sexta-feira, 13 de junho de 2014

NOTA DE PESAR

O deputado estadual George Soares externa seu profundo pesar pelo falecimento registrado nesta sexta-feira (13), em Assú, do músico e desportista Manoel Balduíno dos Santos, “Manoel Raposa”, ao mesmo tempo em que manifesta sua solidariedade a todos os familiares e amigos que conheceram e privaram de sua convivência.

“Nosso popular ‘Manoel Raposa’ se constituía num apaixonado pelo esporte e pela música e, durante sua existência, pôde dar sua contribuição em ambos os segmentos. Rogo a Deus, em sua infinita misericórdia, que conforte a família e amigos neste momento de dor e saudade”, expressou o parlamentar.

Sua assessoria de gabinete na Assembleia Legislativa já foi orientada a elaborar uma Moção de Pesar que será apresentada ao plenário da Casa.

PESAR

FALECEU MANOEL RAPOSA – A ESTRELA DO MUNICIPAL
Manoel Balbino dos Santos – Conhecido popularmente por "Manoel (ou Mané) Raposa" faleceu nesta sexta-feira, 13 de junho, aos 63 anos. Casado com Raimunda Maria de Souza, pai de três filhos. 

Nasceu no sítio Timbaúba – Ipanguaçu, no dia 27 de julho de 1950. Veio para o Assu com quatro anos morar com os avós. Estudou até o científico no Ginásio Pedro Amorim/Assu, concluindo em 1972. 

Manoel Raposa ingressou na carreira artística como vocalista na Banda do Sr. Cristóvão Os Professores (1967). Em seguida vieram: Sambrasa (Caicó); Fórmula Cinco (Macau); The Love (Lajes); Alta Tensão (Sapé-PB); Perdidos & Achados (Mossoró); Brasa Samba Show (Assu); Banda Saltérios (Assu); Sistema Cinco (Afonso Bezerra); Roda de Samba (Assu) e Banda Terço (Assu). Parou de atuar no ramo no ano de 1985. Foi o vocalista de maior sucesso daquelas décadas na Terra da Poesia.

Por gostar de cantar musicas internacional ganhou o apelido de “Mané Fox”. Dizia que esse pseudônimo foi colocado pela turma de boêmios formada por: Ronaldo Soares, Lourinaldo, Jaques (irmão de Chico Lamparina), Abrahão, Olegário, Sêo Ademar do Correio e outros.

Artisticamente ele achava "Mané Fox" muito bonito, no entanto, não sabia de que se tratava. Depois é que lhe disseram que ‘fox’ era raposa, em inglês. Afirmava que não pegou, a "raposa" foi mais forte.

"Manoel Raposa" fazia questão de dizer: "as grandes amizades que eu tenho, ganhei com a música... São eternas."

O Blog apresenta votos de pesar a sua esposa Raimundinha, filhos e demais familiares.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

CHEGOU O DIA:

AGORA É COM VOCÊS!...

ARTISTA ASSUENSE NA COPA

Exposição Sertão Encantado integra programação da Pinacoteca do Estado na Copa

A programação cultural do mês de junho – momento da Copa no Brasil e em Natal – da Pinacoteca Potiguar, localizada no Palácio Potengi, Cidade Alta, Natal/RN, vem sendo bastante movimentada. Desde quinta-feira (5), a entidade vinculada à Fundação José Augusto inaugurou uma série de exposições, uma delas internacional: “Da arte fantástica ao surrealismo”, com peças de H.R Giger, artista conhecido por criar desenhos para o filme “Alien, o oitavo passageiro”, de Ridley Scott; e trabalhos também de Weber e Boulanger. Também entre as mostras estão ‘Cajus para todos’, de Vatenor, ‘E Natal Ganhou a Guerra’, reunindo fotografias e objetos da coleção de Augusto Maranhão sobre o conflito mundial, ‘Arte da Copa’, uma coletiva de artistas mexicanos e japoneses e ‘Sertão Encantado’, de Wagner Di Oliveira.

exposição Sertão Encantado do artista plástico assuense Wagner Di Oliveira, primeiro lugar na categoria pintura do III Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro (2013), marca seus 10 anos de carreira. Através de recriações inspiradas nos contos de fadas, o autor mostra ao público a sua visão do Peter Pan, A Bela Adormecida, o Pequeno Príncipe, A Bela e a Fera, Aladim, Pinóquio, entre outros personagens, que ganham uma versão nordestina. Resultado de seis meses de trabalho e pesquisa, a mostra tem trabalhos em óleo sobre tela, além de acrílica e pastel. “Cada pintura é única e possui uma interpretação particular muito interessante. Uma boa aposta para este período, em que teremos muitos visitantes na cidade”, ressaltou o artista.
Por Alderi Dantas.

SESSÃO SOLENE:

Louvando a ação do deputado estadual George Soares (PR) de trabalhar com afinco para enobrecer cada vez mais o papel do setor contábil potiguar e dos que nele atuam, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC), João Gregório Júnior, apelou ao parlamentar para que abrace novos desafios que se colocam diante do segmento.

Na Sessão Solene vivida terça-feira (10) na Assembleia Legislativa, em homenagem ao Dia do Profissional Contabilista, proposta por George Soares, o dirigente pediu ao deputado que seja o ponta-de-lança de importantes pleitos encampados pelo CRC: a presença de contadores nos órgãos de fiscalização e controle do município de Natal e do Governo do RN; e, para que a Contabilidade potiguar futuramente tenha assento no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Quero dizer ao presidente [do CRC] e a todos os profissionais da Contabilidade do Estado que iremos imediatamente nos dedicar, através do nosso gabinete e nossa assessoria técnica, com absoluta prioridade no sentido de articular e buscar a materialização desses pleitos que são aqui colocados pela categoria com total justiça e propriedade”, registrou George Soares.
Foto/créditos: Assecom ALRN
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

FATO HISTÓRICO PITORESCO:

O BILHETE RIMADO DE RENATO A CARLOS LACERDA
Em 1953 o jornalista e político Carlos Lacerda teria lançado uma campanha através do seu jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, que tinha como lema "Ajude o teu irmão". Era uma campanha para angariar recursos em favor dos flagelados da seca no Nordeste brasileiro. Renato Caldas desejoso de publicar a segunda edição do seu já afamado livro intitulado "Fulô do Mato", regressou ao sudeste do Brasil (Rio de Janeiro, onde antes havia morado) com o objetivo de conseguir com Carlos Lacerda uma ajuda para a publicação da sua antologia de versos genuinamente matutos. 

Carlos Lacerda
No Rio Chegando procurou falar com Lacerda na redação do jornal Tribuna da Imprensa (de sua propriedade) daquela terra carioca. Não se sabe ao certo se ele, Renato, conseguiu falar pessoalmente com aquele jornalista e líder político, porém, o que se sabe é que Renato já levava em mãos um bilhete rimado em forma de sextilha, que diz assim:

Seu doutor Carlos Lacerda
que inventou essa ‘merda’
de “Ajude o teu irmão”.
Ajude o velho Renato
Publicar “Fulô do Mato”
Poeta lá do sertão!

A sextilha acima logo espalhou-se pela cidade do Rio de Janeiro, então Guanabara, bem como por todo o Brasil. Ao retornar ao Rio Grande do Norte, um amigo já conhecendo aqueles versinhos, indagou ao irreverente bardo assuense: 
- "Renato. Você não teria outro nome além de 'merda' para colocar naquela sua sextilha dirigida a Carlos Lacerda, não?
Renato não se deu por calado: 
- "Amigo. a palavra merda foi a única que eu encontrei para rimar com Lacerda."

DE UMA CARTA DE RENATO CALDAS A ALUÍZIO ALVES

Em maio de 1953, Renato Caldas estava na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal. Trabalhava por lá, mas, sobretudo estava aguardando a promessa que Aluízio Alves o fizera para publicar a 2ª edição de “Fulô do Mato”.
Aluízio Alves
No dia 11 de maio daquele ano, Renato escreve uma carta ao Deputado Aluízio Alves, cujo teor da poesia foi esta:

Aluízio meu amigo
Somente hoje consigo
Assunto pra lhe escrever
Sou um pobre flagelado
Vivo em São Paulo apertado
Trabalhando pra comer.

O meu viver é tirano
Não gosto de Italiano
E sou forçado a gostar
O regime é esquisito
De tanto comer cabrito
Já comecei a berrar.

Aqui o frio é malvado
Estou ficando congelado
E não tenho cobertor
Quero deixar esta peste
Regressar para o nordeste
Prefiro sentir calor.

Para salvar-me quem há de?
Somente sua vontade
É quem pode me salvar
Tenha pena de Renato
Apresse “Fulô do Mato”
Não posso mais demorar.

Desde já muito obrigado
Disponha do seu criado
amigo, sincero, exato
se for possível eu lhe peço
abaixo tem o endereço
Responda para Renato.

Não sabemos qual foi a resposta de Aluízio Alves, mas o certo é que em junho de 1953, mas precisamente na casa do jornalista Francisco Góis de Assis, da “Tribuna da Imprensa, no Rio de Janeiro, foi feito o lançamento da 2ª edição de “Fulô do Mato”.

Referências:
Tribuna do Norte, Natal, 6 jun 1953. Coluna “Revista da Cidade”, p. 2.
_____________, Natal, 14 jun 1953. Coluna “Revista da Cidade”, p. 2. / Enviado por Francisco Martins / Postado por Fernando Caldas.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

Foto: João Gilberto/Assecom ALRN
O deputado estadual George Soares (PR) fez questão de registrar a inclusão de quatro assuenses entre os dez profissionais de Contabilidade que foram homenageados na Sessão Solene em alusão ao Dia do Profissional de Contabilidade, vivida terça (10) na Assembleia Legislativa, por sugestão do seu mandato.
“Todos os que foram agraciados com a comenda especial da Casa são merecedores do reconhecimento pelo trabalho que realizam, mas desejo ressaltar a participação dos quatro contadores/contabilistas do Assú que igualmente são detentores de uma larga folha de serviços prestados à cidade e à região e dignificam o exercício da profissão”, enalteceu o deputado.
Os assuenses inclusos no rol dos profissionais contábeis que receberam a menção honrosa da ALRN foram: João de Oliveira Fonseca (in memoriam) – representado por dois dos seus filhos, Goretti Fonseca e Lúcio Flávio –, José Crisanto Tavares, Ivanilson Zacarias de Souza e Francisco Jacó Ferreira da Silva.

SOLENIDADE:

O feriado nacional de Corpus Christi, que transcorrerá no dia 19 deste mês, quinta-feira da próxima semana, oportunizará, em Assú, um acontecimento solene.
Trata-se da cerimônia de ordenação diaconal dos seminaristas Wescley Paulo Pereira de Melo e Zioneudo de Sá Góis.
A solenidade, às 8h30 do dia 19, acontecerá nas dependências da quadra poliesportiva do Colégio Caminho do Futuro, no bairro Dom Elizeu, e contará com a participação do bispo diocesano, dom Mariano Manzana, que conduzirá o ato de imposição de mãos e oração consecratória.
Os dois seminaristas atuam em Assú na condição de colaboradores do padre Flávio Augusto Forte Melo, vigário-geral da Diocese e administrador da paróquia de São João Batista local.
Postado por Pauta Aberta.

ASSU:


A edição 2014 da festa do padroeiro de Assú, São João Batista, recebeu um grande reforço na divulgação de sua programação.
O CultPopi - Grupo de Cultura Popular Itinerante foi idealizado pelos artistas de Assú com atividade teatral para a divulgação da festa de São João de Assú 2014. 

O grupo realizará a divulgação através de um casamento matuto intitulado como ‘O Casamento Frustrado’. Em seguida acontecerá a distribuição da programação da festa.

Escolas, bares, restaurantes, feiras, entre outros, são alguns dos pontos que o grupo realizará suas atividades.

O elenco do CultPopi é composto por: Renato Mark Wanderley, Jobielson Silva, Mirley Araújo, Delzir Campelo, Ana Rafaela, Isamara Gomes, Kelma Melo e Silvana Fonseca, tem a participação especial de Fofinho do Acordeon.
Postado por Samuel Nário.

VALE DO ASSU:





Postado por Toni Martins

quarta-feira, 11 de junho de 2014

CORDEL

POETA DAS CABRAL LANÇA CORDEL

 
O poeta FRANCISCO DAS CHAGAS INÁCIO CABRAL - poeta natural da cidade do Assu estará lançando durante os festejos alusivos ao Padroeiro São João Batista o seu segundo cordel. Desta feita o cordel fala dos SETES VALES - uma história que retrata a vida de um peregrino em busca do "refúgio da prosa mística". 
Ao poeta e amigo Das Cabral enviamos nosso abraço desejando sucesso.