sábado, 24 de agosto de 2013

HISTÓRIA

MAJOR MONTENEGRO
O ÚLTIMO CORONEL DA POLÍTICA POTIGUAR
Cópia da Carta Patente do Major Manoel de Melo Montenegro
Remexendo meus recortes de jornais e revistas encontrei a cópia da Carta Patente do Major Montenegro. Como não tenho certeza se já divulgue esta relíquia, transcrevo-a com a ortografia da época.

O Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil. Faço saber, aos que esta Carta Patente virem, que por decreto de 17 de novembro de 1915, foi nomeado Manoel de Mello Montenegro Pessôa para o posto de Major Cirurgião da 21ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional da Comarca de Assú, no Estado do Rio Grande do Norte, e como tal gosará de todas as honras e direitos inherentes ao posto; pelo que mando à autoridade competente que lhe dê posse depois de prestada a solemne promessa de bem servir, aos officiaes superiores que o reconheçam e a todos os seus subalternos que lhe obedeçam e guardem suas ordens. Para servir de título, lhe mandei passar a presente Carta por mim assignada, e que se cumprirá depois de sellada com o sello das firmas da República. 

Palácio da Presidência no Rio de Janeiro, em dois de maio de mil novecentos e dezesseis, nonagésimo quinto da Independência e vigésimo oitavo da República. 

Assina: Wenceslau Brás, Presidente da República e Carlos Maximiliano Pereira dos Santos.

O Major Montenegro afirmava que: - "O coronel Pedro Soares de Araújo foi o concretizador. Convenceu-me de que o título de Major – patente da Guarda Nacional do meu pai, Major Ovídio de Melo Montenegro Pessoa, deveria vir para minhas mãos. E assim foi feito”. 

O Major Montenegro nasceu em 25 de setembro de 1894. desde menino acompanhou os passos da República. De Floriano Peixoto a Sarney. Falava da campanha civilista de Rui Barbosa, como se tudo tivesse acontecido ontem. Aos 96 anos sua lucidez impressionava. Sua simplicidade chegava a comover.

Foi três vezes deputado estadual (por Santana do Matos) de onde foi ao mesmo tempo prefeito, porque naquele tempo a Assembléia Legislativa só se reunia em outubro. 

Foi o Major Montenegro o criador do município de Ipanguaçu, antigo Sacramento, em dezembro de 1948. Nunca quis ser prefeito do município. Seu filho Nelson Montenegro e sua esposa Maria Eugênia foram prefeitos com o apoio do Major. Preferia acompanhar, influenciar. Com Pedro Amorim fez um pacto: Jamais interferia na política do Assú. E assim ele fazia em relação a Ipanguaçu. Estiveram sempre unidos, mas cada um respeitando sua área de influência.

O Major Montenegro foi o último dos coronéis da política no Rio Grande do Norte. Boa parte de seus filhos e netos seguiram o ramo da política. Parece até que o sangue da política circula com mais vigor nas veias da família Montenegro.

Major Manoel de Melo  Montenegro faleceu em 1991 na capital pernambucana aos 97 anos de idade, lúcido e ativo. Profetizou sua própria morte ao declarar. - “Vou morrer no dia do meu aniversario”.

Comentários:

Francisca Callahan - Gosto de ler suas matérias sobre o Assú. Fico sabendo além do que não sei.
Tenho ótimas lembranças dos anos 70 até 83 . Depois não sei mais nada.
Como um passarinho ou um sonhador, quem sabe uma alma cigana, ou uma artista de circo rsrsr, resolvi conhecer outras terras, ouvir outras estórias ou até contar as minhas.
E foi assim que Aqui cheguei.
Mas... Guardo lembranças, estórias, rostos, amigos.

Nesiã Braga - Fantástico!

BRASIL MAIS SEGURO

Ministro da Justiça garante liberar recursos da emenda de João Maia para ampliar monitoramento de câmeras de segurança no RN

O coordenador da Bancada Federal do RN, deputado federal João Maia (PR) prestigiou na noite desta sexta-feira (23) o lançamento do "Pacto pela Redução de crimes violentos", feito pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo em Natal. Os recursos de R$ 49,2 milhões de reais contemplarão a qualificação dos procedimentos investigativos, com foco no enfrentamento aos crimes letais intencionais e a impunidade, além de impulsionar o reforço da presença ostensiva da policia nas cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Macaíba.
 
Para garantir que as ações do "Brasil Mais Seguro" sejam ampliadas para as outras regiões do Estado, o deputado João Maia vai destinar sua próxima emenda de bancada para o programa de monitoramento de câmeras de segurança que, na sua opinião, tem tudo para ser um dos mais eficientes do Nordeste. O projeto que está sendo desenvolvido por renomados profissionais de segurança contempla as instalações de câmeras em cidades da Grande Natal, Mossoró, Assú, Caicó e Pau dos Ferros.
 

O presidente da Câmara, Henrique Alves ressaltou em seu discurso a proposta de João Maia em colocar a emenda, e já anunciou que vai subscrevê-la. A felicidade de João Maia ainda foi maior quando o ministro se dirigiu a ele e disse: “coloque a emenda que eu libero os recursos”.

CAUSO

ENCONTRO DA SOLUÇÃO
Foto ilustrativa
No Brasil está ficando cada vez mais raro o político abnegado, voluntário, defensor das causas públicas. Aqueles honestos, a exemplo dos eleitores que votam por ideologia, estão perdendo o interesse pela política e muitos a abandonam. 

Recordo-me a campanha para reeleição de Ronaldo Soares a prefeito do Assu contra a então Secretária Estadual de Articulação com os Municípios, senhora Fátima Moraes. Ela, numa de suas viagens à Brasília, ouviu alguém dizer no avião:

- “... Políticos de todo o Brasil têm terras no Tocantins e no Goiás, inclusive os do Rio Grande do Norte”.

Não deu outra. Fátima, matreira na politica, jogou uma conversa em Assu que Ronaldo Soares tinha fazendas no Tocantins com mais de 20 mil cabeças de gado. Resultado: Na memória de alguns assuenses nunca mais Ronaldo ficou pobre.

Como a vida é uma roda gigante, me contaram que dia desses Fátima se encontrou com o Jacaré e comentou sobre as dificuldades que ela (Fátima) estava enfrentando na política. Ronaldo a encarando com um sorriso largo sugeriu:

- Fátima, vamos fazer o seguinte para resolver nossos problemas financeiros: localize aquelas fazendas e as 20 mil cabeças de gado que você disse que eu tinha no Tocantins que a gente vende, lhe dou a metade do dinheiro e ainda lhe apoiamos para prefeita. Combinado?

As gargalhadas foram inevitáveis.

HISTÓRIA

Postado por Hipotenusa

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ATIVIDADE PARLAMENTAR

João Maia e George Soares acompanham visita de prefeitos do RN ao presidente da Câmara
O deputado federal João Maia (PR) e o deputado estadual George Soares (PR) estiveram na manhã desta quinta-feira (22) no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), acompanhados dos prefeitos dos municípios de Brejinho, Fernando Pedroza e São Bento do Trairi. Durante o encontro os deputados João Maia e George Soares reforçaram os pleitos de cada prefeito.

Os prefeitos solicitaram o apoio do presidente da Câmara para projetos em andamento nos ministérios da Saúde e Integração Nacional. A prefeita de Brejinho, Dra. Ivete Matias, apresentou um projeto de saneamento básico para o município. A proposta já tramita na Fundação Nacional de Saúde.
 
De acordo com a prefeita Kali Ramalho, de São Bento do Trairi, o município ainda enfrenta a Doença de Chagas e precisa erradicar 40 casas de taipa. O projeto será apresentado na Fundação Nacional de Saúde.
 
O prefeito de Fernando Pedroza, Daniel Pereira, solicitou ao deputado Henrique Alves apoio para o abastecimento do distrito de Pelo Sinal com 250 famílias. O prefeito propôs a construção de um ramal de  nove quilômetros da adutora Sertão Central Cabugi.  Daniel Pereira também apresentou o projeto da barragem de São Vicente, no rio Pataxó, no valor de R$ 2,4 milhões.
Assessoria Parlamentar.

POESIA

AMOR E MEDICINA

Quando doente eu ficar
Quero um médico inteligente
Um que possa medicar
Beijo teu diariamente

Pode ser de hora em hora
Na face ou mesmo na boca
Rapidinho ou com demora
Só não quero em conta-gota

Não precisa tarja preta
Nem ter contra indicação
Doutor, assine a receita
Sem fazer objeção

É melhor me curar logo
Para mais tempo eu viver
Sem ela eu perco o foco
Sem foco, não posso viver

Edivam Bezerra - Assuense

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

HUMOR

Charge do dia: Saúde pública
Sorriso Pensante - Ivan Cabral

CONVITE


CURIOSIDADES

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo. 

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indigena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira. 

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio. 

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Comadre Florzinha
É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.
Fonte: suapesquisa.com

AÇÃO PARLAMENTAR

Atendendo a solicitação do Deputado Estadual George Soares, Presidente da Câmara Federal Henrique Alves se compromete a resolver problema de mais de 30 anos em São Rafael e Jucurutu.
Deputado Estadual George Soares e os Deputados Federais Henrique Alves e João Maia
O Deputado Estadual George Soares participou nesta quarta-feira (21/08) de reunião em Brasília/DF com o Presidente da Câmara Federal, Deputado Henrique Eduardo Alves e o Deputado Federal João Maia (PR/RN), para discutirem sobre o requerimento apresentado pelo parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte solicitando a regularização dos títulos de posse dos lotes e terrenos nos municípios de São Rafael (Cidade Nova) e Jucurutu (Conjunto do DNOCS), permutados pelos existentes na área que foi inundada pelas águas em virtude da construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

O requerimento foi encaminhado pelo Deputado George Soares e aprovado pela Mesa Diretora da Assembleia na última segunda-feira (19/08). As cidades foram atingidas pela inundação da barragem há mais de 30 anos e ainda hoje a situação se arrasta sem que se encontre uma solução.

Após receber o pleito, o Deputado Henrique Eduardo Alves imediatamente ligou para o Diretor Geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel, que se comprometeu a concluir em um prazo de 90 dias todos os estudos e as titularidades estarem prontas para serem entregues.

A importância deste pleito foi destacada pelo Deputado Federal João Maia, que o considerou um gesto legal e inadiável pela força política do Estado hoje em Brasília. A presença e empenho dos parlamentar federais Henrique Eduardo Alves e João Maia foram destacadas pelo Deputado George Soares que registrou o empenho deles em resolver o quanto antes esse problema.

“A regularização dos títulos de posse será um das maiores gestos de ação política para os dois municípios nos últimos 30 anos. Várias pessoas já morreram sem receber sua casa com o documento todo certinho. Abracei essa causa e lutarei até que seja tudo resolvido”, finalizou o Deputado George Soares.
-
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

UERN - ASSU

Campus de Assu inicia atividades de Mestrado Profissional em Letras

O Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoveu nesta terça-feira (20), a Aula Inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). A solenidade aconteceu no Auditório do Campus.

Os trabalhos foram coordenados pela Unidade Assu do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), em conjunto com a Direção do Campus e a Chefia do Departamento de Letras. Na oportunidade foi proferida conferência pela Professora Doutora Marlucia Barros Lopes Cabral, campus da UERN/Assu.

O primeiro dia de atividades em sala de aula será nesta quinta-feira (22), das 7h30 às 12h40, com a disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional, ministrada pela Professora Doutora Risoleide Rosa. A coordenação do Profletras no Campus de Assu é da Professora Doutora Cássia de Fátima Matos dos Santos.

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo a formação de professores do ensino fundamental no ensino da língua portuguesa em todo território nacional.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições associadas. A UERN foi contemplada com 60 vagas distribuídas da seguinte forma: 30 vagas para o Campus de Pau dos Ferros; 20 vagas para o Campus Central, em Mossoró; e 10 vagas para o Campus de Assu.

Os aprovados e que integram a primeira turma do Profletras no Campus de Assu são: Cleber Luiz de Sousa Lima, Maria Marcleide da Cunha, Ana Lígia Ferreira Oliveira de Morais, Antônio Loureiro da Silva Neto, Alvanira Leal Gondim, Poliana Carla da Silva Rocha, Maria de Jesus Melo Lima, Ana Bartira da Silva Moura, Kelly Cristina da Silva, Priscila do Vale Silva Medeiros.

Postado por blog do VT

HOMENAGEM


TERCEIRO...

Agosto, 22 é o seu dia,
Não poderíamos esquecer.
Tua expressão de alegria
Ostentada ao nos rever,
Norteava nossas mentes,
Inanimava até doentes,
Orgulhava o nosso viver.

Tu, meu amigo TERCEIRO,
Eras nosso avô, pai e irmão...
Reto, acolhedor, verdadeiro,
Caridoso, fervoroso cristão.
Excessivo na honestidade,
Inigualável em uma decisão...
Relembramos, com saudade,
O nosso viver e... Separação.

Ivan Pinheiro.

Em tempo: A exemplo do poeta assuense Edivam Bezerra presto minha homenagem, através destes versos em forma de acróstico, ao grande amigo Terceiro na data do seu nascimento.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

OBRA FANTÁSTICA

"Essa é a minha contribuição para a exposição "Mônica no Rio Grande do Norte", em homenagem aos 50 anos de criação da personagem, e que ocorrerá na Gibiteca Potiguar da Biblioteca do Santarém (Natal/RN), sob a curadoria do prof. Luiz Elson Dantas". Wagner Oliveira.

Em tempo: Um lugar paradisíaco como esse, um clima tropical como o nosso, Magali não poderia resistir a uma saborosa melancia... Mesmo sabendo que estava sendo retratada pelo mestre Dorian Gray Caldas. Pintura fantástica. Parabéns amigo Wagner!
Ivan Pinheiro.

SAUDADES


ACRÓSTICO A UM AMIGO

A h! quanta saudade
N essa data lembro o aniversário teu
T antas alegrias, tanta caridade
O ra sei que alegras a Deus
N o lugar supremo onde os bons entram
I ncansavelmente os anjos lhes contemplam
O fuscando ao alto, acendendo os céus

T antos momentos e recordações
E ntre desafios e vitórias
R emarcando sempre nossos corações
C om sorrisos altos e histórias
E ntre muitos amigos, emoções
I mpetuoso rumavas as glórias
R estando a mim dizer em orações:
O brigado amigo, Vives nas memórias!

Poeta Edivam Bezerra

MISSÕES DE FREI DAMIÃO


Frei Damião, Edmilson da Silva e Padre Jaime (atual Arcebisbo de Natal) em celebração litúrgica durante as missões de Frei Damião em Assu - Palco montado na calçada da Matriz de São João Batista. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DAS ANTIGAS


Fernando Caldas (Fanfa) e irmãos.

No começo dos anos sessenta fora criada (fruto do trabalho de dom Eliseu) na cidade de Assu, o Serviço Telefônico Paroquial. Inicialmente foram instalados 50 terminais telefônicos. A Central funcionava num prédio da paróquia, parede e meia com a casa da escritora Maria Eugênia, que fora demolido para alargar a rua então conhecida como Beco do Padre, atual Fernando Tavares. 
Aquele serviço funcionava por meio de pilhas custou 20 mil cruzeiros (moeda da época). Simultaneamente poderia se fazer 14 ligações entre os diversos aparelhos da cidade, através de uma Central Telefônica que atendia dia e noite. 
Aquele sistema de comunicação veio a pertencer depois a uma sociedade denominada Companhia Telefônica – CIT, então dirigida por João Marcolino de Vasconcelos e, posteriormente veio a ser encampada pela TELERN, que veio depois a ser denominada TELEMAR e atualmente OI. 
Cada usuário daquele serviço telefônico veio a ter a título de indenização pelas suas quotas, direito a dois terminais telefônicos. A fotografia acima podemos conferir o aparelho telefônica da linha instalada na residência do Sr. Edmilson Lins Caldas, pai do editor deste blog..
Postado por Fernando Caldas

PESAR


Da direita: Francisca Ximenes, Maria Auxiliadora, Edgar Montenegro, Evangelina Sá Leitão e Zélia Tavares. Velhos tempos.

Maria Auxiliadora Caldas Macedo era o seu nome de solteira. Casada com Edgard Borges Montenegro passou a se chamar Maria Auxiliadora Macedo Montenegro. Era filha de Maria Terezinha Caldas Macedo (dos Caldas de Ipanguaçu) e do Português João Macedo. Faleceu hoje (sexta-feira, 16/08/2013) na capital potiguar onde tinha residência fixa. Maria há 17 anos vivia em estado vegetativo. Sobre aquela figura que orgulha o Assu, escreveu seu filho Paulo Montenegro, a crônica que transcrevo adiante, publicada há dez anos atrás, no Jornal de Hoje, de Natal. Vejamos: 

"Na véspera da tentativa de Lampião entrar em Mossoró, na distante cidade de Assu, nascia Maria Auxiliadora Caldas Macedo.Vindo ao mundo de uma gravidez inesperada, já tinha seu destino traçado: O de não ter conhecido seu pai e conviver com o sofrimento da mãe (aleijada) durante toda sua vida. Filha do português João Macedo, que se arremediou em Assu vendendo alfinin e de Tereza Caldas dos Caldas de Sacramento hoje Ipanguaçu, esta, não presenciou a saída do marido acompanhado da mulher do juiz da cidade para nunca mais voltar, deixando para trás uma filha na barriga, várias propriedades (Farol, Mutamba, Cumbe, Recreio), ruas de casa no Assu, uma pequena fortuna, vivendo no Recife até 1936.

Moreno, meu filho tem o nome de nossa raça, nossa latinidade, Mas Maria Tereza minha filha carrega o seu nome, o de sua mãe e o de Maria Angelita de Carvalho (Hinha), que veio de Tapera hoje Triunfo para cuidar das duas, a partir de 1927.

Católica, mas não apostólica, nem romana, sempre achava que a benção fosse uma formalidade, porque o respeito para ela sempre foi uma questão de atitude. Não sei se ela é uma mulher do seu tempo, só sei que ela é simplesmente Maria. Calma por natureza e com os princípios fundamentais da vida nunca a vi cometer nenhum dos pecados convencionais ou capitais. Mulher sem preconceito, honesta, com um amor pela vida tão profundo de fazer inveja a morte. Posso citar, em vários episódios, dezenas de exemplos de sua postura (ética), seja no âmbito familiar, político ou no cotidiano. Em todas as suas interferências lá estava Maria Auxiliadora com sua opinião carregada de dignidade.

Em 1946, casa-se com seu primo filho do Major Montenegro, que veio doutor de Lavras para casar com Maria Auxiliadora e ser político na região do Vale do Assu, Edgard Montenegro. Agora, como coadjuvante, vivendo um outro momento, entre a inteligência dos Caldas e a importância dos Montenegros, continuou pontuando sua vida perseguindo a Paz e a Justiça, binômio que conjugou em toda sua trajetória.

A arte e a natureza, foram suas duas grandes paixões. Uma vez em 1989 fomos ao centro de convenção assistir a um teatro de dança contemporânea. Na volta para casa ela me disse: "A arte é quem vai salvar o mundo". Aí me chegou a comprovação de que na política, faltam muitos ingredientes para que o jogo do poder seja o caminho das transformações sociais.

Hoje, sua cidadania é representada por sua filha Rejane Maria, que nasceu também em Assu em 1956 pelas mãos hábeis do doutor Sales, quando ainda não tinha maternidade.

Há oito anos dirigida pelas mãos dos outros (Delmira, Graça, Telúzia, Maria Selma, Dona Edite, família) ainda assim comanda sua casa. E a cada dia mais debilitada, andando menos, falando menos, nunca vi reclamar de nada, como também nunca vi ninguém se dirigir a ela com sentimento de pena. Quando André, neto de Dona Janoca, vinha a sua casa todas as manhãs ela encontrava motivos para viver, E quando Arlete, filha de Aldenora, vem todas as tardes em sua casa passando para a padaria seu olhar brilha e emociona quem passa pela Floriano. Toda codificação da linguagem ela perdeu, mas sua consciência lhe deixa em pé. Em pé de igualdade para com a vida.

As borboletas e os canários amarelos do farol seus companheiros de toda infância, não são mais uma prova de sua presença. Mas o flambyant vermelho plantado por Pau de Lenha, o eco da pancada do Machado de Pedro de Melo e os oitizeiros da Floriano Peixoto são testemunhas que por aqui vive uma mulher forte e corajosa.

Ainda espero vê-la sorrir. Talvez na possibilidade de voltar a sua terra e pisar o chão do farol, onde tudo começou. Um sorriso, igual aquele de Telê Santana, quando do gol de Rair, se tornando campeão do mundo na década de 90. E cumprindo um ditado que sempre defendeu, concluo esse simples artigo, nem alegre nem triste, que escrevo com seus óculos (hoje meu), molhando o rascunho desse texto com lágrimas de orgulho."

Postado por Fernando Caldas

Em tempo: O sepultamento de Maria Auxiliadora ocorrerá ao final da manhã do sábado (17/08) em Assu, no jazigo da família, no Cemitério Público São João Batista

ESTÁDIO DO ASSU

Estádio Senador João Câmara. Fora demolida para assentar a antiga CIBRAZEN, atual CONAB,além de casas residências e comerciais. Fundado por Arcelino Costa Leitão, na década de cinquenta. Foi o primeiro campo de futebol do Assu. Alí jogaram importantes agremiações futebolísticas como Fortaleza Futebol Clube versus Centro Sportivo Assuense. 
+ estória há contar sobre esse assunto!

Postado por Fernando Caldas

ESPORTE

ASSU FOI CAMPEÃO DO CIRCUITO NORDESTE 
DE BEACH SOCCER
Foto do Blog Tatutom Sports
O ASSU foi o campeão da 1ª etapa do Circuito Nordeste de Beach Soccer, cuja final aconteceu neste domingo (18/08), na Área de Lazer do Conjunto Pirangi, em Natal. A competição contou com a participação de nove estados e foi realizado pela Liga Norte-Nordeste de Beach Soccer, com apoio das federações da modalidade dos estados participantes.  

Na segunda colocação ficou CRB (Alagoas), em seguida ficaram Flamengo (Piauí) e Sampaio Corrêa (Maranhão). Também participaram do certame clubes como Vitória (Bahia), Sport (Penambuco), Quixadá (Ceará), Santa Cruz (Paraíba) e Sergipe. 

O evento ocorreu no período de 14 a 18 de agosto. As próximas etapas acontecerão em Recife e Maceió, nos meses de outubro e novembro.

SONETO

Um Soneto é uma obra curta criada para transmitir uma mensagem em seus catorze versos, divididos em dois quartetos (grupos de quatro versos) e dois tercetos (três versos), ou três quartetos e um dístico (dois versos). Bom trabalho amigo Gilmar Rodrigues.