quinta-feira, 13 de outubro de 2016

LITERATURA:

No passado havia o “mela–mela” popular: foliões utilizavam cinza de carvão, goma, farinha, barro e muita água suja para brincarem o “Entrudo”.
Os que se atrevessem a passar por perto da Igreja Matriz, no Centro Alto e redondezas da antiga Rua Grande, em Natal, eram “batizados” com a mistura peculiar.
Os jornais da época divulgavam as primeiras manifestações populares carnavalescas em Natal, entre 1875 a 1900.
Brincantes se organizaram e levaram os festejos para a alegre Rua da Palha, atual Rua Vigário Bartolomeu, ainda na Cidade Alta (1910/1920).
Festeiros, boêmios, artistas e até políticos eram frequentadores.
Tempos depois o carnaval ficou mais organizado e desceu para a larga e boêmia Avenida Tavares de Lira, na Ribeira (1923/ 1935).
O carnaval superou crises e ultrapassou os apertos políticos e econômicos e volta à Cidade Alta, na moderna Avenida Rio Branco e proximidades do seu Grande Ponto (1936/1945).
Driblou violências policiais e até as severas censuras da ditadura Vargas...
Essas e outras histórias se descortinam no livro “Antigos Carnavais da Cidade do Natal – Volume I: de 1875 a 1945”, fruto de décadas de pesquisa do folclorista Gutenberg Costa.
São quase 300 páginas, ilustradas com fotografias antigas, de personagens e agremiações envolvidas.
O lançamento acontece nesta quinta-feira (13), às 18h, no interior da Capitania das Artes (Funcarte), no bairro Cidade Alta, na capital potiguar, com coquetel regional e surpresas aos presentes.
O escritor escreveu a obra tendo como base relatos dos jornais das épocas.
“Basicamente tudo o que os antiguíssimos jornais registraram sobre as folias de rua. Os seus cronistas reclamando ou elogiando os festejos momescos”, relatou Gutenberg.
Além disso, a obra é rica em imagens, reforça informação da assessoria de imprensa.
“O livro contém fotos inéditas a partir dos anos 1910. Registros das festas paralelas, oficiais e particulares. Os primeiros bailes festivos no velho Teatro Carlos Gomes... o material é vasto. E este é apenas o primeiro volume”, revelou Gutenberg, que também é organizador do Movimento Cultural Antigos Carnavais, célebre por levar milhares de foliões anualmente às ruas, no melhor estilo do passado, com banda de frevo, no chão.
A obra é publicada pela Editora 8, com o patrocínio cultural do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), da Prefeitura Municipal de Natal e recursos do próprio autor.
É apresentado pelo historiador e escritor Cláudio Galvão, com comentários do também historiador e escritor Claudionor Barbalho e do pesquisador e escritor Anchieta Fernandes. Arte de capa e diagramação do designer visual Marcelo Sena.
Fonte: Pauta aberta.

COMEMORAÇÃO ASSU

CULTURA:

https://1.bp.blogspot.com/-7nidPsEYUOU/V_gDVDJKgdI/AAAAAAAA9XM/1_fUci0CskUV7X5aN1Z1o2Tus3r6lyGrQCLcB/s640/CineTeatroPedroAmorim_Programa%25C3%25A7%25C3%25A3oOutubro.png