sábado, 11 de abril de 2015

DO MEIO DO BAÚ:

POUCAS E BOAS DO ASSU
Revirando alguns papéis me deparei com uma das fotos da peça teatral "POUCAS E BOAS DO ASSU" - montada e apresentada pelo grupo de teatro "Pingo de Arte", no período de 1987 / 1989, tendo como atores: Ivan Pinheiro Bezerra, Edna Lúcia Fonseca (foto), Luis Daílson Machado, Arleilza Bezerra e Aldo Cardoso de Lima - época de muita militância jovem, tanto no teatro quanto nas demais artes em Assu. Nesse período chegamos a contar com 04 grupos, simultaneamente, produzindo teatro na cidade.
"POUCAS E BOAS DO ASSU" narrava os repentes e prosas de assuenses considerados de verve fértil como: Renato Caldas, Seu Amorim, Walter de Sá Leitão, entre outros. 
A aludida peça foi apresentada algumas vezes na Terra da Poesia (a foto acima foi numa cena da peça apresentada no primeiro andar da Prefeitura - palco onde tocavam as bandas na época do Clube Municipal). A peça teve sua ultima apresentação no ano de 1989, durante a I Semana de Letras do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão. Eis o registro.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

Caern/Funasa: George Soares busca informações sobre situação do saneamento básico do Assú

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
Na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (09), na instância da Assembleia Legislativa do RN, em Natal, uma das proposições lidas pela mesa diretora do Legislativo no expediente foi um requerimento de autoria do deputado estadual George Soares (PR).
O parlamentar pleiteia, através do documento, informações atualizadas à direção geral da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e à superintendência estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), acerca do estágio em que se encontra o processo de implantação do saneamento básico integral do município de Assú.
Segundo a Caern, o empreendimento que contempla o Assú está inserido no plano de ação do projeto Sanear RN, instituído na gestão Rosalba Ciarlini, que prevê investimento global de R$ 1,4 bilhão e atenderá um total de 18 municípios, com a implantação de 1,6 mil km de rede de esgoto, além da construção de estações de tratamento e 50 estações elevatórias de esgoto.
Postado por Pauta Aberta.

EVENTO RELIGIOSO:

George Soares participa de missa dedicada a Paróquia de São João Batista em Assú
O deputado estadual George Soares (PR) participou ao lado da sua esposa, Daniele Soares, da missa em dedicação à Paroquia de São João, em Assú, nesta quinta, dia 09 de abril.

A Igreja passou por uma grande reforma para melhor receber os fiéis, obra comandada pelo Padre Flávio, atual pároco da cidade. Quem esteve presente para dar sua bênção foi o Bispo da Diocese de Santa Lúzia, Dom Mariano Manzana.

"A paróquia de São João Batista está magnífica, graças aos esforços dos cristãos assuenses e do empenho do Padre Flávio que tanto se dedica ao sacerdócio. Inclusive, o padre aproveitou a ocasião para dar por aberto o São João de Assú, no qual destinamos emenda de 50 mil reais para a realização dos festejos juninos deste ano. Este momento é histórico para a cidade. Um viva a São João Batista." Comentou George Soares.
-
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quinta-feira, 9 de abril de 2015

DO FUNDO DO BAU... LITERALMENTE!

BODAS DE OURO DO MAJOR MONTENEGRO E DONA CÂNDIDA BORGES
Na Semana Santa, visitando minha sogra Maria Exaltação Barbosa - a popular "Maria Pequena" - após saborearmos as guloseimas preparadas pela exímia mestra-cuca, Terezinha Lopes, estávamos reunidos num bate-papo descontraído quando surgiu a dúvida da sequência de nascimento dos filhos do Major Montenegro. Opinião daqui, dali, e nada batia... De imediato, Dona Maria Pequena foi taxativa:
- Peraí que vou tirar essa dúvida! 
E saiu rumo ao seu quarto retornando minutos depois.
- Taqui, eu não disse que estava certa!... 
E repassou às mãos dos que estavam na sala um livrinho. Na verdade era a lembrança distribuída aos convidados que participaram (há 52 anos) das celebrações alusivas as Bodas de Ouro do casal Manoel de Melo Montenegro - Major Montenegro e Cândida Borges Montenegro.
Achei muito elegante os anfitriões, naquela época, ter preparado um material de excelente qualidade e bom gosto para ofertar a seus convidados. E, como não poderia deixar de compartilhar com meus seguidores estou trazendo a cópia dessa relíquia. 
O livreto mede: 15cm x 11cm. Capa em papel de grossa espessura. 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares reforça à Sape/RN apelo por efetivação da segunda etapa do Projeto Baixo-Açu
A agenda do deputado estadual George Soares (PR) nesta quarta-feira (08) foi iniciada com uma audiência oficial no Centro Administrativo do governo do estado, em Natal, com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Haroldo Abuana.

Na ocasião, o representante do Vale do Açu na Assembleia Legislativa do RN foi reiterar ao auxiliar do governo do estado seu pleito no sentido de que a administração estadual garante condições de implementar a segunda etapa do Projeto Irrigado Oswaldo Amorim – o popular Projeto Baixo-Açu –, compreendendo áreas dos municípios de Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra e Ipanguaçu.

O Projeto prevê o aproveitamento de 6.000 hectares de terras agricultáveis, dos quais só 3.000 hectares, o equivalente à primeira etapa do empreendimento, foram legalmente ocupados desde o início do investimento, em 1989.

“Temos uma boa notícia com relação a um pleito nosso, começado em nosso primeiro mandato, que é a reestruturação da segunda etapa do Projeto Baixo-Açu que será priorizado pelo governo do estado”, declarou o deputado, após o encontro com o titular da Sape/RN nesta manhã.

“Este Projeto, sendo totalmente concluído, poderá gerar mais de 7.000 empregos diretos na região do Vale do Açu e adjacências, revitalizando o segmento agrícola desta parte do estado”, comemorou George Soares, enaltecendo também o empenho igualmente contínuo da diretoria da Associação do Distrito Irrigado Baixo-Açu (Adiba), no sentido de que tal obra seja concretizada em sua plenitude.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

terça-feira, 7 de abril de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares faz apelo na AL-RN pela grave situação do Hospital Regional de Assú 
Em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa do RN, nesta terça-feira (07), o deputado estadual George Soares (PR) fez um apelo pela situação do Hospital regional Nelson Inácio dos Santos, e pela saúde pública do município de Assú.

Recentemente o Hospital foi tema de matérias da Inter TV, filiada a rede Globo, destacando a falta de equipamentos, estruturas, medicamentos e muitas vezes os próprios pacientes arcam com as despesas para poderem ser tratados no Hospital regional que atende cerca de 7 mil pessoas por mês e abrange uma região com mais de 130 mil pessoas.

Como se não bastasse o hospital, as Postos de Saúde da Família do município de Assú também não atendem a demanda de pacientes da cidade e muitas estão com obras paralisadas, inclusive a UPA.

O deputado George mostrou as falhas da saúde pública da cidade com fotos no telão do plenário e relatou: “Fui o único político que destinou verba para melhorar os serviços do hospital regional de Assú, através de um desmembramento de nossa emenda no valor de 500 mil reais, que serviu para aquisição de uma ambulância Semi-UTI 0km, para climatizar a unidade com ar-condicionados e ainda resta o pagamento da terceira parcela para equipar o centro cirúrgico. Por isso, levamos esse assunto para a Assembleia Legislativa, chamando a atenção deste grave caso de saúde pública e buscando soluções para a população que sofre com todo esse caos.” Concluiu George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 6 de abril de 2015

VAQUEJADA:

HISTÓRIA COMEÇOU NO INTERIOR DO RN

Antigamente, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata pelos criadores. Somente tempos depois os fazendeiros convocavam os seus vaqueiros para reunir o gado. Eram as chamadas “pegas de boi”, que tiveram início aqui mesmo no Rio Grande do Norte, na virada dos séculos XVIII para XIX.
Montados em cavalos e vestidos com roupas de couro, os homens se embrenhavam mata adentro em busca dos animais, fazendo verdadeiros malabarismos para escapar do perigo de espinhos e galhos secos do semiárido potiguar. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam pela valentia e habilidade. E foi daí que surgiu a ideia da realização de disputas.
O RN, então, é novamente apontado como pioneiro. E a cidade de Currais Novos, na região Seridó, onde a tradição é mantida até hoje, é o berço de toda essa história. Segundo registros de Luís da Câmara Cascudo, por volta de 1810 ainda não existia a vaquejada como conhecemos atualmente. Mas já se tinha conhecimento de uma atividade parecida. Era a “derrubada de vara de ferrão”, praticada em Portugal e na Espanha, onde o peão utilizava uma vara para dominar o boi.
A vaquejada tradicional, onde se derruba o boi pelo rabo, porém, é genuinamente nordestina. Conta-se que em Currais Novos era praticamente impossível o uso da vara, devido ao terreno acidentado e à mata muito fechada. E, por essa razão, os seridoenses teriam sido os primeiros vaqueiros de fato.
Uma indicação para isso era a existência dos chamados “currais de apartação de bois”, que acabaram por dar nome ao município de Currais Novos. Esses currais já existiam em meados do século XVIII. E entre as décadas de 1760 e 1790 aconteciam na cidade as tradicionais apartações e feiras de gado.
Atualmente a vaquejada é encarada como um grande negócio. Os organizadores cobram ingressos, como em qualquer outro evento esportivo, e o público não mede esforços para se fazer presente. O vaqueiro, por sua vez, é reconhecido como um atleta. E os eventos, como um todo, cada vez mais ganham ares de superproduções.

CONHECENDO A VAQUEJADA:
Vaqueiro-puxador: Competidor responsável por entrelaçar o rabo do boi entre as mãos e derrubá-lo na faixa.
Vaqueiro-esteireiro: Competidor responsável por direcionar o boi e conduzi-lo até o local da faixa, emparelhando-o com o puxador, além de entregar o rabo do boi ao companheiro.
Faixa: Linhas paralelas, com distância de 9 metros entre uma e outra, onde o boi deve ser derrubado.
Valeu o boi: Expressão que caracteriza o êxito do competidor.
Zero: Expressão que caracteriza a ausência de êxito do competidor.
Parque: Arena onde acontece a vaquejada.
Brete: Local onde ficam os bovinos antes de correr.
_*_
Fonte: NOVO JORNAL / Esportes / Vale Mais que o Boi / Tiago Menezes / 05/04/2015.
Foto Ilustrativa: Vaquejado em Assu – Anos sessenta ou setenta - Blog do Fernando Caldas.