sábado, 14 de setembro de 2013

RECONHECIMENTO:

O deputado estadual George Soares (PR) recebeu uma homenagem do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC), na tarde desta sexta-feira (13), com a Medalha Ulisses Celestino de Góis, maior honraria da contabilidade no Estado, pelos serviços prestados à categoria e por ser o primeiro deputado na história a propor por dois anos seguidos Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Contabilidade, comemorado em 25 de abril.

A cerimônia ocorreu durante o X Encontro Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis (ENCC), e a partir de agora, o deputado George Soares passa a ser também membro vitalício do Conselho Consultivo do CRC/RN.

A medalha é uma homenagem ao contabilista Ulisses Celestino de Góis, patrono da Contabilidade no RN e concedida exclusivamente àqueles que contribuem decisivamente pela categoria dos profissionais contábeis.

No evento de hoje, além do deputado George Soares, foram homenageados o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, o secretário estadual de Tributação do RN, José Aírton da Silva, e o professor Márcio Anailson Gomes.

O ENCC está sendo realizado pelo CRC/RN, em parceria com a Universidade Federal do RN (Ufrn) e do Instituto Íris, entre desde o último dia 12 e se estenderá até o sábado (14), em Natal/RN, no Hotel PraiaMar.

O evento tem mais de mil inscritos, com 75 trabalhos acadêmicos, sete minicursos, sete palestras e seis fóruns.

Na programação, tem destaque o Fórum dos Empresários e o Fórum das Mulheres Profissionais e Estudantes de Contabilidade do RN, este com a participação da vice-prefeita de Salvador (BA), Célia Oliveira de Jesus Sacramento.

Além disso, o Encontro terá a participação do consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Victor Branco de Holanda.

O X ENCC será encerrado com o III Baile do Contador.

“Como contabilista orgulhoso que sou de nossa categoria, defenderei sempre essa profissão pelo bem que sei que ela representa para toda a sociedade. Precisamos que os profissionais da contabilidade sejam reconhecidos pela sua importância”, destacou o deputado George Soares.

HOJE E AMANHÃ:

TEATRO NO PARQUE DAS DUNAS - NATAL
A Cia. AS GRAÇAS chega em Natal/RN e são ‘Marias da Luz’ no novo Espetáculo teatral construído a partir de depoimentos reais de mulheres do Parque da Luz de São Paulo. Direção de André Carreira. Com Eliana Bolanho, Juliana Gontijo, Daniela Schitini e Vera Abbud.

O espetáculo custa tão somente R$ 1,00 - entrada no Parque das Dunas (Bosque dos Namorados). Ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro. Sábado às 16 horas e no Domingo às 15 horas.

“É uma oportunidade de termos a voz dessas pessoas como fonte de dramaturgia e de criação em um espaço onde a Cia As Graças já realizou tantas apresentações e estabeleceu um diálogo instigante com seu público”. As Graças.

O Parque da Luz, primeiro da cidade de São Paulo é o local base com seus habitantes para o desenvolvimento da pesquisa da Cia teatral – serve como inspiração para compor o universo poético das quatro personagens de ‘Marias da Luz’.

Maria Pequena (Eliana Bolanho), Mariana (Daniela Schitini) e Marivânia (Juliana Gontijo) que contam fragmentos das histórias de suas vidas e a fotógrafa Marileide/Biguá (Vera Abbud).

Marivânia (Juliana Gontijo) é mãe, uma mulher que procura a filha Maria, desaparecida no Parque da Luz há muitos anos; Mariana (Daniela Schitini) é uma mulher jovem dos anos 1910, que chega à Estação da Luz para encontrar o noivo que a abandona grávida; e Maria Pequena (Eliana Bolanho), uma mulher que trabalha como prostituta no parque, abandonada na infância pela mãe na antiga rodoviária e Marileide/Biguá (Vera Abbud), fotógrafa, uma personagem atemporal, enigmática e cômica que registra e interage com as histórias dessas mulheres.

O tradicional ônibus-palco, marca do projeto As Graças Circular Teatro-Do Parque da Luz para o Brasil, ajudará a contar a história, mas nesta montagem, dará lugar à Casa de Chá, ao Ponto do Bonde, ao Coreto e ao Roseiral, pontos que são o palco e que serão percorridos pelo público, acompanhado pelas atrizes, neste trajeto poético em que acontecem as cenas.

A escolha do nome ‘Marias da Luz’ deu-se pelo fato de grande parte das mulheres entrevistadas durante o recolhimento de depoimentos se chamarem Maria ou de terem alguém próximo e que faziam parte de suas histórias com o nome de Maria.

As Graças têm em seu repertório treze espetáculos autorais que já circularam por diversas cidades do Brasil (incluindo a capital paulista onde foram, várias vezes, contempladas com a Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo).

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

REGISTRO HISTÓRICO


A Construção da ponte sobre o rio Piranhas/Açu, na BR 304, divisa entre os municípios de Assu e Itajá, denominada Felipe Guerra (Guerra fora bacharel em direito, desembargador, deputado constituinte, secretário de educação e ainda é nome de um município potiguar, na Chapa do Apodi), deu-se início a construção daquela ponte em 1948, e a sua conclusão deu-se em 1952. Uma antiga reivindicação do ex-deputado e intendente do Assu, Ezequiel Fonseca Filho, apelo feito ainda em 1930, ao presidente Getúlio Vargas quando aquele estadista visitara a cidade de Assu naquele ano.

A sua extensão é de 555 metros. Ainda hoje é a maior ponte de concreto armado do Nordeste. Foi construída pelo técnico em carpintaria Francisco Gaag, de nacionalidade austríaca, naturalizado brasileiro.

Em 1952, data da inauguração daquela ponte era prefeito do Assu Edgard Borges Montenegro, governador do estado Silvio Piza Pedrosa e o presidente da república Getúlio Vargas.
Postado por Fernando Caldas

CULTURA




O coral ‘Vozes Du Campus’, constituído na sua maioria por alunos do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Assu, integra-se desde quinta-feira (12), em Belo Horizonte, a programação do FIC – Festival Internacional de Corais.

O festival ocorre anualmente em diversos locais de Belo Horizonte num passeio pelo seu rico conjunto arquitetônico, onde corais de várias partes do mundo entoam canções criando uma atmosfera de alegria e encantamento e enriquecendo as atividades turísticas e culturais da cidade. 

O Festival Internacional de Corais segue até o próximo dia 15 e no ano de 2013, presta uma homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. O grupo do coral ‘Vozes Du Campus’ viajou para Belo Horizonte com o apoio da prefeitura do Assu.
Postado por Alderi Dantas.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado Estadual George Soares prestigia Justiça na Praça em Maxaranguape

O Deputado Estadual George Soares (quarto da esquerda p/ direita) esteve no município de Maxaranguape, litoral Norte do estado, para prestigiar a 33ª edição do Programa "Justiça na Praça", promovido pelo Poder Judiciário do RN, nesta sexta-feira (13/09). O evento foi realizado na área de lazer da cidade e contou com a prestação de serviços como casamento comunitário, plantões jurídicos, audiências, emissão de documentos, orientação e informações sobre direitos trabalhistas, contagem por tempo de serviço, registro de ocorrências, entre outros. Além do Deputado George Soares, estiveram presentes lideranças do PR, a prefeita de Maxaranguape Neidinha, o vice prefeito Amarinho, o ex-prefeito Amaro Saturnino, o presidente da Câmara Municipal de Maxaranguape, Vereador Nequinho, demais vereadores e autoridades, além do Vice-presidente do Tribunal de Justiça do RN, Desembargador Saraiva Sobrinho e a Coordenadora do Núcleo de Projetos, desembargadora Zeneide Bezerra.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

CARNAUBAIS

NÚBIA LAFAYETE SERÁ A HOMENAGEADA 
DESTA SEXTA FEIRA
 

Festa de Emancipação Política de Carnaubais
Programação desta Sexta feira - dia 13 de setembro de 2013.
15h00 -Avenida Abel
- Desfile Cívico do Abel Lê
20h00 - Praça Santa Luzia
- Tributo a Núbia Lafayete - comandado por Dodora Cardoso (foto) e Banda.

ZELITO CORINGA - CARNAUBAENSE


EDUCAÇÃO:


Vence-se nesta sexta-feira (13) o prazo para que o Governo do Estado do RN inicie de fato as obras de recuperação do CAIC e da Escola Estadual Poeta Renato Caldas, ambos localizados no bairro Vertentes, em Assú.
O investimento estimado para a reestruturação física do prédio é de aproximadamente R$ 2 milhões.

O compromisso foi justado pela própria secretária estadual de Educação e Cultura, professora Betânia Ramalho, na representação do Ministério Público Estadual da comarca de Assú, sob o testemunho do prefeito da cidade, Ivan Lopes Júnior (PP), do deputado estadual George Soares (PR) e da diretora-geral da Escola Estadual, professora Fabíola Diógenes Santos (foto), dentre outros.
A direção, professores e estudantes do estabelecimento estão nas ruas hoje para lembrar o entendimento e cobrar o seu cumprimento.
A estrutura foi interditada há dois anos pela Justiça em atendimento a pleito do Ministério Público, em decorrência da péssima condição do local, representando risco iminente à integridade dos que o ocupavam.
De forma precária a Escola vem funcionando desde então no interior da Central do Trabalhador.
Postado por Pauta Aberta - Lúcio Flávio

ATIVIDADE PARLAMENTAR

João Maia participa de evento sobre Programa Minha Casa Minha Vida em Natal

O deputado federal e coordenador da bancada do RN, João Maia, estará participando nesta sexta-feira (13) da palestra e oficina sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, promovidas pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - Femurn. O evento será realizado das 8h às 12 e das 14h às 17h, no Hotel Pirâmide, na Via Costeira em Natal.

Durante todo o dia, representantes da bancada federal potiguar, o superintendente regional da Caixa Econômica no RN, prefeitos, secretários e assessores municipais terão a oportunidade de ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao Programa Minha Casa, Minha Vida, inclusive sobre as novas diretrizes e decisões instituídas para o programa nas áreas rurais e urbanas.

A palestra e a oficina sobre o Programa Minha Casa Minha Vida serão ministradas pelo Secretário Nacional de assuntos Habitacionais do Ministério das Cidades, César Ramos. O deputado federal João Maia foi o responsável pelos convites aos membros da bancada e do representante da Caixa Econômica Federal.
Assessoria do Dep. Fed. João Maia

REVELAÇÃO





A jovem Bianca Pyetra de apenas 11 anos residente na comunidade de Linda Flor em Assu, vem se destacando na mídia regional com o seu talento, uma fera no violão que já se apresentou em vários programas, show de calouros, mas bela voz, e recentemente esteve em Mossoró em um programa de TV.

Bianca Pyetra que vem recebendo uma importante ajuda do professor Akailson Lennon Soares, do Departamento de Letras do Campus Avançado de Assú, ajudando-a e melhorando cada vez mais o seu estilo.
Postado Por DeolhoNoAssu/coelho

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Câmara Municipal de Carnaubais concede título de Cidadão Carnaubaense ao Deputado George Soares durante festividades pelos 50 anos de emancipação
Ex-vice-prefeito Nilson Dias, Deputado George Soares e a Vereadora Neném de Nilson
O Deputado Estadual George Soares foi homenageado na noite desta quinta-feira (12/09) com o título de “Cidadão Carnaubaense” pela Câmara Municipal de Carnaubais. O título foi proposto pela vereadora “Neném de Nilson” e ocorreu em reconhecimento aos diversos serviços prestados ao município pelo parlamentar, único representante do Vale do Assu na Assembleia Legislativa.

Em pouco mais de dois anos de mandato, o Deputado George Soares já conseguiu viabilizar diversos benefícios para Carnaubais, com destaque para suas lutas pela melhoria da educação no município e pela construção da Estrada da Castanha, ligando o Vale do Assu à Costa Branca do Rio Grande do Norte.

Na área da educação, o mandato do deputado já conseguiu o compromisso público do Governo do Estado da entrega de dois ônibus escolares ao município e evitou o fechamento das escolas estaduais Adalgisa Emídia da Costa e Alcides Wanderley – levando inclusive a Secretária Estadual de Educação Betânia Ramalho pela primeira vez ao município. Além disso, o parlamentar destinou emenda no valor de R$ 30.000,00 do Orçamento Geral do Estado para a Associação Comunitária da localidade rural Pai João realizar cursos de formação e capacitação do trabalhador rural, e ainda, na última semana, convocou uma audiência pública para discussão sobre a oferta de novos cursos universitários no campus da UERN no Vale do Assu. Todas essas ações beneficiaram diretamente a população da cidade.

Em seu discurso o Deputado George Soares agradeceu emocionado à homenagem, lembrando ainda que foi um parente seu, Olavo Montenegro, quem emancipou o município de Carnaubais há 50 anos; e ainda assumiu o compromisso de continuar lutando pela cidade e pelo Vale do Assu, honrando a votação que garantiram o retorno de um legítimo representante da região à Assembleia Legislativa, fato que não ocorria há 10 anos.
-
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares visita fábrica da Murielli em Caicó e parabeniza trabalho realizado pelos funcionários
O Deputado Estadual George Soares visitou a fábrica Murielli em Caicó, logo após a sessão da Assembleia que ocorreu quarta feira (11/09) no município seridoense. A indústria emprega atualmente mais de 70 funcionários e produz 30 mil pares de chuteira por mês, além de bolas, botas em couro, meias entre outros. A visita do Deputado George Soares ocorreu após o convite do líder comunitário “Cícero da CAERN”, e foi acompanhada pela diretoria da empresa.

Além de parabenizar todos os funcionários da fábrica pelo trabalho realizado, hoje uma referência no mercado potiguar pela qualidade e competitividade com multinacionais, o parlamentar recebeu pleitos da equipe por benefícios para a região de Caicó. O Deputado George Soares assumiu o compromisso de apresentar ao Governo do Estado as necessidades apresentadas e pôs seu mandato a disposição para lutas em favor de todos os seridoenses.
-
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ROMARIA

RONALDO VAI A CAVALO PARA SALVADOR 
Núcio Júnior, Dr. João Luiz, Luiz Segundo e Ronaldo Soares
Nesta quinta feira (12/09) uma comitiva de cunho religioso, tendo a frente Ronaldo Soares, partiu do Assu com destino a Salvador/BA. A saída deu-se do sítio Entre Rios às 4 horas, passando pela Igreja de Irmã Lindalva onde recebeu a bênção do padre Francisco Belarmino Gomes. 

Ronaldo Soares ao lado do Deputado George Soares,Vereadora Elizangela e amigos.

Saída da Casa de Batista Torres após café da manhã
No trajeto inicial os cavaleiros foram recebidos por amigos num café da manhã na casa de Batista Torres - conjunto Janduís. A saída, propriamente dita, da Terra dos Poetas, ocorreu por volta das 05 horas da manhã. A previsão de chegada será dia 29 de setembro, às 8 horas da manhã, quando os tropeiros visitarão o túmulo de Irmã Lindalva – Abrigo D. Pedro II e, em seguida, cavalgarão até a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim onde assistirão missa. O retorno da capital baiana para a Terra de São João Batista será em veículos motorizados.

Os cavaleiros são: Ronaldo Soares, Luiz Segundo, Núcio Júnior e Dr. João Luiz (veterinário). Recebe o apoio da equipe: José Ribamar Lopes, Edmilson Soares, Leonardo Andrade (Léo de Pataxó), Agenor Targino (Cigano) e José Garcia (Zé Preto).

Os “Cavaleiros de Irmã Lindalva” receberam apoio de: Marcone Moveis – Nuilson Pinto de Medeiros – Dr. Gustavo Montenegro Soares – Posto Florestal – Oficina de Enock Cachina – Capotaria do Geraldo – Eletrovale – Batista Torres – Atacadão Vieira – Ração do Chico Velho – Oficina do João de Eudes – Boa Lopes – Escola Caminho do Futuro – Capotaria da Sola (Chico Sola) – Programa Você na Vaquejada (Alemão) – Evolução / Antonio de Paula Batista (Neto Burrego) e de Graco de Mirranha.

O ex-deputado estadual e ex-prefeito do Assu, Ronaldo da Fonseca Soares já realizou nove viagens de romaria, sendo: Três ao Santuário de São Francisco em Canindé/CE; Santuário de Padre Cícero em Juazeiro/CE; Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis – Serra do Lima – Patu/RN; Igreja de Santa Luzia em Carnaubais/RN; Pico do Cabugi – Pedra Frei Damião – Lajes/RN; Túmulo de Frei Damião em Recife/PE e esta nona romaria com destino ao Túmulo de Irmã Lindalva em salvador/Ba.

Aos cavaleiros e equipe desejamos sucesso no limiar desta cavalgada. Que o nosso Protetor, sob a intercessão de Irmã Lindalva, possa abençoar a todos para que tenham sempre a presença das distantes estrelas e que as veredas sejam alargadas a facilitar o trajeto dos caminhantes desta ousada romaria.

Sucesso! 

Fotos: Samuel Fonseca

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

INSTITUTO HISTÓRICO

Sem dispor de receita própria, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) tem celebrado parcerias de apoio financeiro com diversas empresas e instituições do Estado. Convênios com a Federação das Indústrias, Federação do Comércio, Prefeitura de Natal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) já estão em execução. Das empresas privadas A. Gaspar, S. Dantas e Supermercado Nordestão o IHGRN recebeu apoio financeiro para aquisição de aparelhos de climatização e de informática. Com objetivo de revitalizar o prédio do IHGRN, o presidente da entidade Valério Mesquita e os diretores Ormuz Simonetti, Carlos Gomes, Odúlio Botelho, Adalberto Targino, Tomislav Femenick, continuam mantendo entendimentos junto a Universidade Federal do RN (UFRN), a Petrobras, a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). 
A parceria com estes órgãos visa a informatização do acervo documental, a recuperação da estrutura física e da rede elétrica interna.
Postado por Ana Valquíria

HUMOR


Sorriso Pensante - Ivam Cabral

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares recebe a confirmação da CAERN que moradores de Jucurutu terão isenção das contas de água no mês de agosto.
O Deputado Estadual George Soares recebeu na manhã de hoje em primeira mão a informação de que os moradores de Jucurutu receberão isenção das contas de água emitidas no mês de agosto desse ano.

Durante todo o mês citado, o serviço precário de abastecimento de água gerou uma situação caótica, sem cair nenhuma gota das torneiras durante todo o período. Apenas em 5 dias, após diversas tentativas, saiu literalmente lama, absolutamente imprópria para o consumo. O entendimento do Deputado George Soares foi que como não houve a prestação do serviço, não se justificava a cobrança aos moradores. A partir disso, o parlamentar encaminhou pleito à CAERN e ao Governo do Estado solicitando a isenção das cobranças do período.

O benefício foi concedido pelo Governo e agora a população de Jucurutu já pode comemorar. O Deputado George Soares ainda se prontificou a lutar por qualquer necessidade da população da cidade que há muito sofre com a falta de ações públicas em favor da população.
- Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

BRINCADEIRAS DE OUTRORA

Lembro-me que até finais dos anos setenta, antes da aparição maciça da televisão, existiam diversos tipos de brincadeiras executadas por crianças nas tranquilas ruas da cidade do Assu. 

Muitas destas brincadeiras despertavam para a violência, já que dependia de demonstrações de habilidade e força física.

Um exemplo era a Queda de Corpo. Duas crianças ou adolescentes se atracavam com “unhas e dentes”, um tentando dominar o outro. Ao rolarem ao chão, só depois de pronunciada a palavra chave: “to rendido” ou quando não tivesse condições de falar tocasse uma das mãos no chão, é que era liberado o perdedor. Muita gente saia machucado desta brincadeira.
Uma não menos violenta, era a Queda de Braço – Havia de diversas modalidades. 'Mão com mão', 'cana com cana', 'mão com cana', 'rabo de tatu', 'dois dedos', 'mão aberta', 'queda enrolada'.

Consistia num "esporte" demonstrativo de força, praticado por duplas. Os participantes apoiavam uma das mãos na mão correspondente do outro e as enlaçavam com os dedos, apoiando os respectivos cotovelos em lugar determinado de uma mesa. Daí cada qual procurava levar a mão do adversário ate o plano da mesa sem remover o cotovelo da marca inicial. 

As outras modalidades acompanhavam o mesmo ritual, do seguinte modo: 
Cana com Cana era praticada com os pulsos dos contendores dobrados na articulação com as mãos; 
Mão com Cana - era a vantagem dada pelo mais forte que pegava o pulso do outro com a mão;
Rabo de Tatuera a permissão do uso do dedo indicador da outra mão de um dos combatentes, que assim, lutavam com esse reforço; 
Dois Dedos - era quando, como reforços, se usavam dois dedos;
Mão Aberta – era o enlace das duas mãos sem recorrer a qualquer contração muscular do antebraço;
E, a Queda Enrolada - era o enlace das mãos com o emprego máximo de rigidez muscular do braço e antebraço.

Para garantir o cumprimento das regras sempre tinha uma turma que controlava a brincadeira. Era escolhida uma pessoa mais adulta para determinar o vencedor, uma espécie de juiz de cada disputa. 

A coisa pegava mesmo era quando o sujeito ganhava e ficava chateando o perdedor. Geralmente saiam daquele recinto onde estava ocorrendo à disputa e terminavam jogando tapa no meio da rua. Ai sim, era tirado a prova dos nove: quem era mais forte. 

Estas, apesar de violentas, são algumas brincadeiras que já não se tem notícias de seu uso nos dias atuais, pelo menos, na região do Assu.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

REIVINDICAÇÃO

Peço a gentileza de publicar no blog de olho no Assu o texto abaixo. É um apelo que fazemos às autoridades competentes para solução do problema dos moradores do Bairro Bela Vista. 

“É triste a realidade de uma terra sem lei, onde o dinheiro compra o silêncio das autoridades constituídas em poder para representar o povo e defender o interesse coletivo. É triste assistir o silêncio dos agentes políticos diante da situação dramática dos moradores do Bairro Bela Vista, que há alguns meses têm suprimido o direito ao sossego, saúde e bem estar, por empresário(s) do ramo ceramistas que se acham no direito de fazê-lo colocando barulhentas caçambas transitando durante o dia e a noite inteira.

Como se não bastasse o prejuízo causado aos humildes moradores que têm as estruturas de suas casas abaladas pelo peso das caçambas cheias de argila, as vias asfaltadas também são danificadas e assim mesmo ficam. Lá moram homens e mulheres de bem que batalham o dia todo para sustento de suas famílias e assistem em claro durante todas as noites e madrugadas ao trânsito de barulhentas caçambas carregadas de argilas tirar-lhes o direito do sono reparador e ao sossego. Caçambas que além do barulho normal, que torna-se anormal no silêncio da madrugada, tem suas buzinas acionadas por diversas vezes ao longo da madrugada muito próximo das residências. Além disso, a poeira infernal que polui o ar que respiram causa-lhes sérios problemas respiratórios.

Até quando assistiremos a supremacia das classes de maior poderio econômico de Assu massacrar os direitos humanos, o direito ao sossego, à saúde e ao bem estar das classes menos favorecidas socialmente? Com a palavra, nosso prefeito, secretários e vereadores eleitos para defenderem o interesse coletivo. A imprensa, porta-voz do povo. E o Ministério Público, defensor da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.” Francisco Felipe – Morador

Atenciosamente,

Francisco Felipe
Morador do Bairro Bela Vista
Postado pelo blog De Olho no Assu

CLIMA:


O aumento da temperatura no país nas próximas décadas, com ondas de calor mais fortes e chuvas mais acentuadas em um espaço de tempo mais curto, vai provocar fenômenos meteorológicos que vão prejudicar mais fortemente a população pobre.
A constatação é de Eduardo Assad (foto), coordenador de grupo de pesquisa de mudanças climáticas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Ao falar ontem (09), durante a 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais, em SP, Assad disse que ocorrerão mais deslizamento de terras, enchentes e perda de volume das bacias hidrográficas que abastecem os grandes centros nas próximas décadas.
A região costeira brasileira, populosa, também vai sofrer com o aumento das ressacas marítimas e dos ventos causados pelo mar mais aquecido.
A reportagem é de Rodrigo Pedroso e publicada nesta terça-feira (10) pelo jornal Valor.
Assad também apresentou dados mostrando que bacias de rios serão afetadas no futuro pelo aumento da temperatura.
A estimativa média para as bacias de todos os rios do Norte e do Nordeste do país é de redução de 20% no volume de água.
No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com um regime de chuvas mais seco, a tendência é de diminuição do volume dos rios.
No Sul e Sudeste, o índice pluviométrico deve aumentar.
Postado por Lúcio Flávio

FIGURA HUMANA DO ASSU


Clóvis de Didi, dedicação ao futebol Assuense.
Dentre as muitas coisas que lembro do tempo de criança, uma era a dificuldade de possuir uma bola de couro, e depois quando tínhamos uma já usada e surrada, a mesma quando secava ou furava só encontrávamos um local que conseguíamos consertar, que era a casa simples de Clóvis de Didi (Chamado assim pois era o nome de sua esposa), e também no futebol Assuense já tinha um famoso ponta esquerda de nome Clóvis Boi (Tio de Marcelo Assuense), aí para não confundir os "Clóvis" veio o apelido.

O Clóvis que consertava bola (nunca ouvi dizer se ele jogou) e que por muitos anos promoveu um jogo entre o seu Palmeiras e o América que era da sua esposa Didi, na semana que antecedia o jogo, era uma verdadeira resenha na casa do casal e que funcionava também a oficina onde Clóvis consertava tudo que era de couro. Os dois faziam apostas e isso mexia com a cidade, e o time vencedor normalmente fazia a festa depois do jogo no Bar o Canecão que ficava próximo ao campo de Aveloz, por muito tempo o palco dos grandes jogos da Seleção do Assu e do Palmeiras. São velhos tempos que não voltam nunca mais (Já diz uma frase da música do Bartô Galeno). 
 
Feito este preâmbulo. queria mesmo era falar de mais uma figura humana que tive oportunidade de conhecer e o quanto essa pessoa contribuiu para o futebol da terra da poetas. Fosse no Campo de Aveloz ou no Campo do JK, quantas e quantas vezes Clóvis de Didi não marcou o campo sozinho com cal e no sol a pino para que os jogos acontecessem; Não consigo esquecer da fala mansa e carinhosa deste grande desportista que deixou muitas saudades aos seus familiares, e ao nosso futebol chamado Clóvis de Didi. Clóvis tem seu nome gravado em um dos vestiários do estádio Edgarzão com muita justiça.
Texto: L. Filho - Foto: Arquivo de Junior, neto de Clóvis.

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares encaminha requerimento para reforma e ampliação do Estádio “Marizão” em Caicó
 
O Deputado Estadual George Soares encaminhou à Governadora Rosalba Ciarlini e ao Secretário Estadual de Esporte e Lazer José Joacy de Bastos, requerimento solicitando a reforma geral e ampliação das arquibancadas do estádio de futebol Senador Dinarte Mariz, o “Marizão”, em Caicó.

A praça esportiva que deveria ser um importante equipamento de lazer e esportes para a população do Seridó, há muito sofre com sérios problemas estruturais, estando atualmente com muralha deteriorada, cabines de rádio com infiltrações, rebocos desabando, sanitários quebrados, placar inadequado, entre outros estragos que deixam o “Marizão” em situação deprimente para Caicó e região.

A expectativa do Deputado George Soares é que com a reforma geral e ampliação da capacidade de público, o “Marizão” possa acomodar dignamente cerca de 10 mil pessoas, triplicando a capacidade atual. “O estádio Senador Dinarte Mariz precisa voltar urgentemente a ser motivo de orgulho do caicoense. Ele beneficia atletas, desportistas e principalmente a sociedade que pode dispor de momentos de lazer com mais conforto e segurança. "Lutarei junto ao governo do Estado para que essa reforma aconteça o mais rápido possível, para, se Deus quiser, o próximo campeonato estadual já possa ser disputado em Caicó com uma estrutura bem melhor. Recentemente conseguimos mudar a realidade do estádio ‘Edgarzão’ em Assu, e espero que o "Marizão" seja o próximo”, disse o Deputado George Soares.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

SONETO

COLIBRI
 
À minha filha Ana Júlia, que perdi para o tempo! (Sena*)
 
Beijos da primavera nos jardins dos sonhos teus,
Na flor que aos poucos desabrocha e eu não vejo!
Razão do meu viver, linhas imaginárias que tracejo,
No tempo sigiloso para os sonhos meus.

Enfeitarei os anjos para não te perder, perante Zeus!
No refúgio da calma, na intransigência da alma, desejo
Que os colibris furtivamente de flor em flor em cortejo
Beijando, matem a saudade que sinto, pelo amor de Deus!

As asas fragmentadas dos meus pensamentos, eu as doarei!
Só o vento, o tempo e a solidão, terão escrito o que pensei!
Esqueça... Esqueça os sonhos que em consciência desfiz!

A loucura inconscientemente perdoará aquilo que não sei,
A espera, a agonia de ser só, a lentidão, não é porque cansei,
É porque... Já não posso mais ser condenado, a te fazer feliz!"


* JOÃO BATISTA DE SENA - "SENA DA COSERN" - como é mais conhecido,
faz parte do Cenário Humano do Assu - Poeta de 'mão cheia', como diz o sertanejo. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ITAJÁ


Padre Antônio Gomes
A partir de 2014 o programa oficial da festa de São Vicente Férrer, padroeiro dos católicos do município de Itajá, Vale do Açu, retornará ao seu período de realização original.
A informação é prestada pelo administrador paroquial da cidade, Antônio Gomes da Silva, também gestor a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em São Rafael, que foi justamente o responsável pela mudança do calendário da celebração para o mês de setembro, alteração que ocorreu na década de 90.
A partir do ano que vem, declarou o religioso, a programação será vivenciada de 29 de março a 05 de abril.
A edição de 2013 da festa teve seu encerramento neste último domingo (08) e os atos eucarísticos finais tiveram a participação do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Postado por Pauta Aberta

POESIA

Van Gurgel - Cenário Humano do Assu

BELO ANIMAL

HORIZONTE - Importando da Holanda - Campeão dos Campeões em São Paulo; Tri-Campeão em Recife; BI-Campeão em Natal. Pertencente ao pecuarista assuense Sebastião Diógenes de Paiva, assinalado na foto.
Divulgação na ASSU em Revista - Nº 01 - Outubro de 1980

ASSU DO ONTEM

Conta a poetisa Maria Carolina Wanderley Caldas – mais conhecida da população assuense por Sinhazinha Wanderley – a autora do hino oficial do Assu, em escritos deixados para seu sobrinho Boanerges Wanderley que:

Os nossos antepassados eram destemidos e fortes. Até a alimentação era diferente da de hoje: carne seca com farinha ou pirão de leite, queijo com rapadura, ou tutano fresco com rapadura raspada era o seu principal alimento. Pela manhã a população não usava o café com esse pão de hoje, e sim, tomavam um caldo de corredor e iam para seus trabalhos, geralmente para a roça. E todos gozavam saúde e vivam mais do que os homens vivem hoje. 
No início do século XX a iluminação era um caco com azeite de peixe para os pobres e velas de cera de carnaúba para os menos pobres. Punham a cera num caco e dentro um pavio, tirando-se depois uma vela toda caratixenta; outras punha-se a cera derretida numa bugia fininha a vela ficava lisa. Outras punha-se a cera numa bugia grossa e obtinha-se uma vela da grossura das de espermacete. Com esta vela grossa, alumiavam-se os grandes da terra. Só quando vinha a terra um caixeiro viajante (foto ilustrativa), os negociantes acendiam velas de espermacete. Então o povo já sabia que tinha gente de fora no lugar.

Ainda, segundo os relatos da poetisa Sinhazinha Wanderley, a nossa primeira igreja, era em forma de casa, chamada “Casa de Oração”. Era aí que se ouvia missa. Desta casa, encontravam-se pedaços de tijolos enterrados, cuja argamassa, afastava-se com o pé. Depois foi demolida, muito arruinada a “Casa de Oração”. O lugar ficou sendo chamado “Alto do Império”, porque foi ali dado o primeiro grito da independência do município. Este local hoje é denominado de Praça São João Batista.

Com relação aos bailes Sinhazinha Wanderley afirmava que: os bailes antigos eram muito diferentes dos de hoje. Só comparecia a elite. Os homens se vestiam todos de preto (só assim tinha direito a tomar parte na quadrilha – dança então adotada). Dançava-se a polca (foto ilustrativa), o shotish, a vassourinha, o solo inglês – tudo muito diferente de hoje.

As mulheres vestiam-se com vestidos de seda, de Gorgurina, tendo ao pescoço colares, também usavam brincos compridos. Os cavalheiros eram muito corteses e só falavam as damas, curvando-se um pouco, e dizendo: “Vossa Excelência dá-me a honra da 1ª ou da 2ª contradança?” Se a dama já tinha sido convidada respondia: “Já estou comprometida”. E se acaso se comprometia e faltava ao compromisso, o cavalheiro injuriava-se, julgava-se desmoralizado e nunca mais dançava com aquela dama. Curiosidades do nosso velho Assu.

CAPELA DO ASSU

Capela de N. Sra. dos Navegantes. Comunidade do Porto Piató. Assú - RN
CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES- COMUNIDADE DE PORTO PIATÓ - ASSU/RN

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participa de feijoada com lideranças comunitárias na zona norte de Natal para discutir problemas da região
O Deputado George Soares participou na manhã deste domingo (08/09) de uma feijoada com lideranças comunitárias no conjunto Nova República, zona norte de Natal. O evento aconteceu na sede do Palmeiras Esporte Clube e contou com a presença do Presidente do clube, Sr. Ronaldo, dos líderes comunitários Geová e Gian Oliveira, sendo este último filho do ex-vereador Assis Oliveira.
Durante o encontro, o Deputado George Soares recebeu diversos pleitos da comunidade, que sofre com a falta de estrutura em saúde, educação e segurança. O parlamentar assumiu o compromisso de lutar pelas melhorias do bairro, sempre em benefício da comunidade, encaminhando e acompanhando as solicitações ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa do RN.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares