quarta-feira, 18 de junho de 2014

ORDENAÇÃO:

Nesta quinta-feira, dia 19, consagrado pela igreja católica a Corpus Christi, momento em que é celebrado o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, a Diocese de Santa Luzia de Mossoró fará a ordenação diaconal dos seminaristas Wescley Paulo Pereira de Melo e Zioneudo de Sá Goís.

A cerimônia faz parte da programação religiosa do São João do Assu e ocorrerá na Quadra Poliesportiva do Complexo Educacional Caminho do Futuro, às 8h30, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana. 

Frutos do Seminário Santa Teresinha, em Mossoró, Wescley e De Sá viveram a experiência pastoral (estágio) na Paróquia de São João Batista, em Assu, durante este ano. (Postado por Alderi Dantas).

HISTÓRIA:


João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Havia, no Rio Grande do Norte, um jornal chamado “O Recreio”, e foi nele que Francisco Othílio Álvares da Silva, secretário de governo desta Província, escreveu um relato da viagem que fez o Presidente da mesma, Pedro Leão Veloso, no ano de 1861, em 44 dias. Foi das 13 edições, digitalizadas pela Biblioteca Nacional, que extraímos alguns trechos do Relatório de Viagem, para recompor esse relato.

Ás quatro horas da tarde do dia 11 embarcamos para o Morro, aonde chegamos às noves da noite. 

Principiaram dali os nossos maiores incômodos de viagem, porque, depois de andarmos de Herodes para Pilatos seguramente uma hora, procurando uma casa onde mais comodamente pernoitássemos, fomos por fim obrigados, em desconto dos nossos pecados, a ir dar com os ossos em um grande e imundo telheiro, que constitui a tão falada Fazenda do Morro: porém que a meu ver mais parece um asilo de cascavéis e jararacas do que habitação de homens! E era a residência de um Comandante Superior!

Ali e pela primeira vez deu sua Excelência exuberante provas de um verdadeiro viajante, não se mostrando enfadado por aquela péssima pousada, e acomodando-se com a refeição que de momento se preparou, já às 11 horas da noite.
Ás 9 do dia 12 chegaram os cavalos que se tinham mandado vir do Assú para nossa viagem e às 4 da tarde para ali partimos.

Ás 7 da noite chegamos ao Poço Verde, Fazenda do senhor Francisco Lins Wanderley, que hospedou-nos como era para esperar e desejar, passando ali a noite, e saindo para o Assú no dia seguinte pela manhã muito cedo.

O senhor coronel Manoel Lins Wanderley foi encarregado de nos hospedar, e louvores lhe sejam dados porque tratou-nos maravilhosamente. Eis-me, pois, na cidade do Assú, de que tão vantajosamente sempre ouvia falar. Em verdade a sua localidade é bela, e a edificação, que de presente está amortecida, revela algum gosto. Situada ao norte do rio do mesmo nome, em cujas férteis margens se fazem muitas e variadas plantações, ela oferece mais amplos recursos para a comodidade da vida, do que outros lugares, de que falarei adiante. Na tarde do dia 16, o excelentíssimo senhor Presidente, a convite de algumas pessoas, deu um passeio ao Piató, e visitou o cemitério. 

Disposta as cousas para a nossa viagem, partimos para o Acary no dia 17, às 4 horas da tarde, acompanhando-nos até a distância de 2 léguas as principais pessoas do lugar. 

Nesse trajeto, que na opinião de muitos consta de 28 léguas de excelente caminho, mas que pela minha tabela são 32, e boas, gastamos dois dias e meio, descansando nós e pernoitando em diversas fazendas.

Por aqueles lugares a ignorância ainda grassa admiravelmente, e tanto é isto uma verdade, que em um deles a – Divisão- onde estivemos uma manhã, um sujeito ouvindo falar no doutor engenheiro, dirigiu-se a mim e perguntou-me quais eram as mágicas que ele fazia.

Ás 8 horas da noite do dia 19 chegamos ao Acari já bem maçados, encontrando ao entrar da rua o Senhor Vigário Thomaz Pereira de Araújo, que sendo avisado já às 6 horas que sua Excelência para ali se dirigia, ia ao seu encontro em companhia de dois homens. A sua casa foi destinada para nossa hospedagem.

Sem pretender ofender o melindre das pessoas que obsequiaram ao excelentíssimo Presidente e sua comitiva nesta viagem, forçoso é confessar que a jovialidade, franqueza, e maneiras delicadas com que nos tratou o Sr. Vigário Thomaz, conquistaram os nossas puras simpatias, o nosso sincero reconhecimento.

Enganei-me completamente no juízo que fazia da Vila do Acary, supondo ser de péssima edificação; mas não: contém 92 casas, sendo bem sofrível a maior parte delas. Notei, porém, que muitas estivessem fechadas, mas deram-me a razão disso que é – morarem os donos em suas fazendas ao redor da Vila, nas distancias de 2,3,4 e 5 léguas.

Uma matriz de grandes dimensões se está ali construindo, a qual, sendo concluída pelo modo por que deseja o Reverendo Vigário, será incontestavelmente uma das melhores da Província.

No dia 21 ás quatro horas da tarde já íamos no caminho da Vila do Jardim. Apesar, porém, do vagar com que caminhava o sendeiro, sempre às 8 horas da noite estávamos na Vila. Apeiei-me e entrei na casa destinada para nossa pousada, a do Sr. Manoel Ildefonso de Oliveira e Azevedo.

Aquela Vila que presentemente conta 36 casas de boa construção, pode ser um dos lugares importantes do centro, em razão do comércio que entretém com o Ceará e Paraíba.

Em a noite desse mesmo dia, a pedido do Sr. João Carlos, que tinha algumas relações na casa, duas filhas do Sr. Ildefonso nos deram a honra de ouvi-las por algumas horas, tocando algumas peças de difícil execução e cantando varias modinhas de gosto.

Ao término deste 1º artigo fazemos algumas observações: O comandante superior, de que fala Francisco Othílio, era Jerônimo Cabral Pereira de Macedo, dono da Fazenda Morro, falecido em 1860; Manoel Ildefonso era o bisavô do professor Max Cunha de Azevedo; O padre Thomaz Pereira de Araújo era neto pela parte materna do presidente que foi da nossa província, Thomaz de Araújo Pereira (3º do nome). O padre fez uma escritura de perfilhação, em 1869, onde reconheceu seus seis filhos que teve com mulheres solteiras, faleceu em 1893; Manoel Lins Wanderley era o pai da Baronesa de Serra Branca.

Postado por Hipotenusa

UTILIDADE PÚBLICA:

Com a interveniência do mandato do deputado George Soares - PR (foto), várias entidades sem fins lucrativos, localizadas em diversos municípios potiguares, conquistaram o status de instrumento de utilidade pública estadual na atual legislatura.
Todas as proposições neste sentido mereceram aprovação unânime na Assembleia Legislativa e cada etapa foi acompanhada pessoalmente pelo parlamentar.
George Soares destacou que a condição obtida por cada organização é fundamental para que todas possam, a partir do reconhecimento lhes outorgado, expandir as atividades e construir parcerias institucionais mais amplas e que se reflitam na otimização dos serviços que executam.
“O título de utilidade pública contribui para consolidar por mérito os beneficiários e garantir-lhes mais credibilidade no trabalho que realizam a bem do grupo social o qual representam”, declarou o deputado, explicando que todos os órgãos os quais pleiteou que fossem transformados em ferramenta de utilidade pública no RN desempenham um papel de grande relevância.
Entre os organismos que adquiriram tal personalidade por iniciativa do mandato de George Soares constam: Associação Comunitária de Linda Flor (Assú); Associação de Desenvolvimento Comunitário de Boa Vista (Santana do Matos); Associação Universitária do Vale do Açu (Assú); Associação dos Pequenos Produtores de Santa Clara (Assú); Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário de Ipanguaçu (Ipanguaçu); Centro Histórico-Cultural Tapuias/Paiacús da Lagoa do Apodi (Apodi); Associação de Moradores de Parazinho (Parazinho); Associação Cultural Aldo Barbosa da Silva (Macau); Associação dos Músicos do Assú (Assú); Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Assú (Assú); Sociedade Esportiva Independente (Assú); Associação dos Pescadores e Pescadoras Artesanais e Aquicultores de Jucurutu (Jucurutu); Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social, Cultural e Administrativo ao Município de Serra do Mel – Acayu (Serra do Mel); Associação Comunitária de Panom I (Assú); Associação dos Moradores do Sítio Casa Forte (Assú); Associação Comunitária dos Produtores Rurais Familiares de Alagamar II (Paraú); Liga Caicoense de Desportos (Caicó); e, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Riachuelo (Riachuelo).

TERREMOTO:

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do RN (Ufrn), na capital do Estado, registrou um tremor de magnitude 3.6 na escala Richter, no município de Pedra Preta, região Central potiguar.
O abalo foi registrado às 2h50 desta quarta-feira (18), segundo informação publicada pelo portal eletrônico do jornal Tribuna do Norte.
Os abalos se verificam na região desde dezembro de 2010, mas, de acordo com especialistas, o epicentro mudou e estava em nova área ativa de tremores, descoberta em 03 de abril.
Porém, o novo tremor pode ter ocorrido em outro epicentro.
De acordo com os estudiosos da Universidade, a nova atividade está mais próxima da cidade de Pedra Preta e, por isso, os tremores serão mais sentidos pelos moradores do que outros de mesma magnitude que ocorreram na antiga área epicentral na região de Cabeço Preto, mais distante da área urbana.
Por isso, apesar da baixa intensidade, o tremor foi sentido.
Postado por Pauta Aberta.

ARTIGO:

O FAZER POÉTICO na "Resma" de Lívio Oliveira *

“Mundo mundo vasto mundo
mais vasto é meu coração”.
Carlos Drummond de Andrade

Atualmente, qualquer pessoa que esteja atenta ao mercado literário local intui que a poesia ainda é a vertente que mais se distingue na literatura potiguar, não apenas pela grande quantidade de poetas, mas, sobretudo pela superior qualidade de alguns, que vêm se destacando há anos, dignos de figurarem numa antologia nacional.
Acredito, eu, por ser leitor e estudante de poesia, que a poesia feita no Rio Grande do Norte continua viva e ativa; organizam-se saraus, leituras de poemas, encontros com poetas, surgem novas revelações poéticas. No entanto, há poetas e poetisas que se sobressaem em meio à avalanche de livros publicados no Estado, dentre estes, Lívio Oliveira, que penso ser o melhor representante masculino da nova geração poética potiguar, neste inicio de século, inclusive com cinco livros de poemas publicados, todos indiscutivelmente de qualidade artística elevada.
Acabo de ler o novo livro dele, “Resma” e é o que vejo de mais atual, inovador e pujante. Entre tantos outros autores, Lívio Oliveira cria seus próprios meios para desenvolver seu projeto literário em poemas que rasgam a alma e o verbo, que se desnudam. O poema “Alguma Vez” é um belo exemplo de como Lívio domina a arte poética. O poeta parece querer aproximar-se de um movimento poético em busca de uma proposta estética também de experimentação e algumas vezes de descompromisso estético , ou seja, sem ideologia ou escola, não ficando preso a regras nem preceitos. Isto é uma característica relevante pois revela a natureza mágica da poesia, demostrando que são infinitas as formas de se abordar o fenômeno poético ,e através do novo o poeta reativa também a tradição e contextualiza a linguagem de certas convenções literárias.
Trata-se de uma poesia que traduz o impasse entre romper com a tradição, e / ou posicionar-se como seguidora de procedimentos típicos das vanguardas , modernismo ou de outros movimentos poéticos.
Todos os dilemas e virtudes da poesia potiguar, que na verdade é poesia brasileira, contemporânea, poderiam ser resumidos no livro “Resma”. Lívio faz experimentações felizes num momento em que parece haver uma certa estagnação em determinados seguimentos da poesia local, quando muitos poetas tem caído na cilada de escrever mais do mesmo.

A poesia de Lívio Oliveira, em alguns momentos, ganha novas configurações, com evidentes traços de deslocamento e afastamento do que se tem escrito na atualidade, evidenciando-se o embate do poeta com a linguagem poética e provocando sentimentos de permanente questionamento metafisico, como no poema “Diálogo”. Pontos também para a concepção gráfica do livro, capa e projetos muito bem elaborados. Na minha opinião, a única baixa do livro é o prefácio, que poderia ser melhor aproveitado. Por fim, uma obra digna de qualquer prateleira, pois a poesia de Lívio Oliveira é universal.

*Thiago Gonzaga é pesquisador da literatura potiguar.
Postado por 101 Livros do RN.

HISTORIADOR:

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4.699/12, do Senado, que regulamenta a profissão de historiador.
O projeto determina quais atividades são próprias da profissão, como a sistematização de informações para exposições e eventos, organização de serviços de pesquisa histórica, tratamento de documentos e elaboração de pareceres e laudos sobre temas históricos.
A informação é publicada pelo portal da Agência Câmara de Notícias.
A proposta permite o exercício da profissão a quem tenha diploma de curso superior em História; de mestrado ou doutorado em História ou que tenha linha de pesquisa dedicada à História; ou aos diplomados em outras áreas que tenham exercido a profissão de historiador há mais de cinco anos, a contar da publicação da lei.
Segundo o texto, apenas os profissionais com diploma na área poderão dar aulas de História nos ensinos fundamental e médio, desde que seja cumprida a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quanto à obrigatoriedade da licenciatura. O texto exige ainda que todas as entidades que prestam serviço em História mantenham historiadores no quadro de funcionários.
Postado por Pauta Aberta.

terça-feira, 17 de junho de 2014

UERN:

O Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, em Assú, também está incluso na agenda de visitas traçada pela Diretoria de Engenharia da Universidade do Estado do RN (Uern) para este mês, segundo informação postada no portal eletrônico da instituição.
Além de Assú, o cronograma abrange Caicó, Pau dos Ferros, Natal e o próprio Campus Central, e Mossoró.
No caso de Assú o objetivo é realizar um levantamento para elaboração de um projeto de acessibilidade do Campus Avançado e de seu auditório, e ver as necessidades de manutenção na sede da unidade como um todo, além de um levantamento para confecção do orçamento para ampliação da sala do novo curso de Geografia.
Postado por Pauta Aberta

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

O deputado estadual George Soares (PR) é relator de duas matérias que estiveram em apreciação na sessão plenária desta terça (17) da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa do RN.

Ficou sob a responsabilidade da relatoria do parlamentar republicano o Projeto de Lei que proíbe a realização de cerimônias de inauguração de obras públicas antes de sua efetiva conclusão ou serviços públicos que não estejam em efetivo funcionamento.

George Soares apresentou um parecer substituto à matéria como intuito de aprofundá-la e aprimorá-la.

Outra proposição relatada pelo deputado do PR e que mereceu parecer pela admissibilidade, com apresentação de emenda aditiva – voto em separado do deputado Agnelo Alves (PDT) – é o Projeto de Lei que define normas públicas de responsabilidade na transparência da gestão por ocasião da transição governamental.

Os dois projetos são de autoria do deputado Kelps Lima (SDD) e ambos os pareceres foram aprovados por unanimidade de votos entre os membros da CCJ.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

PESQUISA CONSULT / 96 FM:

Das regiões pesquisadas, Henrique ganha em nove e Robinson em apenas uma


A pesquisa Consult / 96 FM/Natal, aponta que Henrique está bem avaliado na maioria das regiões do Rio grande do Norte.
Das dez regiões pesquisadas, Henrique vence em nove e Robinson Faria em apenas uma.
O melhor desempenho de Henrique é na região Central/Potengi. O peemedebista obteve 61,1% das intenções de voto contra apenas 8,9% de Robinson.
A única região em que Robinson obteve maioria foi no Litoral Sul/Agreste, com 41% a 30,2% de Henrique.
Um dado interessante: em Mossoró o placar pró Henrique foi de 35% a 16,2%. A pergunta é: a eleição de Francisco Silveira Júnior (PSD) apoiado por Robinson Faria não terá influência na eleição estadual? Ainda é cedo para se chegar a uma conclusão. Essa pergunta deverá ser respondida nas próximas pesquisas.
Outro dado: Araken Farias e Robério Paulino não foram citados em sete regiões. Já Simone Dutra não foi citada em seis regiões.
Confira o resultado completo:
Fonte: Pesquisa Consult / Junho 2014

 A pesquisa Consult foi registrada sob o número RN-00002/2014. A margem de erro é de 2,3%. Foram realizadas 1.700 entrevistas no período de 10 a 12 de junho em 58 municípios.
Postado por Samuel Nário.

ENGRANDECIMENTO:



Do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC), o assuense João Gregório Júnior, veio um testemunho espontâneo e isento a respeito do papel que vem sendo desempenhado pelo deputado estadual George Soares (PR) na Assembleia Legislativa do RN.

Em seu discurso na terça-feira (10), na Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, na Assembleia Legislativa, o presidente do CRC potiguar não poupou elogios e reconhecimento à atuação do parlamentar, batizando-o de defensor dos interesses do segmento contábil potiguar.

Eis algumas das frases pinçadas do pronunciamento de Júnior Gregório na referida solenidade:

“A categoria contábil potiguar tem criado um elo importante e sólido com a Assembleia Legislativa do RN nos últimos dois anos, o que para nós, deputado George, é uma grande satisfação”.

“Cabe aqui destacar a figura do deputado George Soares, que tanto lutou e tem lutado por esta classe; que tanto tem dado atenção a esta classe; que tanto tem escolhido o verdadeiro profissional da contabilidade do RN, prestigiando a classe dos contadores”.

“Obrigado George. Eu digo a você que nesta caminhada, que nesta luta, você pode contar com seus profissionais, que você pode contar com seus colegas, que foi você que nominou, que foi você que trouxe a esta Casa a pessoa do contador, pessoa da profissão contábil a esta Casa”.

“Contador de fato e de ofício, George, autor das proposições das três sessões solenes que homenagearam a classe contábil do RN”.

“Deputado, continue assim, sendo um deputado-contador. Porque tenho conhecimento de muitos profissionais, quando chegam na área política (...), na Assembleia Legislativa, esquecem sua profissão. E você, eu digo de viva voz a todo o Estado do RN que você foi o único que lembrou da sua profissão, e tem lembrado e tem dado atenção. Muito obrigado e conte conosco!”.
Postado por Toni Martins.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

FRANQUIA

O empresário e ex-vereador João Wallace da Silva confirma para a próxima segunda-feira (16), às 19h, a inauguração oficial de seu mais recente empreendimento comercial na cidade do Assu: a franquia Pittsburg. 

Sua localização está na Rua Sinhazinha Wanderley, nº 944, centro – imediações da Praça João Leônidas de Medeiros, popularmente conhecida como “Praça da Faculdade”. O Pittsburg iniciou suas atividades em Natal, em 1984, voltado ao segmento fast food. Além de estar presente no RN, a franquia possui unidades nos Estados da PB, SE e AL.
Fonte: Blog Pauta Aberta.

SUPERSTIÇÕES

Algumas adivinhações e superstições da festa de São João Batista que as moças de outrora faziam para descobrirem com quem iriam casar.

Os três pratos – separam-se três pratos sobre uma mesa. Num deles, põe-se debaixo um terço. Noutro uma aliança. O terceiro ficará sem nada. Manda-se então uma moça, que não viu a distribuição dos objetos sob os pratos, revirá um deles, o que quiser. Se coincidir com o que tem a aliança debaixo a moça casará. Se for o do terço, poderá ser freira. Sendo o prato sem nada, esta ficará possivelmente no caritó...

Os bolos de farinha – Escrevem-se os nomes de três rapazes (ou moças) em três pedaços de papéis. Depois se faz um bolinho de cada um, misturando-se com farinha molhada. Reza-se a Salve Rainha até “mostrai-nos”. Colocam-se em seguida os três bolinhos em um recipiente com água. O primeiro deles que subir à tona verificar-se-á o nome que contém dentro. Será o do futuro esposo ou esposa. 

Pingos de vela dentro d’água – Enche-se uma bacia meia d’água. Reza-se a Salve Rainha até “mostrai-nos” com uma vela acesa, deixam-se que caiam pingos dentro da água, até formar letras, que serão as iniciais da pessoa com quem se há de casar. 

A clara de ovo – Dia de São João, a moça que quer saber se casa, pega uma clara de ovo (de preferência de galinha preta) e bota dentro de um copo. No dia seguinte, assim que se levanta, vai olhá-lo. Se a clara do ovo formar um desenho semelhante a uma igreja, é casamento próximo; se formar o desenho de uma cruz ou cemitério, morte; um navio, viagem e assim por diante. 

O Espelho – Na véspera do dia de São João, passa-se um espelho em cruz, sobre uma fogueira. Depois, coloca-se o espelho em cima da casa, sem olhá-lo. No dia de São João, de manhã bem cedo, a pessoa levanta-se e vai vê-lo. Dizem que se vê, no espelho, o rosto do rapaz (ou da moça) com quem se casará.

A pessoa que avistar – A moça que deseja casar se a primeira pessoa que avistar no dia 23 de junho – véspera de São João, de manhã bem cedo, for uma mulher, não se casará naquele ano. Sendo homem, é certo o casamento.

O dente de alho – Dia 23 de junho, véspera de São João, planta-se um dente de alho para saber se o noivo ou namorado quer bem. Se no dia imediato aparecer a haste verde, é porque ele quer, se não aparecer a haste verde... Pode começar a cuidar para arranjar outro porque aquele só pretende passar o tempo. Dizem as superstições.