terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CENÁRIO HUMANO DO ASSU:

"TOINHO ALBANO" - UM EXEMPLO DE QUE O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM
Antonio Albano da Silveira o popular "Toinho Albano" ou ainda “Toinho da Padaria” - como é mais conhecido esse empresário, nasceu aos 25 de Outubro de 1947 no sítio Quixeré, município do Assu/RN, mesmo lugar em que viveu sua infância humilde ao lado de sete irmãos. Filho de Francisco Albano Sobrinho e Luíza Astrogilda de Souza. 

Na adolescência, mudou-se para a cidade do Assu em busca de trabalho e estudo e foi morar na casa do seu tio, o Sr. Manoel Epaminondas Silveira (“Seu Né”). Pela manhã cuidava do gado, à tarde estudava e à noite vendia pipocas e balas na porta do cine-teatro Dr. Pedro Amorim. 

Tempos depois seus pais também se mudaram para a cidade e foi então que ocorreu a realização do seu grande sonho: abrir uma padaria. Assim surgiu a Panificadora São Francisco tendo seu primeiro endereço na Rua 24 de junho, próximo a sua residência.

Sem ter atingido a maioridade, “Toinho” não pôde assumir a documentação legal – papel assumido por seu pai. Porém, todas as responsabilidades de compra, venda, limpeza e demais serviços eram executados por ele. 

Conheceu Marluzia Mitre Bezerra Silveira, com quem se casou, dando continuidade e nova dimensão ao seu sonho. Juntos, adquiriram o prédio em que hoje funciona a matriz de suas padarias situada à Rua Augusto Severo. Nada foi fácil. Por alguns meses esse foi também o endereço de morada do casal, que dormia em redes. No convívio harmonioso do casal nasceram quatro filhos: Rstanyslléia, Rustênio, Ruslândia e Rytsa. 

Hoje a sua empresa de panificação contempla também restaurante e conveniências e emprega quase uma centena de funcionários, composta pela matriz e mais cinco filiais, distribuídas em bairros distintos do Assu. 

Pela atuação empresarial bem sucedida, o casal Toinho e Marluzia já foi contemplado com algumas honrarias, entre elas: Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho; Prêmio de Qualidade no Atendimento; Empresa Mais: destacando a experiência profissional, reconhecimento ao talento, responsabilidade social, e empresarial da Terra dos Poetas, certificado de consagração pública. 

“Toinho da Padaria”, que sempre foi autônomo (nunca teve sua Carteira de Trabalho assinada), é um empreendedor de sucesso que não esquece suas origens. Homem íntegro, discreto, simples e que acima de tudo acredita na palavra das pessoas. 

A Panificadora São Francisco é associada ao Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte. 

A esse incansável cidadão externamos nossa admiração e respeito pela sua labuta diária sempre compartilhada por sua esposa e filhos. 

Antônio Albano da Silveira é, sem dúvidas, um exemplo de cidadão que mostra como o trabalho constrói a nossa história. Um assuense que dignifica e orgulha a todos nós do velho e estimado município do Assu. 
Fonte: Panificação & Confeitaria no RN - Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte - 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário