domingo, 8 de junho de 2014

REMINISCÊNCIAS DE IPANGUAÇU

FATOS HISTÓRICOS
Em 1922 foi criado o Posto Agropecuário pertencente ao Ministério da Agricultura. No mesmo ano o Sr. José Medeiros conseguiu a instalação da Fazenda de Sementes com o Ministério da Agricultura em Sacramento, depois chamado Campo de Demonstração Agrícola, e agora conhecida como Base Física e também, IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) inaugurado no dia 20 de agosto de 2009 pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva . 
Em 1926 surgiu um movimento para uma Feira Livre aos domingos, tendo recebido o apoio do presidente da Intendência Municipal de Santana do Matos que era o Senhor Manoel de Melo Montenegro. O Intendente (que é o mesmo que prefeito atualmente) firmou contrato para a exploração de um mercado público com o senhor Francisco Augusto Caldas de Amorim, o popular Chisquito Amorim, o tal contrato teve a vigência de 20 anos.

Também no ano de 1926 o intendente conseguiu firmar contrato para a exploração da iluminação elétrica, contando com 60 postes de carnaúba para a iluminação com motor a carvão, conseguido pelo senhor José Lúcio de Medeiros.

Em 1927 foi instalada a linha telefônica ligando o Povoado de Sacramento à Cidade de Assú. O convênio foi celebrado entre a Prefeitura Municipal de Santana dos Matos e os Correios e Telégrafos O primeiro funcionário dos correios foi José Lúcio de Medeiros ele foi também o pioneiro da eletrificação e irrigação do Vale

A primeira professora primária da comunidade de SACRAMENTO foi a Sra. Elisa Ribeiro de Oliveira, ensinava particular. No entanto, a primeira professora municipal foi a Sra. Cecília Maria da Conceição.

O primeiro vigário da comunidade de Sacramento foi o padre Lúcio Gambarra.

No ano de 1935, foi inaugurado o Grupo Escolar Coronel Ovídio Montenegro, hoje Escola Estadual Coronel Ovídio Montenegro, inaugurada com muita festa no dia 06 de janeiro de 1935 pelo interventor Mário Câmara. Esta escola teve como primeira professora Nenê Moura como assim era conhecida.
Tivermos como Fonte: Material escrito e catalogado pelo senhor Adnaldo de Oliveira Pinto – o popular Iringa. (foto colhida no blog: Ipanguaçu do Bem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário