sábado, 2 de novembro de 2013

DIA DE FINADOS

SAUDADES
Ivo Pinheiro de Macedo - Regivalda Bezerra Fernandes - Ubiratan Bezerra Fernandes (Bira) - Francisco Canindé da Silva (Canindé - irmão) - Luiz Roberto Bezerra (Luiz da Carroça) - Luzia Maria da Conceição Bezerra - Manoel Fernandes Brasil (Mulato) - Pedro Roberto Bezerra - Jorge Roberto Bezerra - Benedito Roberto Bezerra - Fernando Roberto da Silva - Antonio Roberto Bezerra - Robério Roberto Bezerra - Maria Pinheiro - Francisco Pinheiro - Duília Macedo da Fé - José de Deus Barbosa - José Juscelino Barbosa  (Kubitschek) - Maria Izaura Lopes (Maria Contente) - Francisco Antonio Lopes Neto (Xiranha) - Antônio Terceiro Felipe de Medeiros - Francisco Soares de Macedo (Chiquito) - João Batista da Silva (Jota Keulle) - João Batista Beltrão - Carlos Alberto da Costa Bezerra (Carlinhos de Everton) - Marcelo Alberto de Sá Leitão - Marcos Alberto de Sá leitão - Luciano Queiroz de Araújo - Renato Caldas - Celso Dantas da Silveira - Durval de Sá leitão - Raimundo Bonifácio Borges de Sá Leitão - João de Oliveira Fonseca - Walter de Sá Leitão - Francisco Augusto Caldas de Amorim (Chisquito) - Antonio de Deus Barbosa - Manoel Lopes - José Arimatéia de Souza - Arnóbio Abreu - José André de Souza - João Marcolino de Vasconcelos (Dr. Lou) - Nelson Inácio dos Santos (Dr. Nelson) - Clarice de Sá Leitão (Dona Clarice) - Maria Eugênia Maceira Montenegro - Lima Neto - Hugo - Eider (Eidinho) - Tarcísio (Banco Brasil) -  Irmã Ernestina - Irmã Consolata...

  E TANTOS OUTROS FAMILIARES, AMIGOS, INTELECTUAIS E ASSUENSES QUE CONTRIBUÍRAM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ASSU E REGIÃO.
 

PREVINA-SE

HISTÓRIA


Da esquerda: Sandoval Martins, Francisco Veras, Otto Guerra, Doclécio Duarte, José Pinheiro, Manoel Montenegro, Francisco Martins. (Fotografia do livro intitulado Cooperativismo Potiguar - Origens, Memórias, Idéias - Uma História, de M. B. Lucena - OCERN, Natal, 1995)

A Caixa Rural do Assu foi fundada no dia 6 de fevereiro de 1928, depois transformada em Banco Rural Cooperativo, data de 12 de dezembro de 1940. Tempos depois, em 1967, veio a ser novamente alterada, passando a ser Cooperativa Agropecuária do Vale do Açu Ltda (vendas de insumos, equipamentos agrícolas, finaciamentos, compra e venda de pó da carnaúba, e algodão, benefeciando aqueles produtos, bem como plantio de milho e beneficiamento de sementes selecionadas em usinas próprias. 

Em 1967 aquela cooperativa criou a Bacia Leiteira, o que não veio a dá certo. É uma das cooperativas que tem o seu próprio patrimônio, de conceito e crédito, do estado do Rio Grande do Norte. Já foram seus presidentes respectivamente Francisco Augusto Caldas de Amorim, José Dias da Costa, Edgard Borges Montenegro, Helder Cortez Alves e atualmente sobre a presidência de João Gregório. Foi seu gerente geral Edmilson Lins Caldas, por quase 40 anos.

A seguir vejamos algumas fotografias tiradas em momentos de assembleias gerais daquela importante cooperativa, no início da década de setenta.
Da esquerda: Agnaldo gurgel, engenheiro agrônomo Gilzenor Sátiro de Souza (discrusando), Fernando Caldas, Miro Cobe, Francisco Amorim, Zélia Tavares, Edmilson Caldas e Eliete Medeiros.
Da esquerda: Solon Wanderley, Nazareno Tavares (Barão), Sebastião Alves, Raimundo Silva, Edgard Montenegro, Miro Cobe e Francisco Amorin.
Da esquerda: Washington Araújo, Crizanto Tavares e logo atrás Costa Leitão, Gilzenor Sátiro de de Souza, general Evandro de Souza Lima (que no início da década de setenta era superintendente da SUDENE, governador Cortez Pereira, Fernando Caldas, (?) e José Marcolino de Vasconcelos. No instante da inauguração de uma Usina de Beneficiamento de Cera de Carnaúba, daCooperativa Agropecuária do Vale do Açu Ltda.
Jantar de confraternização dos funcionários e associados da Cooperativa Agropecuária do Vale do Açu Ltda e da EMATER, de Assu, no balneário Adega da Ponte. Na fonte podemos Astério Tinôco, Luiz Fonseca, Clésio Pereira de Melo, Nazareno Tavares/Barão, Fernando Caldas, dentre outros.
Postado por: Fernando Caldas

DIA DE FINADOS


A prefeitura de Assú realizou durante toda esta semana serviços de limpeza e reparo nas estruturas física e elétrica dos cemitérios públicos municipais.

Nos cemitérios localizados na zona urbana o serviço foi concluído na noite desta sexta-feira (1º). O cemitério de São João Batista – o mais antigo do município -, teve sua praça totalmente reurbanizada.

Hoje, Dia de Finados, às 5h fiéis saíram em procissão da igreja de Irmã Lindalva para o cemitério São João Batista. Em seguida teve início à missa celebrada pelos padres Flávio Augusto Forte de Melo e Francisco Belarmino Gomes.
Foto: Assessoria da PMA
Foto: Assessoria da PMA
Ainda hoje haverá celebrações na igreja Matriz (17h30), em Linda Flor, na capela de São José (19h30) e em Nova esperança, na capela de Nossa Senhora.

Um dos jazigos mais famosos do cemitério mais antigo do Assú é o do desembargador José Araújo de Correia Furtado (1865-1926), que se destaca pela estátua de um anjo esculpida em mármore branco.
D2
A estimativa da prefeitura de Assú é que mais de 15 mil pessoas visitem os quatro campos-santos municipais – São João Batista, São Vicente de Paula, Linda flor e Nova Esperança - neste Dia de Finados.
Postado por Samuel Nário.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ALGUÉM ME DISSE

A sede do PMDB, recentemente, era o que podia se chamar o "Ninho Bacurau". Novos e velhos, encontros e reencontros. Tinha aluizista pra todos os gostos. Esperavam sair, o nome a ser trabalhado para o futuro governo. Garibaldi ali não era ministro. Era simplesmente "Gari. Nosso governador!". A aclamação foi geral. Em sua fala, o senador foi enfático:
-  Esqueçam meu nome. Ja dei a minha contribuição".
Nesse momento, Chico Araújo, prefeito do município de Espírito Santo, bacurau usucapiônico, emocionado e quase em lágrimas, levantou-se no meio da multidão e bradou:
- Ministro Gari, pelo amor de Deus, atenda nosso pedido, nosso apelo! Não é só o Espírito Santo que pede. Nós estamos todos órfãos!!.

Fonte: Valério Mesquita - Jornal Metropolitano.

CRUZEX


“Guerra” no RN: maior avião de transporte militar do mundo pousa no RN para o Cruzex


20131031-141749Para participar da Cruzex, que começa dia 4, pousou nesta quinta-feira(31), na Base Aérea de Natal, um C-5 Galaxy, maior avião de transporte militar do mundo, como avião cargueiro. A aeronave é produzida pela empresa Lockheed Martin, e usado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
O avião chamou atenção quando pousou.Ele possui 75,5 metros de comprimento, 68 metros de envergadura, 20 metros de altura, velocidade máxima de 920 km/h, peso máximo de decolagem de 381 toneladas e capacidade para 7 passageiros. Cada aeronave custa uma média de 167,7 milhões de dólares.
CRUZEX – Exercício aéreo multinacional que a Força Aérea Brasileira realiza a cada dois anos para simular uma guerra entre vários países. Entre esse países, se incluem, além do Brasil, a Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Uruguai e Venezuela.
Caicó pronta
Localizada a 250 quilômetros de Natal (RN), a cidade de Caicó (RN) é um ponto estratégico para a CRUZEX Flight 2013. Já é intensa a movimentação de militares pelo município de 60 mil habitantes, onde foi instalado um radar tridimensional TPS-B34 e equipamentos de comando e controle, como uma rede de dados e um conjunto de antenas. Um jato VU-93A, do Grupo Especial de Inspeção em Voo, realizou sobrevoos na região para testar os equipamentos.
Durante a CRUZEX, Caicó também deve servir de base para um helicóptero H-34 Super Puma da Força Aérea Brasileira, que permanecerá de alerta para eventuais missões de busca e salvamento. A aeronave do Esquadrão Puma virá do Rio de Janeiro (RJ).
A cidade fica no centro da área onde vão ocorrer os voos. Os equipamentos foram instalados provisoriamente para ampliar a capacidade de controle de tráfego de aeronaves militares na região. O planejamento prevê o envolvimento de mais de cem militares baseados em Caicó durante a CRUZEX.
De acordo com o Major Cyro André Cruz, Comandante do 2°/1° Grupo de Comunicações e Controle (GCC), o maior desafio foi a montagem dos equipamentos em um local de altas temperaturas e baixa umidade. “O trabalho foi árduo, mas recompensador”, disse. Sediado em Canoas, no Rio Grande do Sul, o 2°/1° GCC contou com o apoio de aeronaves C-130 Hércules para o transporte até Natal e de duas carretas, três caminhões, um micro-ônibus e uma van para o deslocamento terrestre até Caicó.
Em missões de apoio, a FAB também enviou pequenos contingentes para outros dois municípios do Rio Grande do Norte: Açu e Pau dos Ferros. Também há militares em Patos e Sousa, na Paraíba, e São José do Egito, em Pernambuco. Todas estas cidades estão na área onde acontecem os voos da CRUZEX.
Primeiros caças já estão em Natal
Já há algo de diferente nos céu do Nordeste. Caças F-5EM da Força Aérea Brasileira foram os primeiros participantes a chegarem para a CRUZEX Flight 2013, que acontece entre os dias 4 e 15 de novembro. Os primeiros F-5EM pousaram na Base Aérea de Natal nesse domingo (27/10).
No total, a FAB deve utilizar catorze caças F-5EM, dos Esquadrões Jambock, Pampa e Pacau, respectivamente do Rio de Janeiro (RJ), de Canoas (RS) e de Manaus (AM). Durante a CRUZEX, eles vão combater contra caças como os F-16, dos Estados Unidos, Chile e Venezuela, e F-2000, do Brasil.
Com acréscimo de informações e imagens de Thaisa Galvão/Blog do BG.

CÂMARA DO ASSU

VEREADORA ELIZÂNGELA ALBANO

A vereadora Elizângela Albano mais uma vez fez uso da tribuna para externar a insatisfação da população de Assu em relação a alguns setores, que segundo a mesma passam por graves problemas.

De início a mesma tratou sobre a situação de calamidade em que se encontra o Mercado Público do município, informando que as condições de higiene e a estrutura local requer uma atenção especial por parte do Poder Executivo da cidade, na oportunidade a mesma solicitou apoio dos colegas vereadores, para que buscassem junto com a mesma, meios para melhorar as condições dos que ali trabalham.

A edil mais uma vez se pronunciou sobre a atual situação da Escola Professora Luiza de França, que ainda funciona em uma residência, local que segundo a mesma apresenta-se como inadequado para o desempenho das atividades educacionais. A mesma fez menção que as turmas da escola foram remanejadas em três turnos, vez que a residência não comporta todos os alunos da instituição. Vale salientar que existem vários estudantes na faixa etária de 14 a 16 anos que estudam no turno noturno, o que causa preocupação diante dos atos criminosos que a população de Assu vem sofrendo.

Por fim, encerrou seu pronunciamento preocupada com a insegurança no município, relatando que a cidade carece de apoio, infraestutura e efetivo na polícia militar, diante de tantas ausências a mesma afirma que o Deputado George Soares conseguiu trazer ao município duas viaturas para dar suporte a polícia militar e quequando se trata de segurança pública, todos os esforços são bem vindos.
Postado por DEOLHHONOASSU

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

DEPUTADO GEORGE SOARES APRESENTA VOTOS DE PESAR PELO FALECIMENTO DO LÍDER POLÍTICO ALMÁQUIO SOARES
 
              Almáquio Catunda com seu vice Jaime Eufrásio e vereadores.

O Deputado George Soares protocolou na manhã desta quinta feira (31/10) Moção de Pesar aos familiares do senhor Almáquio Catunda Soares - falecido no dia 30 de outubro no hospital Onofre Lopes, em Natal/RN, onde estava internado. 

JUSTIFICATIVA - O líder político Almáquio Catunda Soares nasceu em 1921, na ‘Fazenda Macacos’, então município do Assu (atualmente São Rafael). Militante político fervoroso. Iniciou a vida pública como vereador (1961); Depois foi eleito (1962) o 3º Prefeito constitucional do município de São Rafael pelo PSD (administrou de 1963/69). Retornou ao executivo Sãorafaelense pela Arena 2, eleito em 1976 (administrou de 1977/1983). Encerrando sua carreira política, no ano de 1996, foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por José Ribamar de Souza – Ribinha – governo compreendido no período de 1997 a 2001.

Almáquio Catunda Soares foi um agropecuarista que sempre acreditou nas potencialidades da região. Na década de sessenta congregou ao movimento desenvolvimentista da região sendo o segundo vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento do Vale do Assu – CODEVA. Era um lutador das boas causas em favor de São Rafael e região do Vale. De família tradicional do Assu. Homem simples, de caráter ilibado, detentor de admiração e respeito. Contava com um grande círculo de amizade e detinha liderança entre seus correligionários. 

Faleceu no dia 30 de outubro no hospital Onofre Lopes, em Natal/RN, onde estava internado. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de São Rafael e em seguida trasladado para Assu, onde ocorreu o sepultamento nesta quinta-feira.

RUAS DO ASSU

ALDEMAR DE SÁ LEITÃO

A Rua Aldemar de Sá Leitão está localizada no Bairro São João, última rua da divisa com o Bairro Vertentes na cidade do Assu. A Rua tem posição Norte / Sul. Ao Norte se limita com a Rua Luiz Correia de Sá Leitão, ao Sul com a Rua Tavares Júnior (em frente ao antigo Projeto Sertanejo). As artérias paralelas são: a Oeste Rua Professor Hélio e Leste Rua João Batista de Oliveira. 

Por muitos anos foi conhecida como “Rua de Dasdores Flor”. No passado era uma via muito problemática, de muitos buracos e lamaçal. Este problema foi abolido com a pavimentada a paralelepípedo na gestão do então prefeito Ronaldo da Fonseca Soares. 

Quem foi o patrono ALDEMAR DE SÁ LEITÃO? No dia 21 de outubro, nascia em Assu, ALDEMAR DE SÁ LEITÃO, filho de Joaquim de Sá Leitão e Maria Caldas de Sã Leitão.
  Viveu seus primeiros anos no aconchego de um modesto lar, agraciado pela natureza com o sopro da brisa das manhãs de inverno, quando o verde das carnaubeiras se confundia com o verde da esperança de um menino. Não lhe faltavam sorrisos nos lábios, carinho da família e brilho em seus olhos. Corria despreocupadamente, atrás da bola de meia, apanhava do chão carnaubinhas maduras para saborear, após o banho gostoso, na lagoinha, onde banhava seus sonhos: outras vezes, no córrego que passava pelo carnaubal, formando a paisagem de sua infância.
  Logo cedo, tornou-se estudioso do Esperanto passando a manifestar suas tendências para a comunicação.
  A profissão de Telegrafista que abraçara, sinalizava um luminoso caminho de Comunicador. Trabalhou como Telegrafista dos Correios e Telégrafos em várias cidades: Recife, Natal, Mossoró, Macau, Ceará-Mirim, Santana do Matos e Assu.
  Vislumbrando o progresso de sua cidade, corajosamente desenvolveu o mais arrojado empreendimento da época – a criação do serviço de alto-falante Divulgadora Assuense, fruto de sua ousadia e persistência, que contou com a colaboração de vários filhos da terra. Sua visão aberta para o mundo lhe dirigia os sentidos: promovia programas infantis, Hora da Saudade, Mensagens musicais, Leitura de Crônicas, “sketches”, teatro, página social, além de um renovado repertório musical que agradava a todos. Havia o momento informativo do que se passava na cidade, no país, no exterior.
  Na data de 26 de setembro de 1945, o jornal “A Voz de Londres”, nº 390, Boletim para o Brasil que fazia retransmissões diárias para o Brasil, através da estação Nacional, faz referência à Voz da Divulgadora Assuense, Estado do Rio grande do Norte, entrando então esse documento para a história de um comunicador assuense.
  Junto com outros assuenses, criou o Grêmio Literário Coronel Sã Leitão, cujo nome foi reconhecida homenagem à memória de seu pai, também amante do teatro. Participou Aldemar de Sá Leitão de várias pelas teatrais.
  O radialista, jornalista, foi presidente da Associação Recreativa e Cultural de Assú – ARCA, promovendo encontros sócio-culturais à família assuense.
  Como autodidata, aprofundou-se no estudo dos fenômenos da parapsicologia, notadamente a hipnose, ampliando tais conhecimentos através da leitura, da experiência e também do apoio de seu estimado sobrinho Padre Alfredo Simonetti. Costumou, ainda, aplicar o fruto de seus estudos, em favor da comunidade, levando a quem o procurava a ajuda, o apoio, à luz de seus conhecimentos. Isto o fazia feliz e vitorioso, poder sempre ajudar alguém.
  Casado com Ninita de Sã Leitão. São seus filhos: Aldenita, Janet, Isis, Sônia e Marcus Antônio. Ainda em Natal, onde morava como jornalista, trabalhou no Jornal do Comércio. Era membro da Associação Norte-rio-grandense de Imprensa – ANI.  
  Em Recife, a 02 de março de 1968, faleceu Aldemar, na Rádio Jornal do Comércio, espaço de comunicação.
  Ecoa, em meio ao farfalhar das carnaubeiras, em Assu, a voz vibrante de um homem simples que amou sua terra, sua gente – um comunicador a serviço do bem.
Fonte: Parte deste texto foi extraído de uma crônica de sua filha Aldenita de Sá Leitão em 21 de outubro de 2007- centenário do nascimento de Aldemar de Sá Leitão.

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares indica emenda de R$ 200 mil para a Liga Caicoense de Desporto

O Deputado Estadual George Soares (PR) recebeu na manhã desta quarta-feira (30/10) em seu gabinete a visita da presidente da Liga Caicoense de Desporto - LCD, Meryelle Mara de Oliveira Santos (foto), para apresentar o projeto que solicita emenda para recuperação e reforma elétrica e hidráulica do Estádio Senador Dinarte Mariz - Marizão.

A presidente constatou o empenho de George Soares pelos desportistas do Vale do Assú quando o deputado destinou emenda para o Estádio Edgarzão, em Assú, para a obra já concluída de ampliação das arquibancadas. Assim, reafirmando seu compromisso com o incentivo aos esportes no RN, o parlamentar destinará emenda de R$ 200 mil para a Liga de Caicó e recuperação dos problemas na estrutura do Marizão.

"Tenho uma atenção especial pelo esporte do RN e a cidade de Caicó, onde contribui no nosso mandato. Essa articulação passou pelo nosso partido PR de Caicó e vamos indicar essa emenda tão importante para os desportistas do Seridó", afirmou o deputado.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares visita local onde será construída adutora em Jucurutu

Nesta terça-feira (29/10), o deputado Estadual George Soares (PR) visitou o local onde será construída a adutora da Comunidade Malhada Vermelha, no município de Jucurutu, em companhia do Vereador Márcio Soares (PP).

A adutora sai de Poços dos Cavalos e chega a Malhada Vermelha, num total de 11Km de extensão.

Trata-se de uma conquista de grande importância para a região que há muito tem sofrido com a precariedade no abastecimento de água, drama que o deputado vem acompanhando de perto na busca de soluções. - Assessoria Parlamentar.

CULTURA

REVISTA O BONECO

O Assuense Wagner de Oliveira lançou no sábado dia 26 de outubro, nas dependências do Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, a Revista em quadrinhos O BONECO. A revista contou com o apoio da Livraria Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e Gráfica Manimbu. 

Adquiri a Revista O Boneco. Li e me impressionei com a criatividade e a qualidade dos desenhos. Wagner realmente é um desenhista de primeira grandeza. Na arte de desenhar é eclético - não fica preso a um estilo. Recomendo adquirir O Boneco. Parabéns e muito sucesso.

Wagner de Oliveira nasceu em Assu no dia 09 de maio de 1976, filho do pintor e desenhista Walderson Inácio de Oliveira - popular Barrinha e Raimunda Oliveira (in-memorian). Wagner é desenhista desde os 6 anos de idade, cresceu lendo os mestres Mozart Couto, Eugênio Colonesse, Flávio Colin, Emir Ribeiro e outros. Seu sonho sempre foi trabalhar com quadrinhos. Sob convite de Luiz Elson, fez seu primeiro trabalho em quadrinhos, que na verdade, servirá como storyboard, de um roteiro desenvolvido por ele, de um filme homônimo que está sendo desenvolvido pela equipe de cinema de Assu, na qual faz parte. 

Wagner de Oliveira é artista plástico, desenhista, poeta, escultor, chargista e escreve nas horas vagas. Trabalha à 8 anos como oficineiro (instrutor) com crianças e adolescentes na sua cidade natal.     
Páginas 24/25 da O Boneco

terça-feira, 29 de outubro de 2013

OUTUBRO

NA HISTÓRIA
No dia 02 de outubro de 1631 – Quando já havia sido iniciada a conquista da capitania de Pernambuco, o índio Marcial (ou Marciano, segundo alguns autores) da nação Tapuia (Janduí), compareceu a mando do rei Janduí, perante o Conselho de Guerra Holandês, em Recife - Pernambuco, propondo aos invasores uma incursão ao território Norte-Rio-Grandense em nome dos chefes indígenas, Nhandui e Oquenou (Oquenaçu?). 

Vieram à costa da Capitania um iate e uma chulapa (embarcação pequena de um mastro só / pequeno barco de remos e vela) conduzindo, além do próprio Marcial, os Capitães Albert Smient e Joost Closter, juntamente com alguns indígenas que tinham regressado de pouco da Holanda (Ararova, Tacon, Mataune). Também fez parte do pessoal um português, de origem israelita, chamado Samuel Cochim.


As embarcações fundearam ao norte da fortaleza dos Santos Reis, no lugar Ubranduba, onde havia uma enseada. Guiados pelo clarão de uma fogueira, os agentes holandeses encontraram o português João Pereira, que havia aprisionado o índio André Tacon. Mataram o português, apoderando-se de alguns papeis por ele conduzidos.

Daí seguiu-se episódios, que culminaram com a tomada da fortaleza dos Santos Reis, pelos holandeses, aos 12 de dezembro de 1633. 

Com o domínio holandês na antiga capitania do Rio Grande, o rei Janduí, cujo acampamento principal era no local onde atualmente existe a cidade de Assu/RN, tornou-se amigo intimo dos invasores.
(ASSU - A História Cronológica (inédito) - Ivan pinheiro).

LIVRO

“Impressões digitais…”
No dia 05 de novembro, a partir das 18 horas, será lançado o livro “Impressões digitais – escritores potiguares contemporâneos”.

A coletânea de entrevistas com autores norte-rio-grandenses será lançado na Academia Norte-rio-grandense de Letras (Rua Mipibu, 443).

A obra foi organizada por Thiago Gonzaga, do blog “101 livros do RN”. O livro conta com participação, entre outros, dos pluralistas Nelson Patriota, David Leite, Clauder Arcanjo, Carlos de Souza, Carmen Vasconcelos, Lívio Oliveira, Jarbas Martins, François Silvestre, Tácito Costa e Marcos Silva.

ENERGIA EÓLICA

De acordo com o jornalista natalense Roberto Guedes, coube ao ex-deputado e empresário Manoel Montenegro Neto, “Manuca” (foto), o pioneirismo de ter sido responsável por despertar, junto ao segmento empresarial europeu, o potencial de geração de energia eólica existente no Estado do RN.

A afirmação do jornalista se deu durante uma reportagem especial veiculada pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do RN, sobre o município de Caiçara do Rio dos Ventos.

Ainda na década de 90, “Manuca” foi protagonista da primeira experiência inovadora de geração de energia elétrica com o aproveitamento da força dos ventos, a partir de um projeto-piloto por ele implantado na antiga Adega da Ponte, entre Assú e Ipanguaçu. 

Atualmente, inúmeros empreendimentos de energia eólica se distribuem por diversos pontos do Estado.
Postado por Pauta Aberta.

HUMOR

Charge do dia: Câmara Municipal

Sorriso Pensante - Ivam Cabral

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CONCURSO LITERÁRIO

Concurso Nacional Novos Poetas. 
Prêmio Poetize 2014
Estarão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2014. Podem participar do concurso, todos os brasileiros natos, ou naturalizados, maiores de 16 anos.
Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa.
O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados. A classificação das poesias resultará no livro, Prêmio Poetize 2014. Antologia Poética. 
Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades.
Inscrições gratuitas de 01 de novembro a 05 de dezembro de 2013, pelo site: www.premiopoetize.com.br

Realização: Vivara Editora Nacional

Apoio Cultural: Revista Universidade.

CAUSO

AÇAI
 
“Secretário” – como é conhecido o auxiliar do Blog de Olho no Assu, estava dando cobertura a um evento social na cidade e só retornou para casa por volta de uma hora da manhã trazendo um potinho de açaí para agradar a sua mãe. Quando chegou em casa a mãe já estava dormindo. O “Secretário”, colocando o potinho em cima da mesa, todo contente, exclamou:

- Mamãe tá aqui que eu trouxe, AÇAÍ!

A mãe, toda enrolada na cama, respondeu do quarto.

- Como é?... Isso é hora?  Eu mesmo não vou me levantar para ASSAR nada não... Você pode comer cru!

HOMENAGEM

CULTURA

POSSE DOS ASSUENSES IVAN PINHEIRO E GILVAN LOPES NO ICOP
O Cine Teatro Pedro Amorim foi, na noite de sábado 26, palco da sessão especial de recepção dos novos confrades do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP),Ivan Pinheiro Bezerra e Gilvan Lopes.

O Presidente do ICOP Aécio Cândido presidiu a sessão. Fizeram parte da mesa, além dos empossados, o prefeito Ivan Júnior, diretora da DIRED Livanete Barreto, o pesquisador e o vice-presidente do ICOP Benedito Vasconcelos Mendes.

O pesquisador e sócio efetivo do ICOP Kidelmir Dantas apresentou os novos confrades que receberam broches do Instituto e assinaram o Livro de Sócios.

Na oportunidade foi lançada a 17ª Edição da revista OESTE com homenagens e reportagens especiais sobre o município com artigos dos professors Joací Rufino Raimundo Inácio, Mauricio Miranda e Cássia Matos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), além de um ensaio fotográfico realizado por Getúlio Moura com ilustrações de Gilvan Lopes. Também foi lançada a Revista O Boneco do assuense Wagner Oliveira.

O Instituto Cultural do Oeste Potiguar foi fundado em 30 de março de 1957, por um grupo de intelectuais da cidade de Mossoró, entre eles João Batista Cascudo Rodrigues e Moacir Lucena.

O atual presidente do Instituto, Aécio Cândido, falou que a missão do ICOP é “difundir a cultura potiguar, sobretudo da região Oeste” e preservar a memória histórica, artística e cultural de personagens para as gerações futuras.
O confrade do ICOP Ivan Pinheiro Bezerra (foto) dedicou a posse à memória do poeta assuense Renato Caldas que naquela noite estava completando 22 anos de sua partida (26/10/1991) e a sua mãe Terezinha Roberta que estava presente à solenidade. O discurso de Ivan foi em versos. Vejamos:

POSSE ICOP

Hoje, no minguar dos raios do luar,
Cumprimento às doutas autoridades
Responsáveis pelo ato e formalidades
Do Instituto Cultural do Oeste Potiguar.
Meu regozijo é indescritível, singular,
Nunca imaginei que este beradeiro
Pudesse um dia subir num picadeiro
Para tomar assento em um Instituto
Regido por um consensual estatuto,
Austero, porém afável e hospedeiro.
  
O ICOP existe desde cinquenta e sete
Só o tempo já prova sua idoneidade,
Solidez, trabalho e responsabilidade,
Em prol da arte e da cultura do Oeste.
O Vale agora se integra e se reveste
Nas artes plásticas e na literatura
Para contribuir com desenvoltura
Com o sucesso desta instituição,
Que goza de prestígio e admiração
Na terra da abolição da escravatura.

Sou apenas um assuense escondido
Represento hoje dezenas, centenas...
De “pires na mão”, caçando mecenas,
Sem apoio e de dinheiro desprovido.
Tu sabes Presidente, Aécio Cândido,
Na pendura tudo passa a ser sonhos
Deixando nossos artistas tristonhos.
A janela aberta nesta solenidade
Traz alento aos artífices da cidade
Uma nova luz alumia os medonhos.
  
Espera-se que o Assu representado
Neste Instituto de conceito e renome
Possa agora recobrar seu cognome
Pelos poetas de outrora exaltado.
Não podemos viver só de passado
Aquele torrão berço de intelectuais
Está muito distante dos dias atuais
Mas, longe de estarmos enterrados...
Assu tem milhares de abnegados
Com trabalhos belos, excepcionais.
  
Se fosse permitido fazer um arranjo,
Empossaria estas feras no Instituto
Como não posso, agradeço o tributo,
Ao nobre confrade Clauder Arcanjo.
Ele que foi meu protetor, meu anjo,
Indicando o meu nome como sócio,
Quero então lhe propor um negócio:
Para o ano se forem correspondidos
Vamos convocar outros escondidos
A abraçar este nosso sacerdócio?
  
Minha infância foi de brincadeira
Fui criado entre o córrego* e o Piató**
Escuvitiando, cheiroso tal um potó,
Ao pescoço a infalível baladeira...
Na hora da aula dava até caganeira.
A escola era o terror da criançada:
Palmatória, cascudo... Tabuada...
Nossa mãe, passamos esta fase!
Hoje, eu resumo tudo numa frase:
Escapei! E a vida é bela, moçada!
  
A juventude foi um rolo compressor
Trabalho, escola, trabalho, escola...
E a família sempre na minha cola:
- Estude, estude, para ser professor!
Se estudar mais poderá ser doutor,
Ou até, quem sabe, um engenheiro.
Só não pode ser vadio, cachaceiro...
E haja escola pública no trabalhador
Quando acordei era um historiador,
Um poeta, um escritor sem dinheiro.

Hoje, depois de livros publicados***
Permaneço liso, mas me conforta
Saber que estou batendo a porta
Na busca de melhores resultados.
Amadureci, hoje tenho 2 soldados
Que cobro o estudo no dia-a-dia
Aprendi que a vida é uma ventania:
Pode passar sem deixar rastros
Por isso precisamos ser astros,
Sem estrelismos... Com galhardia.
  
Deveras aquebrantado pelo tempo
Não ouço farfalhar carnaubeiras
Não vejo mais no rio ribanceiras
Nenhuma criança em passatempo.
Será que é só meu esse tormento?
Meu Assu esqueceu as tradições?
Estamos em era de divagações
Ou o povo é sábio e entendido
E como está um tanto desiludido
Aguarda a hora das retaliações?
  
Assu - Prometo, neste instante,
Mais vigor, mais garra e atenção
Para fazer desta nobre indicação
Um exemplo patriótico e pulsante.
Não sou, vocês sabem, um pedante
Mas digo sem precisar de arrodeio
Entro de cabeça neste tiroteio
De livros, letras, artes e ciências...
Conviver com tantas sapiências
É ganhar na vida um sorteio.
  
Buscarei representar nosso Vale
Regando afeto tal qual a um filho...
Como no inverno plantamos milho,
Na esperança de brotar bom caule.
Quero mesmo é que meu povo fale
Que tem dois assuenses metidos
No meio dos artistas destemidos
Que expulsaram à bala Lampião...
E foram eles que na escuridão
Gritaram: - Lascaram-se bandidos!
  
Assu/Mossoró terras de Santas****
Irmãs desde as suas criações
E hoje, selando estas adesões
Esta o mestre Kydelmir Dantas.
Nossas pelejas já foram tantas
Neste calor humano sem igual
E agora será na área cultural...
Tá’qui um soldado em guarda
Já estou vestido com a farda
Pode ditar as ordens, general!

Obrigado!


*. Rua Aureliano Lôpo e Praça Vereador Luiz Paulino Cabral (conhecidas como "Ruas do Córrego); **. Comunidade de Porto Piató; ***. Dez Contos & Cem Causos; Assu dos Janduís ao Sesquicentenário; Palavra É Arte (Coletânea). **** Padroeiras: Santa Luzia e Irmã Lindalva (assuense).