica Oitava Rosado, s/n, Bairro Dom Eliseu - Assu

CRÔNICA

O PONTO
Ivan Pinheiro
Assu é uma cidade que já se pode observar um trânsito agitado, nervoso... Perigoso. Principalmente em cruzamentos de ruas onde não se distingue as preferenciais. Como agravante, nas avenidas principais que dispõem de sinalização eletrônica (pontos de paradas obrigatórias), poucos respeitam os semáforos.

Um exemplo é o ponto de cruzamento da avenida senador João Câmara com as ruas Coronel Wanderley e Professor Luiz Soares. Para que serve aquele semáforo? O transeunte ali “vê tocha” pra ultrapassar na... Supomos: passagem de pedestre.

Os motoqueiros? Só Deus mesmo para protegê-los... São verdadeiros acrobatas. É evidente salientar que não raro se observa alguns motos-taxistas com passageiros desrespeitando a sinalização. Um absurdo!

Mas eu quero comentar sobre um PONTO que é cômico. Apesar de super perigoso. Refiro-me ao ponto de cruzamento da Avenida Senador João Câmara na altura da Rua Esperanto  / Coronel Francisco Martins. A popular “Esquina do Estadual”. Quem desejar estimular os hormônios da adrenalina basta passar dez minutos na calçada, por exemplo, da ELETROVALE.

- Bateu!... Bateu!

- Caiu!... Caiu!

- Nossa Senhora! Escapou por pouco!

- Sai da frente ‘fio’ de rapariga...

Essas são algumas frases inevitáveis que ouvimos constantemente pronunciadas tanto pelos espectadores das calçadas, quanto pelos motoristas e motoqueiros que trafegam naquele ponto.

O aludido ponto talvez seja o calcanhar-de-aquiles mais sério no trânsito da avenida. Foram colocados pelo Detran, nas duas faixas, tachões para forçarem as paradas e consequentemente facilitarem as entradas, saídas e cruzamentos dos veículos e pedestres. No entanto, a imensa maioria dos motoristas e motoqueiros dribla os tachões. E muitos, em velocidade acima do permitido em perímetro urbano. Imagine que estamos falando do ponto de cruzamento de ruas onde, em uma das esquinas, está edificada a maior escola estadual do município.

Tenho dó de Josué que a duras penas construiu um ponto sobre a marquise da sua loja para bater papo com amigos. Inacreditável é que o mesmo não o utiliza porque, segundo ele, “não tem nervo que aguente ver as estripulias dos condutores de veículos evitando passar sobre os quebra-molas”.

Quantos acidentes já aconteceram ali? Quantos inocentes já foram prejudicados? Quais providências foram tomadas? 

Não podemos dormir no ponto nem entregar os pontos. Precisamos colocar um ponto final nesta problemática. Acredito que aquele ponto é o ponto de melindre, de honra, que precisa ser visto com bons olhos pelos responsáveis do trânsito. 

Os motoristas e motoqueiros precisam colaborar, nem que seja na marra, sob duras punições pecuniárias a cada ato de infração. Somente com atitudes concretas, haveremos de transformar aquele ponto num ponto de referência. 

Aí sim, teremos condições de assinar o ponto, tomando um cafezinho, na maior tranquilidade, no ponto de Josué.
Crônica publicada no Jornal O Rebuliço - 2008.

INÁCIO DE JOÃO PIO

O DONO DA RUA

INÁCIO NILO DOS SANTOS nasceu em Assu no dia 03 de outubro de 1954, filho de João Pio do Calçamento. Alto, magro e muito espirituoso, era o que queria e o que não queria ser. Pois, além das belas poesias absurdas, dominava com muita habilidade a imitação do comportamento gestos e falas das pessoas que conhecia. Entre elas: Dr. Edgard Montenegro, Dr. Lou e Chico Galego.

Na música, mesmo gostando muito de Raul Seixas e Vicente Celestino, sentia-se muito a vontade para imitar com extrema semelhança o cantor Jerry Adriani.

Inácio encontrou em Assu, na Rua do Córrego, sob os pés de fícus de João da Rocha e as oiticicas da beira do córrego, todos os elementos para torná-lo em uma das maiores expressões da arte de transformar e interpretar a cultura popular. 

"La vem a lua saindo
Por trás das carnaubeiras.
Não é lua,
Não é nada,
Adivinha o que era?
Nada!"

Estudou no Instituto Padre Ibiapina - IPI, fez exame de admissão na Escola Juscelino Kubitschek - JK, depois de ingressar na faculdade de economia, abandonou o curso faltando apenas 03 meses para concluí-lo. Motivo alegado: timidez. Acreditando nisso, entregou-se a bebida, através da qual, tinha absoluta convicção, atraia todas as possibilidades de criação e afugentava a inibição.

Subi num pé de coco
Para ver meu amor passar...
Ela não passou,
Eu desci.

E assim Inácio seguia a sua sina, bebia para ser poeta e fingir que vivia. Inácio falava cantando e quando cantando, falava e ria. Detestava drogas ilícitas e compreendia como poucos conterrâneos a importância do envolvimento com as artes e o esporte.

"A lua vinha nascendo
Redonda quinem um tijolo,
O tijolo caiu n'água e fez:
Tibungo!"

Era um percursionista de "mão-cheia'. Foi um dos criadores da Escola de Samba Originais do Córrego que durante anos animou o carnaval de rua da cidade do Assu. Na foto acima, em uma mesa de bar, provavelmente imitava o Dr. Lou. Na fotografia ao lado com uma baqueta, provavelmente, da banda marcial do JK. Inácio era uma espécie de maestro daquela orquestra estudantil.

No dia 03 de outubro de 1986, aos 32 anos, o poeta toma uma dose de aguardente, tira gosto com um caroço de milho, canta uma canção, faz um belo absurdo poema, pede licença a timidez e se despede da Rua do Córrego.  

Fonte: Jornal Rebuliço nº 18. Ano: 2008.

DITADOS POPULARES

Afogar o ganso
No passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poderem sentir os espasmos anais da vítima. Daí a origem da expressão, que se refere a um homem que está precisando fazer sexo.
Farinha do mesmo saco
“Homines sunt ejusdem farinae” esta frase em latim (homens da mesma farinha) é a origem dessa expressão, utilizada para generalizar um comportamento reprovável. Como a farinha boa é posta em sacos diferentes da farinha ruim, faz-se essa comparação para insinuar que os bons andam com os bons enquanto os maus preferem os maus.
Fonte: Câmara Cascudo
"A voz é o mais importante meio de comunicação para o ser humano"
Está com problema de fala, audição ou voz? Consulte a fonoaudióloga
SUZANE CRISTINA DANTAS PEREIRA
Clinica Oitava Rosado, s/n, Bairro Dom Eliseu - Assu.

EVENTO

Projeto CDI - Agir e Janduís realiza Seminário de Comunicação 
Social para adolescentes da oficina de Audiovisual.

O Seminário de Comunicação Social será realizado no dia 13 de junho de 2013, ministrado na sede do núcleo Janduís (prédio do Lions Clube) para adolescentes da Oficina de Audiovisual do Projeto CDI - Agir e Janduís. O mini-curso tem por objetivo capacitar 20 adolescentes e abordará temas ligados à ética, produção de pauta, rádio educativa e novas mídias.
O Centro de Desenvolvimento Integrado Projeto Agir e Janduís, que atende atualmente 800 crianças, é gerenciado pela Associação dos Moradores dos Bairros Frutilândia e o Grupo de Escoteiros Maxwell de Barros Machado. 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

EXEMPLO DE PRESERVAÇÃO

NO DIA DO MEIO AMBIENTE UMAS IMAGENS DA FLORESTA NACIONAL DO ASSU - FLONA






Fotos: Samuel Fonseca - Assu.
"A voz é o mais importante meio de comunicação para o ser humano"
Está com problema de fala, audição ou voz? Consulte a fonoaudióloga
SUZANE CRISTINA DANTAS PEREIRA
Clinica Oitava Rosado, s/n, Bairro Dom Eliseu - Assu.

BOA NOTÍCIA!

SUZANA VOLTA FONOAUDIÓLOGA

Mais uma assuense que não fugiu da luta, encarou as dificuldades com heroísmo, venceu a etapa de estudos e retornou a seu berço pátrio. 

Refiro-me a fonoaudióloga SUZANE CRISTNA DANTAS PEREIRA que voltou, não só para rever seus pais (Sidney Pereira e Cristina), familiares e amigos... Voltou de “mala e cuia” e está atuando como profissional na Clinica Oitava Rosado nas terças e quartas feiras nos horários da manhã e tarde. 

O pontapé inicial foi ontem (04/06). Portanto, se você estiver  com algum distúrbio de saúde ligado à comunicação oral e escrita, ou seja, deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura, precisa de tratamento urgente. Não perca tempo e consulte a fonoaudióloga SUZANE CRISTINA na Clinica Oitava Rosado - Assu. O atendimento pode ter certeza, será de excelência, regado a competência e ética profissional.

Parabéns Suzane... SUCESSO!!!

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


AÇÃO PARLAMENTAR

GEORGE SOARES SOLICITA AO GOVERNO A REALIZAÇÃO DA 9° FEIRA DE NEGÓCIOS DO 
VALE DO ASSU 

Nas sessões plenárias da Assembleia Legislativa, o deputado estadual George Soares (PR) protocolou requerimento onde solicitou ao Governo do Estado, a realização da 9° Feira de Negócios do Vale do Assu. Para que o evento aconteça é necessário que o Governo do Estado firme parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Assu – CDL/Assu.
O parlamentar justificou o pedido dizendo que a Feira é o momento onde o potencial econômico do Vale do Assu é explorado. “A Feira de Negócios é uma festa onde a economia da região é fortalecida, além disso, dá a oportunidade de vários artistas se apresentarem, divulgando a cultura do Estado”, comentou. 
-
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

BOM SENSO

Clebson Corsino: Oposição com equilíbrio contra os que anseiam pelo absolutismo

Clebson Corsino
Uma das cabeças dinâmicas das forças de oposição no município do Assú, o ex-secretário Clebson Corsino mostrou na prática como tem se comportado a ala política que diverge da atual gestão municipal. 
 
Ao ser entrevistado no programa Panorama do Vale, na Rádio Princesa do Vale, nesta terça-feira (04), Clebson Corsino agiu de forma serena, lúcida, racional e equilibrada, levantando questões que, a bem da verdade, existem no sentimento de grande parcela da população do Assú. 
 
Além do mais, deu uma demonstração singular de cidadania, exibindo preocupação com ações do poder público que se distanciam do bem-estar coletivo, mesmo sem ser detentor de mandato eletivo ou ocupar funções públicas atualmente.
 
Sua análise na abordagem dos fatos reaquece e revigora a esperança e o otimismo de que ainda é possível coabitar civilizadamente em campos opostos, garantindo que se exponha a opinião contraditória e, por conseguinte, evitando o establishment do totalitarismo político.
 
A ótima repercussão da entrevista é a prova mais cabal de que o perfil adotado pela oposição, da qual ele é um dos símbolos, recebe a aprovação de uma fatia de grande magnitude da sociedade assuense que, igualmente, não aceita ser contida por grilhões.
 
Postado por Pauta Aberta - Lúcio Flávio

SEGURANÇA

EM PLENÁRIO GEORGE SOARES REGISTRA ONDA DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ASSU

Na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 04, o deputado George Soares (PR) fez pronunciamento onde comentou a insegurança enfrentada pelos municípios do Estado. O parlamentar referiu-se a onda de assaltos registrada na cidade do Assu, na última sexta-feira.  “Assu viveu momentos de terror. Foram registrados 11 assaltos num período de 24 horas”.  

Durante sua fala o republicano disse que a Delegacia de Polícia do Assu, além de atender ao município, tem que atender ainda Itajá e Carnaubais e conta com um efetivo de apenas nove agentes e um escrivão. O deputado ainda apresentou dados extraídos do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano, onde aponta Assu como a 5ª cidade mais violenta do Rio Grande do Norte. “Assu não é somente a 5ª cidade mais violenta do Estado, é também a mais violenta do Vale do Assu”, comentou.

Durante seu pronunciamento o parlamentar foi aparteado pela deputada Márcia Maia e pelos deputados Hermano Morais, Ricardo Motta e Fábio Dantas.

Como sugestão George Soares protocolou requerimento onde sugere, ao Secretário de Segurança Pública e ao Delegado-Geral da Polícia Civil a instalação de uma Delegacia Móvel da Polícia Cicil no município do Assu durante os festejos de São João Batista. Em seu discurso, ainda sugeriu a Prefeitura do Assu, a criação da guarda municipal. “Assu arrecada mais de 5 milhões de reais por mês, possuí todas as condições de custear um programa deste porte". Finalizou.  
-
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

terça-feira, 4 de junho de 2013

PRECARIEDADE

Realidade: Médico relata situação da saúde local de forma verídica e irretocável

Walmilson Braz
Há uma interferência direta na precarização dos serviços de saúde por meio do Pronto Socorro da Prefeitura Municipal instalado no interior do Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos, em Assú, no cenário de decadência que tem comprometido a qualidade do atendimento do órgão estadual à população local e regional.
A observação é feita pelo médico Walmilson Silva Braz, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Vale do Açu.
Ele relatou que tal situação se deve a não prestação de tal serviço básico por parte de alguns municípios que se encontram sob a sua área de jurisdição.
Neste contexto, salientou Walmilson Braz, a principal contribuição negativa vem do município de Assú, onde o Hospital Regional possui sua localização.
“A grande maioria dos atendimentos [no Hospital Regional] é do município do Assú que não tem um atendimento de qualidade no PSF”, asseverou.
O médico acrescentou que Assú “não tem um Pronto Socorro que possa dar suporte adequado, então [os pacientes] procuram o Hospital Regional que seria para dar um suporte mais avançado, para dar um suporte básico”.
Revelou que o Pronto Socorro municipal montado dentro do Hospital só realiza atendimento até meia-noite diariamente.
“A população só pode adoecer até a meia-noite; a partir da meia-noite ninguém adoece”, ironizou.
“Porque deixa-se esse horário a partir da meia-noite de pagar um profissional. Fica descoberto [o atendimento], mas em compensação o município não gasta pagando um profissional”, enfatizou.
Adiantou que, na intenção de dirimir tal óbice, alguns profissionais de saúde do Estado patrocinaram uma ação na esfera do Ministério Público Estadual contra o setor de saúde do município do Assú.
A ação, conforme disse, é para que o município “dê assistência integral aos seus munícipes”, finalizou.
Postado por Pauta Aberta - Lúcio Flávio

segunda-feira, 3 de junho de 2013

QUEM SE HABILITA?

A partir desta segunda-feira, dia 03, até o dia 21 de junho o Pau de Sebo da Princesa do Vale estará animando as tardes dos assuenses. Esta manifestação folclórica está inserida nas festividades tradicionais da festa de São João Batista folguedo que há mais de duas dácadas a Princesa mantém sua preservação com responsabilidade e muita animação.

Parabéns a família Princesa.

INVISÍVEL


Inexplicavemente a prefeitura do Assú aditou de novo e novamente o contrato de construção de um parque de exposição de animais vivos, aumentando seu valor original em alguns mil reais. O inexplicavel neste caso, em especifico, é que não faz muitos dias este mesmo parque tinha tido seu contrato aditado e o valor tinha diminuído. Coisa raríssima de acontecer pelas bandas da cidade de Roque.

Maass, a diminuição deve ter sido um equivoco, já devidamente corrigido.

Aaahh, o parque que já consumiu mais de três centenas de mil reais e não conseguiu ainda mostrar suas feições deverá ser ampliado e sua ampliação custará ao erário municipal cerca de mais 7 centenas de mil reais.

Cá prá nós, como é que se amplia o que não existe? Beeeemmm... os edis assuenses aprovaram, na integra (lógico) projeto que amplia o Parque de Exposição, sem que este bendito parque exista ou mesmo que tenha feições assemelhadas ao objeto projetado. Entonce... os fiscalizadores... edis devem ter visto algo que a maioria dos medianos cidadãos assuenses não conseguiu enxergar!!
Postado por Ana Valquíria.

MANIFESTAÇÃO POPULAR


A Direção, funcionários, professores, alunos e pais de alunos da Escola Estadual Poeta Renato Caldas, vem de publico, formalizar veemente repúdio à ação nefasta do Governo do Estado do Rio Grande do Norte em relação à reforma da Escola Estadual Poeta Renato Caldas – CAIC que há 02 anos encontra-se abandonado sem nenhuma ação concreta por parte do governo Rosalba, sendo alvo constante das ações dos vândalos e pessoas nocivas à sociedade. Essa inércia por parte do Governo Rosalba, gera transtornos e perdas irreparáveis a comunidade escolar, o bairro Vertentes e a sociedade assuense, que ver o patrimônio publico do nosso município sendo depredado e, em especial, uma escola espaço educativo que serve como local formador de sujeitos a serviço da sociedade assuense e da humanidade. Entretanto, a escola continua funcionando de forma precária no prédio da Central do Trabalhador obtendo resultados satisfatórios nos índices de aprendizagem dos educando e suas participações em competições esportivas. Por essas e outras razões, a comunidade escolar reafirma a sua posição contrária a total falta de compromisso e ação do Governo do Rio Grande do Norte com a reforma da Escola Estadual Poeta Renato Caldas – CAIC. A expectativa é adensar essa manifestação para repercutir na sociedade assuense, a fim de sensibilizar a todos sobre a importância inestimável da reforma do prédio da Escola, que é um patrimônio público a serviço da educação de qualidade na comunidade do bairro Vertentes e proximidades. Acreditamos que somente a união da sociedade civil e da classe política assuense poderá reverter à situação a favor da Escola Estadual Poeta Renato Caldas. A Direção, funcionários, professores, alunos e pais da Escola Estadual Poeta Renato Caldas.
- Transcrito do Portal Fique Sabendo / Ana Valquíria

domingo, 2 de junho de 2013

ENCONTRO

EM ASSU GEORGE SOARES TOMA CAFÉ DA MANHÃ COM O “SENADO”


O deputado estadual George Soares (PR) tomou café da manhã neste domingo, 02/06, com os amigos do “Senado”, em Assu. Ainda estiveram presentes o ex-prefeito Ronaldo Soares, a vereadora Elysângela e o empresário João Wallace. Ao lado da sua esposa Danielle e de sua filha Stela, o parlamentar foi recebido com um grande banquete. O deputado assim se expressou: “É muito bom poder tomar café da manhã e colocar o papo em dia com grandes amigos e ao lado da família. Quero deixar o meu abraço a cada um do 'Senado'”
Fonte: Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

NA BEIRA DO MAR

MAZINHO E REGINA - O SOM NOSSO DE CADA DIA

Ontem (domingo, 01/06) visitamos os músicos Mazinho Viana e Regina Maria. Acompanhando o meu cunhado e poeta José Wilson Barbosa estivemos (eu e Ceiça) em Pium - numa chácara aconchegante (cercada de árvores por todos os lados), onde estão residindo o casal de músicos Mazinho Viana e Regina Maria.

O potiguar Mazinho Viana é eclético. Toca violão e diversos instrumentos de percussão, faz arranjos musicais, compõe e canta. Um grande artista!

A pernambucana Regina Maria canta maravilhosamente bem e toca instrumentos de percussão. É artista plástica e professora de artes do Colégio Marista de Natal.

Mazinho Viana tem alguns CDs lançados. Entre estes: 'O Som Nosso de Cada Dia' em parceria com Regina Maria e um outro onde apresenta um leque de composições de sua autoria e de parceiros como: Marcos Ferreira, Evandro Cunha, Roderick Fonseca, Crispiniano Neto e do mestre Antônio Francisco.

Na oportunidade também visitamos o estúdio do músico pianista, poeta, arranjador e mixador Oswin Loss. Uma figura espetacular. Ficamos de retornar àquele recinto para desfrutarmos de momentos agradáveis, regados à aperitivos, e ouvirmos uma boa música brasileira tocada por um alemão. Uma figura!

Mazinho e Regina... Um casal maravilhoso! Brevemente estarão lançando novo projeto, desta feita com o tema: 'Metade de Dez' - em mais uma parceria com o poeta mossoroense Antônio Francisco. Deste espaço enviamos nossos parabéns pelo belíssimo trabalho, momento em que agradecemos a forma despojada e descontraída com que nos receberam. AbrASSUs!