sábado, 9 de novembro de 2013

DO LIVRO 'PÉ DE ESCADA'

MOTE

SEM BEBIDA NÃO HÁ FESTA

GLOSA

Dentro da mata sombria,
A passarada cantava!
O sabiá gorjeava
Uma peça de harmonia.
Toda mata era alegria
Mas, do meio da floresta,
Ouviu-se alguém que protesta.
Voaram todos pra ver,
Era meu louro a dizer:
- Sem bebida não há festa.

Poeta assuense
RENATO CALDAS
Assu/15 de outubro de 1985.

SEXTA FEIRA

Deputado George Soares cumpre agenda em Apodi

O Deputado Estadual George Soares participou na noite da última sexta-feira (08/11) de uma audiência pública no município de Apodi com o objetivo de iniciar a luta pelas obras de contorno do município, um projeto é de suma importância para toda a região oeste. O dinheiro necessário para a obra será solicitado pelo Deputado Federal João Maia (PR) junto ao DNIT, em Brasília/DF. O parlamentar federal também esteve presente no evento e garantiu o empenho na luta pela liberação dos recursos.

Em seu discurso, o Deputado George Soares se comprometeu em lutar pela obra também na Assembleia Legislativa, mostrando a todos os deputados estaduais e ao governo o impacto que o contorno de Apodi pode trazer para o oeste potiguar. O parlamentar reforçou também a necessidade de envolvimento da população do município em todo o esforço.“Apodi precisa trazer as suas atenções para essa obra, que será a maior em todo seu tempo. O Contorno de Caicó hoje é uma realidade trazida pelas mãos de João Maia. A obra mudou a realidade de Caicó, o embelezamento, o direcionamento da região. O povo de Apodi precisa acreditar nessa obra, e reforçar o empenho do deputado João Maia nessa luta”, disse o Deputado George Soares.
Sexta-feira de muito trabalho para os deputados George Soares e João Maia

A audiência pública ocorrida em Apodi encerrou um dia de muito trabalho para os deputados do PR, George Soares e João Maia. Os parlamentares participaram de almoços e reuniões nos municípios de Assú, Itajá, Carnaubais, Paraú e Triunfo, discutindo o planejamento de ações do partido e recebendo pleitos sobre necessidades da população em cada uma das cidades.
Já em Apodi, os deputados deram a posse do vereador local João Evangelista (primeiro da foto da esquerda) como Presidente do Diretório Regional. Em seguida, todos se dirigiram até a audiência pública sobre o contorno do município.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

DESCONHECIMENTO

Leonardo solicita projeto de 
turismo sustentável para o Vale do Assu
O deputado Leonardo Nogueira (DEM) apresentou proposição na Assembleia Legislativa no sentido de que seja solicitado da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário de Turismo, Renato Fernandes a elaboração e implantação de um projeto de turismo sustentável para o Vale do Assu.

DO BLOG: O fato do nobre Deputado Estadual Leonardo Nogueira pleitear do Governo um Projeto de Turismo para o Vale do Assu prova que ele está com uma assessoria ineficiente no Assu e região. O município do Assu possui o PLANO MUNICIPAL DE AÇÃO TURÍSTICA desde o ano de 2006 - administração do então prefeito Ronaldo Soares. É um documento que foi muito bem discutido em reuniões setoriais e audiências públicas coordenado por profissionais da área em nível estadual e municipal.

Outro: No que concerne ao Vale do Assu existe o Plano de Ação Turística do Projeto Costa Branca - um belo projeto onde estão inseridos todos os municípios do Vale. 

Portanto, solicitar projeto nesta área é desconhecer a realidade da região e tentar botar "papinha" na boca do povo através da mídia. Se a "assessoria" desejar posso repassar informações sobre os dois planos. Com um detalhe: SE FOR PARA EXECUTÁ-LOS. 
Ivan Pinheiro.

PETROBRAS

Retaliação: Trabalhadores das plataformas solidarizam-se com supervisor destituído
Em consequência da exoneração do técnico de Operações Pleno, Alécio Rubim, que exercia na companhia a função de supervisor de Produção, os operários de plataformas marítimas da Petrobras no Estado do RN expediram uma Carta de Desagravo, que está sendo veiculada pela página eletrônica do Sindicato dos Petroleiros do RN (Sindipetro).

O documento, com data de quinta-feira (07), emitido na cidade de Guamaré, possui o seguinte teor:

Nós, trabalhadores e trabalhadoras das plataformas marítimas da Petrobrás no Estado do Rio Grande do Norte, manifestamos, publicamente, nossa profunda indignação e repúdio à injusta destituição do Técnico de Operações Pleno, Alécio Rubim, do cargo de Supervisor de Produção.

Tomada logo após o encerramento da greve nacional, em 24 de outubro, a atitude dos gestores revela-se, claramente, como represália à participação do trabalhador no movimento paredista e à sua recusa em aceitar integrar de uma “Equipe de Contingência”, naquele mesmo período.

Ora! Desde quando se dispôs a assumir o posto de Supervisor, Alécio Rubim já havia esclarecido que, em momentos de conflito capital x trabalho, ou diante de decisões que pudessem contribuir para rebaixar condições de trabalho, não hesitaria em colocar o cargo à disposição.

E mais: agindo de forma clara e coerente, para que não restassem dúvidas sobre seu caráter e conduta, o trabalhador também solicitou, por escrito e publicamente, o licenciamento do cargo que então ocupava na direção do Sindipetro-RN, enquanto permanecesse na função de Supervisão.

Assim, quando irrompeu a greve, em 17 de outubro, Alécio Rubim não titubeou. Tal como afirmara, incorporou-se ao movimento, juntamente com seus companheiros de trabalho, recusando-se a fazer parte de qualquer esforço que pudesse enfraquecer uma luta justa que era de todos.

Para muitos gestores, no entanto, o fator determinante para a ocupação de postos na hierarquia da Petrobrás não é a competência, é a subserviência. Isto ficou claro quando, encerrada a greve, Alécio foi comunicado de sua destituição. E, ainda, agora, à medida que se intenta justificar o ato com o pretexto de que os cargos são “de confiança”.

De acordo com tal concepção, o critério principal para o preenchimento de cargos não é a capacidade técnica para o desempenho da função ou, muito menos, o respeito e a liderança que um trabalhador possa ter dentre seus pares. Para esses gestores que se apartearam completamente da força de trabalho, o que importa é a prática do servilismo.

Dessa forma, nesta Carta de Desagravo, nós, trabalhadores e trabalhadoras das plataformas marítimas do RN não estamos apenas denunciando a atitude de retaliação da Petrobrás. Antes de tudo, estamos aqui para manifestar nossa solidariedade a um companheiro que foi “punido” por aliar competência, coerência e honestidade; e, principalmente, por ter um sentimento verdadeiro de pertencimento de classe, o que muito nos orgulha!
Postado por Pauta Aberta

LUTO

PROFUNDO PESAR


Apresentamos, consternados, sinceros votos de pesar aos amigos Joaquim Neto - "Caquinho" e Francisca Campos (pais), extensivos aos demais familiares, pelo prematuro e inesperado falecimento do jovem Rodolpho Soares (foto) ocorrido neste dia 09 de novembro de 2013.

Nesse momento de dor irreparável é importante que tenhamos a esperança e a certeza do reencontro que nos revela a palavra de Deus, e de que Rodolpho tão amado não está sofrendo mais e nem está triste ao lado d'Ele.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

HUMOR

Charge do dia: Cassação

Sorriso Pensante - Ivam Cabral

10 FOTOS MARCANTES

Mesmo sendo uma invenção relativamente nova a fotografia conseguiu capturar  alguns dos maiores momentos da civilização humana recente. Nesses dois séculos de história algumas imagens se tornaram ícones que marcaram sua épocas, imagens incríveis que não devem ser esquecidas:

1) O voo inaugural da história da aviação – outubro de 1906.

Voo do 14Bis
No primeiro vôo testemunhado publicamente de um artefato mais pesado que o ar, Santos Dumont percorreu a bagatela de 60 metros em 7 segundos de vôo, realizado no campo de Bagatelle na França. Os americanos irmãos Wright, supostamente realizaram primeiramente a proeza, em 1903, de fazer voar o primeiro avião da história, pena que a única prova documental seja uma mensagem telegráfica.

2) A Explosão Atômica – agosto de 1945.

4566347920_25466e8e08_o
A humanidade descobre, estarrecida, que a engenhosidade da sua burrice é poderosa suficientemente para desintegrar centenas de milhares de pessoas instantaneamente.

3) ” O Beijo” – 14 de agosto de 1945.

The Kissing
Times Square, Nova Iorque – a imagem do marinheiro que, ao retornar ávido da 2ª Guerra Mundial, se joga sobre a primeira enfermeira gostosa que vê pela frente e tasca-lhe um beijo, se revestiu de um profundo significado: marcava moralmente o fim do confronto bélico mais pavoroso da história da humanidade. Ainda bem que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt da Life estava a postos naquele memorável dia para captar a imagem que lavou as feridas sangrentas deixadas na alma humana.

4) Che Guevara – março de 1960.

4565719477_131bbe7bcb_o
A imagem do mais famoso guerrilheiro de todos os tempos foi guindada ao maior ícone gráfico do mundo no século XX, reconhecível em qualquer canto do planeta.

5) Assassinato de John F. Kennedy – novembro de 1964.

Morte de John Kennedy
A morte do presidente dos EUA mais influente de todos os tempos foi o divisor de águas entre o poder absoluto das nações e a globalização que se avizinhava no horizonte.

6) Pouso na Lua – julho de 1969.

Pouso do Homem na Lua
Quando Neil Armstrong deu o pequeno passo para um homem na lua e um gigantesco passo para a humanidade, essa imagem resgitrou o maior feito tecno-científico da civilização humana.

7) Guerra do Vietnã – junho de 1972.

4566348354_0a91584faa_o
O bombardeio americano sobre a pequena aldeia de Trang Bang, com bombas de napalm, suscitou a foto que se tornou o símbolo da guerra suja do Vietnã, pois revelou de maneira nua e crua o massacre de crianças e civis inocentes.
8) Um homem solitário enfrenta os tanques na praça da Paz Celestial – junho de 1989.
Um homem solitário enfrenta os tanques da praça da Paz Celestial
Um estudante desconhecido se interpõe na frente de uma coluna de tanques que avançava contra a revolta popular ocorrida na praça mais famosa da China. Até hoje esta imagem está banida dentro da República Popular da China e todos os acontecimentos referentes ao fatídico dia 5 de junho de 1989.

9) Fome na África – 1993.

4565719365_3f29d0c693_o
A fome sistêmica na África ganhou um símbolo à altura deste flagelo que assola uma grande parte da humanidade: uma menina sudanesa prestes a morrer de inanição é vigiada pela figura negra e expectante do abutre, que aguarda o momento oportuno para dar o bote fatal. Note que ela estava se arrastando para um centro de distribuição de alimentos mantido pela ONU distante acerca de um quilômetro. Será que conseguiu chegar? Isto, a história jamais respondeu.

10) Atentados de 11 de Setembro – 2001.

Falling Man
A queda das torres gêmeas do World Trade Center, paralelamente às imagens de heroísmo e sacrifício retratando o grande esforço americano para lidar com a tragédia, deixou o legado das fotos patéticas de figuras silenciosas se jogando no nada.

Citação muito honrosa:

Protesto silencioso – 1963

protesto-silencioso-monge-budista2
Thich Quang Duc nascido em 1897 e originalmente batizado de Lâm Van Tuc, era mais conhecido como monge Mahayana. Ele ateou fogo ao próprio corpo em um processo de auto imolação em 11 de junho de 1963, em Saigon – Vietnã do Sul, contra a política de perseguição religiosa promovida pelo governo de Ngo Dinh Diem. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, ele manteve-se completamente imóvel, não gritou e nem emitiu qualquer ruído.
Adaptado de blogpaedia

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

RECURSO PARLAMENTAR

Prefeitura de Assú demonstra desinteresse em receber recursos para beneficiar a população

A atual gestão da Prefeitura Municipal de Assú vem dando um péssimo exemplo de atenção à população do município. Há exatos 11 meses, uma emenda de autoria do Deputado Estadual George Soares, no valor de R$ 300 mil, destinada à readequação e embelezamento da feira livre do Assú, aguarda simplesmente um projeto de implantação, cuja responsabilidade é da gestão municipal, para seguir o processo de liberação dos recursos. 

O Deputado George Soares encaminhou ainda em 2012 a emenda para utilização no orçamento geral do Estado no exercício atual. Contudo em diligências junto à Secretaria Estadual de Planejamento, o parlamentar recebeu a informação de que até a presente data, não houve qualquer movimentação da atual gestão de Assú para utilização dos recursos, nem tampouco o gabinete do deputado recebeu qualquer solicitação para remanejamento ou mudança do objeto. A situação só se agrava a cada dia, visto que caso não seja apresentado o projeto até o dia 15 de dezembro de 2013, a população do Assú será prejudicada, perdendo esse importante benefício que permite uma reestruturação da feira livre, um equipamento secular e que beneficia toda a região do Vale.


A dificuldade enfrentada tem causado surpresa e indignação ao Deputado George Soares, que vê no caso uma mesquinharia com a população que corre o risco de perder o benefício por politicagem e revanchismo.

“É um absurdo uma situação como essa, em que o gestor municipal, em um momento que há greves nas prefeituras de todo o Estado pela falta de recursos, não se empenhar em apresentar um projeto que beneficia a população com uma emenda de R$ 300 mil. Os feirantes solicitaram e a feira livre do Assú poderia passar por uma grande readequação e se modernizar. Isso seria uma grande conquista para o povo do Vale, mas infelizmente a prefeitura de Assú enxerga em um adversário político, um inimigo. Gostaria apenas de lembrá-los que o povo da cidade me outorgou a tarefa de lutar por recursos na Assembleia e eu venho honrando essa confiança. Não posso me calar com tamanha leviandade ao povo do Assú”, afirmou o Deputado George Soares.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

ENTIDADE


Surgida de maneira informal e totalmente espontânea, como forma de agregar os adeptos do instrumento musical na cidade e região, a Orquestra de Sanfonas do Assú chegou a seu primeiro ano de existência e, agora, seus integrantes já começam a pensar em outras ações de maneira a tornar o projeto algo mais concreto.
É o que transmite um dos idealizadores da experiência, o músico Gilmar Carlos Lopes (foto), “Gilmar do Acordeom”.
Após alcançar o primeiro ano de vida, agora a Orquestra procura uma melhor estruturação e, neste contexto, está sendo pensada a criação de uma Associação dos Sanfoneiros do Assú e Região, conforme afirma “Gilmar do Acordeom”.
O sanfoneiro explicou que o objetivo da futura organização é procurar dar uma feição mais profissional à Orquestra.
A proposta inclui também a fixação de um valor que corresponderia ao cachê para as apresentações do grupo já que, conforme explicou, até aqui as aparições do conjunto são totalmente gratuitas.
Outra finalidade da entidade, observa “Gilmar do Acordeom”, é procurar viabilizar uma forma de arrecadação financeira para outra necessidade crucial da Orquestra: a contratação de um maestro para responsabilizar-se pela função de regente do grupo musical.
Postado por Pauta Aberta

NATAL

Sebrae inaugura novas instalações
Nova fachada do Sebrae
Natal - Após nove meses de obras de reforma e adaptação, o Sebrae no Rio Grande do Norte inaugura as novas instalações da sede em Natal nesta quinta-feira (7). O prédio foi adequado para se enquadrar no conceito de sustentabilidade nos pilares ambiental, econômico e social. A construção recebeu investimentos da ordem de R$ 10 milhões, oferecendo uma nova estrutura para beneficiar mais de 1,6 mil empreendedores e potenciais empresários potiguares, principalmente os da Região Metropolitana de Natal, que buscam a Instituição mensalmente. A solenidade contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Erguido em frente ao estádio Arena das Dunas, que vai sediar os jogos da Copa FIFA 2014 na capital potiguar, o prédio reúne amplas e modernas instalações. O espaço renovado vai contribuir para a difusão do empreendedorismo na região a partir do trabalho de 85 colaboradores, entre funcionários, analistas, assistentes, equipe de terceirizados e estagiários , responsáveis pelo atendimento a donos de micro e pequenos negócios.
Maiores informações no www.rn.agenciasebrae.com.br

Costa Branca II - Vale do Assu

São Rafael/RN e Fazenda Serra Branca

   Serra Branca, na entrada de São Rafael/RN.
   Em 1983, a construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves deixou submersa a antiga cidade de São Rafael. Em sua substituição foi projetada e construída pelo governo uma nova cidade. Abaixo, descobertas pela seca, ruínas do alicerce de uma escola da cidade antiga. 
   Igreja da cidade nova: réplica da igreja da cidade antiga, cuja torre ficou por 27 anos à mostra sobre as águas, vindo a cair em dezembro de 2010.
    Serra Branca vista das cercanias da antiga fazenda Serra Branca, construída pelo Barão de Serra Branca, Felipe Néri de Carvalho e Silva.
    Fazenda Serra Branca, construída em 1881 para descanso do Barão e sua família. Hoje, apesar de tombada pela Fundação José Augusto como patrimônio histórico e cultural, se encontra em avançado estado de deterioração.





quarta-feira, 6 de novembro de 2013

HUMOR


Sorriso Pensante - Ivam Cabral

FEIRA LITERÁRIA DE NATAL

EDITORAS POTIGUARES VÃO MOSTRAR SUAS PRODUÇÕES

A Feira Literária de Natal vai reunir na Praça Augusto Severo, na Ribeira, as principais editoras do Rio Grande do Norte. O evento que integra a programa do Natal em Natal é aberto ao público e vai mostrar toda a produção das editoras potiguares nos últimos anos.

Sob a coordenação do sebista e editor Abimael Silva, estarão presentes ao evento as principais editoras potiguares: EDUFRN, Coleção Mossoroense, Jovens Escribas, Sebo Vermelho Edições, Sarau das Letras, Sol Negro, Uma, Caravela, Fundação José Augusto, Nação Potiguar, Grupos Nave de Palavra, Z Comunicação e GRUPHQ.

O evento é aberto ao público e vai mostrar toda a produção das editoras potiguares nos últimos anos. A estrutura da Feira Literária de Natal estará ao lado da Tenda Literária que receberá as atrações do Festival Literário de Natal. Neste espaço, serão realizados lançamentos, palestras e debates.

A feira acontecerá de 06 a 09 de Novembro na Praça Augusto Severo – Ribeira sob a coordenação do sebista e editor Abimael Silva. (Blog do BG).

CULTURA

Memórias de autores norte-rio-grandenses

Humberto Hermenegildo de Araújo e Derivaldo dos Santos reuniram resultados de estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisas Estudos da Modernidade: processos de formação cultural (CNPq/UFRN) no livro “Memórias de Contiguidades – Leituras sobre textos de autores potiguares em periódicos do século XX”, editado com o apoio do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses.

O livro reúne oito trabalhos fruto da análise da produção intelectual de escritores norte-rio-grandenses, cuja difusão de ideias sobre cultura, obras e projetos literários, se deu por meio de periódicos que circulam no período compreendido entre o início do século XX e os anos 50 do referido século.

Um dos artigos que integra o presente volume é “Memórias de 1950: o semanário Atualidade em Assu, RN”, de Cássia de Fátima Matos dos Santos – doutora em Literatura Comparada (PPgEL-UFRN (2010), professora adjunta da UERN/Campus Assu e atualmente coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional, UERN), que além de apresentar o semanário Atualidade, mapeia o que ele traz de específico sobre literatura.
Postado por Alderi Dantas

CARNAÚBA

UMA ÁRVORE RUMO A EXTINÇÃO

A carnaúba (Copernícia prunifera ou cerífera) é uma árvore endêmica no semi-árido do nordeste brasileiro, sendo inclusive a árvore símbolo do Estado do Ceará.

O Vale do Rio Piranhas/Assu dominou por longos anos a produção comercial da carnaúba. Nos anos quarenta, a cera de carnaúba atingiu o auge em matéria de preços. No período da segunda guerra mundial a indústria bélica utilizava a cera na fabricação de isolantes. Isso provocou um grande desenvolvimento na região.

A medida em que os preços internacionais aumentavam, cresciam os interesses dos produtores na plantação de novos carnaubais. Em consequência disso, na várzea do Assu, no início da década de sessenta, existiam por volta de seis milhões de carnaubeiras, ocupando uma área de aproximadamente vinte e cinco mil hectares, isto é, mais de 62,5% da superfície destas terras da conhecida várzea. Em solos mais favoráveis, a densidade era tão grande que se caminhava com dificuldade no carnaubal. 
A partir do momento em que a cera começou a ser substituída por produtos sintéticos derivados do petróleo, sua produção foi drasticamente reduzida e a carnaúba passou a ser utilizada para fins menos nobres, como a produção de lenha.

No início da década de oitenta, com a construção da barragem Armando Ribeiro, o Rio Piranhas/Assu torna-se perene, criando condições para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Vale. 

A partir deste período, empresas agrícolas chegaram à região com a finalidade de produzirem frutas tropicais, sobretudo para a exportação. Diante desta nova realidade, os carnaubais passaram da condição de “salvador da pátria” para “vilões das terras férteis”. Aí vieram as devastações.

A carnaúba é um tipo de palmeira difícil de ser encontrada. No mundo, com condição de produzir, em grande quantidade o precioso pó, só existe no Brasil. No Brasil, apenas três estados nordestinos possuem carnaubais em abundância: Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. 

No Rio Grande do Norte os carnaubais se estendem apenas pelos vales dos rios: Piranhas/Assu, Apodi/Mossoró e Ceará Mirim, sendo que no Vale do Rio Assu, ocorre em maior extensão. 

Dá para se notar que a Carnaúba é uma planta rara. Se o progresso da região depender do seu desmatamento, certamente dentro de mais alguns anos haveremos de vê-la tão somente através de fotografias, o que é uma lástima para o nosso povo e para o nosso ecossistema.

MÚSICA


O multiartista Zelito Coringa (foto), natural de Carnaubais, segue apresentando seu trabalho autoral com canções que farão parte do novo CD já intitulado Candeeiro de Cem Votis.

Algumas composições foram feitas com parceiros do Sul e Sudeste do país, como Xote Lindo, gravada no CD Bendita Companhia – dos parceiros Marcoliva e Tatiana Cobbet, com apresentação do renomado Tom Zé.

Outra música já bastante conhecida do público catarinense é Pra Cantar e Ser Feliz, gravada pelo pianista Caio Muniz.

Zelito Coringa, depois de várias apresentações fora do RN, retorna ao Vale do Açu, seu berço natal e principal fonte criativa.

O carnaubaense defende a realização de um projeto de formação de plateia em música potiguar brasileira a ser desenvolvido em escolas e espaços culturais da região. “O Vale apesar de ser uma das regiões mais rica em diversidade cultural do RN, vive nos dias atuais um verdadeiro retrocesso. Aos poucos estão exterminando aos nossas raízes de mundo varzeano, o que temos de incentivo são tímidas realizações à base de minguados investimentos por parte do poder público. Quando o assunto é valorizar de fato a cultura, o segmento é tratado em segundo plano ou plano nenhum”, desabafa o artista.

Neste final de semana, Zelito apresenta-se no Cine Teatro Pedro Amorim, em Assú, com participações de Johnny Kasanova, Cláudio Araújo, Nelson Bamba, Amileco, Fofinho (ex-Mastruz Com Leite) e Grimaldi Zacarias, além da poetisa Aldinete Sales.

Vale a pena conferir.
Postado por Pauta Aberta

terça-feira, 5 de novembro de 2013

SAÚDE

Médicos condenam autoexame da mama
Estudos mostram que o toque dos seios pela própria mulher não reduz mortes por câncer. O exame capaz de detectar tumores em estágios iniciais é a mamografia
Médica analisa imagem de seio: mamografia é capaz de apontar tumores ainda pequenos, o que eleva as chances de cura.
Nos anos 80, Cássia Kiss ensina o autoexame: “A cura pode estar em suas mãos”

No Brasil, poucas campanhas de saúde conseguiram ser tão eficazes quanto a protagonizada por Cássia Kiss no final dos anos 80. No vídeo, a atriz surge com os seios à mostra para ensinar às mulheres como se detecta o câncer de mama:

— Examinando os seus seios a cada 30 dias, você pode descobrir caroços, alterações no formato ou perda de líquido. Câncer da mama: a cura pode estar em suas mãos — ela diz.

A mensagem foi repetida e replicada de forma extraordinária. Os brasileiros até hoje, 25 anos depois, veem o autoexame como a melhor maneira de descobrir o tumor. No mês passado, uma das hashtags mais repetidas no Facebook e no Twitter foi #autoexame — em apoio ao Outubro Rosa, uma campanha mundial sobre a necessidade da detecção precoce do câncer de mama.

Apesar das boas intenções, os internautas estão equivocados. Confiar no autoexame é uma medida já ultrapassada. Valia para a época em que Cássia Kiss gravou o anúncio. Hoje, o que os médicos recomendam como métodos capazes de detectar precocemente o câncer são o exame físico (feito por um médico ou enfermeiro) e a mamografia (o raio X dos seios).

— A medicina avançou e, como se tivesse jogado um balde de água fria na nossa cara, revelou que o autoexame não traz benefícios — afirma o médico Ruffo de Freitas Júnior, diretor da Escola Brasileira de Mastologia (braço de ensino e pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia).

Confiar no autoexame e ignorar a mamografia não é apenas uma medida ultrapassada. É também perigosa.

Enquanto a mamografia acusa nódulos ainda minúsculos, a partir de 4 milímetros de diâmetro, o autoexame só detecta caroços já grandes, com mais de 1,5 centímetro. O risco é o de o tumor ser descoberto quando está em estágio avançado e as chances de cura são menores.

Freitas Júnior aponta outro problema do autoexame:

— É como se o médico delegasse à mulher a imensa responsabilidade de detectar uma doença que pode matá-la. O autoexame a deixa extremamente ansiosa.

O autoexame começou a ser ensinado às mulheres por médicos americanos nos anos 50, época em que o mamógrafo não existia (surgiria na década seguinte) e boa parte das ­pacientes chegava aos serviços de saúde com tumores grandes e inoperáveis. Dos EUA, o autoexame ganhou o mundo.

Pesquisas

A conduta mudou no final dos anos 90. O divisor de águas foram duas pesquisas realizadas separadamente, uma na China e a outra na Rússia. Os cientistas acompanharam, ao todo, 390 mil mulheres. Metade havia sido instruída a fazer o autoexame com regularidade; metade não havia recebido orientação. Ao cabo de uma década, para surpresa dos pesquisadores, os dois grupos tiveram o mesmo índice de mortalidade. O autoexame se mostrou incapaz de evitar as mortes.

O médico sanitarista e epidemiologista Arn Migowski, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esclarece que, apesar de todos os problemas, o autoexame não está proibido de todo:

— As mulheres podem e devem conhecer o próprio corpo. Assim, elas percebem quais alterações da mama são naturais, como as provocadas pelo ciclo menstrual, e quais não são naturais e podem indicar algum problema que precisa ser avaliado pelo médico.

A maior incidência do câncer de mama se dá na faixa que vai dos 50 aos 69 anos.

Na rede pública, a recomendação é que as mulheres se submetam ao exame físico das mamas anualmente a partir dos 40 anos. A mamografia, de dois em dois anos, começa aos 50.

Na rede privada, adota-se outro protocolo. Elas costumam passar pelo exame físico e pela mamografia de ano em ano a partir dos 40 anos. O raio X dos seios não é indicado antes dessa idade.

De todos os cânceres, o de mama é o que mais mata mulheres. Pelas estatísticas oficiais, 12.700 brasileiras morreram por causa da doença em 2010.

Para a médica mastologista Angela Trinconi, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), falta hoje uma campanha pela mamografia tão forte quanto foi aquela de Cássia Kiss pelo autoexame. Ela, porém, ressalva que essa medida sozinha não reduziria as mortes porque a rede pública ainda tem limitações que atrasam a detecção e o tratamento:

— A mulher que sente um nódulo na mama percorre um caminho demorado: dois meses para marcar a consulta no posto de saúde, dois meses para agendar a mamografia, dois meses para receber o resultado, dois meses para marcar o retorno ao posto e mais dois meses para se consultar com o médico especialista em mama. É quase um ano, tempo demais para quem tem câncer. E me refiro ao que, em geral, ocorre no estado de São Paulo, que é referência nacional em saúde. No restante do país, a situação por vezes é mais crítica.

No Brasil, das mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 60% terão sobrevivido ao final de cinco anos, segundo o Inca. No Japão, 85%. O tratamento nos dois países é o mesmo. A diferença é que, no Brasil, uma parcela expressiva das mulheres só descobre a doença quando ela está em estágio avançado.
Ricardo Westin
Jornal do Senado.

FUTEBOL


Aconteceu na noite de ontem (4) a eleição da nova diretoria da Associação Sportiva Sociedade Unida (ASSU). A eleição foi realizada na sede da Liga Açuense de Desportos (LAD), no estádio Edgarzão.

Cerca de trinta associados/torcedores estiveram presentes ao processo eleitoral, conduzido com competência pelo contador João Batista Barbosa, o João Barata, que presidiu a comissão eleitoral.
Comissão eleitoral / Foto: Samuel Junior
Foto: Samuel Junior
Foram eleitos por aclamação Luiz Dailson Machado para presidente e José Nogueira da Costa Júnior, conhecido como Júnior do Galeto, para vice-presidente. O conselho fiscal ficou composto por Eurimar da Nóbrega Leite, Lucílio Filho e Antonio Batista de Araújo, o popular Toinho da Conpasfal.
Os eleitos: Dailson (direita) e Júnior do Galeto / Foto: Samuel Junior
Eleitos e torcedores / Foto: Samuel Junior
A posse dos eleitos foi realizada logo após o processo eleitoral. O mandato será para o quadriênio 2013/2017.
Dailson assina termo de posse / Foto: Samuel Junior
Na quinta-feira os eleitos realizarão uma reunião para compor a diretoria e para começar a planejar as ações do ASSU.

Parabéns aos eleitos! O Rabiscos do Samuel Junior disponibiliza espaço para divulgação das atividades do Camaleão do Vale!
Postado por Rabiscos do Samuel Nário.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

VIAGEM AVENTURA

NASCENTES DO RIO PIRANHAS /ASSU

Ivan Pinheiro Bezerra*
Revirando minha papelada encontrei o rascunho do relato que fiz durante uma viagem à uma das nascentes do Rio Piranhas/Assu e mesmo sendo um pouco extenso, resolvi compartilhar com meus leitores. 

Como sempre tenho dito neste espaço, nossa história é fantástica assim como a nossa geografia. Poucas cidades no mundo dispõem de condições naturais parecidas com as que temos em nossa região. Solo de excelente qualidade, bacia hidrográfica invejável, reserva de água doce no subsolo inigualável em nível estadual... Além de uma história de lutas e de vitórias de seu povo que em muitos momentos se confunde com a trajetória histórica do Rio Grande do Norte.

Tenho trocado ideias e ouvido atentamente pessoas que desejam dar injeções de ânimos para valorização do nosso município e região. Uma destas pessoas é o respeitável geólogo Eugênio Fonseca Pimentel que, infelizmente, por ser conterrâneo, nós, assuenses, não reconhecemos o devido valor que ele tem demonstrado através da sua capacidade intelectual. Sem dúvidas Eugênio é um geólogo respeitado por diversos órgãos da esfera estadual e federal além de gozar de prestígio através de seus artigos espalhados pelo mundo afora, através da internet, muitas vezes levantando polemicas em assuntos pertinentes a geologia e servindo de fonte para diversas teses universitárias.

Pois bem, na tentativa de verificar o posicionamento de Eugênio de que o Rio Piranhas/Assu possui uma das nascentes na divisa do Estado de Pernambuco com a Paraíba, e não, tão somente, na cidade de Bonito de Santa Fé como os historiadores e geógrafos até pouco tempo tinham publicado, inclusive em livros didáticos, recebi um convite do meu amigo Ronaldo Soares para visitar a nascente ou as nascentes do nosso rio. 

A priori os membros da viagem exploradora seriam: Ronaldo Soares, Eugênio Pimentel, Francisco de Oliveira Neto – o Neto Muriçoca e Ivan Pinheiro. No entanto, no dia programado Eugênio estava com um problema de saúde e não pôde nos fazer companhia. Diga-se de passagem, nos fez muita falta, até porque, dos quatro, ele é o único que conhece a fundo toda a geologia pertinente a este grande rio. Mas mesmo assim, seguimos viagem sob a orientação de GPS e de mapas fornecidos por Eugênio. 

Resolvemos que iríamos pelo lado leste, ou seja, margem direita e retornaríamos pelo lado Oeste - margem esquerda da bacia Piranhas/Assu. Somente assim teríamos uma comprovação de onde vêm as águas que banham a nossa cidade e região. Saímos na sexta-feira dia 29 e retornamos no domingo dia 31 de maio do ano de 2009. Foi uma viagem maravilhosa, com muitas aventuras e uma certeza: nosso rio Piranhas/Assu possui três nascentes; uma na divisa da Paraíba com Pernambuco, outra na divisa dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará e a outra, a mais conhecida, no município de Bonito de Santa Fé.

No primeiro dia percorremos a bacia do rio passando pelos municípios de: Itajá, São Rafael, Jucurutu, Caicó, Pombal, Cajazeirinhas, Coremas e pernoitamos em Patos na Paraíba. No sábado seguimos viagem rumo ao Pernambuco subindo a Serra do Teixeira. Uma surpresa. No topo da serra, há quase novecentos metros de altura acima do nível do mar, uma vista paradisíaca, nos deparamos com um enorme Oratório (construído numa rocha) e para nossa alegria, lá estava, no meio de diversas imagens, a nossa mártir Irmã Lindalva Justo de Oliveira. 

Seguimos viagem passando por Teixeira, Itapetim, São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira e Carnaíba – uma pequena cidade que tem como filho ilustre Zé Dantas poeta e compositor autor de várias músicas gravadas por Luiz Gonzaga, Ivon Cury e outros artistas. Entre estas musicas destaco: Riacho do Navio e Cintura Fina. Orgulhosa a cidade ostenta um enorme outdoor com a frase: “Terra dos Músicos e da Poesia”. Qualquer semelhança com o pseudônimo do Assu é mera coincidência...

Seguimos viagem passando pelos municípios de Triunfo e Serra Talhada – Terra do famoso Virgulino Ferreira da Silva – o Lampião. Em Serra Talhada nossa intenção era de visitar o museu. Infelizmente, por se tratar de um sábado, estava fechado. No entanto, visitamos a Casa de Cultura. Confesso que me senti invejoso – sentimento que não costumo cultuar - isso só me ocorreu quando pensei em comparar a Casa de lá com a do Assu. Meu caro leitor, a Casa de Cultura de Serra Talhada possui um acervo histórico da cidade e sobre Lampião, fantástico. Fotografias antigas da cidade e do bando do cangaceiro, objetos que pertenceram às famílias do lugar, acervo documental, livros, bustos de poetas, escritores e políticos ilustres da cidade... Enfim, faz gosto visitar aquele espaço. 

Almoçamos em Serra Talhada. Depois, seguimos em busca da desconhecida nascente do Piranhas/Assu, nascente esta desprezada e/ou desconhecida de nossos historiadores e geógrafos. Depois que rodamos alguns quilômetros nos deparamos com uma belíssima cachoeira com uma queda d’água de aproximadamente 60 metros de altura. Paramos o veículo e fomos a pé até sua queda. Em conversa com moradores descobrimos que ali era uma das nascentes do Rio Pajeú. 

Seguimos viagem e chegamos ao topo da serra da Baixa Verde local onde ocorre a divisão de limites dos municípios de: Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo ambos pertencentes ao Estado do Pernambuco e São José de Princesa – Pertencente ao Estado da Paraíba. A pouco menos de 10 minutos de descida do topo da serra, finalmente chegamos a uma das nascentes do Rio Piranhas/Assu

A nascente (fotos abaixo) não é uma cachoeira como a do Rio Pajeú. Na verdade começa com pouca água caindo dentre as pedras e ramos, vai serpenteando ladeira abaixo recebendo o nome de Riacho Grande, mais à frente, Rio das Cachorras formando um leito caudaloso até se encontrar com as águas do Rio Piancó no município de Boa Ventura - PB. 

Depois que encontramos a primeira nascente partimos com destino a Conceição – Terra da famosa cantora Elba Ramalho. Pegamos uma estrada extremamente esburacada, constantemente subindo e descendo serra, muitas vezes utilizando a tração da camioneta para sair de atoleiros e/ou romper pedregulhos deslizantes. Finalmente, depois de três horas e dez minutos de aventura chegamos a Ibiara e poucos quilômetros a mais em Conceição onde pernoitamos. 



À noite conversamos com Wellington, um cidadão proprietário de um Restaurante, e pegamos informações de como chegar às outras duas nascentes, ou seja: a nascente de Santa Inês na divisa dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará cuja nascente percorre uma pequena parte do território pernambucano e passa por trás da Igreja de Conceição recebendo o nome de Rio Piancó. Segundo ele, para chegar à nascente gastaríamos 4 horas de estrada carroçável em cima de serras. A outra nascente, que é a tradicional que nasce na cidade de Bonito de Santa Fé teríamos uma trajetória menor, no entanto percorríamos alguns quilômetros a pé. Por falta de tempo, já que teríamos que retornar ao Assu no domingo pela manhã, resolvemos adiar a visita às outras duas nascentes para outra viagem aventura, desta feita, esperando poder contar com a presença do geólogo Eugênio Pimentel que certamente irá nos auxiliar nestas explorações. 

A viagem, na qual rodamos 1090 quilômetros, foi uma maravilha. Conclusão: O Rio Piranhas Assu não possui uma só nascente e sim três nascentes, inclusive uma delas ainda banha uma pequena parte do Estado de Pernambuco.

O geólogo Eugênio Pimentel tinha plena razão: o Rio Piranhas/Assu possui uma nascente na serra da Baixa Verde divisa da Paraíba com o Pernambuco; Existe outra nascente que se localiza no eixo divisório da Paraíba, Pernambuco e Ceará e a terceira nascente, a mais conhecida, fica no município de Bonito de Santa Fé na Paraíba. As águas da nascente de Bonito de Santa Fé recebem o nome de Rio Piranhas quando passa pela cidade de São José de Piranhas onde existe o primeiro açude denominado de Açude Piranhas ou Engenheiro Ávido. O Rio Piranhas percorre os municípios de Marizópolis, Sousa, Aparecida, São Domingos de Pombal e se encontra com o Rio Piancó na cidade de Pombal.

Já as nascentes de Santa Cruz da Baixa Verde e as de Santa Inês percorrem o seguinte trecho: Conceição, Ibiara, Diamante, Boa Ventura, Itaporanga, Piancó e formam a grande Barragem de Coremas na cidade do mesmo nome. A Barragem de Coremas alimenta o Rio Piancó que se encontra com o Rio Piranhas na cidade de Pombal. De lá para cá recebe o nome de Piranhas até o município de Jucurutu (divisão territorial com o município do Assu) e forma a grande bacia da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. De Jucurutu até o município de Pendências recebe o nome Rio Piranhas/Assu. Após banhar o território de Pendências divide-se em delta recebendo três nomes distintos: Rio das Conchas, Rio Amargoso e Rio dos Cavalos os quais desaguam no Oceano Atlântico entre os municípios de Porto do Mangue e Macau.

Como o leitor pôde observar: o Rio Piranhas/Assu é a alma do nosso Vale... O rico solo banhado por este Rio é decisivo na promoção do desenvolvimento econômico e do bem-estar social. Gerador de forças de produções e de divisas. O Piranhas/Assu é o elemento essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos... Fundamental à vida. Afinal, a água é o sangue da terra.

Ver o Rio Piranhas/Assu sofrendo, moribundo e agonizando é como presenciar a morte de um herói encurralado por bravas feras famintas. 

Precisamos cuidar melhor do nosso rio. Afinal, a água é um bem de todos. Daqui a algumas décadas, com certeza, um dos maiores problemas que devemos encarar é o uso racional dos recursos hídricos. Um “caneco” de água poderá, num futuro próximo, ser muito valioso no Vale do Assu. É tempo do Vale acordar para os problemas ambientais que mata lentamente o Rio Piranhas/Assu.

*Ivan Pinheiro Bezerra
Licenciado em História
Especialista em:
História do Brasil República – UERN 
Gestão Pública – UFRN.