quinta-feira, 3 de outubro de 2013

HISTÓRIA

HISTÓRICO SOBRE OS MÁRTIRES DE 
URUAÇU E CUNHAÚ
Durante o ano de 1645, a capitania do Rio Grande era palco de uma disputa territorial entre portugueses que detinham o território colonial desde a descoberta do novo mundo, em 1500, e os holandeses que procuravam nas terras abaixo dos trópicos como uma fonte de recursos. Além de questões econômicas e armamentistas, o embate religioso também acontecia neste confronto: Portugal como um país católico, e a Holanda Calvinista. Dois eventos fariam 1645 entrar para a história.

No dia 15 de julho, o Padre André de Soveral estava começando a missa na comunidade de Cunhaú, município de Canguaretama, quando foi interrompido pelo alemão a serviço do exército holandês, Jacob Rabbi. Com o exército do país invasor, e índios Tapuias juntamente com alguns potiguares. O grupo entrou na igreja de Nossa Senhora das Candeias fechando as portas da capela. Com a igreja fechada teve início os homicídios de todos os fiéis presentes e do pároco. O crime aconteceu com forte violência, enquanto as vítimas rezavam pedindo a salvação.

Após o acontecido, a população do Rio Grande ficou com medo de que novos crimes como este voltasse a acontecer na Capitania. E o temor seria justificados três meses mais tarde. No dia 03 de outubro, do mesmo ano, o um crime semelhante voltaria a acontecer, porém em um cenário diferente. Desta vez a comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, seria palco de uma ação ainda mais violenta.

O mesmo Jacob Rabbi foi ator da atrocidade. Neste evento as línguas dos fiéis foram arrancadas, braços e pernas decepados, crianças foram partidas ao meio e uma boa parte dos corpos foram degolados. O padre Ambrósio Francisco Ferro, passou por grande tortura antes da morte. Ao todo, contando as duas chacinas, 30 pessoas foram assassinadas.

O processo de beatificação foi iniciado no dia 15 de maio de 1988, por Dom Alair Vilar. Na ocasião o Arcebispo nomeou Monsenhor Francisco de Assis Pereira, como o postulador de causas de Beatificação e Canonização. Finalmente no dia 5 de março de 2000, 354 anos depois, foram beatificados por João Paulo II os 28 leigos, e dois sacerdotes.

Em 2006 ficou instaurado como feriado estadual, o dia 03 d outubro, em memória aos mártires de Uruaçu e Cunhaú. O monumento está localizado na comunidade de Uruaçu, próximo ao local dos assassinato e foi inaugurado em dezembro de 2000.
Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário