sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DIA DA CRIANÇA


Informa Rennan Alves, membro da coordenação do PR Jovemna cidade do Assú, que a unidade que congrega a juventude do partido está trabalhando a realização de uma programação comemorativa que ocorrerá neste próximo domingo (06), a partir de 17h, no bairro Bela Vista.
O evento é em celebração ao Dia da Criança e será inteiramente aberto ao público infantil de todo o município.
Além de muita brincadeira, jogos e diversão, haverá distribuição à criançada presente de picolé, algodão doce, pipoca, balas, etc.
Para tal realização o PR Jovem conta com o apoio do PR Mulher local e do “senadinho” do bairro da Cohab.
“A festa está sendo preparada para todas as crianças do Assú e a gente espera uma grande participação”, registrou Rennan Alves.

POESIA

Ao amigo ERIVANALDO DE PATROCÍNIO,

Que te chegue a velhice, a mim, a nós
Sinais dos tempos, muitos sós
Ainda hão de iluminar-te

Já chegada a te a tinta nos cabelos
Ouviu Deus então seus apelos
Tardando enfim a hora de levar-te

Utilmente na terra e em verdade
Encheu-te de luz, numa eletricidade
Em milhões de mega-watts suas margens

Contamine em raio seus amigos
Na certeza de Deus está contigo
Te envolvendo nas mais altas vonltagens

PARABÉNS VELHO,

Edivam Bezerra 
- Um "baiano" assuense.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

HISTÓRIA

HISTÓRICO SOBRE OS MÁRTIRES DE 
URUAÇU E CUNHAÚ
Durante o ano de 1645, a capitania do Rio Grande era palco de uma disputa territorial entre portugueses que detinham o território colonial desde a descoberta do novo mundo, em 1500, e os holandeses que procuravam nas terras abaixo dos trópicos como uma fonte de recursos. Além de questões econômicas e armamentistas, o embate religioso também acontecia neste confronto: Portugal como um país católico, e a Holanda Calvinista. Dois eventos fariam 1645 entrar para a história.

No dia 15 de julho, o Padre André de Soveral estava começando a missa na comunidade de Cunhaú, município de Canguaretama, quando foi interrompido pelo alemão a serviço do exército holandês, Jacob Rabbi. Com o exército do país invasor, e índios Tapuias juntamente com alguns potiguares. O grupo entrou na igreja de Nossa Senhora das Candeias fechando as portas da capela. Com a igreja fechada teve início os homicídios de todos os fiéis presentes e do pároco. O crime aconteceu com forte violência, enquanto as vítimas rezavam pedindo a salvação.

Após o acontecido, a população do Rio Grande ficou com medo de que novos crimes como este voltasse a acontecer na Capitania. E o temor seria justificados três meses mais tarde. No dia 03 de outubro, do mesmo ano, o um crime semelhante voltaria a acontecer, porém em um cenário diferente. Desta vez a comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, seria palco de uma ação ainda mais violenta.

O mesmo Jacob Rabbi foi ator da atrocidade. Neste evento as línguas dos fiéis foram arrancadas, braços e pernas decepados, crianças foram partidas ao meio e uma boa parte dos corpos foram degolados. O padre Ambrósio Francisco Ferro, passou por grande tortura antes da morte. Ao todo, contando as duas chacinas, 30 pessoas foram assassinadas.

O processo de beatificação foi iniciado no dia 15 de maio de 1988, por Dom Alair Vilar. Na ocasião o Arcebispo nomeou Monsenhor Francisco de Assis Pereira, como o postulador de causas de Beatificação e Canonização. Finalmente no dia 5 de março de 2000, 354 anos depois, foram beatificados por João Paulo II os 28 leigos, e dois sacerdotes.

Em 2006 ficou instaurado como feriado estadual, o dia 03 d outubro, em memória aos mártires de Uruaçu e Cunhaú. O monumento está localizado na comunidade de Uruaçu, próximo ao local dos assassinato e foi inaugurado em dezembro de 2000.
Fonte: Jornal de Hoje

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado Estadual George Soares luta pelo abastecimento de água em Jucurutu
Dr. Yuri, Diretor da Caern, Deputado George Soares e Vereador Márcio Soares
Em atenção a uma solicitação da população de Jucurutu, o Deputado George Soares solicitou e foi recebido hoje pelo Diretor Presidente da CAERN Yuri Tasso, na sede da companhia em Natal. O parlamentar estava acompanhado do Vereador de Jucurutu, senhor Márcio Soares, e o objetivo da visita era buscar soluções para o abastecimento de água precário no município.

O Deputado George Soares apresentou requerimento aprovado na Assembleia Legislativa em que solicita a liberação de água da adutora para o consumo dos moradores de Jucurutu, com a cobrança na conta de registro daqueles que precisam com mais urgência.

Yuri Tasso entendeu o pleito e prometeu analisar a viabilidade técnica da CAERN, de forma que possa amenizar emergencialmente a falta de água no município, até que um projeto em curso para construção de uma nova adutora fique pronto. O estudo já está sendo elaborado pelo órgão estadual e deverá normalizar o abastecimento de água em um prazo de três meses, ao custo total de R$ 3 milhões.

Em suas palavras, o Deputado George Soares reafirmou que continuará na luta para que a CAERN normalize os seus serviços em Jucurutu e dê condições de vida dignas a população. “Vamos aguardar a CAERN nos dar um posicionamento dessa nova alternativa para aliviar o sofrimento do povo de Jucurutu, mas adianto que meu mandato estará sempre a disposição para lutar pelos pleitos da população desse importante município do Rio Grande do Norte”, afirmou o parlamentar.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

HUMOR

O Aluno (por Ele Mesmo)
O aluno não copia: compara resultados.
O aluno não fala: troca opiniões.
O aluno não dorme: se concentra.
O aluno não se distrai: examina as moscas.
O aluno não falta na escola: é solicitado em outros lugares.
O aluno não diz besteiras: desabafa.
O aluno não masca chiclete: fortalece a mandíbula.
O aluno não lê revistas na sala: se informa.
O aluno não destrói o colégio: decora a escola segundo seu gosto.
Fonte: OraPois - O site da Diversão

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado Estadual George Soares prestigia festejos da padroeira na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante
O Deputado Estadual George Soares (PR) esteve na noite dessa segunda-feira (30/09) na comunidade de Guanduba, no município de São Gonçalo do Amarante, para participar da missa e dos festejos da padroeira Santa Terezinha. Na presença do prefeito Jaime Calado (PR), do presidente da Câmara dos Vereadores de São Gonçalo Geraldo Veríssimo (PR), dos vereadores Valda Siqueira (PR), Pastor Edmilson (PMDB), Gerson Bezerra (PRB), Eudócio Mota (PRB), Chanxe (PRB), do ex-presidente da Câmara Nilton Siqueira (PMDB), lideranças do município e seu primo Américo Soares (PRB), o deputado participou da missa celebrada pelo padre Manuel. Na oportunidade, visitou ainda vários amigos da comunidade onde obteve mais de 300 votos na eleição passada.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

POERSONALIDADE ASSUENSE

João Celso Filho, cuja figura eu não tive o privilégio de ter conhecido, mas conheço um pouco da sua trajetória, da sua vida literária. Ele foi jornalista, colaborou em importantes jornais do Nordeste como Diário de Pernambuco, Jornal do Comércio (pesquisando no Arquivo Público Estadual - Recife, encontrei naqueles diários várias composições daquele bardo assuense), além do jornal Polianteia, dentre outros da terra do Assu.
João Celso era advogado, professor, dramaturgo, contista, brilhante orador, poeta dos melhores. Os seus versos foram traduzidos, salvo engano, para o espanhol, no tempo em que ele morava no Pará, onde ainda jovem, chegou a conviver na intimidade com com o poeta maranhense Humberto de Campos.

Proprietário das famosas fazendas Camelo e Limoeiro, localizadas nos sertões do Assu onde, talvez, teria produzido os versos/soneto intitulado Uma Chuva no Sertão, que diz assim:

Sertão. Em pleno inverno. Os rios descem,
As margens alagadas. Os marmeleiros
Ressequidos, agora reverdecem...
Ouve-se, ao longe, a voz dos boiadeiros.

O gado muge nas campinas. Crescem
Os ramos e o capim nos tabuleiros.
As messes de oiro fulvo amarelecem,
Partem para o labor os vis roceiros.

O Peixe, nas lagoas, em cardume,
Pontilha à face d´água. Um vaga-lume
De quando em vez, no espaço relampeja...

E, enquanto a noite desce, misteriosa,
A chuva cai em bátegas, copiosa,
Ressuscitando a terra sertaneja!

João Celso veio a falecer na Fazenda Limoeiro, no dia 14 de novembro de 1943. Vítima de infarto, está sepultado na cidade de Assu, cidade que ele empresta o seu nome a principal avenida da cidade de Assu, além do Fórum Municipal, da Comarca daquele município.

Afinal, como não podia ser diferente para um poeta do Assu, João Celso gostava também de produzir décimas, glosas irreverentes. Pois bem, conta-se que certa vez, viajando com destino a uma certa cidade do interior potiguar, para atender um cliente, em companhia de um amigo chamado Elói Fonseca (no volante de um automóvel), "deparou-se com uma porteira, que nada mais era senão duas estacas com vários paus atravessados, impossibilitando a passagem do veículo. Perto, tinha uma casa. Buzinaram. Apareceu uma mulher que se prontificou a retirar os paus. A operação foi um pouco demorada, suscitando reclamação de Elói. Servindo-se da sua facilidade de glosar, João Celso ali mesmo fez o histórico do incidente como abaixo se lê":
Mote:

Puxe o pau minha senhora
Seu Elói, demore um pouco. 
Glosa:
Já era quase uma hora,
Quando Elói disse à roceira
Que veio ali abrir à porteira:
Puxe o pau minha senhora
Puxe-o todo para fora,
Faça força, dê-lhe um soco,
Agora arrede esse toco.
Tá duro? Empurre, que vai,
Não, tá mole, agora sai,
Seu Elói, demore um pouco.
 
Postado por Fernando Caldas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

AÇÃO PARLAMENTAR

Requerimento do Deputado Estadual George Soares pede liberação de água para a população de Jucurutu

O Deputado Estadual George Soares (PR) protocolou requerimento nesta terça-feira (01/10) solicitando providências ao Governo do Estado e à CAERN no sentido de autorizar a liberação de água da adutora Serra de Santana para a população de Jucurutu, uma vez que somente carros pipa detém essa permissão.

Na justificativa do Requerimento, o parlamentar alerta para a situação do caos em que se encontra o município em decorrência do não fornecimento de água pelo sistema da CAERN: "No desespero as pessoas procuram a unidade da CAERN para apanhar água na adutora não recebendo permissão, uma vez que somente os carros pipa estão autorizados".

A solicitação fundamenta-se ainda em um dos objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos, que é o de "assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos"

O requerimento foi encaminhado à Governadora Rosalba Ciarlini e ao diretor presidente da CAERN, Yuri Tasso. 

A solicitação ao Deputado George Soares foi formulada pelo vereador e correligionário Márcio Soares de Jucurutu. 
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

CAUSO

Tô cego
P

ROFESSOR Zé Mário – conhecido por ser apaixonado pelo futebol, especialmente pelo fluminense, ao ponto de andar com o rádio debaixo do braço só para não perder um programa esportivo. Certo dia estava Zé Mário dormindo debruçado sobre uma mesa na sala de professores da Escola Luiza de França.
            Veridiano que não perde uma presepada combinou com os demais professores para desligarem as luzes e permanecerem sentados conversando. Zé Mário ao despertar com o barulho das vozes e com as batidas na mesa apavorou-se dizendo:

- Veridiano, me acuda pelo amor de Deus. Eu acho que estou cego!
Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado Estadual George Soares solicita Sessão Solene em homenagem aos 45 anos da UERN
O Deputado Estadual George Soares (PR) solicitou por meio de requerimento ao Presidente da Assembleia Legislativa o agendamento de uma Sessão Solene para homenagear os 45 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. Durante a Sessão, será entregue uma condecoração de reconhecimento a Milton Marques de Medeiros (foto) pelos relevantes serviços prestados à instituição durante seus oito anos de mandato como reitor.

A UERN foi criada em 28 de setembro de 1968 pela Lei Municipal nº 20/68, com a denominação de Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, recebendo em 1999 a denominação de Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Na justificativa da Sessão Solene, o deputado destaca ainda que nos últimos oito anos a UERN se expandiu e passou por uma grande transformação do ponto de vista estrutural e acadêmico, conseguindo se instalar em todas as regiões do Estado e abrangendo mais de 12 mil alunos.

O ex-reitor Milton Marques esteve à frente da instituição de 2005 a 2013 e participou da instalação da Faculdade de Enfermagem, foi diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, coordenador de várias campanhas educacionais e atualmente é o professor mais antigo em atuação na universidade, feitos que demonstram sua forte identidade com a universidade e justificam a condecoração.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado Estadual George Soares articula reunião para tratar da segurança pública no Médio Oeste


Na manhã desta terça-feira (01/10), o Deputado Estadual George Soares (PR) articulou junto ao Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Cel. Francisco Canindé de Araújo Silva, reunião com grande bancada de vereadores da região do Médio Oeste para tratar do problema da segurança pública na região. Participaram da discussão representantes das cidades de Apodi (Vereadores Evangelista e Angelo), Caraubas (Vereadores Paulo Brasil e Serginho), Felipe Guerra (Vereadores Ubiracy, Salomão, Joedina e Ronaldo) e de Severiano Melo (Vereadores Rubens e Gilson).

A bancada debaterá a questão em uma audiência pública que será proposta para o próximo dia 24 de outubro, pela manhã, no município de Felipe Guerra. O evento contará com a participação do Deputado George Soares, além toda a classe popular e política, autoridades da Justiça e da Polícia.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares 

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CONTO

O ELETRICISTA


- Pois não, o que deseja? – Pergunta o vendedor se aproximando da cliente.

- Quero uma lâmpada fluorescente. - Respondeu Norma ao vendedor que estava sobre o balcão da loja ELETROCASA. 

- Minha senhora, nós temos lâmpadas de vários tamanhos. – Mostrando as lâmpadas - Temos de 20, de 40, de 60... Qual o tipo que a senhora deseja levar? 

- Não tenho a menor ideia! – falou Norma passando a mão pelos longos cabelos.

Aproveitando a indecisão da cliente o vendedor perguntou:

- A senhora tem certeza de que é a lâmpada queimada? Porque pode ser também o reator ou o start com defeito... 

- E agora? O que faço? – pergunta Norma olhando nos olhos do vendedor. De súbito ela tem uma ideia. – Já sei! Como é seu nome?

- Daniel – respondeu o vendedor.

- Daniel, quando você sair do seu expediente à tardinha, por favor, passe lá em casa para ver o defeito. 

Norma retira da bolsa um cartão de apresentação e passa para Daniel. Ele verifica o endereço. 

- Tá combinado dona Norma, por volta das 18 horas estarei em sua residência. 

- Estou te esperando. Até mais tarde! – Disse Norma apertando-lhe a mão e saindo em seguida.

Daniel acompanhou com o olhar a saída da loja daquela mulher que aparentava menos de 25 anos de idade. O rebolado dos quadris era uma coisa impressionante. Formidável.

O endereço era próximo da loja, menos de um quilômetro de distância. Sua rota para casa quase não seria alterada. Parou em frente da casa. Lembrou que até pouco tempo naquele casarão moravam os anciãos: Eurides e Salete. Para melhor assistência aos velhos, os filhos e netos, mesmo a contra gosto do casal, levaram-nos para Natal.

No horário combinado Daniel tocou a campainha. Uma voz feminina gritou lá de dentro.

- A porta está aberta... Pode entrar! Aguarde aí na sala que estou saindo do banho. 

Daniel reconheceu a voz de Norma. Sentou-se em uma poltrona confortável e ficou a aguardá-la. Decorridos menos de cinco minutos, Norma chega à sala. O cheiro agradável de perfume francês tomou conta do ambiente. Ele se sentiu inebrio. Olhou-a dos pés a cabeça. Norma, quebrando o “gelo” falou:

- Boa noite! Seja bem vindo. O problema é na cozinha... Acompanhe-me! 

Ela saiu na frente e ele atrás, percorrendo o corredor de acesso à cozinha. Ela estava esplendorosamente sensual. Vestia um pequeno short jeans sem cós e sem ser cingido, mostrando propositalmente, parte da calcinha de cor lilás. A blusa branca masculinizada estava com os dois primeiros botões desabotoados, visivelmente percebia-se que ela estava sem sutiã. À altura do umbigo um nó unia as duas pontas da camisa. 

A cozinha estava iluminada por uma vela à mesa. Norma mostrou-lhe o local onde tinha uma escada. Daniel montou-a. Subiu. Para garantir sua proteção ela ficou segurando a base da pequena escada. Pela proximidade dos corpos, Norma pôde observar que Daniel tremia e que seu sexo estava deveras excitado. 

- Tenha cuidado! Não quero ver você acidentado. Falou Norma. 

Ele retirou a lâmpada e deu para ela segurar. Verificou que o start não estava na posição devida. Pegou a lâmpada de volta e a recolocou na base. A lâmpada acendeu. Norma num impulso, quase gritou.

- Já? Graças a Deus! Daniel, você é um anjo!

Daniel desceu lentamente a escada. Sua mão direita segurando o corrimão tocou entre os rígidos seios de Norma. Ela não afastou seu corpo um só milímetro. Parados, olhando olho no olho, ela perguntou.

- Quanto lhe devo?

- Nada. Afinal o defeito era só o start fora do lugar. - Respondeu ele. 

- Eu sabia. – Puxando-o para si - O que eu queria era você aqui. Venho lhe observando há dias. Só encontrei esta forma de me aproximar de você. 

Os dois se beijaram alucinados. Fizeram amor ali, ao pé da escada... Ouve-se o barulho de um veículo entrando na garagem. 

- Meu marido... Filho de uma puta, falou-me que só vinha amanhã! – Olhando para Daniel, visivelmente pálido - Corra!... Tem um cacimbão no quintal. Aguarde lá e depois dê um jeito de pular o muro. Até breve! 

Beijam-se rapidamente.

Rômulo entrou em casa e foi recebido por Norma com beijinhos.

- Amor, o que aconteceu? Você não disse que só vinha amanhã?

- Disse, mas resolvi tudo a tempo e vim dormir ao lado de minha amada... Estou doido para tomar um banho com água bem fria. Vou pegar no cacimbão

Rômulo desceu a lata três vezes para colher a água. Tomou banho ali mesmo, ao redor do cacimbão. Entrou em casa. Fechou a porta da cozinha. 

Daniel com 19 anos de idade nunca tinha descido num cacimbão. Subia em poste com imensa facilidade, mas descer cacimbão nunca tinha imaginado. Mas... Tinha valido a pena... Saiu. Procurou com cuidado um local para pular o muro que era bastante alto. Com muito esforço conseguiu. 

- Um ladrão! Pega o ladrão! Pega o ladrão!... – Gritou um transeunte.

Os vizinhos saíram à rua para observarem o que estava acontecendo. Norma intimamente sorriu satisfeita. Tinha sido uma experiência gratificante... Inesquecível.

Fonte: Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro
Fotos: Ilustrativas.

ASSU

ADMINISTRADORES DO ASSU - DESDE 1803


CAPITANIA

1 – Caetano Fernandes de Carvalho – 1803
2 – Alferes José Joaquim de Arruda Câmara – 1803
3 – Capitão Manoel Antonio de Macedo – 1804
4 – José Antonio de Figueiredo – 1806
5 – Capitão Manoel Antonio de Macedo 1810 – 2ª vez
6 – Francisco Manoel dos Santos – 1813
7 – José Joaquim Bezerra Cavalcante – 1814
8 – Capitão-mór – Francisco Dantas Cavalcante – 1817
9 – Ponciano Barbalho Bezerra – 1821

MONARQUIA

10 – Gonçalo Lins Wanderley – 01/01/1822
11 – José Joaquim Bezerra Cavalcante , 2ª vez – 01/01/1824
12 – Alferes Leandro Bezerra Cavalcante de Albuquerque - 01/01/1825
13 – Joaquim da Silveira Borges – 1826
14 – Tenente José Varela Barca – 1826
15 – Francisco de Souza Caldas – 1827
16 – Gabriel Soares Raposo da Câmara – 1828
17 – Cel Manoel Lins Bandeira – 1829
18 – Major Antonio Barbalho Bezerra – 1833
19 – Cel. Manoel Lins Wanderley – 1840
20 – Tenente Coronel Bernardo Ferreira Lima - 1841
21 – Dr. Luiz Gonzaga de Brito Guerra – 1845
22 – Tenente Bernardo Ferreira Lins – 1849
23 – Capitão José Gomes de Amorim – 1853
24 – Dr. Teocádio Cabral Raposo da Câmara – 1857
25 – Capitão Luiz Francisco de Araújo – 1860
26 - João Francisco de Azevedo – 1860
27 – Dr. Joaquim Antão de Sena – 1861
28 – Major Manoel Lins Caldas – 1865
29 – Dr. Luiz Carlos Lins Wanderley – 1869
30 – Major Manoel Lins Wanderley – 1877
31 – Major Manoel Lins Wanderley – reeleito – 1881
32 – Paulo Soares de Araújo – 1883
33 – João Rodrigues Ferreira de Melo – 1884
34 – Capitão Luiz Correia de Araújo Furtado – 1887
35 – Manoel Cândido Maciel de Brito – 1889

REPÚBLICA

36 – Torquato de Oliveira – 1890
37 – José Soares de Macedo – 1891
38 – Tenente Coronel – Luiz Gomes de Amorim – 1895
39 – Joaquim Antão de Sena – 1896
40 – José Laurentino Martins de Sá – 1898
41 – José Paulino de Oliveira – 1899
42 – Jose Paulino de Oliveira – reeleito – 1902
43 – Olyntho Lopes Galvão – 1905
44 – Tenente Coronel Antonio Sabóia de Sá Leitão – 1908
45 – Antonio Saboya de Sá Leitão – Reeleito – 1911
46 – Dr. Pedro Soares de Araújo Amorim – 1914. Natural de Assu, nascido a 28 de setembro de 1880 e faleceu em Natal no dia 6 de outubro de 1961, filho de Pedro Soares de Amorim (2/12/1845 – 27/9/1915) e de Maria Francisca Araújo Amorim. No Atheneu Norte-Riograndense, em Natal, fez os seus preparatórios. Em seguida, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, Titulando-se primeiro em Farmácia, turma de 1902 e, pois, em 1903, recebia o seu diploma de Médico, defendendo a tese “Afecção Calculoso Vesical”, que mereceu aprovação distinta. Regressando ao seu Estado, clinicou vários anos em Macau, atendendo, também, em Mossoró e Areia Branca, conquistando pela sua comprovada dedicação, competência e desprendimento pessoal, nessas localidades, um numeroso circulo de afetuosas estimas. Em 1911 foi residir em sua terra natal, depois de ter contraído núpcias com Maria Beatriz Montenegro Amorim (que solteira usava o sobrenome de Paes Barreto, de Pernambuco, uma das famílias mais antigas do Brasil) cujo matrimônio ocorreu no dia 29 de maio de 1909, na fazenda Picada, pertencente hoje ao município de Ipanguassu, que foi desapropriada pelo INCRA. Em 2 de setembro de 1928, elegeu-se o primeiro prefeito constitucional do município de Assu, tomando posse em 1º de janeiro de 1929.
47 – Minervino Wanderley – 01/01/1917, grande comerciante de compra e venda de cera de carnaúba. Foi durante muito tempo responsável pelo patrimônio do Padroeiro do Assu, São João Batista.
48 – Ezequiel Epaminondas da Fonseca – 01/01/1920. .
49 – Dr. Pedro Soares de Amorim – 01/01/1923
50 – Dr. Pedro Soares de Amorim – 01/01/1926

PREFEITO CONSTITUCIONAL

51 - Dr. Pedro Soares de Amorim. Eleito em 02/09/1928. Posse em 01/01/1929

PREFEITOS NOMEADOS

52 – Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho – 1930. Médico formado pela Universidade do Rio de Janeiro. Voltou a sua terra natal para clinicar até, salvo engano, finais de 1970. Fundou com a ajuda de Dom Eliseu a Maternidade Mário Pinotte e dirigiu por muito tempo o Hospital da Fundação SESP. Deputado estadual chegando a presidir a Assembléia Legislativa do seu Estado cargo que equivalia ao de vice-governador. Quando o presidente Getúlio Vargas esteve no Assu em sua casa onde hoje funciona a Casa de Cultura conhecido como Sobrado da Baronesa, solicitou daquele estadista a construção da ponte Felipe Guerra.
53 – Manoel Pessoa Montenegro – 1935
54 – Dr. Joaquim das Virgens Neto – 1937
55 – Manoel Pessoa Montenegro – 1938

PREFEITOS CONSTITUCIONAIS:

56 – Edgar Borges Montenegro – 16/04/1948. Eleito em 21/03/1948. Posse em 16/04/1948. Natural de Assu, nascido a 22 de junho de 1920, filho de Manoel de Melo Montenegro e de Cândida Borges Montenegro. Estudou o primário no Colégio Nossa Senhora das Vitórias, em Assu, matriculando-se a 4 de janeiro de 1928. Depois frequentou o Colégio Pedro II, em Natal,e posteriormente, o Ginásio de Lavras, do Instituto Gamon em Minas Gerais. Ingressando em Lavras na ESCOLA Superior de Agronomia e recebeu o seu diploma de Engenheiro Agrônomo a 8 de dezembro de 1945. Regressando a sua terra natal exerceu as funções de Prefeito, eleito em 21 de março de 1948, tomando posse e 16 de abril daquele ano e governou até 31 de março de 1953, sendo depois eleito deputado estadual para os períodos de 1954/58, 1598/62 e 1966/70. Foi Vice-prefeitos por duas vezes pelo município de Ipanguaçu.
57 – Francisco Augusto Caldas de Amorim – 31/01/1953. Eleito em 07/12/1952. Posse em 31/03/1953. Vice – Francisco Martins Fernandes. Grande comerciante, fundou cinema em Assu, empreendedor, representante do Banco do Brasil em Assu (quando não existia agência bancária naquela cidade), negociava com compra e venda de cera de carnaúba e algodão.
58 – Arcelino Costa Leitão – 31/01/1958. Eleito em 5 de janeiro de 1958. Vice – Pedro Borges de Andrade. Pedro Borges era fazendeiro na várzea do Assu e Costa dirigiu antes de ser prefeito, a firma algodoeira João Câmara & Irmãos, foi também como desportista presidente do importante clube de Futebol Fortaleza Futebol Clube, da capital cearense. A sua fotografia está imortalizada na galeria dos ex-presidentes daquela agremiação futebolística. Dirigiu em Assu o escritório da COSERN.
59 – Maria Olímpia Neves de Oliveira - 31/01/1963. Eleita em 07/12/1962. Posse em 31/03/1963. Natural de Assu, nascida a 18 de dezembro de 1920, filha de Joel de Oliveira e de Júlia Neves de Oliveira. ingressando na Escola Normal do Colégio Nossa Senhora das Vitórias, em Assu, a 24 de dezembro de 1938, foi diplomada professora. Nomeada professora interina para a Escola Noturna do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, em 20 de fevereiro de 1940, foi efetivado no cargo a 10 de outubro de 1940. De 1942 a 1945 foi Secretaria da Comissão Municipal da LBA, em Assu, recebendo em 19 de junho de 1945 o diploma de Auxiliar do Serviço Social expedido pela referida instituição. Recenseadora do Censo Demográfico de 1945 alcançou o 1º lugar, sendo premiada pela Prefeitura de Assu. Posta À DISPOSIÇÃO DE Execução do Pleno FIBI, no Departamento de Saúde Publica, de 3 de abril de 1951 a 30 de junho de 1952. Exerceu, por duas vezes, as funções de Diretora do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, Orientadora do ensino no Grupo Escolar José Correia, de 28 de março de 1961 a 15 de agosto de 1951. Em 5 de janeiro de 1958 foi eleita a primeira vereadora do município de Assu, sendo empossada em 31 de março de 1958, permanecendo nessa função até 31 de março de 1963. Em 7 de dezembro de 1958 foi eleita prefeita de sua terra natal, tomando posse a 31 de março de 1963 e governou até 31 de março de 1969. Como prefeita participou do Congresso Hispano-Filipino em Brasília Em 24 de julho de 1969, foi pelo Governo do Estado posta à disposição do Instituto do Desenvolvimento Agrário- ANDA, hoje INCRA, sendo designada pela Portaria n° 318 para Assistente Administrativa da Procuradoria-Geral, símbolo 3-F, em 19 de agosto de 1969. Vice – Sebastião Pinheiro de Oliveira (Sebastião Borges).
60 – João Batista Lacerda Montenegro. Eleito em 15/11/1968. Posse em 31/01/1969. Vice - Sebastião Alves Martins.
1 – INTERVENTOR – Capitão Virgilio Tavares da Silva – 14/05/1971 a 14/04/08/1971. Natural de São José de Mipibu-RN, nascido em 3 de maio de 1933, filho de Joaquim Lourenço Tavares e de Francisca Gomes da Silva. Casado com Maria Hélia Moura da Silva, natural de Natal, nascida em 26 de janeiro de 1934, com os seguintes filhos: VALTER MUNIZ TAVARES, VILMA LÚCIA MUNIZ TAVARES, VIRGÍLIO TAVARES DA SILVA JÚNIOR E MARCOS ALEXANDRE MOURA TAVARES. Ingressou na amada Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte no dia 3 de fevereiro de 1953 e em 25 de agosto de 1959 foi declarado a Aspirante a Oficial e em 25 de dezembro de 1982 foi promovido ao posto de coronel e no dia 16 de março de 1987 tomou posse como comandante Geral da PMRN, recebendo do também coronel PM – Valdomiro Fernandes da Costa (20/11/1935 – 05/06/2006) e comandou a nossa gloriosa corporação até 20 de março de 1991, passando para o coronel PM LUIZ PEREIRA.
Principais funções:
a) Como Oficial Subalterno e Intermediário: - Cmt da 3ª CPN/2º BPM, sediada em Patu; comandante da Companhia de Comando, sediada em Natal, Interventor (PREFEITO) do município de Cerro Cora-RN, Interventor do município de Assu-RN.
b) Como Oficial Superior: - Comandante do 1º BPM, sediado em Natal; comandante do CPC-Comando do Policiamento da Capital; Chefe da 3ª Seção/EM; Diretor da Diretoria de Finanças; Diretor da DAL-Diretoria de Apoio Logístico; Chefe do Estado Maior e Sub Comandante da PMRN e comandante Geral da Polícia Militar no período de 16/3/1987 A 20/3/1991, na gestão do então governador Geraldo Melo.
O Coronel Virgílio Tavares transferiu-se para a reserva remunerada no dia 11 de março de 1991.
62 – Valter de Sá Leitão. Eleito em 15/11/1972. Posse em 31/01/1973. Natural de Assu, nascido a 27 de dezembro de 1918, filho de Giovane Wanderley de Sá Leitão. Iniciou os seus estudos no Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, em Assu, iniciando em 20 de fevereiro de 1925 e concluindo em 18 de dezembro de 1932. Cursou também, a Escola Josefina Fontes, em Assu, terminando o Curso Comercial. Fez o artigo 100 em Natal, no colégio Santo Antonio (Marista) desistindo de prosseguir o curso Superior. Portador do diploma de professor pelo Grupo onde iniciou os estudos. Casou-se com Maria Evangelista Tavares de Sá Leitão. Em 15 de novembro de 1972 foi eleito prefeito Municipal de Assu, tomando posse em 31 de janeiro de 1973 e governando até 31 de janeiro de 1977. É PATRONO DO Campus Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Assu, criado através do Ato Executivo nº 007/74 - FURRN, de 20 de novembro de 1974, inaugurado em 16 de outubro de 1974. Faleceu em Assu a 1º de dezembro de 1983, aos 65 anos de idade.Foi também contador e comerciante dirigindo a Firma Fernando Tavares & Cia, além de agropecuarista e empreendedor.
63 – Sebastião Alves Martins. Eleito em 15/11/1976. Posse em 31/01/1977. Vice - Vice – Agnaldo Gurgel de Freitas.
64 – Ronaldo da Fonseca Soares. Eleito em 15/11/1982. Posse em 31/01/1983.
65 – José Maria Macedo Medeiros. Eleito em 15/11/1988. Posse em 01/01/1989.
66 – Lourinaldo Francimari da Fonseca Soares. Eleito em 03/10/1992. Posse em 01/01/1993. É agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM. Funcionário da EMATER, presidiu durante muito tempo a Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Vale do Assu Ltda - CERVAL.
67 – José Maria de Macedo Medeiros – 2ª vez – Natural de Assu, nascido a 5 de fevereiro de 1948
Eleito em 03/10/1996. Posse em 01/01/1997. Vice - Núcio Pinto de Medeiros Junior. José Maria foi gerente e presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural do Vale do Assu Ltda. Atualmente é agropecuarista. Técnico Agrícola formado pelo Colégio Agrícola de Jundiaí-RN.Foi também avaliador do Banco do Brasil, de Assu.
68 – Ronaldo da Fonseca Soares – 2º mandato. Eleito em 01/10/2000. Posse em 01/01/2001.
69 – Ronaldo da Fonseca Soares – 3ª vez. Reeleito em 03/10/2004. Posse em 01/01/2005. Natural de Assu-RN, nascido a 13 de julho de 1954, filho de Francisco Soares de Macedo e de Maria Fonseca Soares. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito prefeito de sua terra natal pelo PDS.. Deputado estadual em três legislaturas. No período de 1991 a 1993, assumiu a Secretaria Estadual de Agricultura, no Governo de José Agripino No ano de 2000, interrompeu seu mandato como deputado estadual, para se candidatar a prefeito de Assu, e foi novamente eleito com expressiva votação. Em 3 de outubro de 2004 foi reeleito governando o município do Assu até 31 de dezembro de 2008. Foi também gerente da importante Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Vale do Assu Ltda - CERVAL. Atualmente é agropecuarista.
70 - Ivan Lopes Junior. É o atual prefeito, tendo sido eleito nas eleições de 2008 pelo PP. É Bioquímico formado pela UFRN. Foi Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal do Assu, nos dois últimos governos de Ronaldo da Fonseca Soares.

(Permita-me Jota Maria ter feito algumas alterações neste seu trabalho de pesquisa).

Postado por Fernando Caldas

CUNHAÚ E URUAÇU:


No próximo dia 03 de outubro, quinta-feira, será registrado feriado estadual no RN, em consequência da data em que são reverenciados os Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
E já foi definida pela Igreja Católica a programação religiosa que marcará a passagem da data, no local onde foi erguido o Monumento aos Mártires, no município de São Gonçalo do Amarante, região da Grande Natal.
O cronograma ficou traçado da seguinte forma: 7h, celebração eucarística no Monumento; 9h, missa no Vale do Uruaçu; 10h e 12h, novamente missa no Monumento; 13h, peregrinação da Pastoral da Sobriedade da Vila do Uruaçu; 10h às 14h, confissões, terços e adoração ao Santíssimo Sacramento; 16h, show com o padre Reginaldo Manzotti (foto); e, 18h, concelebração final dirigida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.
Postado por Pauta Aberta.

CULTURA

Pela primeira vez o município de Assu terá um representante em um evento onde a cultura será discutida em âmbito nacional. Eleito delegado e representante do município na Conferência Municipal para representar a cidade na Conferência Estadual de Cultura realizada no último final de semana na capital potiguar, o radialista e produtor cultural Delzir Campelo estará em Brasília capital da República no período de 27 a 30 de novembro. Em Brasília Delzir estará defendendo a proposta de sua autoria que versa sobre a criação do Instituto Técnico do Artista. Ele se expressou de viva- voz com relação a sua ida a capital federal. No andamento da entrevista Delzir Campelo também tece considerações sobre os investimentos do município e do estado no setor cultural local. 
Fonte: Fique Sabendo

FERIADO EM MOSSORÓ COMPLETA 100 ANOS

A Lei nº. 30, de 13 de setembro de 1913, completa hoje 100 anos. O dia 30 de setembro é declarado feriado municipal em homenagem à data de libertação dos escravos no ano de 1883. É uma data que até os dias de hoje ainda é comemorado pelos seus habitantes com muito entusiasmo. Coube ao presidente da Sociedade Libertadora, Joaquim Bezerra da Costa Mendes, enviar mensagem à Câmara Municipal comunicando a proclamação solene de liberdade de Mossoró. Tudo aconteceu cinco anos antes que a princesa Isabel assinasse a conhecida Lei Áurea que acabava com a escravidão em todo território brasileiro.

Foi um dia muito festivo aquele 30 de setembro de 1883. O presidente da Sociedade, Joaquim Bezerra, reuniu todos os associados no prédio da Cadeia Pública onde funcionava a Câmara Municipal, e solenemente leu diversas cartas de alforria dos últimos escravos que residiam no município de Mossoró e, posteriormente, bastante emocionado, declarava "livre o município da mancha negra da escravidão".

A partir de então, com o território livre, Mossoró passou a ser bastante visitada por todos os escravos que conseguiam fugir de suas senzalas. Eles sabiam que aqui chegando, encontravam abrigo.

A propósito, Mossoró só tinha 153 escravos em 1862, para uma população de 2.493 pessoas. Era um percentual insignificante. A cidade não tinha engenhos, cuidava apenas do gado e conseqüentemente não precisava de muita força humana.

Se o número de escravos era muito baixo, o que justificaria o movimento abolicionista na cidade? É que em 1877, um ano tremendamente terrível em termos de seca, a população faminta procura o litoral e cidades como Mossoró, Areia Branca e Macau, no Rio Grande do Norte; e Aracati e Fortaleza, no Ceará; foram invadidas por grupos de flagelados.

Para amenizar os prejuízos, os fazendeiros começaram a mandar sues escravos para as cidades litorâneas e iniciou-se o comércio dos escravos. A idéia de libertação se iniciou no Estado do Ceará por volta de 1881.

No município de Mossoró, a ideia começou a tomar corpo a partir de uma homenagem prestada na Loja Maçônica 24 de junho ao casal Romualdo Lopes Galvão, líder da política e do comércio. Coube ao venerável Frederico Antônio de Carvalho, a ideia da fundação de uma sociedade cuja finalidade era a libertação dos cativos. A Sociedade Libertadora tinha um código que determinava o seguinte: "todos os meios são lícitos a fim de que Mossoró liberte seus escravos, independente de indenização".

Leia a íntegra do ofício que instituiu o dia de emancipação  de Mossoró.

O dia 30 de setembro de 1883 foi a data designada para a libertação geral de todos os escravos de Mossoró, e o objetivo foi plenamente alcançado. No dia 29 de setembro, o presidente da Sociedade Libertadora Mossoroense dirige à Câmara Municipal o seguinte ofício:

"Ilustríssimos Senhores Presidentes e Vereadores da Câmara Municipal".
A Sociedade Libertadora Mossoroense, por seu presidente abaixo assinado, tem a honra de participar a V.Sªs. que, amanhã, 30 de setembro, pela volta de meio-dia, terá lugar a proclamação solene de Liberdade em Mossoró. E, pois, cumpre-me o grato dever de convidar V.Sªs. e seus respectivos colegas, representantes do município, para que se dignem de tomar parte nessa festa patriótica que marcará o dia mais augusto da cidade e do município de Mossoró. A emancipação mossoroense é obra exclusiva dos filhos do povo; a esmola oficial não entrou cá.

Sua Majestade, o Imperador, quando lhe comunicamos a próxima libertação do nosso território, foi servido de enviar a dizer-nos pelo Senhor Lafayette, Presidente do Conselho do Conselho de Ministros, que nos agradecia. A libertação está feita e ninguém apagará da história a notícia do nosso nome. Os mossoroenses são dignos de ser olhados com admiração e respeito hoje e daqui a muito tempo, por cima dos séculos.

A Sociedade Libertadora mossoroense se congratula com V.Sªs. por tão falto acontecimento. Deus guarde a V.Sªs. Ilustríssimo Senhor Romualdo Lopes Galvão, digno Presidente da Câmara Municipal desta cidade de Mossoró.

"O Presidente Joaquim Bezerra da Costa Mendes, Sala das Sessões da Sociedade Libertadora Mossoroense, 29 de setembro de mil oitocentos e oitenta e três".
Fonte: O Mossoroense

PEREGRINOS DA FÉ


 
O grupo de cavaleiros que foi denominado de Peregrinos da Fé está concluindo neste domingo (29) sua missão depois de 15 dias de cavalgada, chegando ao Abrigo Dom Pedro II, em Salvador (BA).

Através de vias carroçáveis, os cavaleiros saíram de Assú e percorreram um total de 1.050 km até a capital baiana.
 
Eles fizeram uma visita ao túmulo onde repousam os restos mortais da beata assuense Irmã Lindalva Justo de Oliveira, num instante de reverência e espiritualidade. “Foi um momento de emoção e respeito”, sintetizou um dos cavaleiros, ex-prefeito Ronaldo Soares.
 
A viagem começou a duas semanas, tendo a caravana principiado sua jornada a partir da igreja matriz da Bem Aventurada Irmã Lindalva & São Cristóvão, no bairro da Cohab, em Assú, e está tendo o desfecho neste domingo na capital soteropolitana.
 
A religiosa assuense, nascida em 20 de outubro de 1953 e assassinada em 09 de abril de 1993, pertenceu à Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, e foi proclamada beata mártir pela Igreja Católica no dia 02 de dezembro de 2007.
 
Ao chegar ao Abrigo Dom Pedro II, os peregrinos foram acolhidos por uma delegação de amigos de Assú, incluindo o deputado estadual George Soares (PR).

O percurso de regresso será todo ele realizado de automóvel.
Postado por Pauta Aberta. 

domingo, 29 de setembro de 2013

LIONS

Deputado George Soares agora faz parte do 
Lions Clube de Assu

Deputado George Soares agora faz parte do Lions Clube de Assu. A noite de sexta-feira (27/09) foi de celebração para o Deputado Estadual George Soares e sua Esposa Danielle Soares, após os dois tomarem posse no Lions Clube de Assu.

A instituição tem atuação internacional e atende às necessidades de comunidades em todo mundo, com mais de 1,35 milhão de associados em 206 países. O Deputado George Soares e sua esposa receberam o convite pessoalmente da Presidente do Lions Clube em Assu, Regina Maria, e sua madrinha de posse foi a ex-candidata a Prefeita de Ipanguaçu, Rizomar Barbosa.

A participação do parlamentar como novo membro da instituição foi destacada pela Presidente, que falou em seu discurso sobre a honra em ter o Deputado George Soares como integrante. A cerimônia de posse contou ainda com a presença de vários amigos do representante do Vale do Assu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com destaque para a vereadora de Assu, Elysangela Albano.

Em seu discurso o deputado agradeceu o convite e lembrou que só aceitou por conhecer os grandes serviços prestados já há mais de 47 anos em Assu. “Tenho um profundo respeito pelo Lions e por todos que fazem esse belíssimo trabalho comunitário”, disse o Deputado George Soares.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares