quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

George Soares é escolhido presidente da Frente de Apoio às Energias Renováveis da AL-RN
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene nesta quinta (29) em homenagem aos 100 anos do cooperativismo no Estado, proposta pelo presidente da Casa, dep. Ezequiel Ferreira.

O deputado estadual George Soares (PR) participou da sessão onde homenageou o presidente da Organização das Cooperativas no RN, Roberto Coelho, e frisou a importância da força do trabalho em conjunto que essas Organizações possuem.

Na solenidade, também foi instalada a Frente Parlamentar de Apoio as Energias renováveis da Assembleia do Estado. O deputado George foi escolhido para presidir essa Frente que lutará permanentemente para tornar o Rio Grande do Norte um grande produtor de energia limpa no país.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

LITERATURA:

IMORTAL ASSUENSE TEM LIVRO PUBLICADO NA ALEMANHA
Fruto do trabalho final de pesquisa do Curso de Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi publicado, esta semana na Alemanha, o livro Procedimentos de Abertura e Fechamento de Tópicos na Interação em Sala de Aula, de autoria do Acadêmico Francisco José Costa dos Santos, ocupante da cadeira de número 04, na Academia Assuense de Letras, que tem por patrono Francisco Agripino de Alcaniz - Chico Traíra.

A obra trata da organização de tópicos discursivos na interação que se desenvolve no interior da sala de aula entre professor e alunos e prima pela observação nas funções exercidas pelo marcador discursivo ENTÃO.

O livro foi publicado pela Editora “Novas Edições Acadêmicas” sediada na cidade de Saarbrücken – Alemanha e tem 193 páginas, na qual o autor realiza “uma viagem teórica” ao ambiente da interação na sala de aula.

O autor comemora mais essa publicação. Anteriormente, ele já havia publicado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores do Rio de Janeiro – RN, quatro obras também da área de linguística e publicará, provavelmente em janeiro de 2016 pela mesma editora carioca, a obra Retalhos de Mim que tem cunho poético/histórico e se volta para decantar o Assu. 

Parabenizamos o amigo e confrade Francisco José Costa dos Santos por mais esta vitória nos caminhos garranchentos e difíceis da literatura.  


TAEKWONDO:

ASSUENSE TERÁ A MISSÃO DE TREINAR A SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA NO PERU
Atual treinador do Team Taekwondo Escola, em Assú, o professor Fábio Lourenço da Silva tem desde a última sexta-feira (23) mais uma atribuição de peso.
Ele foi nomeado pela direção técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) para assumir a condição de técnico da Seleção Brasileira feminina da referida modalidade na categoria Juvenil.
Sua estreia no comando técnico da representação brasileira ocorrerá dia 17 de novembro, quando se dará a realização do Campeonato Sul-americano da modalidade, competição que será disputada em Lima, capital do Peru, segundo informação do blog Assurn.com.br.
Além de Fábio Lourenço na condição de treinador, outros assuenses estarão no torneio como lutadores defendendo o selecionado brasileiro: Paulo Ricardo, Peterson Endres, Maria Eduarda, Nívia Barros e Clécia Albano. Fábio Lourenço embarca no dia 14 do mês que vem para participar de um estágio preparatório organizado pela WTF, sigla em inglês da Federação Mundial de Taekwondo, visando bem desempenhar a missão que tem pela frente.

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares votou contra o aumento de impostos no Rio Grande do Norte. 
A Assembleia Legislativa do RN votou na última terça (27) o pacote de ajuste fiscal elaborado pelo Governo do Estado para aumentar tributos no Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), no Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O deputado George Soares (PR) participou da sessão plenária e se manifestou contra esses acréscimos. Segundo o parlamentar o governo deveria ter apresentado uma contrapartida a população para justificar essa taxação. “ Nós votamos contra o aumento dos impostos por entender que a população não pode ser penalizada, sem o Governo fazer nenhum esforço para que isso não aconteça. A máquina pública não foi enxuta, nem reduzida para contrabalancear os gastos, por isso nossa decisão de votar contra esses projetos de aumento.” Disse o deputado.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

terça-feira, 27 de outubro de 2015

POEMA DEVASSO:

EMPÁFIA
Os homens têm como sexo um monumento
duro, forte, fetiche de cimento.
Não os invejo, porque tenho
uma boa relação com todos eles,
mas não deixo de reconhecer: o homem ereto
tem uma excessiva dose de empáfia.
Todo homem de pau duro faz parte de uma máfia.
O bom é que ele beijam nossos pés,
lambem nosso corpo como cachorrinhos,
nos dão a eucaristia do orgasmo múltiplo
e tombam murchos, explorados, esgotados,
coitadinhos. 

Autora: Nathália de Sousa, poetisa natalense.
Fonte: Poemas Devassos e uma Canção de Amor
Sebo Vermelho, Edições - 2006.
Foto ilustrativa: simulacrodemimm.blogspot.com

PESQUISA:

 
Assu, cidade polo do Vale do Assu, é a sétima melhor do Rio Grande do Norte em qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada pela reconhecida empresa nacional de consultoria Austin Rating para a revista IstoÉ. Este e outros resultados do amplo estudo envolvendo 5.565 municípios brasileiros se encontram no anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, veiculado recentemente pela publicação. Foram avaliados indicadores; Fiscais, Sociais, Econômicos e Digitais.

A análise considera informações fornecidas por órgãos como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outros. Como foi realizado a partir de dados oficiais, a publicação é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do país.

No ranking geral entre as cidades do Rio Grande do Norte a liderança fica com 1º Natal, seguindo de 2º Mossoró, 3º Parnamirim, 4º Caicó, 5º São Gonçalo do Amarante, 6º Macaíba, 7º Assú, 8º Currais Novos, 9º Apodi, 10º Ceará-Mirim, 11º Pau dos Ferros, 12º Parelhas, 13º Santa Cruz, 14º São José de Mipibu, 15º Macau, 16º Areia Branca, 17º Extremoz, 18º Goianinha, 19º Nova Cruz, 20º Touros. Na avaliação nacional entre as 5.565 cidades o Rio Grande do Norte aparece com Natal em 320º, seguindo de Mossoró em 569º, Parnamirim em 807º e logo em seguida Caicó 889º.
Postado por De Olho no Assu.

ASSÚ / CULTURA:

SEBRAE PROMOVE "RESIDÊNCIA ARTÍSTICA EM FOTOGRAFIA"
Com uma proposta inovadora e pioneira no Rio Grande do Norte surge a Residência Artística em Fotografia durante o mês de novembro, sempre aos sábados e domingos.
Serão apresentados aos novos nomes da fotografia nacional e internacional e de profissionais da área que são referência para a produção fotográfica atual. O programa visa estimular a criatividade, o aprendizado e especialmente o crescimento e progresso individual de cada participante.
A programação inclui exercícios que deverão ser realizados durante o período da residência para que sejam avaliados e comentados. A intenção desta convivência é que além de analisar o trabalho previamente existente de cada fotógrafo, novos trabalhos sejam produzidos durante as duas semanas da residência.
Conduzirão a "Residência" as profissionais Elisa Elsie e Mariana Do Vale, do Duas Estúdio.
As vagas são limitadas. Mais informações através do (84) 3331 8304 ou na sede do SEBRAE em Assu.

SEMINÁRIO:

SEMINÁRIO DEBATERÁ PROGRAMA DO LEITE
 
Nesta terça feira, dia 27 de outubro, a partir das 9 horas, acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (auditório da LabPlan - CCHLA) o seminário para debater a Retomada do Programa do Leite Potiguar: Novos Arranjos e Perspectivas. Entre os debatedores está o professor mestre Joacir Rufino - da UERN - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão.
Todos estão convidados para participarem dessa importante discussão sobre a situação da agropecuária rural no nosso estado. Desejamos aos debatedores muita inspiração e almejado sucesso, em especial, ao amigo Joacir Rufino.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

MOÇÃO DE PESAR:

George Soares presta solidariedade pelo falecimento de João de Totó
JOÃOO deputado estadual George Soares (PR) apresentou moção de pesar na Assembleia Legislativa do RN pelo falecimento, neste último domingo (25), do ativista cultural Assuense João Crisóstomo, ou simplesmente, o João de Totó.

João era amante da arte e da cultura, teatrólogo, autor de peças teatrais. Carnavalesco - diretor presidente do bloco Os Pombos. Foi professor de datilografia nos anos setenta. Era um aficionado pela preservação do acervo arquitetônico do Assu e pelo resgate de objetos antigos. 

"Neste momento de dor prestamos nossa homenagem ao nosso querido amigo João de Totó através dessa moção, externando solidariedade aos familiares desse que foi um grande homem." Externou o deputado.

LEMBRANÇA:

VINTE E QUATRO ANOS SEM RENATO CALDAS - O MAIOR POETA DO GÊNERO MATUTO DO RN

O poeta assuense Renato Caldas nasceu no dia 08 de outubro de 1902 e faleceu, também em Assú, no dia 26 de outubro de 1991. 

Foi o autor dos livros: Fulô do Mato, Poesias, Meu Rio Grande do Norte e Pé de Escada, este último, em parceria com João Marcolino de Vasconcelos – Dr. Lou. 

Neste data, sem nenhuma lembrança da sua partida pelos órgãos públicos, deixo registrado neste espaço um dos seus poemas, por sinal, muito parecido com a atual situação da nossa região Nordeste. 
MINHA DÔ 

Meu patrão, mecê pregunta,
Pula vida do Sertão?
Eu num sei cuma cumece!...
Mecê, tarvez desconhece
Nossa dô, nossa afrição.

Proque é qui vós mecê,
Qué ôvi minha dô falá?
Qué que descasque a ferida,
Qui tenho narma iscundida
E véve sempre a sangrá?

Apois bem, vô lhe dizê,
Vô lhe conta meu patrão,
A história mais repitida,
Passada in todas as vida
Dos fio do meu sertão.

Vivemos naquelas terras,
Cuma outo bicho quarqué,
Nós só tem uma deferença,
Qui Deus dá pru recompensa:
A cumpanheira, a muié.

Além da nossa muié,
A nossa sastifação:
É uma noite inluarada,
Um prato bom de cuaiáda
E um cusido de feijão.

Mas, quando a sêca malina,
Se alasta pulo sertão...
Rio, cacimba secando,
Esturricando, lascando,
Tudo, tudo meu patrão!

O pôbe do sertanejo,
Vê tudo seu se acabá,
Dia e noite nas estradas,
Vão passando as retiradas
Sem sabê onde escapá.

Quantas vez, nessa viage,
Num perde um fio, ou muiê...
Quantas vez, pulas estradas,
Se encontra uma cruz infincada,
Sem se sabê de quem é?

- Eu já sofri tudo isso!
Sofri mais qui outo quarquê.
- Sei qui mecê acredita –
Pois vi, a fome mardita,
Sucumbí minha muié.

E, à sombra duma oiticica,
Pejada de fruita e frô:
Deixei uma cruz infincada,
Trez parmo abaixo, interrada,
Minha muié! Meu amô.

Patrão, a história é cumprida,
Mas, num posso aterminá...
Fui descascá a ferida,
Qui tinha n’arma escundida...
Deixe a dô apalacá. 

Foto ilustrativa: cariricangaco.blogspot.com

domingo, 25 de outubro de 2015

PESAR:

O ADEUS A JOÃO CRISÓSTOMO - O PROFESSOR DE DATILOGRAFIA 
JOÃO
O Assu ficou mais triste no dia de hoje (25/10). Partiu mais um de seus filhos. Uma pessoa especial na arte de lidar com o próximo. Foi nesse clima de profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do amigo João Crisóstomo Pessoa Tavares – ou simplesmente João de Totó.

João foi um cidadão simples. Honestidade foi sua bandeira empunhada pelos genes da tradicional família assuense.  

Amante da arte e da cultura. Fui um de seus inúmeros alunos, no ano de 1977, do curso de datilografia. Ministrava suas aulas particulares (na casa de seus pais, na Rua Manoel Montenegro) e por convênio, na Liga Operária Assuense. Paciência inigualável na arte de ensinar.

Apaixonado por carnaval. Relembro da luta que encampou para levar as ruas o bloco carnavalesco Os Pombos – chegando a competir “palmo a palmo” com grandes agremiações da nossa cidade na década de oitenta, tanto nas ruas quanto no salão da Associação atlética Banco do Brasil - quartel general do frevo, à época.

Como militante e apologista da arte cênica, chegou a escrever e montar algumas peças teatrais. Era aficionado pela preservação dos objetos antigos. Sempre que encontrava alguma peça que pertencera a personalidades do Assu me comunicava e indagava se tinha interesse em adquiri-la.

Nunca encontrei João com raiva. Sempre trazia um sorriso nos lábios. De maneira amável e simples costumava perguntar como eu estava e como se encontrava minha mãe, esposa, filhos... Era de uma afabilidade incomparável.

Costumava me parar nas ruas para contar algumas piadas para que pudesse colocar no programa da “Princesa” (Assu na Ponta da Língua) e no blog. Sabia da vida de “Bonzinho” como ninguém. Todos os causos desse personagem brejeiro do cotidiano assuense me foram repassados por Crisóstomo. Quando terminava de contar a loa dava uma gostosa gargalhada.

Quem conviveu com João sabe que quando se referia a assuntos polêmicos, sempre opinava com uma pitada de ironia. Sabe também que era um viciado inveterado por cigarro e por um bom café. Estes, talvez, tenham lhe apressado a caminhada rumo a morada eterna.

Neste momento de dor quero prestar minha solidariedade a seu filho Francisco e demais familiares e amigos. Ide em paz amigo e que sejas muito feliz ao lado d’Ele. 
Foto do Blog REGIStrando