quinta-feira, 29 de setembro de 2016

REGISTROS DO ASSÚ:

A FILHA NATURAL DE JOÃO RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR, 1844


 
Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com
 
Aos dois de setembro de 1844, lanço neste livro de assentos dos batismos que serve nesta Matriz de São João Batista de Assú, o assento de batismo de Francisca, parda, filha natural de João Rodrigues da Costa Junior com Marcelina, escrava de João Batista da Costa, já lançado em outro livro dos batizados de folha cento e oitenta e nove, com sentido do despacho abaixo declarado e é da maneira seguinte:
Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor - Diz João Rodrigues da Costa Junior, solteiro, morador no lugar de Piató desta Freguesia de São João Batista de Assú, que ele tivera de Marcelina, escrava de seu mano João Batista, uma filha de nome Francisca a qual tomou e tem tido em sua companhia desde de sua tenra idade como sua filha que é, e por que fosse batizada nesta Matriz sem declaração de quem era seu pai, por isso requer a  Vossa Senhoria a mande de novo lançar para que em todo tempo haja de constar o de devido = Chama-se Francisca, nascida a 28 de janeiro de 1830, batizada nesta Matriz pelo Padre Joaquim José de Santa Ana; foram seus padrinhos Miguel, escravo do tenente João Rodrigues da Costa e Thereza, escrava de João de Barros de Oliveira, declarando igualmente ser filha natural do suplicante, portanto = Pede ao Reverendo Senhor Vigário Interino da Vara mande lançar o novo assento com a declaração que requer = Sim = Vila da Princesa 2 de setembro de 1844 = Montenegro =
Francisca, parda, filha natural de João Rodrigues da Costa Junior com Marcelina escrava de João Batista da Costa, nascida a 28 de janeiro de 1830, foi batizada a vinte e um de fevereiro do dito ano por mim e lhe conferi os sagrados óleos; foram padrinhos Miguel, escravo do tenente João Rodrigues da Costa e Thereza, escrava de João de Barros de Oliveira, todos deste Assú, e para constar fiz este assento em que me assino, o Padre Joaquim José de Santa Ana = Pároco do Assú = e para constar a todo tempo, fiz este assento em que me assino = Padre Francisco Urbano de Albuquerque, Vigário interino de Assú.
Outros novos batismos foram lançados a pedido dos pais de filhos naturais, que transcrevemos para aqui.

João, filho natural de José Duarte de Azevedo, e Benta Maria, nasceu aos 2 de novembro de 1832, e foi batizada no dia 7 do mesmo mês e ano, pelo Reverendo Joaquim José de Santa Ana, e lhe pôs os santos óleos; foram padrinhos João de Barros de Oliveira e Nossa Senhora da Conceição, e por me ser pedido pelo pai do adulto, por um requerimento, fiz este novo lançamento, que torna sem nenhum, efeito outro qualquer que apareça, e para clareza me assino. José Ferreira Nobre Formiga, Vigário do Assú.

Josefa, filha natural de João Maurício Pimentel, e Ana Monteiro, nasceu aos 17 de setembro de 1809, e foi batizada nesta Matriz pelo Reverendo Vigário Antonio de Souza Monteiro, a dez de novembro do mesmo ano, e lhe pôs os santos óleos, foram padrinhos Alexandre de Souza Castro, casado, e Aldonsa Maria, solteira, e por me ser pedido a requerimento do mencionado João Maurício Pimentel, fiz este novo lançamento que torna sem nenhum efeito outro qualquer lançamento que aparecer possa, e para constar mandei fazer este assento em que me assinei. José Ferreira Nobre Formiga, Vigário do Assú.
Postado por Hipotenusa.

CULTURA:

 ASSU SEDIARÁ ETAPA DO FESTIVAL
DESERTOUR 2016 EM OUTUBRO
 
Marcando a retomada da agenda de shows de rock/metal em Assú e região, está confirmada para o dia 8 de outubro, um sábado, a partir de 21h, a realização da etapa de Assú do festival itinerante Desertour 2016, que percorrerá outras cidades do Rio Grande do Norte.

O evento é uma realização da Desertour Produções (Mossoró) e da União Headbangers (Assú), e será realizado nas dependências da Casa de Cultura Popular Sobrado da Baronesa, com ingresso ao preço único de R$ 10,00.

O show terá a participação de três grupos mossoroenses – Mad Grinder, Black Witch e Heavenless – e o Ungraver como atração local.

A presença de todos é importante e fundamental para contribuir e fortalecer a cena rock/metal da cidade e do Vale do Açu.

- Matéria encaminhada por Lúcio Flávio 
Postado por ana valquiria

terça-feira, 27 de setembro de 2016

DIOCESE DE MOSSORÓ:

O bispo Dom Mariano Manzana e o Conselho Presbiteral anunciam as mudanças do clero nos serviços pastorais da Diocese de Mossoró.
A comunicação foi feita nesta segunda-feira (26) durante a Espiritualidade do Clero, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, em Patu, Alto Oeste potiguar, registra informação do portal virtual da Diocese.
Padre Raimundo Felipe deixa a Paróquia de São João Batista e assume a nova área da Sagrada Família.
Padre Ivan dos Santos deixa a Paróquia de Luís Gomes e assume a Paróquia de São João Batista, em Mossoró.
Padre Francisco Jorge Pascoal assume a Paróquia de Luís Gomes.
Padre Maciel Rodrigues deixa a Paróquia de Apodi para se dedicar ao Mestrado em Teologia.
Padre Francisco das Chagas Costa deixa a Paróquia de Itaú e assume a Paróquia de Apodi.
Padre Francinaldo Macário da Silva deixa a Paróquia de Upanema e assume a Paróquia de Itaú.
Padre José Milton de Oliveira Júnior deixa a Paróquia de Baraúna e assume a Paróquia de Upanema.
Padre Deivid Franklin de Aquino assume como Administrador Paroquial da Paróquia de Baraúna.
Padre Thiago Batista da Luz deixa a Paróquia de Almino Afonso por decisão da sua Congregação MSF.
Padre Zioneudo de Sá Góis deixa a Paróquia de São Miguel para assumir a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Almino Afonso.
Padre Raimundo Alexandre de Oliveira, Netinho, deixa São João Batista em Assú e assume a paróquia de Martins. Padre Dian Carlos Araújo (foto acima) deixa Martins e assume a Paróquia de São João Batista, em Assú.
Postado por Pauta Aberta.
Foto: Dian Carlos/Reprodução