quinta-feira, 16 de julho de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

 George Soares presta solidariedades às famílias das cinco jovens mortas em Itajá
 
O deputado estadual George Soares (PR) participou da sessão ordinária desta quarta, 15, na Assembleia Legislativa e em pronunciamento, externou sua solidariedade às famílias das 5 jovens mulheres que foram violentamente assassinadas a tiros no município de Itajá, região do Vale do Açu, nessa madrugada.

“Ficamos consternados com esta notícia trágica que aconteceu em Itajá. Prestamos nossas solidariedades às famílias e vamos tomar as providências necessárias, cobrando empenho do Governo, das polícias Civil e Militar, através de uma força tarefa, para solucionar esse bárbaro crime que aconteceu na nossa região.” Afirmou o deputado George no plenário da AL-RN.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 15 de julho de 2015

CULTURA:

  Instituto Histórico realizará AGO nesta próxima sexta-feira na capital do estado

Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN), o ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN), Valério Mesquita, científica de público, através de Edital de Convocação com data de 1º de junho passado, que a entidade promoverá uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) na próxima sexta-feira (17).
A reunião acontecerá no auditório da instituição, em sua sede, localizada à Rua da Conceição, nº 622, bairro Cidade Alta, em Natal, às 15h30, em primeira chamada, com a presença absoluta dos associados, e às 16h, em segunda e última convocação, com qualquer número de sócios presentes.
A pauta da AGO ficou assim definida: apreciação do relatório de gestão e demonstração contábil da diretoria correspondente ao exercício de 2014; e, outros assuntos correlatos.
Postado por Pauta Aberta.

SAUDADES:

Três anos da partida de um amigo

Hoje, 15 de julho, completam três anos da partida do amigo Terceiro Medeiros. A notícia de sua morte chegou à tarde de um domingo, dia 15 de julho de 2012.

O botafoguense, o amigo, o analista político, o assuense de coração largo, está ausente há três anos.

Ainda tenho na minha mente aquele jeitão de Terceiro. Quando me encontrava com ele – geralmente no Centro Comercial da Cohab, em Assú - estava sempre com aquele riso largo.

Terceiro tinha um coração na proporção do tamanho do seu corpo. Homem grande de choro fácil. Era emotivo e de ação. Quando tinha conhecimento que um amigo ou conhecido estava com problema, geralmente chegava – muitas vezes de forma anônima - com sua ajuda.

Amigo de todas as horas, tratava a todos com cordialidade. Ainda no meu ouvido soam as saudações de Terceiro para os seus amigos e conhecidos: “Meu irmão”, “meu amigo”, “meu patrão”. Uma de suas características era a sua gargalhada gostosa, que contagiava a todos ao redor.

Se vivo fosse, no próximo dia 22 de agosto, Terceiro reuniria parentes e amigos para comemorar mais um aniversário. Infelizmente, ele não está entre nós para essa comemoração. Ficam a saudade e a certeza que convivemos com um grande homem e amigo.
Transcrito na íntegra do blog Rabiscos do Samuel Júnior.

terça-feira, 14 de julho de 2015

CONTO:

O SEGREDO DE LAURINHA
Maria Consuelo atendeu ao telefone. Era Laurinha, a sua melhor amiga, pedindo-lhe que fosse com urgência à sua casa, que tinha algo a lhe contar.
A tarde, Maria Consuelo apareceu.
- Que há criatura? Alguma cousa com as crianças ou com o Argemiro?
- Com as crianças, não. Estão na escola... É com meu marido... Mas, sente-se. Tome primeiro este copo de suco de pitanga. Está uma delícia.
- Que foi, que há com o Argemiro? Por acaso te bateu, arranjou amante?
- Não, nada disto, ele é um santo. Não sabe o que faz para me agradar. Ontem mesmo, me trouxe um lindo vestido da butique. Sempre que vem da rua me traz alguma cousa. Até flores me oferece.
- Bem, então você é uma felizarda. Eu nunca tive o gostinho de receber um buquê de flores do meu marido. Ele é machista demais.
- Bem, sabe o que foi?
- Diga logo, criatura.
- Eu botei um par de chifres nele.
O copo caiu das mãos de Maria Consuelo.
- Mulher, pelo amor de Deus, o que foi que te deu na cuca?
- Nada, Maria, só que enjoei de comer arroz doce todo o dia... Com ele...
- E agora?
- Tô apaixonada. O cara é macho prá valer, é um barato, estou renovada, mal consigo respirar. Sinto o sangue ferver em minhas veias...
- E ele?
- Quer que eu vá todas as tardes para o nosso encontro.
- Então, você agora é a “Bela da Tarde” – Viu o filme? – Disse com ironia na voz.
- É a minha cópia fiel.
- Laurinha, só tenho um conselho a lhe dar. Cuidado. Não se iluda com esses homens calmos e mansos. Eles podem trazer dentro do peito um vulcão. Então, doce lar, adeus! Ademais, o Argemiro não merece isto. Tenha juízo, Laurinha, dedique-se mais aos seus filhos e esquece esse romance.
- Maria, obrigada pelos seus conselhos. Vou pensar em tudo isto.
Maria Consuelo preocupada se despediu da amiga. Na rua, monologava baixinho:
- Sexo! Caldeirão do mundo. Que caldeirão!


Autora: Maria Eugênia Maceira Montenegro - Todas as Marias – FJA – 1996. 
Foto Ilustrativa: sentavemhistoria.wordpress.com

POESIA:

Velha rua

Este fim de tarde me sabe.
Da brisa alvissareira que por ali
corria
Na velha rua da minha infância.
Do janelão com sua matrona
negra
E seu riso branco acolhedor.
D. Maria Amélia de tantos filhos seus
E da festiva rua Moisés Soares.

Este fim de tarde me toma
Às baladas do sino da Matriz,
E à buzina do carrinho de doces
de Seu Bastião.
Já se pode  regar as roseiras.
E aguardar o café coado com
iguarias
Das tias-mães de tantos afagos.

Este fim de tarde me leva
A outras ruas, novas janelas.
Outros aromas, cores diversas.
A criança é a mesma;
Mãos pequenas, coração alegre
E o olhar fito no horizonte.

Autor: Fernando de Sá Leitão - Poeta assuense.

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares solicita implantação do CIRETRAN no Vale do Açu
Nesta terça, 14, o deputado estadual George Soares (PR) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do RN solicitando a implantação da Lei 8.138/2002 que criou a Circunscrição Regional de Trânsito – o CIRETRAN, no Departamento de Trânsito da Central do Cidadão de Assú.

O DETRAN assuense atende, diariamente, centenas de pessoas advindas dos municípios do Vale do Açu e da região Central. Esta demanda populacional necessita de serviços eficientes e ágeis para evitar perda de tempo e viagens desnecessárias.

“Com a implantação da CIRETRAN no Assu, o usuário será atendido de forma rápida e eficiente na expedição de diversos documentos que atualmente decorrem até 90 dias para serem liberados, entre estes, a Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, possibilitará a realização de vistoria e inspeção de veículos, inclusive de outros Estados, de forma segura e célere, uma vez que não existe equipamentos para a realização de vistorias em veículos onde o número do motor é de difícil acesso. Diante dessas dificuldades os proprietários de veículos do Vale estão indo emitir seus documentos nas cidades de Mossoró, Caicó ou Natal.” Observou o deputado George.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 13 de julho de 2015

TRANSPORTES NO ASSU

TRANSPORTES PRIMITIVOS 
Antes do surgimento dos automóveis movidos a motor, historiadores contam que: 
Quando a nossa região foi ocupada pelos Colonizadores portugueses, em 1696, aqueles que aqui ficaram para desbravarem nossas terras, trouxeram carros de bois, muitos utilizados no transporte de gêneros alimentícios como carne de charque e sal.
Outro meio de transporte utilizado, rio acima e rio abaixo neste período, foram os botes e balsas movidos à vara, servindo para a pesca e condução de alimentos.
A construção da nossa Matriz, iniciada em 15 de julho de 1760, teve suas pedras transportadas nos carros de bois. Até a primeira década do século XX, o jumento, o burro mulo, o cavalo e o touro, fizeram parte da história dos transportes em nosso Vale. Por exemplo, se alguém da zona rural ou de outros municípios necessitasse dos préstimos do vigário da paróquia para uma confissão ou extrema unção, o portador que vinha buscar o padre, trazia um animal selado para ser utilizado pelo vigário.
Os animais vindos da zona rural ou dos municípios vizinhos, conduzindo os fazendeiros com seus produtos para serem comercializados na feira livre do Assu ficavam amarrados nos fícus plantados por trás da Matriz.
O jumento, a exemplo de todo o Nordeste, foi responsável por parte do desenvolvimento econômico do Assu uma vez que este animal foi utilizado desde a época de povoação para o transporte de algodão, água, capim, gêneros alimentícios, no corte de terra, e sobretudo nos cortes de carnaubais, atividade que até hoje são insubstituíveis, apesar de toda a evolução tecnológica. O jumento é indispensável nesta atividade, uma vez que é ele quem transporta as palhas para o estaleiro depois de cortadas. A carga de palha é tanta que do pobre animal vê-se apenas os olhos para que o mesmo possa driblar as centenas de carnaúbas em seu caminho, tendo que desenvolver habilidades num ziguezague que somente o jumento tem capacidade para tal.
No ano de 1909, o Dr. Pedro Amorim, casou-se com D. Beatriz Montenegro. Residindo em Macau, eles se transferiram para o Assu em charrete puxada a cavalo.
Em 1914, a mãe do Dr. Pedro Amorim, veio de Lajes, onde terminava a linha férrea de Natal, até Assu, carregada em uma liteira conduzida por dois burros mulos. A partir daí, começou, a surgir em Assu os primeiros veículos a motor. 
Ilustração retirado do www.onordeste.com 

CULTURA:

Projeto de Assú está entre iniciativas financiadas pela Cosern este ano

A Companhia Energética do RN (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, aplicará R$ 3,4 milhões em 21 projetos culturais do estado incentivados por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo e da Lei Federal Rouanet.
A informação é difundida por intermédio do portal eletrônico da concessionaria de energia elétrica.
Os 21 projetos culturais selecionados nos segmentos de música, audiovisual, fotografia, teatro, educação, literatura e cultura popular, abrangem todas as regiões do estado.
Destes, 19 receberão incentivos através da Lei Estadual Câmara Cascudo, e os demais por meio da Lei Federal Rouanet de Incentivo à cultura.
Um dos projetos contemplados é originário da cidade do Assú: Isso é que é São João – Uma Festa de Fé.
A lista com os projetos selecionados está disponível AQUI.
Postado por Pauta Aberta