quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CONCURSO LITERÁRIO:

CONCURSO: JOVENS CONTISTAS, GRANDES ESCRITORES - Contos Potiguares
Participe do Concurso Jovens Contistas, Grandes Escritores - Contos Potiguares. Premiação de até R\$ 1.000,00. Edital aberto em: http://www.academiaassuensedeletras.org/#!concurso/

LITERATURA:

MULHERES ACADÊMICAS
A presença da mulher nas academias de letras ainda é pequena quando comparamos dados estatísticos. Mas avançamos. A primeira academia a acolher mulher no quadro de sócia efetiva ou titular foi a Academia Cearense de Letras -ACL, fundada em 15 de agosto de 1894, a mais antiga do Brasil.
Alba Valdez
A primeira escritora imortal foi Alba Valdez, que ingressou na ACL ocupando a cadeira 8, em 8 de setembro de 1922, vinte oito anos depois da fundação.
Em 26 de janeiro de 1901 é fundada a Academia Pernambucana de Letras, em Recife, por Carneiro Vilela, sem a presença feminina no quadro de patronos e fundadores das cadeiras.
Em 1936, na capital do Rio Grande do Norte é fundada no dia 16 de novembro a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, que pela primeira vez na história das academias, reservou em sua galeria espaço para patronas e sócias, fazendo homenagens às escritoras Nísia Floresta, cadeira 2, Isabel Gondim, cadeira 8 e Auta de Souza, cadeira 20 (patronas) e como sócias fundadoras as poetas Carolina Wanderlei, cadeira 6 e Palmira Wanderley, cadeira 20. Depois dessas, já integraram a galeria da ANRL as escritoras: Anna Maria Cascudo Barreto , cadeira 13, Maria Eugênia Montenegro, cadeira 16 e América Rosado, cadeira 38.
Atualmente, são as seguintes as mulheres que fazem parte do rol de acadêmicas nesta instituição: Eulália Duarte Barros, eleita para a cadeira 13 - falta tomar posse, Sônia Fernandes Faustino, cadeira 24, Diva Cunha, cadeira 30 e Leide Câmara, cadeira 31. No geral 3 patronas e 9 sócias.
Quando fazemos este mesmo estudo na Academia Brasileira de Letras -ABL notamos que quando foi inaugurada em 20 de julho de 1897 não havia nenhuma mulher no quadro de sócios fundadores, nem na galeria de patronas. Foi preciso esperar oitenta anos para que em 4 de agosto de 1977 Rachel de Queiroz fosse eleita para a ABL. Transcorridos 39 anos da eleição de Rachel de Queiroz, a situação da presença feminina na ABL é assim: 8 mulheres no total, sendo que 3 já faleceram Rachel de Queiroz, Dinah Silveira de Queiroz e Zélia Gattai. As que ocupam posição atual são: Anna Maria Machado, cadeira 1, Cleonice Beradinelli, cadeira 8, Rosyska Darcy de Oliveira, cadeira 10, Lygia Fagundes Telles, cadeira 16 e Nélida Piñon, cadeira 30.
Com paciência e persistência as mulheres estão conseguindo ocupar os espaços nas academia de letras do Brasil. A Academia Acreana de Letras - AAL é atualmente a que tem o maior percentual da presença feminina no seu quadro de sócios atuais. 27,5% são mulheres, 11 das 40 cadeiras. 
Postado por Francisco Martins

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

Deputado George Soares recebe presidente estadual do PSC
O deputado estadual George Soares (PR) recebeu na manhã desta quarta-feira (17), na capital do estado, o ex-vereador de Natal, ex-campeão brasileiro de boxe e presidente estadual do PSC, Adenúbio Melo.

No encontro entre os conterrâneos do Vale do Açu foram discutidas questões políticas e administrativas do estado, além de alianças municipais.

“Fico muito feliz em ver um conterrâneo nosso que tem espírito popular e, por isso, aproximamos nossos diálogos em busca de união para lutar por um estado melhor.” Afirmou o deputado.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

REGISTRO HISTÓRICO:


João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com
Já fiz um artigo sobre o Thomaz de Araújo Pereira, aqui de São Gonçalo, que era descendente do Thomaz de Araújo Pereira, primeiro do nome, lá de Acari. Encontramos um Thomaz de Araújo Pereira, lá no Assú. Aliás, encontramos registros de mais pessoas com sobrenomes Araújo Pereira e Pereira de Araújo. Com os assentos mais resumidos, não foi possível identificar seus ascendentes, mas vale a pena fazer o registro. Vamos começar com um registro, onde está dito que um deles era natural do Seridó. Chamamos a atenção dos leitores para as variações nos nomes das esposas deles. Naquela Freguesia de São João Batista do Assú, isso era frequente. Parecia que a pessoa encarregada de fazer o assento escolhia ou inventava sobrenome, principalmente das mulheres.
João, filho de Thomaz de Araújo Pereira, natural do Seridó, e de Joana Maria dos Santos, do Assú, nasceu aos 21 de setembro de 1835, e foi batizado, nas Oficinas, aos 29 de setembro do mesmo ano, tendo como padrinhos João Gonçalves Pereira, casado, e Francisca de Andrade, solteira, ambos de Santana do Matos.
Anteriormente, tinha sido batizado um filho do casal, sem destacar a verdadeira naturalidade dos pais: José, filho de Thomaz de Araújo e Joana Maria, ambos do Assú, nasceu aos 15 de maio de 1834, e foi batizado em primeiro de junho do mesmo ano, no Saco, do Termo de Santa Ana do Matos, sendo padrinhos Francisco Xavier de Seixas e Ana Maria, casados, moradores na Freguesia de Santa Ana do Matos.
Outro registro que parece ser de filho do mesmo casal Thomaz e Joana, vamos encontrar nos livros de Santana do Matos, como segue: Sebastião, filho legítimo de Thomaz de Araújo Pereira e Joana Maria do Sacramento, natural, ele do Seridó, e ela desta, e nele moradores, nasceu aos 21 de janeiro de 1837, e foi batizado com os santos óleos,na Povoação de Macau, desta Freguesia, aos quatro de abril do dito ano, pelo Reverendo Frei José de Santo Alberto, de minha licença, foram padrinhos José Martins Ferreira e Josefina Maria Ferreira, casados, João Theotônio de Sousa e Silva. Esses padrinhos eram meus trisavós.
Aos 4 de dezembro de 1839, foi batizada, no Saco, Conegundes, filha de Thomaz de Araújo Pereira e Joana Maria de Jesus, sendo padrinhos Manoel Francisco Monteiro de Lima e Nossa Senhora.
Sobre Thomaz Pereira de Araújo e sua esposa Ana Maria, com essa inversão no sobrenome, encontramos alguns registros.
Octaviano, nasceu em 1 de fevereiro de 1835, e foi batizado aos 15 de março do mesmo ano, na Matriz do Assú, sendo filho de Thomaz Pereira de Araújo e Ana Maria da Conceição, tendo como padrinhos David Dantas de Faria e Felipa Maria do Espírito Santo, solteiros.
Theodósio, filho de Thomaz Pereira e Ana Monteiro, nasceu aos 7 de janeiro de 1838 e foi batizado aos 19 de fevereiro do mesmo ano, na Matriz do Assú, sendo seus padrinhos João Luiz de Araújo e sua mulher Anna Jacinta. Vigário Luiz Francisco da Fonseca.
Quitéria, filha de Thomaz Pereira de Araújo e Ana Maria da Conceição, nasceu aos 13 de julho de 1839, e foi batizada aos 7 de outubro do mesmo ano, tendo como padrinhos Jerônimo Mendes Pereira e Izabel Álvares Xavier..
Manoel, pardo, filho de Thomaz Pereira de Araújo e Ana Monteiro da Conceição, nasceu aos 15 de março de 1847 e foi batizado aos 29 de junho do mesmo ano, na Matriz do Assú, tendo como padrinhos o major Manoel Lins Caldas e Delfina Francisca Senhorinha Vasconcelos, por procuração de Maria Genoveva Lins Caldas.
Em virtude das abreviaturas e da qualidade da imagem, não sabemos se o batizado era Alexandre, André ou Antonio, filho de Thomaz Pereira de Araújo e Ana Monteiro da Conceição, nascido aos 20 de fevereiro de 1853, foi batizado no mesmo ano, tendo como padrinhos Antonio Cabral de Macedo e Vicência Gomes da Silva, por procuração de Maria Duarte Freire.
Em 1853, Thomaz Pereira de Araújo e Ana Monteiro aparecem como padrinhos, sendo que no sobrenome dela é acrescentado Cunha
Havia outro Thomaz Pereira de Araújo, cuja esposa era Maria José. Vejamos os registros.
Joaquina, parda, filha de Thomaz de Araújo, Pereira, e Maria José, ambos do Assú, nasceu aos 30 de junho de 1835, e foi batizada aos 12 de julho do mesmo ano, na Matriz do Assú, tendo sido padrinhos Nossa Senhora da Conceição e João Umbelino, solteiro.
No dia 5 de julho de 1840, nascia Joana, filha de Thomaz Pereira de Araújo e Maria José da Fonseca, tendo sido batizada aos 19 de julho do mesmo ano, na Matriz do Assú, sendo seus padrinhos Manoel Francisco da Silva e Maria Ferreira de Lima.
Severino (parece ser este o nome), pardo, filho de Thomaz de Araújo Pereira e Maria José da Fonseca, nasceu aos 2 de junho de 1846 e foi batizado aos 5 de julho do mesmo ano, na Matriz do Assú, tendo como padrinhos José Máximo Correa e Francisca Maria, solteiros.
José, filho de Thomaz Pereira de Araújo e Maria José, nasceu aos 13 de agosto de 1848, e foi batizado aos 18 de outubro do mesmo ano, na Matriz do Assú, tendo como padrinhos Francisco Jorge Barbosa, casado, e Ana Maria, solteira.
Em 1831, vamos encontrar um Thomaz Pereira de Araújo, solteiro, sendo padrinhos de José, filho de José Maria de Oliveira e Ana Francisca da Conceição.
Encontramos, em 1831, na Matriz de São João Batista do Assú, Thomaz Pereira, com 51 anos, viúvo de Quitéria Maria, casando com Felícia Rosa, de 36, filha de Braz Dias e Francisca de Tal, falecidos, sendo testemunhas João José e João de Deus, casados.
Ainda com sobrenome Pereira de Araújo, encontramos.
Thomaz, filho de Simão Pereira de Araújo, e Delfina Maria da Conceição, nasceu aos 26 de outubro de 1860 e foi batizado aos 16 de março de 1861, na Matiz do Assú, tendo como padrinhos Thomaz Pereira de Araújo e Quitéria Maria da Conceição.
No registro a seguir aparece no sobrenome a palavra Neto: Aos 11 de agosto de 1862, Felis Thomas Brandão, viúvo de Joaquina Maria da Conceição, casou com Maria Angélica da Conceição, filha de Bernardino José de Sena e Luciana Maria de Jesus, tendo como testemunhas Sebastião Rodrigues da Cruz e Thomaz de Araújo Pereira Neto, moradores nesta Freguesia. Antonio Dias da Cunha.
Aos 8 de janeiro de 1862, na Boa Vista, Manoel Joaquim de Santa Ana, natural de Bananeiras, morador em Extremoz, filho de Joaquim José de Santa Ana, e Rosalina Angélica do Espírito Santo, casou com Maria Thereza de Jesus, filha de Thomaz Pereira de Araújo e Antonia Gomes do Carmo, sendo testemunhas Joaquim Antonio de Araújo e Theodoro Antonio de Brito. Antonio Dias da Cunha.
Em 1848, Thomaz Pereira de Araújo e Maria Joaquina de Araújo foram padrinhos de Manoel, filho de Francisco Theodósio da Silva e Ana Maria da Conceição.
Encontramos ainda Thomaz Pereira de Araújo e Maria Pereira Virgem sendo padrinhos de Leonides, filha de Manoel José da Paixão e Maria Francisca da Costa, em 1855.
Em 1868, nasce Manoel, filho de João Pereira de Araújo e Maria Umbelina da Conceição, tendo como padrinhos no seu batizado, Manoel Thomaz Pereira de Araújo e Izabel Maria de Araújo.
Se alguém reconhecer algum parente acima, favor escrever.
Fonte: Hipotenusa.

POESIA:

TROVA DE RENATO

Renato Caldas numa de suas visitas à casa de praia do seu cunhado Bilé Soares, em Natal, saiu caminhando com vontade de urinar e se deparou com a lua nascendo esplendorosa. Não se contendo de entusiasmo fez a quadra (abaixo), a qual o mestre Câmara Cascudo muito elogiava pela criatividade de expressão.
 
Saí de casa andando
com vontade de mijar
e vi a lua cagando
no pinico azul do mar.
Autor: Renato Caldas
Fonte: Fernando Caldas.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

POLÍTICA:

George Soares e Ezequiel Ferreira se reúnem com vereadores e lideranças de Assú
Nesta terça-feira (16), o deputado estadual George Soares (PR) se reuniu com vereadores e suplentes da cidade do Assú, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para uma conversa administrativa com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), a fim de discutir pleitos do município.

Participaram do encontro na capital potiguar os vereadores Wedson, João Paulo, João Brito, Sônia da pesca, Xavier Cadete e os suplentes, Junior de João Lourenço e Sérgio Rocha. O ex-vereador, ex-vice-prefeito e advogado, Alberto Luiz, o ex-vereador João Lourenço e o ex-secretário de agricultura Paulo Brito também estiveram presentes.

Na pauta da conversa, ações como a reforma da Rodoviária do Assú, recuperação do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, a ampliação dos cursos da UERN, melhorias na Central do Cidadão e outros temas, foram discutidos pelos presentes junto ao presidente da AL-RN que destacou a forte parceria e sintonia que tem hoje com o deputado George Soares na Assembleia Legislativa.

“O deputado George é um irmão. Sabemos da sua luta por melhorias para nosso estado. Ele honra os votos que teve e batalha por seu povo, por isso, ele é digno do nosso respeito e de nossa atenção quando traz pleitos para nossa Casa, como estes do Vale do Açu.” Afirmou o presidente.
-- 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

CENÁRIO HUMANO DO ASSU:

"TOINHO ALBANO" - UM EXEMPLO DE QUE O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM
Antonio Albano da Silveira o popular "Toinho Albano" ou ainda “Toinho da Padaria” - como é mais conhecido esse empresário, nasceu aos 25 de Outubro de 1947 no sítio Quixeré, município do Assu/RN, mesmo lugar em que viveu sua infância humilde ao lado de sete irmãos. Filho de Francisco Albano Sobrinho e Luíza Astrogilda de Souza. 

Na adolescência, mudou-se para a cidade do Assu em busca de trabalho e estudo e foi morar na casa do seu tio, o Sr. Manoel Epaminondas Silveira (“Seu Né”). Pela manhã cuidava do gado, à tarde estudava e à noite vendia pipocas e balas na porta do cine-teatro Dr. Pedro Amorim. 

Tempos depois seus pais também se mudaram para a cidade e foi então que ocorreu a realização do seu grande sonho: abrir uma padaria. Assim surgiu a Panificadora São Francisco tendo seu primeiro endereço na Rua 24 de junho, próximo a sua residência.

Sem ter atingido a maioridade, “Toinho” não pôde assumir a documentação legal – papel assumido por seu pai. Porém, todas as responsabilidades de compra, venda, limpeza e demais serviços eram executados por ele. 

Conheceu Marluzia Mitre Bezerra Silveira, com quem se casou, dando continuidade e nova dimensão ao seu sonho. Juntos, adquiriram o prédio em que hoje funciona a matriz de suas padarias situada à Rua Augusto Severo. Nada foi fácil. Por alguns meses esse foi também o endereço de morada do casal, que dormia em redes. No convívio harmonioso do casal nasceram quatro filhos: Rstanyslléia, Rustênio, Ruslândia e Rytsa. 

Hoje a sua empresa de panificação contempla também restaurante e conveniências e emprega quase uma centena de funcionários, composta pela matriz e mais cinco filiais, distribuídas em bairros distintos do Assu. 

Pela atuação empresarial bem sucedida, o casal Toinho e Marluzia já foi contemplado com algumas honrarias, entre elas: Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho; Prêmio de Qualidade no Atendimento; Empresa Mais: destacando a experiência profissional, reconhecimento ao talento, responsabilidade social, e empresarial da Terra dos Poetas, certificado de consagração pública. 

“Toinho da Padaria”, que sempre foi autônomo (nunca teve sua Carteira de Trabalho assinada), é um empreendedor de sucesso que não esquece suas origens. Homem íntegro, discreto, simples e que acima de tudo acredita na palavra das pessoas. 

A Panificadora São Francisco é associada ao Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte. 

A esse incansável cidadão externamos nossa admiração e respeito pela sua labuta diária sempre compartilhada por sua esposa e filhos. 

Antônio Albano da Silveira é, sem dúvidas, um exemplo de cidadão que mostra como o trabalho constrói a nossa história. Um assuense que dignifica e orgulha a todos nós do velho e estimado município do Assu. 
Fonte: Panificação & Confeitaria no RN - Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte - 2011.

AÇÃO PARLAMENTAR:

GEORGE SOARES REQUER 
EXPANSÃO DO RONDA CIDADÃ PARA CIDADES-POLO DO ESTADO
Através de requerimento, o deputado estadual George Soares (PR) solicitou ao Governo do Estado a expansão do programa Ronda Cidadã para os municípios de Assu, Caicó e Pau dos Ferros, cidades-polo do Estado.

“Reconhecendo que o programa Ronda Cidadã tem alcançado bons resultados na capital, reduzindo o índice de roubos na região desde que foi implantado pelo Governo, em dezembro do ano passado, estamos propondo a sua expansão para as cidades-polo do Estado”.

Ainda segundo o parlamentar, por meio do Ronda Cidadã o Governo do Estado vai permitir que essas regiões tenham uma mudança de paradigma na segurança pública. “A filosofia implantada permite que a polícia comunitária promova abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem descuidar do policiamento reativo, atuando na consequência e na causa do problema”, explica George Soares.
ALRN

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

Uma iniciativa pioneira da Assembleia Legislativa deve mudar a realidade da educação no Rio Grande do Norte: a implantação do mestrado em uma Casa Legislativa. O lançamento do curso será no próximo dia 17 de fevereiro, com aulas da primeira turma de mestrado em Gestão Pública oferecido pelo Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso é uma iniciativa pioneira que faz da Assembleia Legislativa a primeira Casa Legislativa do Brasil a oferecer uma pós-graduação stricto sensu.

O mestrado foi oficializado em 2015 pelo presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) e busca a qualificação de quadros para a administração pública. “A nossa gestão na Assembleia é focada no planejamento e na capacitação dos servidores, garantindo novos investimentos em qualificação, como a ampliação do número de cursos oferecidos e o tão sonhado mestrado. Proporcionar o acesso gratuito a estes cursos e ver nossos profissionais mais valorizados nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, comemora Ezequiel.

Os alunos do mestrado passaram por um processo seletivo no final do ano passado e ao todo oito alunos foram escolhidos após realização de provas e apresentação de pré-projeto de dissertação. Além do grupo atual, serão formadas novas turmas para os anos de 2017 e 2018.

“A Escola da Assembleia está focando na qualidade dos cursos e o nosso mestrado é um grande passo para a criação de uma área de pesquisa em Gestão Pública. Estamos trabalhando para o engrandecimento do setor de pesquisa do ILP. Com esse departamento, lançaremos publicações com os melhores artigos e trabalhos selecionados”, destaca o diretor administrativo do ILP, Carlos Russo.

Além do mestrado, o ILP também vai lançar três novos cursos de pós-graduação para o ano letivo de 2016. O edital deve ser publicado até março, com processo seletivo previsto para maio e junho do corrente ano, com ingresso em agosto. Os cursos serão: Especialização em Direito Público, Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público e Especialização em Gestão e Planejamento Financeiro no Serviço Público. As inscrições para os processos seletivos serão anunciadas no site do ILP www.al.rn.gov.br/portal/ilp/home.

Início das aulas

Os alunos dos cursos de pós-graduação do Instituto do Legislativo Potiguar voltam às aulas nesta segunda-feira (15). A Escola da Assembleia vem realizando quatro especializações: Poder Legislativo e Políticas Públicas; Gestão Pública; Gestão Eficaz do Serviço Público; e Especialização em Direito Processual Civil, esse último em parceria com a Justiça Federal.
ALRN

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

DATAS HISTÓRICAS:

RESULTADO DA ELEIÇÃO 
DE 1982 EM ASSU
Na eleição de 15 de novembro de 1982, no município do Assu, o resultado foi o seguinte, para PREFEITO:

Pelo PDS - Partido Democrático Social:
- Ronaldo da Fonseca Soares: 4.950
- Herval Tavares:                      1.589
- José André de Souza:               844
Total.......................................   7.383

Pelo PMDB - Partido Movimento Democrático Brasileiro:
- Arnóbio Abreu:                       4.349
- Núcio Pinto de Medeiros:          451
- Cícera Pedrina de Medeiros:    276
Total........................................ 5.076

Pelo PT - Partido dos Trabalhadores:
- Carlos Antônio Tavares de Sá Leitão:   66
Total....................................................     66

EDUCAÇÃO:

Diretor da 11ª DIREC recebe pais e 
alunos do José Correia
O diretor da 11ª DIREC, Professor Luíz Carlos da Silva recebeu na manhã de hoje um grupo de pais de alunos e alunos da Escola Estadual Tenente Coronel José Correia que buscavam informações sobre a recente vistoria realizada na unidade educacional pelo Copro de Bombeiros e que apontava a necessidade de adequações,

Os pais de alunos preocupados com as condições estruturais da escola solicitaram uma reunião emergencial com o diretor da DIREC para exporem suas preocupações e foram recebidos no auditório da autarquia estadual responsável pela gestão da educação na região do Vale do Assu.

O professor Luíz Carlos, acompanhado da coordenadora de gestão da educação, professora Inês Almeida, fizeram ver aos pais e aos alunos que desde a vista técnica do Corpo Bombeiros a 11ª DIREC vem agindo para que os alunos não sejam prejudicados. Neste sentido, tão logo a direção da DIREC recebeu a cópia da notificação, emitida pelo Corpo de Bombeiros, notificou a Secretaria de Educação sobre o ocorrido.

Durante o encontro o professor Luíz Carlos informou aos pais que na manhã desta terça, 16/02/2016, estará indo à capital do estado para reunir-se com órgãos da administração estadual no sentido de que providencias necessárias sejam tomadas.

Os pais questionaram sobre a informação veiculada em uma emissora de rádio da cidade do Assu que dava conta da possível transferência dos alunos da Escola Tenente Coronel José Correia para as dependências da UERN e da E. E. Juscelino Kubitschek. Sobre essa informação, o professor Luíz Carlos da Silva afirmou que essa é uma possibilidade mas que somente poderá ser concretizada após entendimentos mantidos entre a Secretaria de Educação e a Universidade e o JK. Ele afirmou que todos os esforços serão envidados no sentido de que a situação seja resolvida o mais prontamente possível de forma a que os alunos não sejam prejudicados.

O professor Luíz Carlos informou que após a reunião que terá na manhã desta terça feira em Natal trará as informações sobre o assunto e estas serão repassadas À direção da escola, mas que os após poderiam voltar a DIREC para um novo encontro no qual ele mesmo fará o repasse daquilo que for encaminhado na capital do estado.
--
Francisco José Costa dos Santos
Doutorando em Ciências da Educação

ECONOMIA:

Dirigente do SEBRAE em Assú defende investimento em mídia como forte medida de enfrentamento a crise econômica
________________________________________________________________________
Fernando Antonio foi além destacando a importância da classe empresarial bem utilizar todos os recursos que tornem possível o seu negócio estar em evidência

Fernando Antonio
Ninguém vende sem divulgação”. A opinião é de Fernando Antonio de Sá Leitão Morais, gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) em Assú.

Durante entrevista veiculada na edição desta segunda-feira, dia 15 de fevereiro do Jornal da Manhã  o representante do SEBRAE levantou sua voz em defesa do investimento em publicidade como forma de pequenos ou grandes empreendimentos ganharem visibilidade e se destacarem em tempos de crise na economia.

Fernando Antonio foi além destacando que é importante que a classe empresarial bem utilize todos os recursos que tornem possível o seu negócio estar em evidência e assim alcance o público ao qual se destina.

É importante ser eficiente, criativo e utilizar canais de comunicação simples e que possam falar diretamente ao seu cliente”, assegurou.
Fonte: Rádio Princesa do Vale.

TEATRO DE CULTURA POPULAR:

Será reaberto nesta quinta feira, 18

SANTUÁRIO DA BEATA LINDALVA:

Por ocasião da celebração eucarística deste domingo (14) em que ocorreu a posse oficial do padre Raimundo Alexandre de Oliveira Neto, “Netinho”, à frente da paróquia de São João Batista, em Assú, o antecessor dele, padre Flávio Augusto Forte Melo, vigário-geral da Diocese e titular da Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, transmitiu informações atualizadas sobre o projeto que se voltará para a construção do Santuário da Beata Irmã Lindalva, na comunidade rural de Malhada de Areia.
O sacerdote declarou que já houve a aprovação, na esfera do Ministério do Turismo (MTur), órgão comandado pelo ex-deputado Henrique Eduardo Alves, da liberação de uma importância da ordem de R$ 1 milhão para a edificação da estrutura que acolherá os romeiros que visitarão as futuras instalações do Santuário da religiosa assuense.
Segundo o padre Flávio Augusto, o dinheiro será liberado mediante um convênio com tal finalidade, que será firmado com a prefeitura municipal do Assú.
O pároco integra a comissão constituída pelo bispo diocesano, dom Mariano Manzana, incumbida do empreendimento, da qual participa também seu sucessor em Assú, padre Netinho. O compromisso de apoiar tal realização – sob inteira responsabilidade da Diocese – foi assumido pelo ministro Henrique Alves num encontro ocorrido no dia 27 de junho de 2015 na cidade do Assú, articulado pelo vice-prefeito Eurimar Nóbrega (PMDB), e que registrou a participação de outras lideranças políticas da cidade, uma das quais o deputado estadual George Soares (PR).

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares participa de missa de recepção a Padre Netinho em Assú
Com a Igreja Matriz de São João Batista totalmente lotada em Assú, o deputado estadual George Soares (PR) participou, ao lado de amigos e vereadores, da missa de recepção e boas vindas ao novo pároco na cidade, Padre Netinho.

O deputado George frisou o grande trabalho realizado por Padre Netinho quando esteve à frente da Paróquia de São Cristovão / Irmã Lindalva, também em Assú.

"A paróquia de São João Batista recebe um grande amigo para conduzir nosso rebanho. O Assú já o conhece, ele é um grande amigo da nossa cidade, por isso, seja bem vindo novamente Padre Netinho". Disse George Soares em pronunciamento aos presentes na missa, nesse domingo (14).

CONCURSO LITERÁRIO:

CONCURSO: JOVENS CONTISTAS, GRANDES ESCRITORES - Contos Potiguares
Participe do Concurso Jovens Contistas, Grandes Escritores - Contos Potiguares. Premiação de até R\$ 1.000,00. Edital aberto em: http://www.academiaassuensedeletras.org/#!concurso/