quarta-feira, 27 de maio de 2015

POEMAS DEVASSOS:

EXPLICAÇÃO

Não, meu amor, não precisa
explicar o que já sei. 
Todo homem, algum dia,
escravo, plebeu ou rei,
não levanta, não esporra,
não cumpre sua função
de derramar leite, gala, 
na visguenta escuridão
que a mulher oferece
depois de beijar, chupar. 
Ah, o pior da broxada
é ouvir você explicar. 

Autora: Nathália de Sousa - Natalense reside no Rio de Janeiro. Formada em letras. Professora e Poetisa. 
Livro: Poemas Devassos e Uma Canção de Amor - Sebo Vermelho - Edições Especiais - 2006. 

CULTURA:

Música, lazer, cultura e gastronomia vão estar presentes no próximo domingo (31) no lançamento de um novo formato para o projeto cultural Domingo Melhor, feito em parceria pela Assembleia Legislativa e o Sistema Fecomércio RN. O projeto vai levar atrações musicais, espaço gastronômico e lazer para a população a partir das 14h, ao lado da Praça André de Albuquerque.

“O projeto Domingo Melhor garante entretenimento à população de forma gratuita onde crianças e adultos poderão aproveitar o espaço de lazer durante todo o domingo. Com esse e outros projetos, como a Assembleia Cidadã e a Cultural, a casa legislativa cumpre também o seu papel social de estar sempre ao lado das pessoas”, destacou o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira.

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, destaca o novo formato do evento. “Realizamos com muito sucesso o Domingo Melhor até há cerca de dez anos. Esta retomada, em um formato mais amplo e em um local totalmente aberto ao público é nossa maneira de voltarmos a interagir com o público natalense de forma mais direta em um evento que reúne várias vertentes nas quais atuamos com o Sistema, como lazer, gastronomia e cultura. Eu diria que é um presente que nós e a Assembleia Legislativa estamos dando à cidade”, diz Queiroz.

O Domingo Melhor vai contar com apresentações artísticas, oficinas de artesanato, praça de alimentação no estilo de comidas de rua e recreação infantil. A atração nacional fica por conta de Nando Cordel, que sobe ao palco a partir das 18h. Além de atrações que fazem parte da Assembleia Cultural, como Ivan do Monte e Fernanda Azevedo.

A TV Assembleia além de promover o evento, irá transmitir ao vivo a programação cultural e fará flash ao vivo durante todo o domingo. “A parceria com o Sistema Fecomércio viabilizou a retomada desse projeto de sucesso, para que pudéssemos trazer à cidade uma ação que une cultura e lazer”, destaca o diretor da TV, Bruno Giovanni.

A programação começa às 14h e a entrada é gratuita.
ALRN.

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

Deputado George Soares é escolhido relator do Plano Plurianual do Estado
Em participação na Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do RN esta semana, o deputado estadual George Soares (PR) recebeu a relatoria do PPA- Plano Plurianual do Estado para o quadriênio 2012 a 2015.

O PPA é um o instrumento coordenador de todas as ações governamentais e, como tal, orienta as Leis de Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais, bem como todos os planos setoriais instituídos durante a gestão do período citado.

“Faremos a apreciação e entregaremos nosso relatório a Comissão de Finanças com seu devido parecer. Analisaremos se as diretrizes foram estabelecidas e se os objetivos/metas da administração pública estadual nestes anos condizem com as despesas apresentadas pelo governo.” Afirmou o deputado.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

CANTORES E COMPOSITORES:

Artur e Mariano se juntam para show ‘2 no Espaço’ em Mossoró
Apresentação em formato intimista acontece na sexta-feira, 29 de maio, no Espaço Artístico, com repertório formado por canções autorais e releituras.

Na próxima sexta-feira, 29, dois amigos e artistas se juntam para uma apresentação inédita em Mossoró. Os cantores e compositores Artur Soares e Mariano Tavares comandam o show musical ‘2 no Espaço’, que acontece às 20h no Espetáculo Espaço Artístico, localizado no Grande Alto de São Manoel.

Artur e Mariano preparam um repertório formado basicamente por músicas autorais, inclusive inéditas, em um show intimista à base de voz e violão. Eles também prometem fazer releituras de sucessos cantados nas vozes de Caetano Veloso, Lou Reed, Jorge Mautner e Bob Dylan.

Os ingressos para o show ‘2 no Espaço’ podem ser adquiridos no próprio local da apresentação ou através dos contatos (84) 99064667 e 88130188, pelo valor de R$ 10,00. Na data do evento a entrada passa a custar R$ 20,00.

PERFIS

Nascido em Mossoró, Artur Soares é músico, cantor, compositor, produtor e escritor. Começou a compor aos 12 anos de idade, inicialmente influenciado pelos Beatles e Luiz Gonzaga. Distingue-se pela naturalidade marcante no palco e pela precisão poética, melódica e cosmopolita em suas melodias, letras e produções musicais. Tendo já lançados o premiado álbum Bodoque (2013) e o livro Espamina (2014), atualmente Artur Soares se encontra em fase de produção de seu segundo álbum de canções, Aruê (2015).

Nascido em Assu, cidade celebrada como a terra dos poetas, Mariano Tavares é cantor, compositor e produtor. Começou sua carreira se apresentando no circuito universitário de estudantes de letras, e em cafés e espaços culturais da capital e do interior potiguar. Com três discos lançados, “O Sobrado” (2005), “Sem Parar” (2012) e o single “Canções que Nunca Tocam no Rádio” (2014), o trabalho de Mariano concentra-se principalmente na construção de uma identidade autoral.
Transcrito do Gazeta do Oeste - 26 de maio de 2015.

terça-feira, 26 de maio de 2015

DOIS DEDIM DE PROSA:

CAUSOS DE NOVA CRUZ

O saudoso assuense Celso da Silveira em "O Homem Ri de Graça" deixou registrado:
Em Nova Cruz um liso disse para outro liso: 
- Tô liso, no ponto de passar verniz!
*_*
Um amigo dizia sobre seu compadre mentiroso:
- Esse negro mentindo, um bom tocador de pandeiro ainda não acompanha!
*_*

Em Nova Cruz um conhecido boêmio relatava para os amigos sobre as virgens de um determinado distrito municipal: 
- É Cumpade, em Água Nova só se encontra “moça” nas latas de leite condensado!
*_*

Em Nova Cruz um cidadão, possuidor de volumoso apêndice nariz, vivia do pastoreio de carros nos pátios durante os bailes no Clube Municipal. Numa tarde dançante, programada para crianças, um garoto o surpreendeu com a seguinte exclamação:
- Mamãe, ah homim da venta grande!
E ele sem se alterar respondeu: 
- Pra você vê bichim... E ainda intope!
*_*
POISDIGA!

ECONOMIA:

E A ZPE...

Por: 
LAURO LEITE - Empresário. 
@clubdevinrn
EM 1959 NA IRLANDA SURGE a primeira ZPE. As Zonas de Processamento de Exportação - ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados - com a condição de destinarem "hoje" 80% de sua produção ao mercado externo.

A parcela de 20% da produção que pode ser vendida no mercado domestico paga integralmente os tributos cobrados sobre as importações.

Em 1988 o então presidente José Sarney, atendendo um pedido do amigo e ministro Aluísio Alves e ao Deputado Federal Henrique Alves, publicou o decreto criando a primeira ZPE do Brasil, em Macaíba/RN, dez anos após, a então Senadora Rosalba Ciarlini, consegue que seu projeto de criação da ZPE do Sertão seja aprovada pelo Senado.

27 anos se passaram da assinatura da nossa tão sonhada ZPE. Foram criadas mais 22 ZPEs no Brasil, das quais, apenas duas estão funcionando: a de Senador Guiomard, no Acre, em 2012, e a de Pecém, no Ceará, no início de 2013.

Aqui no RN, entre licitações desertas ou mal sucedidas, nossas duas ZPEs agonizam como um feto condenado ao aborto. 

Muitos usaram o tema ZPE, como discurso de campanha, mas logo após a posse, diante as dificuldades encontradas no Governo, vão a preterindo por assuntos cotidianos e de resultados imediato, enquanto a que seria a solução definitiva para os maiores problemas vai caindo no esquecimento, povoando apenas o sonho daqueles que acreditam que dias melhores viriam.

As ZPEs tem como principais objetivos: Atrair investimentos estrangeiros; Reduzir desequilíbrios Regionais; Fortalecer o Balanço de pagamentos; Promover a difusão Tecnológica; Criar empregos; Promover desenvolvimento econômico e social da Região; Aumentar a competitividade das Exportações. 

As empresas que se instalam nas ZPEs recebem diversos incentivos, entre eles: Suspensão de impostos e contribuições (impostos de importação, IPI, PIS, COFINS, PIS-Importação e COFINS - Importação e Adicional ao frete para renovação da Marinha Mercante) nas aquisições no mercado interno e nas importações.

Esperamos que haja um estreitamento entre o poder público e a iniciativa privada, visando promover, executar e administrar as nossas ZPEs, aonde nosso Estado e nosso povo saia como grande beneficiado.

Fonte: Revista O Poder nº 32 - Março 2015.
Foto Ilustrativa: ZPE do Ceará.

AÇÃO PARLAMENTAR:

UERN: Emenda de George Soares dará suporte a novas realizações físicas no Campus de Assú

Marlúcia Barros - Diretora Geral UERN/Assu
Na manhã desta última segunda-feira (25), o Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do RN (UERN), em Assú, acolheu a visita de uma equipe do núcleo de engenharia da instituição, procedente de Mossoró.
Os técnicos mantiveram contato com a diretora-geral do Campus, professora Marlúcia Barros, acerca dos projetos que se voltarão para novas obras estruturais na unidade acadêmica, inclusive, no tocante à adequada acessibilidade de suas instalações físicas.
Em matéria que prestou nesta terça-feira (26) ao noticiário matutino da Rádio Princesa do Vale, a dirigente universitária externou sua expectativa de que os empreendimentos possam ser tocados no menor espaço de tempo possível.
E confirmou que uma parte dos investimentos será subsidiada pelos recursos financeiros que já estão à disposição da UERN e que são oriundos da emenda parlamentar aprovada no Orçamento Geral do Estado (OGE) por iniciativa do deputado estadual George Soares (PR).

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares participa de audiência com presidente da FIERN
Nesta segunda (25) na sede da FIERN em Natal, o deputado estadual George Soares (PR), junto com o presidente da Associação Agrícola da Comunidade de Jurumenha Antonio Cardozo (AACJAC), Toinho de Santa Maria, participou de audiência com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do RN, Amaro Sales.

No encontro, o deputado Republicano solicitou a parceria da FIERN com as associações rurais para proporcionar maior desenvolvimento no interior do Estado. O presidente Amaro se prontificou em colaborar e falou do papel importante da Federação das Indústrias para ajudar no crescimento do Estado.

“Estamos certos que esta conversa aproximará mais a FIERN das associações agrícolas de todo o Estado. Trouxemos um representante do município de Santa Maria que presta serviços relevantes a sua comunidade, para demonstrar o esforço destas instituições em trazer desenvolvimento ao interior do RN”. Concluiu o deputado George.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PÁGINA ASSUENSE:

NÚBIA LAFAYETTE


A assuense Idenilde Alves de Araújo Costa - a renomada cantora, nacionalmente conhecida por NÚBIA LAFAYETTE -, nasceu em Assu no dia 21 de janeiro de 1937 (atualmente a comunidade de Chambá, onde nasceu, pertence ao território de Carnaubais). Faleceu no Rio de Janeiro, aos 70 anos de idade, no dia 18 de junho de 2007. Ao longo da sua carreira recebeu, carinhosamente, muitos títulos. Entre estes os pseudônimos de:

A Voz Orgulho; A Mais Linda Voz Feminina; Rainha do Samba-Canção; A Voz Nacional da Paixão; Nelson Gonçalves de Saias; A Voz Sentimento; a Voz da Paixão e da Dor.


Recebeu também diversos prêmios, entre estes:


Dois Discos de Ouro - Discoteca do Chacrinha; Troféu Revista do Rádio; Airton Perlingeiro; Roquete Pinto e Troféu "O Grande Baile da Saudade".


Fonte: Livro - Núbia Lafayette - A voz sentimento - Hamilton dos Santos.

SONETO:

FLAMBOYANT

Esgalhado, robusto, vigoroso,
Ao flagelo das secas resistindo,
O flamboyant, altivamente airoso,
Parece às vezes para o céu subindo.

Quando dezembro se apresenta rindo,
Numa expansão de festas e de gozo,
As escarlatas flores vão se abrindo
Em um transbordamento esplendoroso.

Abriga a sua copa os passarinhos
Que fazem em seus ramos os seus ninhos,
Entre carícia e beijos de noivado.

Quando chega o verão , árido, quente,
A sua rubra flor torna-se ausente,
Deixando o flamboyant despetalado.

Autor: Francisco Amorim (Chisquito)
Livro: Essencias / 1991

ASSÚ:

COMANDANTE EDGARD MONTENEGRO RECEBE HOMENAGEM DA LAD

Edgard-Borges-Montenegro-1948-1953
RESOLUÇÃO nº 011/2015
O Presidente da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias;
CONSIDERANDO a política de prestar homenagem a pessoas que contribuíram de forma positiva com o desenvolvimento do futebol do município do Assú;
CONSIDERANDO a incomensurável contribuição que o Sr. Edgard Borges Montenegro “In memoriam”, prestou a Liga Açuense de Desportos com a doação do terreno, onde hoje se encontra edificado o “EDGARZÃO”;
RESOLVE:
Fica o troféu de campeão do 22º Campeonato Assuense de Futebol Amador Adulto 2015, denominado “TROFÉU EDGARD BORGES MONTENEGRO”.
DÊ-SE CIÊNCIA, CUMPRA-SE E ARQUIVE-SE.
Assú – RN, 22 de maio de 2015.
Francisco das Chagas Soares
Presidente
Postado por TATUTOM SPORTS