quinta-feira, 20 de agosto de 2020

REMINISCÊNCIAS:

 MONSENHOR JOAQUIM HONÓRIO - O SANTO DE MACAU

Joaquim Honório da Silveira, nasceu em Macau, no dia 14/01/1879, sendo filho de Francisco Honório da Silveira Canuto e Ana Honório da Silveira, descendente de uma das principais famílias do município a Honório e Silveira.

Os registros indicam que ele viveu para o sacerdócio, fez deste ideal seu projeto de vida. Sua religiosidade inicia-se em 29/03/1895, quando ingressa no Seminário Episcopal da Paraíba, levado pelo Padre Francisco de Assis e Albuquerque, vigário de Macau na época, a quem foi confiada a sua vocação. No seu primeiro pastoreio a frente da paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Macau Monsenhor Honório junto com a comunidade fundou as seguintes associações Católicas: Pia união dos filhos de Maria, Doutrina Cristã, Pia Associação das Almas e a Confraria do Santíssimo Rosário.

No dia 15/08/1913, Monsenhor Honório assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Natal, onde permaneceu por sete meses. Em março de 1914 foi transferido para a Paróquia de São João Batista na cidade de Assú, ficando até 12/03/1926. Nessa cidade foi responsável pela fundação do Colégio Nossa Senhora das Vitórias.

Monsenhor Honório faleceu no dia 01/11/1966. Foi sepultado na Igreja matriz de Nossa Senhora Conceição em Macau. 

Fonte: CHICO TORQUATO
Colhido do Blog Fernando Caldas.