quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares pede desobstrução do
Canal do Piató
 
O deputado estadual George Soares (PR) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do RN, nesta semana, solicitando ao governador Robinson Faria e a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), providências para a desobstrução do Canal do Piató, na cidade do Assu.
 
 “Com a realização dessa obra, tão logo o inverno se regularize e a barragem Armando Ribeiro volte ao seu nível ideal para alimentar o rio, certamente, a Lagoa do Piató (maior reservatório de água doce do Estado) receberá o fluxo d’água necessário para encher e manter o seu volume, assegurando a sua revitalização e suprimento da população que vive as suas margens.” Afirmou o deputado em sua justificativa.
--
*Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares
Foto do canal colhida do: expedicoesdocortez.blogspot.com.br

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

AÇÃO PARLAMENTAR:

Educação: George Soares solicita providências para escola que pode ser interditada em Assú

Foto: João Gilberto/Assecom ALRN
O deputado estadual George Soares (PR) usou o horário de lideranças na sessão plenária desta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa do RN para solicitar providências do Governo do Estado em relação à Escola Estadual Tenente-coronel José Correia, em Assú, que pode ser interditada por recomendação do Ministério Público do RN.
O Ministério Público recomendou a imediata suspensão das aulas por falta de estrutura física e que seja providenciado outro local para que as atividades sejam desenvolvidas. Esta é a primeira escola estadual do interior, foi construída há 67 anos e hoje atende a 700 alunos. Então eu faço aqui um apelo ao Governo e à Secretaria de Educação que essa questão seja solucionada o quanto antes”, disse o parlamentar, conforme a informação da assessoria de imprensa das ALRN.
George Soares disse que, além do pronunciamento, procurará o secretário estadual de Educação e Cultura, Francisco das Chagas Fernandes, para tratar do problema e pleitear uma rápida tomada de providências.
O representante do Vale do Açu na ALRN lembrou que é autor de emenda parlamentar inserida no Orçamento Geral do Estado (OGE) destinando recursos da ordem de R$ 50 mil para a climatização das salas de aula do referido estabelecimento escolar.
A Escola Estadual Tenente-coronel José Correia foi instituída em 1911. O prédio tem problemas estruturais, causando riscos a alunos e professores.
Por essa razão o parlamentar está solicitando a sua recuperação.
Segundo a recomendação do MPRN, assinada pelo promotor Ricardo Manoel da Cruz Formiga, a interdição precisa ser imediata.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

INSTITUCIONAL:

Banco do Nordeste abre inscrições para Programa de Patrocínios 2016/2017

Foto: Reprodução
O Banco do Nordeste abriu inscrições de projetos para o Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Institucional e Mercadológico 2016/2017.
O edital já está disponível na página eletrônica www.bnb.gov.br e contempla valor máximo de R$ 100 mil em patrocínio por projeto.
As inscrições prosseguem até 24 de março, uma quinta-feira, registra informação do portal virtual da instituição financeira.
Serão selecionadas propostas de cunho institucional ou mercadológico, sendo vedada a inscrição de projetos culturais, tendo em vista que o Banco do Nordeste possui editais específicos para essa área.
Os proponentes devem ser pessoas jurídicas sediadas na área de atuação do Banco, que compreende os nove estados do Nordeste (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA), o norte de MG (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do ES.
Os projetos deverão ser desenvolvidos também na área de atuação do Banco.
A divulgação da lista de projetos pré-selecionados está prevista para 29 de abril.
Após o resultado, os contemplados têm 20 dias para entregar a documentação determinada no edital.
O período para realização dos projetos tem início a partir de 40 dias após a entrega da documentação e término até 30 de abril de 2017.

As dúvidas sobre o Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Institucional/Mercadológico 2016/2017 poderão ser encaminhadas para o e-mail patrocinio@bnb.gov.br.
Transcrito do Pauta Aberta.

POESIA:

O CASARÃO DA RUA DAS HORTAS
 
As portas do casarão
Da rua das Hortas
Foram fechadas.
Vazio e empoeirado
O casarão guardou consigo
As lembranças
Os risos
As lágrimas
Derramadas no seu chão.
Trancou os segredos
Vividos pelos mortos
E pelos viventes.
Na calçada alta de pedras
Ninguém para um adeus
De partida
Ou sorrir na chegada.
Nem sussurros das festas
Nem soluços dos velórios
Nem o canto das pastoras
Nas noites natalinas.
Agora, as noites silenciosas são entrecortadas pelo
Gemido das carnaúbas
Que sustentam suas telhas
Que não são mais iluminadas
Pelos balões de São João
Nem pelos fogos de artifícios.
O casarão da rua das Hortas
Fechado e empoeirado
Guarda o tempo
Com respeito e sabedoria.
E eu do meu canto
Choro em lamento
As lembranças do meu casarão.
 

Autor: J. A. Simonetti

Foto: Blog de Fernando Caldas.
Em tempo: O velho casarão (Rua Moisés Soares, nº 183) atualmente abriga a administração da Paróquia de São João Batista - Assu/RN. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

LITERATURA:

FPA: Entidade lança edital de chamada de textos para 15 livros da coleção ‘O que Saber’

Foto: Reprodução
A Fundação Perseu Abramo (FPA) lançou quarta-feira última (16), um edital com o objetivo de selecionar 15 colaboradores para escrever textos da coleção O Que Saber, na qual são abordados, em linguagem facilmente compreensível ao público leitor em geral, temas relacionados à sociedade brasileira contemporânea, relativamente recentes ou que necessitem atualização acerca de suas perspectivas.
Os trabalhos devem ser inéditos e caracterizados pelo estímulo à prática de novos debates, elucidação de questões e formação de concepções, ou ainda atualizar conceitos, com abordagem de pautas centrais para o processo de disputa ideológica da sociedade brasileira.
Os temas propostos são: Violência obstétrica e parto humanizado; Diversidade, sexualidade e homofobia; Ativismo digital; Instrumentos de participação social; Cidadania sustentável; Educação; Ações afirmativas; Socialismo; Desenvolvimento; Industrialização; Política de drogas no Brasil; O que é domínio do fato; Judicialização da política; Monoparentalidade; e, Saúde.
A seleção será realizada em duas etapas distintas, ambas eliminatórias, registra informação da assessoria de imprensa da FPA.
Para saber mais detalhes do processo seletivo e participar, basta acessar o edital no link