quinta-feira, 25 de abril de 2013

ATIVIDADE PARLAMENTAR


GEORGE SOARES VIAJA A SÃO PAULO PARA CONHECER CONSÓRCIO DE USINA DE BIOMASSA

Ontem, 24, o deputado George Soares (PR) juntamente com o Prefeito do município de Parazinho, Marquinhos, lideraram uma comitiva que foi até São Paulo conhecer de perto o consórcio para a instalação de uma usina de reciclagem de beneficiamento de biomassa.

A viagem representa o inicio de uma luta para que a região do Mato Grande possa receber uma usina dessa característica, apresentando assim uma nova fonte de energia orgânica renovável para o Estado.

O republicano destacou a viagem e reforçou o apoio para este pleito. “Fui convidado pelo prefeito marquinhos e vi nele uma grande disposição para a instalação dessa obra que beneficiará todo o Estado e a região. Marquinhos e toda população de Mato Grande pode contar com meu apoio”. - 
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

AÇÃO PARLAMENTAR


O deputado George Soares (PR) protocolou nesta manhã, requerimento solicitando a sinalização horizontal e vertical das ruas da cidade do Assu. Diariamente o município recebe uma grande quantidade de pessoas e motoristas vindas de cidades circunvizinhas que se somam a população assuense transformando o tráfego de veículos e pessoas num verdadeiro caos.

Ainda na sessão desta quinta-feira, 25, o parlamentar solicitou 02 policiais para o Posto Policial de Panon I, zona rural do Assu. O pleito foi um pedido da Vereadora Elizangela. 

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 24 de abril de 2013

CAUSO

De virilha tem
Q
                       
UANDO surgiram ovos de granja, foi uma grande novidade. Só adquiria o produto quem tinha condições. Dona Maria Gaxeiro chegou toda faceira na mercearia de Seu Tonico e, adentrando no recinto, ao avistar várias pessoas perguntou em alto e bom tom:
- Seu Tunico, o senhor tem ovos de granja?
 Tonico por trás do balcão respondeu:
- Tenho não dona Maria...
Ela, saindo toda pedante:
- Mas divirilha ter!
Seu Tonico, encarando a desafeta respondeu calmamente:
- De virilha tem, vai querer?!...

Fonte: Dez Contos & Cem Causos - Ivan Pinheiro

RUA DO ASSU

RUA MINERVINO WANDERLEY

      A Rua Minervino Wanderley foi uma das primeiras ruas do Assu de ontem. Era considerada a rua de grandes comércios (usinas de beneficiamento de ceras de carnaúba, depósitos de algodão, armazéns, entre outros). Inicialmente recebeu o nome de Rua São Paulo. Foi nesta artéria que foi implantada a primeira escola pública do Assu que depois veio a receber o nome de Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia (atual Jardim Escola Recanto do Amor e da Educação - anexo do instituto Padre Ibiapina).

O Patrono

Minervino Wanderley nasceu no dia 06 de junho de 1883. Fundou jornal. Foi comerciante, Procurador de São João Batista. Foi Presidente da Intendência de 1917 a 1919. Comerciante exportador de cera, couros, peles, algodão. Foi presidente da Câmara Municipal e Vice-Prefeito no período de 1948 até o seu falecimento em 1950.
Quando veio a falecer também era presidente do Instituto Padre Ibiapina; da Confraria de São Vicente de Paula e conselheiro de turma do Banco Rural Cooperativo do Assu.

 O Major
Possuía o título de Major da extinta Guarda Nacional expedido em 23 de junho de 1910, assinado pelo Marechal Hermes da Fonseca, no posto de Major Fiscal do 24º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional, prestou os mais assinalados serviços.
Do seu consórcio com Dona Carlota de Sá Leitão Wanderley deixou duas filhas: Marta Wanderley Salem, esposa do Sr. Emílio Salem e Dona Berta Wanderley Carvalho, esposa do Sr. Joaquim de Carvalho Costa, e ainda, sete netos. O nome atual desta rua deu-se após o falecimento do Major Minervino Wanderley ocorrido no dia 12 de fevereiro de 1950.

Rua Minervino do passado
Na Rua Minervino Wanderley, nos meus tempos de criança, entre diversas brincadeiras do dia-a-dia existia o “Parque de Dedeu de João Rebouças” onde o dinheiro que circulava eram notas de maços de cigarros. Tínhamos direito até a subir o “Pão de Açúcar” (uma corda esticada do topo de uma árvore a uma base em terra firme). Sentado em uma tábua descíamos em um carretel numa velocidade apavorante. Não tenho notícias de acidentes.

Alguns Moradores:
Lembro de alguns moradores da minha época de adolescente (espero complementação dos contemporâneos porque faz muito tempo... – rsrs): Seu Carvalho, José Maria (ex-prefeito), Chico de Laura, Antônio Felipe, Leôncio (esposo de Dona Noêmia professora), Maneiro, Pimentel, João de Higino, Chico Ribeiro, João Pio (calceteiro), Antônio Cosme, Chico Coelho, Miro Cobe, Pereira da CAERN, Vital de Higino, Cléia, Irene, João Rebouças, Chiquito Soares, entre outros. 

RUA MINERVINO WANDERLEY ATUALMENTE:


ATIVIDADE POLÍTICA

Primeiro Encontro do PR Jovem será nesta sexta-feira
Em Caraúbas
 
Com a presença do presidente estadual PR, deputado federal João Maia, o partido realizará nesta sexta-feira (26), em Caraúbas, o I Encontro do PR Jovem. Com o tema “Política com Responsabilidade”, o encontro vai marcar a criação da primeira comissão do PR Jovem da cidade.
 
O evento acontecerá a partir das 17 horas, na área de lazer da Loja Maçônica Dr. Antonio Gentil Fernandes e contará também com as presenças do deputado estadual Getúlio Rego (DEM), do presidente do PR Jovem do RN, deputado estadual George Soares, ex-prefeito de Caraúbas Eugênio Alves, o presidente do diretório municipal do PR, Paulo Brasil, dentre outras lideranças.
 
Para o presidente do PR Jovem no Rio Grande do Norte, deputado George Soares, será uma grande oportunidade dos jovens de Caraúbas contribuírem com a política e aprenderem junto com o PR a ajudar o Estado. “O PR Jovem possibilita a juventude conhecer melhor como se faz políticas públicas, além de discutir assuntos como o combate às drogas e a melhoria na educação, entre outros assuntos. Precisamos saber o que a juventude quer da classe política”. 

Partido da República - Comissão Diretora Regional  -  RN

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Nesta terça-feira, 23, o deputado George Soares (PR) participou das comemorações alusivas ao Dia Internacional do Escotismo. O evento contou com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, do Presidente dos Escoteiros do RN, Ivan Alves, do vereador Jacó Jácome e demais autoridades que contribuem com o movimento no Estado.
Em sua fala o parlamentar reafirmou o compromisso assumido em fevereiro deste ano, na 5° Assembléia Regional dos Escoteiros, realizada no município de Assu, em destinar emenda parlamentar no valor de R$. 100.000,00 para a construção de dois Centros de Escotismo, um em Maxaranguape e outro em Assu. De pronto a governadora apoiou a ação do republicano e comprometeu-se em somar forças para liberar o recurso.
George Soares acrescentou que o escotismo é um exemplo de fraternidade, responsabilidade, respeito, ética e cidadania. “Esta prática estimula valores sociais e morais que refle na conduta do cidadão de bem”, disse. 

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

HUMOR

INSEGURANÇA
 
Postado por: Sorriso Pensante

HISTÓRIA

Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III)


João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Manoel Varella Barca fez seu testamento em 10 de abril de 1844, na Fazenda Sacramento, tendo sido escrito por João Martins de Sá Junior. Nas suas disposições destacou uma sorte de terras, chamada Sítio Caeira ou Mutamba, herdada dos seus pais, para Maria Beatriz e Manoel de Mello Montenegro Pessoa, em atenção a fiel amizade que ambos dedicaram a ele. Fez, também, um destaque especial para a neta e afilhada Lusia Leopoldina, casada com Felis Francisco da Silva, em atenção à pobreza em que se achavam.
O segundo casamento do capitão Manoel Varella Barca foi com Dona Francisca Ferreira Souto, como vimos no primeiro artigo desta série. Vamos, pois, escrever um pouco sobre os filhos desse casal.
Domingos Varella Barca, com a idade de 20 anos, casou, em 9 de abril de 1823, na Fazenda Estreito, com Dona Gertrudes Lins Pimentel, 22 anos, filha de João de Souza Pimentel e Dona Josefa de Mendonça Lins. Houve dispensa pelo parentesco em que estavam ligados. Estavam presentes João Maurício Pimentel e Francisco Varella Barca, ambos casados.
Rosa Francisca Ferreira Souto, outra filha de Manoel e Francisca, com 29 anos de idade, casou, também, na Fazenda Estreito, em 11 de maio de 1833, com José da Fonseca Silva, de 28 anos, filho legítimo de João da Fonseca Silva, falecido, e dona Anna Maria de Jesus. Estavam presentes João Pegado de Sirqueira Cortez, casado, e Gaspar Freire de Carvalho, solteiro.
De Dona Maria Beatriz Paz Barreto não encontrei o registro de casamento. Era casada com Manoel de Mello Montenegro Pessoa, natural de Goianinha. Ovídio, filho desse casal, nasceu aos 16 de novembro de mil oitocentos e trinta e cinco, e foi batizado, pelo Vigário Colado do Seridó, na época visitador, Francisco de Brito Guerra, em 6 de janeiro de 1836, na Matriz de São João Batista do Assú. Teve como padrinhos José Varella Barca, solteiro, e Angela Garcia de Araújo Freire, viúva; Manoel, outro filho de Maria Beatriz e Manoel de Mello, nasceu aos vinte e quatro de outubro de 1836, e foi batizado pelo vigário de Santana do Matos, Padre João Theotonio de Sousa e Silva, na Matriz de Assú, aos trinta do mesmo mês e ano. Foram padrinhos o capitão Manoel Varella Barca, casado, e Maria Hermelinda de Albuquerque Montenegro.
Maria Francisca Silvina Souto tinha 26 anos quando casou, em 22 de Agosto de 1833, no oratório de José Varella Barca, com o português João Rodrigues de Mesquita, 30 anos, filho legítimo de Antonio Rodrigues de Mesquita e Maria Joaquina, ambos falecidos. Estiveram presentes João Pio Lins Pimentel e Francisco Varella Barca, casados.
João Pio Lins Pimentel, citado acima, filho de João de Sousa Pimentel e Josefa de Mendonça Lins, casou, em 30 de janeiro de 1826, na Matriz de Assú, com Francisca Ferreira Souto, outra filha de Manoel e Francisca Ferreira Souto. Foram dispensados por impedimento no terceiro grau de consanguinidade, atingente ao segundo. Estavam presentes José Varella Barca, ainda solteiro, e Francisco de Sousa Caldas, casado. João Pio era irmão de Gertrudes, esposa de Domingos Varella.
Na época do inventário Dona Francisca Ferreira Souto, a esposa de João Pio, já falecida, foi representada pelos filhos João Pio Lins Pimentel Junior, maior de 21 anos, Francisca Victorina casada com Tertuliano de Alustau Lins Caldas, Irene, Maria, Josefa, Manoel, Júlia e Luis, com 11 anos de idade..
Manoel Varella Barca Junior, outro filho do segundo casamento, tinha o mesmo nome do primogênito de Manoel Varella Barca. Era, também, falecido, na época do inventário do pai. Com vinte e dois anos de idade, casou, em 23 de fevereiro de mil oitocentos e trinta, no sítio (ou fazenda) Estreito, com Ignácia Theodósia de Mendonça, de 22 anos de idade, filha de João de Sousa Pimentel e Dona Josefa Lins de Mendonça, dispensados, também, dos impedimentos que estavam ligados. Estavam presentes, o capitão Manoel Varella Barca e João Maurício Pimentel, casados. Ignácia, como se pode ver dos registros anteriores, era irmã de João Pio Lins Pimentel e Gertrudes.
No inventário, Manoel Varella Barca Junior foi representado por sua filha Francisca Theodósia de Mendonça Caldas, viúva. Não encontrei mais informações sobre essa neta do capitão. Foi seu procurador no inventário, Luiz Gonzaga de Brito Guerra.
José Varella de Sousa Barca, foto enviada por descendente Francisco Varela Barca

Fonte: Hipotenusa

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ASSU

CONVITE

          A Mesa Diretora da Câmara Municipal do Assu, por seu Presidente abaixo subscritor, tem a honra de convidar todas as classes representadas em nosso município e a população em geral para participarem da Audiência Pública sobre a Lei Municipal nº 0418, de 01 de março de 2013, “Institui o Programa de Bolsa Educação para o Deslocamento de Alunos Universitários de Baixa Renda ou em Situação de Vulnerabilidade, que Cursem Graduação ou Ensino Técnico em Instituições de Ensino localizadas em outro Município”.
A referida audiência será realizada no dia 25 de abril do ano em curso, no Palácio Ulisses Caldas, sede do Poder Legislativo Assuense, às 20h00.
Assu(RN), 19 de abril de 2013.
Heliomar Cortês Alves
Presidente

- Obs.: como a Lei que criou o Bolsa (Humilhação) Educação foi aprovada pela maioria absoluta dos nobres edis assuenses, com certeza  a audiência motivadora do convite acima, não discutirá a serie de equívocos e outras cocitas constantes na norma balizadora do Programa.
Mas pelo menos  esta Audiência deverá explicar como tal programa foi ampliado para atender pessoas já graduadas, bem como a não rescisão de contrato entre a prefeitura de Assú e um particular, para diariamente transportar 12 pessoas para realizarem cursos em uma cidade do Vale do Açu, que não Assú. O que estas pessoas tem de especial que os demais estudantes não tem? Será que isto será debatido?
Se pessoas graduadas possuem renda igual ou inferior a 1/4 do salario minimo podemos concluir que a graduação não é um meio de 'ascensão social'? Então... a ampliação deste Programa não é um paradoxo?
Bemm... o Programa todo é um graaannnde paradoxo.
 

Postado por Ana Valquíria

terça-feira, 23 de abril de 2013

DESPREZO

MONUMENTOS DO ASSU

Neste corre-corre diário temos tempo de observarmos as coisas simples que nos rodeiam?
A história das tradições e dos costumes de um povo não é sua história oficial. Dos seus atos administrativos. É a história do seu modo cotidiano de ser e viver.  O jeito de comer e beber; de brincar, namorar e festejar; de cultuar seus heróis, seus santos, seus mártires e seus mortos; suas superstições e seus costumes. Cada povo tem seu jeito.
         E nós assuenses? Estamos preocupados com a preservação de nossos monumentos históricos? O poder público tem dado a devida atenção para a manutenção e zelo destes marcos?
         Existe a Lei Municipal que estabelece normas para preservação e conservação das estruturas e semblantes culturais, históricos e arquitetônicos dos casarões e monumentos que contam, por si só, a história do Assu - maior acervo arquitetônico do interior do Estado do Rio Grande do Norte - representando um forte encanto pessoal na paisagem arquitetônica da cidade.
Mas... Como estão estes monumentos? Vejamos, por exemplo, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário.
Bela Imagem... No entanto, se encontra suja, desprezada, escondida entre as árvores

Qual não foi a alegria incontida do doador. 
Placa de doação da Imagem pelo casal Pedro Amorim e dona Beatriz

Quanta satisfação teve o seu construtor.
Placa de Inauguração - gestão Edgard Montenegro (29/06/1949)

Vieram as reformas, as adaptações... No entanto o monumento permaneceu intacto, preservado, limpo, bem cuidado. Placa de Reconstrução - Gestão Ronaldo Soares (16/10/84) 

Iluminar seu rosário, quando ela tinha visibilidade, era uma beleza... Um encanto!
Hoje a imagem esta laçada por fios velhos, colocados há anos. 
Sem utilidades... Horrível!
Praça do Rosário - Um dos principais "cartões postais do Assu"... 
Canteiros sujos, sem plantas e/ou gramas,sem o menor cuidado. 
Lugar perfeito para abrigar animais abandonados.
ESTA É A REALIDADE ATUAL...

ATIVIDADE PARLAMENTAR

 
Ontem, 22, o deputado estadual George Soares (PR) esteve em Assu prestigiando o aniversário do Pastor Alfredo Luiz de Melo, da igreja Assembléia de Deus. O parlamentar parabenizou o pastor destacando a importância e o trabalho da igreja na sociedade. “A igreja renova a fé das pessoas e prega os ensinamentos de Deus. Quero parabenizar o pastor Alfredo pelo importante trabalho que vem desenvolvendo frente à Assembléia, que esse trabalho possa ser a cada dia fortalecido”, disse.


Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

SECA


Sabidamente os edis de Assú não são pessoas pró-ativas, muito pelo contrário, sempre se aproximaram de ventrilocos do chefe do executivo, mas neste final de semana eles simplesmente 'se superaram-se'.

No sábado eles participaram do lançamento do Gabinete de Gestão Integrada de Convivência com a Seca - Gicons (uma invencionice mediática do prefeito Ivan Júnior para tomar para si, a voz em defesa do homem do campo do Vale do Açu) o qual tem a finalidade de, imagine só, 'imaginar', efetivar (quando possível) ações para minimizar os efeitos da seca na terra de Roque. - Ops, o período de seca no RN está prestes a começar? aaf.

Os edis saíram do bendito lançamento repetindo dois discursos: o primeiro, o do chefe do executivo, o qual 'avisa ao mundo' que o prefeito muito tem feito, faz e fará para que o homem do campo assuense não sofra muito com os efeitos da seca. No entanto, este fez, faz e fará não foi especificado (por que?), mas os ventrilocos ressaltaram, com enfase e de forma especificada a omissão do governo do estado e federal, bem como a disposição do prefeito do Assú de ir atrás do presidente do BNB, do... de qualquer coisa, para surprir as omissões estadual e federal.

- Beeemmm, será que isto é para que o povo não lembre que há mais de 4 meses que o prefeito do Assú decretou estado de emergência e só no último sábado liberou recursos para a manutenção de bombas na zona rural do Assú?

Ahh, o outro discurso repetido por nossos ventrilocos edis foi o proferido por José Vieira, presidente da Faern. Geeennte, até os exemplos, sem tirar e nem botar uma virgula, foi repetido. Peeense nuns ventrilocos 'de primeira'!! Aaahh, o prefeito do Assú, mostrou que leva jeito para ventriloco e assumiu o discurso de José Veira, como se seu fosse. Uma graça!!!

Pois é... após mais de quatro meses em estado de emergencia, a prefeitura do Assú anunciou no último sábado, a 'oitava maravilha do mundo': irá investir mais de 1 milhão de reais em ações que visem minimizar os efeitos da seca. Dentre estas ações estão a contratação de carros pipas, perfuração de novos poços e.. a manutenção das bombas. Sanguede...!!! Por que diabos a prefeitura do Assú, tão eficiente e preocupada com o homem do campo, demorou tanto para realizar tão pouco?

Uuufa, segundo o prefeito da cidade, a prefeitura, em razão do estado de emergência não realizou e não realizará festas populares na cidade, tipo, reveillon, carnaval, festa de padroeiros. Salvo grandioso engano, a prefeitura do Assú gastou no ano passado mais de 1 milhão de reais com o carnaval da cidade e mais algumas centenas com estas outras festividades. Será que é por isso que só agora a prefeitura 'achou' dinheiro para o investimento nas ações propostas pelo Gicons? Faz sentido.

Huuummm, neste caso a secretaria de agricultura de Assú não dispõe de recursos e qualificação? Aaahh, por sinal, o José Vieira criticou, no Programa Registrando, o papel das secretarias municipais de agricultura.

A propósito, as ações para minimizar os efeitos da seca no municipio do Assú demoraram tanto a serem tomadas, que até choveu, no momento do seu anuncio. Viva São Pedro!!!!


Postado de Ana Valquíria