sábado, 10 de agosto de 2013

DIA DOS PAIS

A Origem 
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. 
Fonte: portaldafamilia.org

HISTÓRIA


João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, sócio do INRG e do IHGRN
Padre Francisco Sadoc de Araújo escreveu na Revista do Instituto do Ceará, em 1983, que Pe. João Ribeiro Pessoa de Mello Montenegro, o líder e principal mentor da Revolução Pernambucana de 1817, deve ter nascido em Sobral, contrariando outros autores que dizem ter ele nascido em Tracunhaém, aos 28 de fevereiro de 1766.
Diz mais Pe. Sadoc: sabemos hoje, com absoluta certeza, a naturalidade de seus ascendentes mais próximos. Manuel de Mello Montenegro, seu pai, é natural de Itamaracá e sua mãe, Genebra Francisca Pessoa, de Igarassu. O avô paterno, capitão Domingos de Melo Montenegro, nasceu em Tracunhaém e a avó, Maria Teresa de Melo, em Itamaracá. O avô materno, capitão-mor João Ribeiro Pessoa, é natural de Igarassú, e a avó, Genebra de Vasconcelos Castro, de Goiana.
Nos apontamentos do Major Salvador Drumond encontrei que: Em 21 de novembro de 1731, pelas quatro horas da tarde na Capela de S. Luzia, desta Freguesia de Igarassu, em cuja Matriz donde os contraentes são moradores, e na Capela de Inhaman, donde o contraente é aplicado e na dita Capela de Santa Luzia, onde a contraente é aplicada, e na Matriz da Igreja de Tracunhaém, onde o contraente foi morador, e na Matriz da Vila de Goiana donde a contraente é natural, feitas as denunciações em todas as sobreditas partes sem se descobrir impedimento, como me constou por certidão dos banhos que ficam em meu poder, com licença minha em presença do Rev. Pe. Bernardo de Miranda e Vasconcelos e das testemunhas Pe. Manoel Pessoa, o capitão Luiz da Veiga Pessoa, o capitão-mor João Carneiro da Cunha, o Rev. João Damasceno Soares, e outras, todos desta freguesia, se casaram solenemente por palavras de presente João Ribeiro Pessoa, natural desta Freguesia de Igarassu, filho do capitão João Ribeiro Pessoa, já defunto, e de sua mulher Ignez da Veiga de Brito, com D. Genebra de Vasconcellos e Castro, filha do tenente Francisco de Brito Lira, já defunto, e de sua mulher D. Juliana de Drumond e receberam logo as bênçãos com os ritos da Santa Madre Igreja. Em fé do que se fez este termo que assinei com as testemunhas. Paulo Teixeira, Vigário, Bernardo de Miranda e Vasconcellos, Luiz da Veiga Pessoa, Manoel Pessoa.
Pe. Sadoc pesquisou nos livros originais de batismo e casamentos da Freguesia de Sobral, e, por isso, afirma: as ligações do Pe. João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro com Sobral se devem ao fato de ser sobrinho materno de seu homônimo Padre João Ribeiro Pessoa que foi vigário da freguesia sobralense durante 25 anos, ou mais precisamente, de 20 de dezembro de 1762 a 16 de maio de 1787, dia em que faleceu com 58 anos de idade, sendo sepultado na Matriz. Por essa idade deve ser sido o primeiro filho de João Ribeiro e Genebra de Vasconcelos. Diz ainda Pe. Sadoc, a partir das suas pesquisas, que: para viver em companhia do Pároco, vieram residir em Sobral os seus irmãos José Tavares Pessoa, Gonçalo Novo de Lira e Genebra Francisca Pessoa, esta mãe do Pe. João Ribeiro de Mello Montenegro.
Quanto aos filhos de Genebra Francisca descobriu os termos de batismo de quatro deles, não encontrando o do líder revolucionário. Batizados em Sobral foram: Manuel, em 26/02/1780; José, em 9/09/1784; Brás, em 22/01/1786; e Teresa, em 9/04/1787. Exemplifica através de um deles: Manuel, filho legítimo de Manuel de Mello Montenegro, natural da Freguesia de Itamaracá, e de sua mulher, D. Genebra Francisca Pessoa, natural de Igarassu, e moradores nesta de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Sobral, neto paterno do capitão Domingos de Mello Montenegro, natural da Freguesia de Tracunhaém, e de sua mulher Dona Tereza Maria de Melo, natural de Itamaracá, e materno do capitão João Ribeiro Pessoa, natural de Igarassu, e sua mulher dona Genebra de Vasconcelos e Castro, natural de Goiana, nasceu a doze de junho de mil setecentos e oitenta e foi batizado, com os santos óleos a vinte e cinco do mesmo mês e ano, nesta Matriz, por mim cura João Ribeiro Pessoa. Foram padrinhos José Tavares Pessoa, casado, e D. Felícia Teodora d'Ornelas Pessoa, mulher do Gonçalo Novo de Lira, moradores nesta Freguesia. Do que fiz este termo que para constar assinei, João Ribeiro Pessoa. Cura e Vigário da Vila de Sobral.
Nos registros de Assú encontrei: Aos oito dias do mês de janeiro de mil oitocentos e vinte e quatro pelas oito horas da tarde nesta Matriz de São João Batista do Assu, em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas, se receberam por esposos presentes Domingos de Mello Montenegro e Dona Antônia Francisca Correa de Araújo, meus fregueses: o esposo de idade de quarenta e seis anos, filho legítimo do capitão Manuel de Mello Montenegro e Dona Genebra Francisca de Vasconcellos Pessoa, já falecidos, natural de Tejucupapo de donde apresentou seus papéis desimpedidos; e de Goianinha, onde morou: a esposa de idade de quarenta e dois anos, filha legitima do capitão-mor Antonio Correa de Araújo Furtado, já falecido, e Dona Maria Francisca da Trindade, natural deste Assú, e moradores onde se fizeram as denunciações, duas em dois dias feriais, e uma em um domingo por despacho do Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor Cabido, sem impedimento, e logo lhes dei as bênçãos matrimoniais, sendo primeiramente confessados e examinados na Doutrina Cristã, presentes por testemunhas João da Fonseca Silva, e Mathias Antonio de Oliveira Cabral, solteiros, todos deste Assú. E para constar fiz este assento em que me assinei. Joaquim José de Santa Anna, Pároco do Assú.
No próximo artigo faremos considerações sobre as implicações desse último casamento.

Postado por FERNANDO CALDAS

CAUSOS

Ao companheiro Fernando "Fanfa" Caldas

Por Aluízio Lacerda, professor, jornalista, blogueiro

Amanheci sentindo saudades das coisas do Assu, infância boa, bem vivida, ladeado de uma turma inesquecível  alguns vivinhos da silva pra acompanhar essas saudáveis recordações, outros já dormem na cidade de pés juntos, cumprindo a sina da vida, levado pela morte.

Pra começar devo lembrar ao amigo Fanfa algumas esquisitices da sua amada urbe: O homem mais pesado de Assu era chamado de "Maneiro" (saudosa memória), no finalzinho da cidade, periferia, havia uma padaria com o nome de Central, isso sem se falar em algumas preciosidades poéticas feita pelo consagrado bardo, Renato Caldas.

Certa vez um feirante com sua mercadoria encalhada, o bamburro de batatas era grande pediu ao poeta uma luz, um comercial rimado, afim de chamar atenção da freguesia: O poeta deu de garra de uma enorme batata e tascou essa de improviso: Batata, batata doce, batata que o povo gosta, um quilo dessa batata, dá mais de 10 quilos de bosta!

Seu Amaro Sena, em 1945, com o incêndio havido na usina fornecedora de energia da cidade (Intendência), ficando o Assu às escuras por um certo tempo, comprou ao poeta uma "Lâmpada Cóleman" para pagamento posterior, tinha uma bodega nas 4 bocas, passado algum tempo, esquecido de saldar o débito, pediu ao poeta uma rima em tom de cobrança para o fiado bastante acumulado em suas cardenetas - Renato não se fez de rogado, fez o seguinte verso: Amigo Amaro Sena. vejo e tenho pena, da sua situação, você é amigo raro, fiz você ficar no claro e fiquei na escruidão. Moral da história a cobrança foi eminente, Amaro meteu a mão no bolso e liquidou a conta com o poeta... 

Certa vez, campanha eleitoral, bastante acirrada em Assu, disputavam a prefeitura Edgard Montenegro e Costa Leitão, estando o poeta de cara cheia, como gostava de viver seu cotidiano, ouviu num comício, Costa Leitão pronunciar uma palavra de cunho erudito de forma literalmente errada, bateu palmas ao orador, nisso o palanque inteiro viu que as palmas tinha sido do poeta, convidaram pra subir ao púlpito de seu Costa, deram-he o microfone e acharam que o poeta iria anunciar sua adesão, veja no que deu: Somente sendo o mardito que mandou você falar, aqui na praça bradar, São João Batista o inclíto, um erro desse admito , no orador Abraão, mais você "Costa Leitão" orador de nomeada, dá semelhante cagada, na praça da redeção! 

Sendo Renato um Edgarzista apaixonado, acabou a noitada de seu rival... Depois conto mais... 
Segue essa singela contribuição para o seu imenso repertório de causos varzeanos... Um abraço e até mais vê!!!
Postado por: Fernando Caldas

TRANSFERÊNCIA


Peixoto visitou o empresário Medeiros Maia e comunicou da sua transferência

O Gerente da Caixa Econômica Federal em Areia Branca foi transferido para a agência de Assu. Em seu lugar ocupará a vaga de gerente da agência local o bancário Sidney Viana. João Peixoto antes de deixar o posto de gerente fez uma visita ao comercio local para informar que a partir de segunda feira 12 a agência de Areia Branca estará sob novo comando. João Peixoto passou quase dois anos na cidade e conquistou grandes e boas amizades entre os comerciantes e empresário do município.
fonte: http://www.portalcostabranca.com/Blog RQ.

CARNAUBAIS


Uma grande demonstração de força. Assim pode ser resumido o encontro político convocado por Dinarte Diniz [DEM], Dr. Zenildo Batista [PMDB], Nilson Dias [PR] e os quatro vereadores que compõem a bancada de oposição ao sistema governista de Carnaubais.

Uma multidão ouviu atentamente os entusiasmados discursos.

Para o deputado George Soares, a presença maciça da população mostra que existe um anseio coletivo por um projeto alternativo para Carnaubais.

-“Todos aqui estão de forma livre; não são ocupante de cargos comissionados e ninguém chegou aqui forçado. Vieram espontaneamente por que querem a mudança”. Destacou.

Na oportunidade, o deputado do vale convocou as lideranças para continuarem lutando pela Estrada da Castanha, uma obra considerada primordial para o desenvolvimento regional.

O deputado Felipe Maia, parlamentar nota 10 segundo a revista Veja, se comprometeu a intervir junto ao governo do estado para viabilizar a tão sonhada obra.

O empresário Dinarte Diniz agradeceu a presença de todos, destacando pessoas e lideranças carnaubaenses que lhe acolheram de forma calorosa.

- “Juntos somos fortes. Queremos que Carnaubais avance, saia do atraso”, explanou, direcionando a crítica a gestão local, segundo ele, sem projetos importantes. 

Cobertura: Willame Fotografias

Postado por Toni Martins

CARNAUBAIS

LANÇADO BLOG CARNAUBAIS EM FOCO


EDITORIAL

A Carnaubais que temos e a Carnaubais que queremos

Situada bem no centro da região do Vale do Assú, Carnaubais é uma cidade hospitaleira, de povo simples e de uma bravura incontestável. Premiada por uma vegetação rica e verdejante traz em seu solo a riqueza da gentileza da mãe natureza, e abençoada sobre as mais pródigas bençãos da virgem Mártir de Siracusa: Santa Luzia. Vive entre a abundância das riquezas naturais e das desigualdades antrópicas, fruto de injustiças sociais, tão próprias de um sistema capitalista excludente. Há, contudo a esperança de conquistar dias melhores.
Berço de uma história invejável é também espaço de miséria e de uma pobreza que insiste em lograr vidas e ceifar esperanças.
De povo altaneiro, traz em si o desejo de ver sua terra crescer e se desenvolver. Esperançosos de que forças políticas e administrativas governem para todos e que suas ações sejam planejadas com responsabilidade e exequíveis com eficiência e eficácia.
O desenvolvimento que tanto desejamos e queremos só virá quando forças convergentes confluírem na mesma direção, pois pensar em um povo vai além de projetos faraônicos e pouco ou quase nada viáveis.
A exemplo de uma realidade nacional, precisa vencer o gigante do desemprego e oportunizar políticas públicas que contemplem em suas ações as garantias sociais mais fundamentais até àquelas mais complexas, responsáveis inevitavelmente pelo crescimento e garantia de um povo forte e pouco aptos a vulnerabilidade social.
Hoje dia 09 de agosto do ano de 2013, lançamos esta página online de encontro e de informação, onde você leitor poderá dispor de informações sobre nossa terra Carnaubais, com temáticas variadas que vão desde o cenário político local e regional, registrando também sobre os olhares atentos e inevitáveis da informação notícias, reportagens sobre o RN e também do âmbito nacional.
Nesta primeira edição do blogcarnaubaisemfoco, iniciaremos uma semeadura de esperança e de luz na vida do nosso povo. Este espaço não quer e nem será tribunal, ou instrumento de desentendimento com quem quer que seja, nem muito mesmo nos prestaremos a ataques frívolos e carregados de rancor. Não somos contra a Carnaubais, ao contrário, o nosso foco é a exposição da verdade, seja em fatos ou imagens.
Que o nosso encontro faça-se diário e profícuo. Boa leitura!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

DESOPILANDO A MENTE

O Bom, O Mau e o Feio

BOM: Sua esposa está grávida.
RUIM: São trigêmeos.
TERRÍVEL: Você fez vasectomia ano passado e não contou pra ninguém.

BOM: Sua esposa não fala mais com você.
RUIM: Ela quer o divórcio.
TERRÍVEL: Ela é advogada.

BOM: Seu filho passou da puberdade.
RUIM: Ele está envolvido com a vizinha da frente.
TERRÍVEL: Você também está.

BOM: Seu marido entende de moda feminina.
RUIM: Usa a sua roupa.
TERRÍVEL: Fica melhor nele que em você.

BOM: Você decide dar aula de educação sexual para a sua filha.
RUIM: Ela te interrompe várias vezes.
TERRÍVEL: Corrigindo você.

BOM: Sua filha arranjou seu primeiro emprego.
RUIM: De prostituta.
TERRÍVEL: Seus colegas do futebol e do trabalho estão todos ficando clientes dela.

MORAL DA HISTÓRIA:
Tá ruim? Não reclama... Aprenda a sorrir de seus problemas e não terá razões para deixar de sorrir!

Loucura é fazermos sempre as mesmas coisas e esperarmos por resultados diferentes!

Lembre-se que um dia você já foi o espermatozoide mais esperto da turma!!!
Do: OraPois - O site da diversão

UERN

CURSO DE DIREITO APROVADO PELO CONSAD 

O Conselho Administrativo do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão - CONSAD, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, esteve reunido na última quarta-feira (07/08), no aludido campus, momento em que ficou definido, conforme aprovação dos membros, a inclusão do curso de Direito no plano de expansão do Campus do Assu. 

O deputado George Soares está eufórico com a decisão porque virá atender a um pleito de sua autoria apresentado e aprovado pela assembleia Legislativa, em junho de 2011 (conforme cópia abaixo), onde reivindicou além do curso de Direito os de Enfermagem e Medicina para contemplar as regiões Central, Salineira e Vale do Açu. 

A concretização deste sonho da população da região poderá ser vista como ponto chave para justificar a implantação de outros cursos, estudados e avaliados pela Comissão de Expansão, tais como: Gestão Pública, Engenharia Ambiental, Matemática e Engenharia de Petróleo e Gás além de Enfermagem e Medicina pleiteados pelo Parlamentar  assuense.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CAUSO

Por que eu?

 
N
UMA ÉPOCA áurea do Porto Piató (Assu), funcionava um grande bar pertencente a Zé de Nicolau. Maria de Lino, logo cedo, iniciava vendendo aos pescadores: chá, café, pão, bolo, bolacha e outras guloseimas. 

Certo dia estava ela quebrando a lenha para fazer o fogo, enquanto isso, seu pai Lucílio Oliveira tinha acabado de sair de um jogo e participava de uma prosa muito animada, fumando aquele brejeiro e, vez por outra dando aquela cuspida. De imediato, Maria chamou: 

- Papai, venha cá!

- Vou já! – respondeu LucílioNo entanto, Maria muito apressada para começar suas atividades, voltou a chamar: 

- Papai, venha cá!  

E Lucílio:

- Vou já!

Depois de Maria chamar umas quatro ou cinco vezes apelou: 

- Papai! Home diga logo se vem ou não vem... 

Lucílio pediu aos companheiros para aguardarem um pouco que voltaria logo.

- Qui diabo de vexame é esse, Maria? O que é que tu queis comigo?

Maria já cansada, passando a mão na testa respondeu: 

- Home, pelo amor de Deus, quebre aqui esse pau qui num tem quem quebre. 

Lucílio dando meia volta respondeu sem pestanejar: 

- Se num tem quem quebre pra que você me chama? 
Fonte: Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro

LANÇAMENTO DE LIVRO

Convite

Nesta sexta feira a Azymuth convida você para o lançamento do livro VERBENAS da autora assuense Anna Lima (1882-1918). Publicado originalmente em 1901 com prefácio de Pedro Avelino. Trata-se de uma edição fac-similar; com introdução de Santa Guerra.

Um sucesso editorial com mais de 300 exemplares vendidos.

Local e data do Lançamento

Dia 09/08/2013 das 17hs às 20hs. Cooperativa Cultural UFRN – Centro de Convivência.
Av. Sen. Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova - Natal - RN, 59078-900.
Telefone: (84) 3211-9230

Valor e formas de Pagamento

R$ 30,00 – Pagamento em dinheiro ou Cartões de Crédito e Débito.

Parte das vendas ajudará o Hospital Infantil Varela Santiago.

Contato

editoraazymuth@yahoo.com.br

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares denuncia caos na saúde do Hospital Regional de Assu

O Deputado George Soares (PR) registrou no Plenário da Assembleia Legislativa, uma denuncia que chegou por e-mail, em que relata as péssimas condições do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, em Assu.

O conteúdo do e-mail denuncia que falta o básico para atender a população. Faltam seringas, medicamentos e até mesmo esparadrapos. Os pacientes que precisam de curativos trazem o material de casa, só assim o procedimento é realizado.

Durante o pronunciamento, George Soares lembrou que esteve visitando a unidade hospitalar, e o diretor do Hospital apresentou uma realidade totalmente diferente. “A mais ou menos 40 dias, estivemos no Regional, onde visitamos todas as instalações. Durante a visita, pude perceber outra realidade, tudo limpo e funcionando, porém, diante desta denuncia, temos certeza que a real situação é outra”.

O Parlamentar também falou sobre o pronto socorro que funciona nas dependências do Hospital, e que é gerido pela Secretaria de Saúde do Município de Assu. “No período das eleições municipais, o pronto socorro funcionava 24 horas por dia, hoje, com o fim da campanha, só funciona até meia noite, e não tem capacidade de oferecer nem o atendimento básico, o que superlota o Hospital do Estado”.

Aparteado, o Deputado Kelps Lima, registrou que numa conversa com um amigo médico, este revelou que a situação é de calamidade pública, nem um simples exame há condições de ser feito. George Soares, que vem defendendo melhorias para o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, destinou neste ano de 2013, uma emenda no valor de R$. 500 mil, para que possa ser instalada a tão necessária UTI. “Toda a população do Assu e do Vale do Açu clama por saúde”, finalizou.
-
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

terça-feira, 6 de agosto de 2013

CULTURA

Solenidade: Medalha de Honra ao Mérito Deífilo Gurgel homenageia personalidades da cultura

Deífilo Gurgel
A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto realizam nesta quarta-feira (07) a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Deífilo Gurgel, às 19h, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, em Natal, com presença da governadora Rosalba Ciarlini e da Secretária Extraordinária de Cultura Isaura Rosado.
A Camerata de Vozes do RN abre a programação cultural, que tem por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que se destacaram na salvaguarda da cultura de tradição.
De acordo com a notícia vinda da assessoria de comunicação do Governo do Estado, o evento é gratuito e integra as atividades do projeto Agosto da Alegria 2013.
Serão entregues 13 medalhas em homenagem a estudiosos, gestores, pesquisadores e instituições, dentre os quais, Dácio Galvão, representante do projeto Nação Potiguar; Vera Santana, representante do projeto Conexão Felipe Camarão; Iaperi Araújo, presidente do Conselho Estadual de Cultura; escritora Anna Maria Cascudo, diretora do Instituto Ludovicus; Severino Vicente e Gutemberg Costa, da Comissão de Folclore; Pedro Correia (Congos de Calçola); Severino Roberto da Silva (Caboclinhos de Ceará-Mirim); Antônio Marques, colecionador de arte popular; e Mãe Nem (cultura afrobrasileira).
A Medalha de Mérito Deífulo Gurgel também presta homenagem póstuma a Chico Daniel, que encantava a todos com seus bonecos conhecidos como João Redondo.
Seu filho, Josivan, que continua a tradição do mamulengo, representará o artista no recebimento da medalha.
Pauta Aberta.

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares solicita informações da Funasa sobre abastecimento na área rural de Assu

O deputado George Soares (PR), preocupado com a situação dos sistemas de abastecimento de água em diversas comunidades rurais do município de Assu, encaminhou por meio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um requerimento ao superintendente estadual da Funasa, Antônio Barbosa solicitando informações sobre o andamento das obras.

Ele informou que o convênio com o governo federal para execução dessas obras pela Funasa, na ordem de R$ 1 milhão 650 mil foi publicado no Diário Oficial da União em janeiro de 2009.

“Uma parte dos serviços foi executado. No entanto, em decorrência da longa paralisação, solicitamos da Fundação informações sobre o andamento dos trabalhos. Os sistemas de abastecimento são compostos de reservatórios elevados, rede de distribuição, estação elevatória, casa de química e adutora”, afirmou.

De acordo com o deputado as obras vão beneficiar as comunidades rurais Panon I, Panon II, Nova Esperança, Santa Clara, Bela Vista Piató, Quixabeirinha, Patativa do Assaré, Pau D´Arco e boa Vista. -
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

HISTÓRIA

REMINISCÊNCIAS  

1901- 08 de dezembro – Surgiu o primeiro número do Jornal “A Cidade”. Tinha como diretor e proprietário o jornalista Palmério Filho, redator Francisco Amorim, gerente Otávio Amorim. (Silveira, 1995).  

1902 – Chega ao Assu o Carnaval de Rua, com o bloco: “Clube dos Oito”, do qual participavam: Adolfo Carlos Wanderley, Enéias Caldas, Lucas Wanderley, Pedro Custódio, Luís Carlos Felipe (filho), João Sizenando Pinheiro, Joaquim de Sá Monteiro e Manoel Ferreira Coelho. ((Amorim, 1982: 30).
      Nesse mesmo ano, pela primeira vez, teve a sua exibição o “Clube do Valete de Ouro”, pertencente à mocidade. Publicaram um jornalzinho em edição especial.  

1903 – A Igreja Matriz de São João Batista sofreu vultosos reparos, ocasião em que foi reconstruído o altar-mor, por iniciativa do Padre Irineu Otávio de Sales. (Graúna; 1995).

1904 – Houve uma seca arrasadora, causando prejuízos imensos para a economia. E uma emigração significativa abalou, profundamente, a população economicamente ativa do Estado. Conforme estatísticas apresentadas por alguns historiadores potiguares, afirmam que 15.647 pessoas emigraram, sendo 12.684 para o Norte e 2.936 para o Sul do país.

1905 – Um calculo feito em 1905 estimava em Assu uma população em 12.511 habitantes. (Amorim, 1929; 10).

1906 / 19 de fevereiro – Por determinação do padre Antonio Brilhante de Alencar, a Matriz de São João Batista sofreu a demolição dos espessos e enegrecidos paredões que formavam o caixão da Matriz, tendo assim, iniciado uma reforma geral, com arcadas escadas e coro. O templo ficou com “aparência bela e majestosa”. O encarregado do serviço foi o pedreiro Sebastião Fernandes Vieira, percebendo cinco mil réis por dia e os operários um mil réis. (Graúna, 05; 1995).

1907 - 21 de outubro - Nasceu em Assu, Aldemar de Sá leitão - filho de Joaquim de Sá Leitão e Maria Caldas de Sã Leitão.

1908 - 03 de outubro – O Jornal A República informa que o Rio Grande do Norte participou da Exposição Nacional de Produtos. A Produção de Cera de Carnaúba do Estado era de 324.500 quilos e que o Assu sozinho produziu 160 mil quilos. (Silveira, 1995: 85).
1909 - 07 de julho – Nasceu em Ipanguaçu João Jacinto de Oliveira (Professor). Professor pela Escola Normal de Mossoró. Exerceu o magistério em Assu, Santana do Matos, Luis Gomes, Apodi, Alexandria e Natal. No Assu foi diretor do jornal “O Labor”. Faleceu no dia 07 de setembro de 1941. Em Assu existe uma Rua no Bairro Dom Elizeu que leva o seu nome. 

1910 – Ocorreu a Colação de grau, em odontologia, do Sr. Francisco Câmara Caldas – Primeiro assuense a alcançar este título.
DO: Assu - A História Cronológica - Ivan Pinheiro (inédito).

HUMOR

TEIMA

Dois bêbados discutindo sobre quem estava menos bêbado:

- Eu to melhor do que você!

- (O outro disse) Que nada, eu é que to ainda mais melhor do que você!

- Tudo bem, vamos passar um risco de carvão, naquele muro ali para ver quem alcança com o pé. E era aquela agonia. Um levantava o pé e caía e o outro a mesma coisa. Nisso, lá vem uma bêbada:

- Qual é o problema?

- (Um disse) É prá ver quem levanta o pé até aquele risco.

A bêbada levantou a saia, abriu escala e botou o pé mais de um metro acima do risco. O bêbado, abaixado, só olhando. E a bêbada:

- Só isso? Tão vendo que besteira?

O bêbado, se levantando contra argumentou:

- Também, com uma “drobadiça” dessa, até eu!

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares recebe adesões em 
São Paulo do Potengi

O Deputado George Soares (PR) esteve neste domingo, 4, em São Paulo do Potengi, onde recebeu adesão de dois novos aliados para apoiar seu mandato no município.

Os Vereadores Titico, do PR e Erinho, do PMDB, anunciaram apoio ao Parlamentar durante o aniversário do filho do Vereador Republicano. O Presidente da FAERN, José Vieira, também estava presente, prestigiando o aniversário.

“Titico e Erinho foram eleitos em São Paulo do Potengi com quase mil votos. Receber o apoio desses dois vereadores bem votados demonstra que estamos no caminho certo, trabalhando pelo Rio Grande do Norte e por São Paulo do Potengi”, disse.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

UERN - ASSU

“O Economista e os desafios do desenvolvimento regional”.
Este é o tema central da Semana de Economia 2013 cuja programação transcorrerá de 13 a 16 de agosto na instância do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá leitão, da Universidade do Estado do RN (Uern), em Assu.
A programação chega ao blog via e-mail encaminhado pelo professor Raimundo Inácio da Silva Filho, do Departamento de Economia do Campus.
A Econvale – Empresa Júnior de Economia e o Conselho Regional de Economia do RN (Corecon) são as organizações parceiras da realização.
A conferência de abertura, na terça-feira (13), será proferida pelo reitor eleito da instituição, professor/doutor Pedro Fernandes, que abordará o tema “Contribuição da Uern para o desenvolvimento Regional”.
O conteúdo da Semana de Economia 2013 prevê, além de um ciclo de conferências, toda uma agenda de mini cursos.
Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Economia da Uern/Assu ou pelos telefones (84) 3331-2411/2412.
PROGRAMAÇÃO GERAL

DIA 13 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)
19h00 19h45
Abertura Oficial
Auditório do Campus
19h45 20h45
Conferência de Abertura: Contribuição da UERN para o Desenvolvimento Regional
Prof. Dr. Pedro Fernandes (Reitor eleito da UERN)
20h45
21h45
Conferência: A Economia do Rio Grande do Norte em Perspectiva
José  Aldemir Freire (Chefe do  IBGE – RN)
Coordenador da Mesa: Prof. Ms. José Salazar da Costa (Chefe do Departamento de Economia – UERN/Assu-RN)
Auditório do Campus


DIA 14 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)
19h30 21h00
Conferência: Desafios e Políticas Para o Desenvolvimento Regional.
Prof. Dr. Adriano Sarquiz Bezerra de Menezes (IPECE-CE)
Coordenador da Mesa : Prof. Ms. Fagner Moura da Costa (UERN - Depto. de Economia de Assu-RN)
Auditório do Campus


DIA 15 DE AGOSTO ( QUINTA-FEIRA)
19h30
21h30
Conferência: Desenvolvimento Territorial: Lições das Experiências dos Territórios Assú/Mossoró e Sertão do Apodi
Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes (UERN - FAPERN)
Coordenador da Mesa: Prof. Ms. Joacir Rufino de Aquino  (UERN- Depto de Economia de Assu-RN)
Auditório do Campus


DIA 16 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)
19h30
20h30
Conferência: A Profissão do Economista
Economista Gilsenberg Gurgel Pinheiro (Conselheiro do CORECON - RN)
Auditório do Campus
20h30 21h30
Apresentações das Monografias premiadas dos economistas egressos do Curso de Economia da UERN/Assú/RN: Análise Socioeconômica da Indústria de Cerâmica Vermelha no Município de Itajá-RN (de Rafaela Cabral de Oliveira); Petróleo, Royalties e Subdesenvolvimento Econômico no Vale do Açu na Primeira Década do Século XXI (de Gustavo Alexandre de Carvalho) 
Coordenador da Mesa: Prof. Ms. Raimundo Inácio da Silva Filho (Delegado Regional do CORECON-RN e Chefe do Departamento de Geografia - Assu/RN)
Auditório do Campus


MINICURSOS


DIAS 14 e 15  DE AGOSTO (TERÇA e QUARTA-FEIRA)
Horário
Ministrante
Tema
Local
08h00
às
11h00
Prof.Ms.Joacir Rufino de Aquino
Como Elaborar Artigos Científicos
Sala de aula do Campus
30 VAGAS DISPONÍVEIS  (INSCRIÇÕES NO LOCAL)


DIAS 14 e 15  DE AGOSTO (TERÇA e QUARTA-FEIRA)
Horário
Ministrante
Tema
Local
09h00
às
12h00
Prof. Ms.Fagner Moura da Costa
Técnicas de Elaboração de Estudos de Mercado
Sala de aula do Campus
20 VAGAS DISPONÍVEIS  (INSCRIÇÕES NO LOCAL)