sexta-feira, 5 de agosto de 2016

REMINISCÊNCIAS:

ALGUMAS CURIOSIDADES DO ASSÚ NOS ANOS CINQUENTA
No dia 22 fevereiro de 1950 formou-se a comunidade do estabelecimento de ensino Instituto Padre Ibiapina, composta de quatro irmãs, tendo como superiora a Reverendíssima Madre Maria Josélia Tibúrcio. 
A existência do IPI muito se deve aos empresários Minervino Wanderley e Joaquim de Carvalho Costa - curadores do Patrimônio de São João Batista. 
No dia 31 dezembro de 1950 circulou o nº 34 da Revista ATUALIDADE, dirigida pelo senhor Arcelino Costa Leitão. A revista era mimeografada. 
Essa edição trouxe o programa de visita do governador recém-diplomado do Rio Grande do Norte, senhor Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia. 
A comitiva governamental estava prevista a chegar às 9h00, sendo recebida por uma comissão formada pelo prefeito, o criador Fernando Tavares (Vem-Vem) e o empresário Arcelino Costa Leitão na comunidade rural de Lagoa do Mato (a antiga estrada Mossoró/Assu passava  por essa localidade).
Depois, já na cidade, seguiu uma vasta programação: Saudação pelo prefeito doutor Edgard Montenegro, pelo advogado Expedito Silveira e estudante Terezinha de Sá Leitão; desfile de escolas municipais, almoço no palacete de deputado Pedro Amorim, com discurso de Francisco Amorim; partida de futebol entre o Centro Esportivo Assuense e Macaíba Futebol Clube; sessão no Grupo Escolar, falando o prefeito Edgard Borges Montenegro, professora Maria Olímpia Neves de Oliveira e estudante João de Oliveira Fonseca; Reveillon e saudação do ano novo pelo jornalista Urbano Brandão tendo transmissão da Voz do Município e animação da Banda de Música do Centro Regional de Escoteiros do Assú.
Em dezembro de 1951 – O Sobrado dos Dantas, à Rua Casa Grande (atual Praça Getúlio Vargas), onde funcionou a Casa Dantas e o Hotel Assú (hoje, casa pertencente a família Simonetti), incendiou, quando ali funcionava o escritório do DNOCS. Segundo narrativa do Sr. José Anselmo Wanderley, então servidor do DNOCS em Assú, o sinistro foi causado por displicência de quem, com um candeeiro, tentou tirar gasolina armazenada em tambores, ali guardada para abastecer o avião da repartição quando vinha ao município do Assú.
No sábado, dia 23 de abril de 1955, a União de Escoteiros do Brasil concedeu ao assuense professor Luiz Correia Soares de Araújo, a mais alta condecoração escoteira – o Tapir de Prata.
*_*
- A Lei número 28 do dia 18 de agosto de 1953, autorizou o levantamento de empréstimo no Banco do Brasil S.A., no valor de Cr$ 2.000.000,00 (dois milhões de cruzeiros), para aquisição e instalação de uma Usina Elétrica e da construção do prédio para a mesma. Tal usina por muito tempo serviu a esta cidade. Sua instalação deu-se no prédio, até hoje conhecido como “Motor Velho”, situado na esquina das ruas Dr. Luiz Antonio com Adalberto Amorim.
- A Lei número 26 de 11 de dezembro de 1956. Concedeu o Diploma de “Benemérito da Cidade” ao cidadão Celso Dantas da Silveira. Informou o jornalista que nunca foi informado oficialmente sobre o fato e consequentemente não recebeu a honraria. “O Prefeito Municipal do Assú, Estado do Rio Grande do Norte no uso de suas atribuições legais... faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu Sancionarei a seguinte Lei: Art. primeiro - É Conferido ao cidadão Celso Dantas da Silveira, o Diploma de 'Benemérito da Cidade do Assú'. Prefeito - Francisco Augusto Caldas de Amorim. Secretário Geral da Prefeitura - João Marcolino de Vasconcelos. 
Monsenhor Júlio Alves ladeado por irmãs e alunas do Educandário
Conforme Ata da primeira sessão da Câmara Municipal do Assú do dia 07 de outubro de 1957 os vereadores Celso Dantas da Silveira, Francisco Soares de Macêdo e Manuel Corcino da Costa emitiram Projeto de Lei concedendo o título de Cidadão Assuense, ao vigário local Monsenhor Júlio Alves Bezerra, ao Sr. Arcelino Costa Leitão e ao escrivão e tabelião da Comarca, aposentado, Sr. João Germano Sobrinho.
Acontece que, no dia 22 de outubro, a Câmara Municipal recebeu oficio do Monsenhor Júlio Alves Bezerra tratando do Projeto de Lei de autoria do vereador Celso Dantas da Silveira e outros, da concessão do título de Cidadão Assuense, no qual Sua Reverendíssima declara não aceitar o "Título de Cidadão Assuense”. E, na sessão do dia 23, foi a vez da Câmara receber outro ofício, desta feita do Sr. João Germano Sobrinho, também não aceitando o título e expôs seus motivos, agradeceu aos signatários do Projeto a lembrança e declara, "por feito moral e formação religiosa, ser obrigado a renunciar as honrarias do projeto”
O vereador Pedro Borges fez longas considerações sobre os ofícios, dizendo estranhar e lamentar as atitudes daqueles cidadãos, visto à Câmara só querer através do projeto em questão honrar, os ditos cidadãos.
Fotos coletadas na internet nos sites:
Livros:
Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro.
Assu - Gente Natureza e História - Celso da Silveira
História da Câmara do Assu - Auricéia Lima.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

LITERATURA:

Ivan Pinheiro, Francisco Costa e Ceiça Barbosa
Na noite do último sábado (30), na recepção do Cine Teatro Pedro Amorim, durante as apresentações em comemoração ao 3º Aniversário do Cine Teatro Pedro Amorim, foi lançado o primeiro livro de poesias denominado "Retalhos de Mim", de autoria do Professor e Poeta Francisco Costa. Francisco Costa é membro da Academia Assuense de Letras, ocupa a cadeira 04, que tem como patrono Chico Traíra. Este é o sexto livro do autor, sendo o primeiro no campo da poesia. Francisco Costa é assuense, filho da Professora Socorro Santos e de Júlio Saraiva. Graduado em Letras com habilitação em língua inglesa, especialista em ensino da língua inglesa e Mestre em Linguística. Está em processo de conclusão do doutorado em educação e é professor lotado na 11ª DIREC onde coordena a Feira de Ciências, a RPTV na região e integra a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional.

Lembrando que o Professor e Poeta Francisco Costa é o primeiro membro da Academia Assuense de Letras a lançar um livro, depois de sua composição. 
Francisco Costa, tem 54 anos e é casado com a também professora Vera Costa com quem tem um filho, Fábio Augusto.

Fotos: Francisco Costa

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares pede envio das Forças Armadas para conter violência em Assu
O deputado estadual George Soares (PR) anunciou que apresentará requerimento na Assembleia do Estado pedindo a inclusão da cidade do Assu na lista de municípios que vão receber reforços das Forças Armadas, já que a cidade vem enfrentando, desde a última semana, atos de violência urbana nunca antes registrados, como sequestros, atentados a ônibus, assaltos, homicídios, ameaças ao funcionamento das escolas, o que vem deixando a população da cidade aflita e preocupada.

O pedido do republicano foi afirmado em sessão extraordinária realizada na Assembleia Legislativa do RN, nesta segunda (01).

“O estado do Rio Grande do Norte passa por um momento de caos na segurança pública e é preciso muito rigor para combater a criminalidade. 1200 homens devem ser enviados para o RN, autorizados pelo governo federal, a fim de combater a onda de violência que assola o estado e queremos que parte dessa força venha para Assu para também proteger os cidadãos e cidadãs de bem assuenses,” enfatizou o deputado George Soares.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.