quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CARNAÚBA

UMA ÁRVORE RUMO A EXTINÇÃO

A carnaúba (Copernícia prunifera ou cerífera) é uma árvore endêmica no semi-árido do nordeste brasileiro, sendo inclusive a árvore símbolo do Estado do Ceará.

O Vale do Rio Piranhas/Assu dominou por longos anos a produção comercial da carnaúba. Nos anos quarenta, a cera de carnaúba atingiu o auge em matéria de preços. No período da segunda guerra mundial a indústria bélica utilizava a cera na fabricação de isolantes. Isso provocou um grande desenvolvimento na região.

A medida em que os preços internacionais aumentavam, cresciam os interesses dos produtores na plantação de novos carnaubais. Em consequência disso, na várzea do Assu, no início da década de sessenta, existiam por volta de seis milhões de carnaubeiras, ocupando uma área de aproximadamente vinte e cinco mil hectares, isto é, mais de 62,5% da superfície destas terras da conhecida várzea. Em solos mais favoráveis, a densidade era tão grande que se caminhava com dificuldade no carnaubal. 
A partir do momento em que a cera começou a ser substituída por produtos sintéticos derivados do petróleo, sua produção foi drasticamente reduzida e a carnaúba passou a ser utilizada para fins menos nobres, como a produção de lenha.

No início da década de oitenta, com a construção da barragem Armando Ribeiro, o Rio Piranhas/Assu torna-se perene, criando condições para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Vale. 

A partir deste período, empresas agrícolas chegaram à região com a finalidade de produzirem frutas tropicais, sobretudo para a exportação. Diante desta nova realidade, os carnaubais passaram da condição de “salvador da pátria” para “vilões das terras férteis”. Aí vieram as devastações.

A carnaúba é um tipo de palmeira difícil de ser encontrada. No mundo, com condição de produzir, em grande quantidade o precioso pó, só existe no Brasil. No Brasil, apenas três estados nordestinos possuem carnaubais em abundância: Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. 

No Rio Grande do Norte os carnaubais se estendem apenas pelos vales dos rios: Piranhas/Assu, Apodi/Mossoró e Ceará Mirim, sendo que no Vale do Rio Assu, ocorre em maior extensão. 

Dá para se notar que a Carnaúba é uma planta rara. Se o progresso da região depender do seu desmatamento, certamente dentro de mais alguns anos haveremos de vê-la tão somente através de fotografias, o que é uma lástima para o nosso povo e para o nosso ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário