sábado, 25 de outubro de 2014

PÁGINA ASSUENSE:

CANÇÃO DA TERRA DOS CARNAUBAIS
Minha terra tem poetas
de inspirações magistrais,
nascidos ao farfalhar
dos verdes carnaubais.
Minha terra floresceu
às margens do rio Assú,
e deu filhos que lutaram
nos campos de Curuzu.

A minha terra provém
de indígenas e portugueses,
e traz, no sangue, também,
o sangue dos holandeses.
Se os seus filhos, quando nascem,
talento não denunciam,
morrem na infância primeira,
porque asnos lá não se criam.

Muitos deles, quando querem
dar asas à inspiração,
emigram para outras plagas,
como aves de arribação.
E, mesmo sentindo n'alma,
fundas saudades dali,
vem cantar seus amores
às margens do Potengi.

E olhar de perto a praieira
da canção de Otoniel,
de olhos ternos, cismadores,
lábios doces como mel,
que ama escutar trovadores,
que tenham vindo de lá,
para dizer-lhe ao ouvido
estrofes de Itajubá.

Minha terra tem história,
poesia e tradição!
E em tempos idos, já foi
a Atenas do meu sertão.
Antigamente, a escola
lá era risonha e franca,
e o negro, banqueteado,
nos salões do amplo sobrado
do Barão de Serra Branca.

Teve seu berço no Assu,
Luiz Carlos Lins Wanderley,
que, médicin, malgré tout,
era poeta de lei.
e os Soares e Amorins,
Macêdos, Caldas e Lins,
e outras mais, que ainda há,
- os quais, logo que nasceram,
inspiração receberam
nas águas de Poassá.

Na poesia popular,
houve Moisés Sesiom,
que, semelhante a Bocage,
glosava no melhor tom.
E não se deve esquecer
João Celso e Palmério Filho,
que, na tribuna e na imprensa,
pontificaram com brilho.

Deus te salve, terra amada, (*)
berço dos meus ancestrais!
eu morreria de mágoa
se não te revisse mais.
Se não pudesse beijar-te,
nos meus dias outonais,
escutando o farfalhar
dos verdes carnaubais.

Autor: 
RÔMULO WANDERLEY (nasceu em 03 de abril de 1910 e faleceu em 07 de janeiro de 1971) - Poeta potiguar do Assu. Jornalista, professor, advogado, promotor público, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras. 
-*-
(*) - O autor chega à ultima estrofe de poema, expressando o seu amor à terra em que nasceu, e cujas glórias tem cantado no rude avena que os deuses lhe concederam.

Mossoroense pelo lado materno, e assuense pelo sangue de seu pai, o poeta, nasceu e viveu até os vinte anos às margens do rio Assu, escutando o farfalhar dos verdes carnaubais.

Com a vocação dos seus maiores, pelas letras, vocação que os fazia morrer pobres porque levavam vida de cigarra, esquecendo-se da diligência previdente da formiga, partiu um dia o moço sonhador, trazendo na alma a saudade dos seus e na imaginação o desejo de um dia conquistar um lugar ao sol. 

Na capital da província, encontrou os seus irmãos de sangue e de ideal, continuando a mesma faina dos seus ancestrais, ingente, porém gloriosa, de levar à terra natal o brilho do ouro da inteligência, que não é privilégio de ninguém, mas que torna privilegiados os que o trazem do berço.
_*_
Fontes:
Memorial do Ministério Público do RN; Canção da terra dos Carnaubais (fac-similar 2010/1965).
Fotografia: portalsãofrancisco.com.br

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

NESTE DOMINGO:

NÃO ESPERE MAIS 4 ANOS PARA MUDAR...
NÃO SE ABSTENHA... VAMOS À URNA!!!!

SEGUNDO TURNO:

Dando sequência ao planejamento elaborado para atingir todos os bairros e localidades da cidade do Assú, o deputado estadual George Soares (PR) e o vice-prefeito Eurimar Nóbrega (PMDB) continuam levando o pedido do voto ao governável do PMDB, Henrique Alves no município, diante do segundo turno destas eleições.

Nesta quinta-feira (23), depois de concluírem os bairros centrais da cidade durante a semana, eles percorreram a Várzea do Assú, zona rural do município, passando pelo Poré, Fazenda Nova, Panon I e II, Nova Esperança e encerrando com grande comício na comunidade de Linda Flor com diversas lideranças e a chama da participação popular.

"Andamos mais uma vez em todos os lugares da nossa querida Assú, da Várzea ao Centro, de ponta a ponta, levando a bandeira de Henrique Alves e João Maia neste segundo turno. Tenho certeza que nosso povo captou a mensagem que não podemos tirar o RN do buraco que se encontra com outro nome, além do de Henrique e dia 26 Assú e o RN vão votar no 15 e comemorar essa vitória merecida”, frisou o deputado George Soares.

HOJE:

NESTA SEXTA FEIRA TEM SERESTA EM ASSU
Local: Sede da APAE - IPE - Assu

UTILIDADE PÚBLICA:

DESAPARECIDO
Pedimos a quem encontrou ou venha a encontrar um rapaz de nome Paulo Adriano Sena de Souza, 42 Anos, moreno claro de mais ou menos 1,60m. residente na cidade do Assú. Ele foi visto pela última vez no Posto de Gasolina Nossa Senhora dos Impossíveis na entrada de Pedro Avelino (Serra do Cabugi), as 19:00 horas, o mesmo vinha da cidade de Natal com destino a Assú. 
Seus familiares estão à sua procura. O mesmo estava trajando uma camisa lilás, bermuda jeans e sandálias havaiana,  
Quem tiver informações entrar em contato nos telefones: (84) 9959-1348 - 9806-4929.

CONTRIBUIÇÃO INDÍGENA À FALA POTIGUAR:

CAPÃO
CAPÃO - Porção de mato isolado no meio do campo. Frango Capado. Também usado para cavalo capado no Rio Grande do Sul. 
Do Tupi: Caá-pãu - a ilha de mato crescido. Sinônimo: Capuão de mato ou capuão.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CURIOSIDADE:

SINO RACHADO
"Durante o novenário, um dos sinos da Matriz, rachou, perdendo em consequência, toda a sonoridade. Vamos providenciar o conserto". - Pároco do Assú: Monsenhor Júlio Alves Bezerra - 1963.
(Livro de Tombo da Paróquia de São João Batista do Assú. Nº III. p. 51). 
Fonte: História da paróquia do Assú - Auricéia Antunes de Lima - publicado em 2002.
Foto ilustrativa.

ARTIGO:

UM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA AS RENDAS DO PETRÓLEO NO RN

Por: Joacir Rufino de Aquino 
(Economista e professor da UERN)
As atividades de extração e produção de petróleo e gás natural no Rio Grande do Norte (RN) estão concentradas em 15 municípios, a saber: Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assú, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel e Upanema. Tais localidades, graças a essa vantagem comparativa, destacam-se em nível estadual no que se refere à geração do Produto Interno Bruto (PIB), indicador utilizado para mensurar a riqueza produzida em um determinado espaço geográfico.

O fato inquietante, todavia, é que não se nota um diferencial de qualidade de vida nos chamados “municípios petrorrentistas” potiguares, que recebem anualmente quantias significativas de royalties e outras rendas petrolíferas. Para exemplificar, basta dizer que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Guamaré (0,626), município que sedia boa parte da indústria processadora de petróleo em nosso estado, é praticamente igual ao de Angicos (0,624), que não produz uma única gota do valioso “ouro negro”.

O descompasso torna-se ainda mais claro quando se considera que os indicadores de saúde, de educação e de sanidade do meio ambiente vigentes nesses municípios também são extremamente precários. Com efeito, depois de mais de três décadas de extração do valioso mineral do subsolo potiguar, não é exagerado afirmar que a riqueza advinda da referida atividade tem contribuído relativamente pouco para atender às necessidades básicas das pessoas residentes hoje nos espaços citados, algo que pode se agravar com o esgotamento já anunciado da maioria dos campos de petróleo situados em terra.

As preocupações em torno desse tema têm ganhado destaque nos últimos anos, sendo discutidas frequentemente na academia e na imprensa. Diante do quadro apresentado, os especialistas parecem concordar que é preciso avançar com urgência na busca de alternativas para melhorar a gestão desse dinheiro, que provém de um recurso natural finito. Logo, surge uma questão de grande importância para o debate público: como aprimorar a gestão das rendas do petróleo para gerar melhorias no padrão de vida da população?

Uma alternativa inovadora seria adotar um orçamento participativo para administrar o uso de tais recursos. A ideia é que os habitantes de cada localidade possam deliberar sobre a aplicação das rendas petrolíferas arrecadadas pelas prefeituras para que elas funcionem como instrumentos promotores de iniciativas de desenvolvimento sustentável em suas diferentes dimensões (econômica, social e ambiental).

O referido mecanismo poderia ser operacionalizado criando uma espécie de “fundo do petróleo”, no qual seriam depositadas mensalmente as receitas monetárias provenientes dos royalties, participações especiais e outros impostos recebidos, para serem geridos de forma participativa pela população em reuniões colegiadas ou em audiências públicas semestrais. As propostas de ações nascidas no interior das plenárias realizadas serviriam de base à elaboração de projetos de investimento e obras públicas que devem ser implementadas de forma eficiente visando gerar efeitos positivos nos indicadores socioeconômicos.

O modelo de orçamento sugerido, de fácil condução administrativa, teria muitas vantagens sociais. Entre outros aspectos, aumentaria a democratização da gestão pública municipal e poderia ajudar a resolver alguns problemas reais emanados diretamente das necessidades da população vivendo no campo e na cidade, contribuindo para melhorar o bem-estar da atual e das futuras gerações.

Deve-se esclarecer que o projeto de um orçamento participativo para gerir as rendas do petróleo em âmbito municipal, mesmo considerando suas potenciais virtudes, dificilmente será implantado sem mobilização da sociedade civil organizada. Isso porque a maior parte dos prefeitos dos “municípios petrorrentistas” do RN ainda não atentou para a relevância estratégica que a participação popular pode exercer sobre o bom uso dos recursos governamentais. Mas, dependendo da intensidade do debate político, a inovação institucional pode se consolidar e proporcionar bons frutos. Fica a expectativa, então, de que a proposta apresentada ganhe novos adeptos e possa figurar na agenda de prioridades referentes ao futuro da economia do interior potiguar.
• Artigo publicado no jornal O Mossoroense, 23 de outubro de 2014.

ASSU - CAMPANHA POLÍTICA:

Mais cinco bairros de Assú fincam a bandeira de Henrique Alves‏  
O deputado George Soares ( PR) e o vice-prefeito Eurimar Nóbrega ( PMDB) seguem as séries de visitas nos bairros da cidade do Assú, nesta quarta, 22 em prol da campanha de Henrique Alves no segundo turno das eleições no RN. 
Com boa participação popular e de lideranças locais, a comitiva do deputado George e do vice Eurimar levantou a bandeira 15 e seguiu pelos bairros de Irmã Lindalva, Frutilandia, Fulô do Mato, Vertentes, finalizando com comício relâmpago no bairro São João, na Rua Bernardo Vieira umas das maiores do município. 
"Nossa caminhada leva o simbolismo da mudança com segurança para nosso Estado, por isso estamos com Henrique e João Maia pedindo a cooperação do povo do Assú para eleger o melhor para o RN, votando 15 próximo dia 26 de outubro." Pediu o deputado George.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SENADO:

Novo acordo ortográfico divide opiniões de gramáticos

Em debate, o filólogo Evanildo Bechara defendeu o acordo ortográfico e se colocou contra proposta do especialista Ernani Pimentel de ampliar alterações na língua portuguesa
 
Cyro Miranda (C) preside debate com Antônio Martins de Araújo, Evanildo Bechara,
Ernani Pimentel e Thaís Nicoleti Foto: Edilson Rodrigues
 
Em debate ontem na Comissão de Educação e Cultura (CE), o gramático Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras, defendeu o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, enquanto Ernani Pimentel, presidente do Centro de Estudos da Língua Portuguesa, cobrou maior simplificação gramatical.
Pimentel lidera movimento para adoção de critério fonético, ou seja, a escrita das palavras orientada pela forma como se fala. Por esse critério, chave seria escrita com x (“xave”), sem preocupação com a origem das palavras.
— O ensino baseado na etimologia, na pseudoetimologia, é dos séculos que se foram. Podemos agora discutir formas mais objetivas e racionais — disse Pimentel.
Bechara, porém, considera que a simplificação fonética, “aparentemente ideal”, resultaria em mais problemas que soluções, pois extinguiria palavras que têm o mesmo som, mas com escrita e significados diferentes. Como exemplo, ele cita as palavras seção, sessão e cessão, que ficariam reduzidas a uma só grafia — sesão.
O presidente da CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), explicou que a intenção não é alterar o acordo, uma vez que esse papel cabe ao Executivo, em entendimento com os demais países signatários.
— Nossa obrigação é chamar as pessoas envolvidas para dar opinião. Mas quem toma a frente é o Ministério da Educação e o das Relações Exteriores. Estamos mostrando as dificuldades e se, for possível, vamos contribuir — disse.
A vice-presidente da CE, senadora Ana Amélia (PP-RS), ressaltou que o papel da comissão é mediar a discussão, e não promover mudanças.
— Não vamos mexer uma vírgula no conteúdo do acordo. Não podemos. Estamos aqui fazendo articulação política que diz respeito aos interesses da defesa nacional.
Thaís Nicoleti, consultora de língua portuguesa do jornal Folha de S. Paulo e do UOL, elogiou o acordo ortográfico e defendeu o aprimoramento do ensino de português nas escolas brasileiras, com exigência de mais leitura.
Fonte: Jornal do Senado

MOBILIZAÇÃO POLÍTICA:

O deputado estadual George Soares (PR) voltou para as ruas de Assú com gosto de gás nesta terça-feira (21).
Junto com o vice-prefeito Eurimar Nóbrega (PMDB), a vereadora Eli da Saúde (PSD), o ex-vereador João Wallace e várias lideranças da cidade, o deputado visitou sete bairros com grande carreata.
Os setores visitados durante a programação foram: Vista Bela, Bela Vista, Parati 2000, Alto do São Francisco, Cohab, Lagoa do Ferreiro de Fora e o Feliz Assú.
Henrique Alves e João Maia ganham corpo em Assú graças aos esforços somados pelo PR municipal e pelo PMDB, representados pelo deputado George Soares que teve uma votação expressiva com mais de 15 mil votos na cidade e pelo vice-prefeito Eurimar Nóbrega que prioriza a fidelidade partidária ao PMDB de Henrique.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

TAEKWONDO:

A Federação Potiguar de Taekwondo (FPT) promoveu na última semana, em Natal, a Seletiva Fechada com o objetivo de formar a representação do Estado do RN que participará da Copa do Brasil de Taekwondo, a ser disputada também na capital do Estado, nos dias 07, 08 e 09 de novembro, no Ginásio Nélio Dias. 

A competição organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo valerá 15 pontos para o ranking nacional, de acordo com a informação prestada pela assessoria de comunicação da Associação Assuense de Taekwondo (AAT). 

De acordo com Fábio Lourenço da Silva, vice-presidente da FPT, oito competidores de Assú participaram da Seletiva e sete deles conseguiram classificação para fazer parte como titulares da equipe estadual no evento esportivo. 

A lista é composta por Paulo Ricardo (na categoria de 51 kg), Nívia Barros (até 49 kg), Bruna Silva (acima de 59 kg), Clécia Albano (até 62 kg, sub-21 e adulto), Jonathas Ariel (até 73 kg), Maria Eduarda (68 kg, reserva) e Márcio Dhiego (na categoria até 45 kg). Somente, Moisés Gonçalves não conseguiu se classificar.
Foto: Assecom AAT - Postado por Pauta Aberta.

POLÍTICA:


Na noite desta segunda-feira (20), o PMDB e o PR de Assú fizeram uma grande reunião com mais de 300 lideranças, colaboradores, vereadores, o vice prefeito Eurimar Nóbrega e o deputado estadual George Soares na cidade do Assú. A reunião serviu para organizar as mobilizações e visitas em Assú e zona rural, montando um planejamento estratégico para aumentar a votação de Henrique Alves no município.
Para o vice-prefeito Eurimar, o grupo tem que defender o nome de Henrique para o governo, pelas suas ações em favor do desenvolvimento da cidade. O deputado George Soares defendeu a manutenção do apoio do seu grupo ao projeto de Henrique e João Maia, reforçando as ações junto ao PMDB. Precisamos de um governo parceiro para nosso mandato e esse governo será o de Henrique e João Maia. Quero pedir o empenho de todos os nossos amigos aqui nessa reunião para somarmos nossas forças e votarmos no 15, no próximo dia 26, finalizou o deputado George.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

20 DE OUTUBRO - DIA DO POETA:

Comício em Beco Estreito
"Pra se fazer um comício
Em tempo de eleição
Não carece de arrodei
Nem dinheiro muito não
Basta um F-4000
Ou qualquer mei caminhão
Entalado em beco estreito
E um bandeirado má feito
Cruzando em dez posição.
Um locutor tabacudo
De converseiro comprido
Uns alto-falante rouco
Que espalhe o alarido
Microfone com flanela
Ou vermelha ou amarela
Conforme a cor do partido.
Uma ganbiarra véa
Banguela no acender
Quatro faixa de bramante
Escrito qualquer dizer
Dois pistom e um taró
Pode até ficar melhor
Uma torcida pra torcer
Aí é subir pra riba
Meia dúzia de corruto
Quatro babão, cinco puta
Uns oito capanga bruto
E acunhar na promessa
E a pisadinha é essa:
Três promessa por minuto.
Anunciar a chegança
Do corruto ganhador
Pedir o "V" da vitória
Dos dedo dos eleitor
E mandar que os vira-lata
Do bojo da passeata
Traga o home no andor.
Protegendo o monossílabo
De dedada e beliscão
A cavalo na cacunda
Chega o dono da eleição
Faz boca de fechecler
E nesse qué-ré-qué-qué
Vez por outra um foguetão.
Com voz de vento encanado
Com os viva dos babão
É só dizer que é mentira
Sua fama de ladrão
Falar dos roubo dos home
E tá ganha a eleição.
E terminada a campanha
Faturada a votação
Foda-se povo, pistom
Foda-se caminhão
Promessa, meta e programa...
É só mergulhar na Brahma
E curtir a posição.
Sendo um cabra despachudo
De politiquice quente
Batedorzão de carteira
Vigaristão competente
É só mandar pros otário
A foto num calendário
Bem família, bem decente:
Ele, um diabo sério, honrado
Ela, uma diaba influente
Bem vestido e bem posado
Até parecendo gente
Carregando a tiracolo
Sem pose, sem protocolo
Um diabozinho inocente".

20 DE OUTUBRO - DIA DO POETA:

AMA ANA
ANA és ANA
Tanto pra frente
Quanto pra traz,
Serás ANA.
Ama ANA
Que AMA é AMA
Como tu sóis ANA
Igual ao monossilabo
Que começa e finda
Com a mesma vogal.
Só sinto no fim
Que seja mais para ELE
Do que para MIM.

Autor:
Assuense Francisco Diassis Medeiros.

20 DE OUTUBRO - DIA DO POETA

CUNFISSÃO

Falá verdade Sá Dona,
Num faz vergonha a ninguém.
Num só home de moitim,
Nem sô covarde tombém...
E juro qui sô iguá
A quarquê home de bem.

Mas, Sá Dona, quando óio,
Prus óio de vosmecê,
Eu sinto dentro dos peito
Uma coisa estremecê...
Sóbe um bolo pras guéla
E os peito começa ardê.

Dá uma tremura nas perna,
Fico sem sabê andá.
Sem querê eu fêcho os óio,
Fico oiando sem oiá,
Pru dentro do meu juízo
Vejo Sá Dona passá:

- Tão bunita, tão jeitosa,
Qui nem sei enspilicá!
Só se parece uma santa
Feita da luz do luá!
Eu chego intê tê vontade
Dos pés da santa beijá.

E, se num fôsse pecado,
Sã Dona, pode me crê:
Eu fazia um oratóro
E butava vosmecê,
Pruque mais santa no mundo,
Juro qui num pode havê.


Autor:
Assuense Renato Caldas.

20 DE OUTUBRO - DIA DO POETA

SONETO DE CONTRIÇÃO
Rio de Janeiro , 1938

Eu te amo, Maria, eu te amo tanto
Que o meu peito me dói como em doença
E quanto mais me seja a dor intensa
Mais cresce na minha alma teu encanto.

Como a criança que vagueia o canto
Ante o mistério da amplidão suspensa
Meu coração é um vago de acalanto
Berçando versos de saudade imensa.

Não é maior o coração que a alma
Nem melhor a presença que a saudade
Só te amar é divino, e sentir calma...

E é uma calma tão feita de humildade
Que tão mais te soubesse pertencida
Menos seria eterno em tua vida.

Vinícius de Moraes.

ARQUIVO - ASSU:

 JORNAL ATUALIDADE 
EDIÇÃO DE 1950
CAPA / EDITORIAL E PATROCINADOR
Arquivo de Ivan Pinheiro