segunda-feira, 28 de maio de 2012


DIA DO MÉDICO

Neste dia do médico (18 de outubro) mandamos um abraço apertado, instante em que parabenizamos a todos os médicos(as) que atuam na região do Vale do Assu. Gostaríamos de relatar sobre todos(as) que contribuíram e contribuem para o engrandecimento da região através desta nobre profissão. Diante da impossibilidade, catamos dos anais da história a figura ímpar do cidadão Luís Carlos Lins Wanderley – primeiro Potiguar a se formar em medicina. Colou grau no ano de 1857, na Bahia.  
Médico Luís Carlos Lins Wanderley *
 Luís Carlos Lins Wanderley nasceu em Assu, no dia 30 de agosto de 1831 e faleceu em Natal no dia 10 de fevereiro de 1890. Além de médico, foi político, romancista (também o primeiro a publicar um trabalho neste gênero, no Estado) e poeta. Patrono da cadeira número 06 da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Foi presidente da província do Rio Grande do Norte (cargo equivalente hoje a governador) de 30 de outubro a 11 de novembro de 1886.
            O médico Luís Carlos Lins Wanderley mourejou, brilhou na política. No uso da tribuna, com sua eloquência, desencadeou polêmicas, evangelizando a liberdade; Da medicina fez um apostolado de caridade, curando os miserais e peregrinando nos sertões quando a “cólera” empestou o interior; na área da intelectualidade fundou e manteve jornais. Cultivou a literatura, escreveu dramas e poemas.
Luís Carlos sofreu pela pátria. Teve uma luta sem tréguas pelo progresso da humanidade. Foi um dos homens bons do Assu do ontem.
           
* Luís Carlos Lins Wanderley era o pai da poetisa Maria Carolina Wanderley Caldas (Sinhazinha     Wanderley) – autora do hino do Assu.
Fonte: Fragmentos de uma crônica do escritor Othoniel Menezes. 



&&&