segunda-feira, 11 de junho de 2018

REMINISCÊNCIAS:

Por João Felipe da Trindade
Dornelles Bittencourt está na minha ascendência. Por isso, quando encontrei esse registro em Assú, resolvi transcrever para o blog.
Aos 28 de julho de 1826, na Fazenda Boa Esperança, pelas onze horas da manhã, em presença do Padre Manoel Esteves do Nascimento, de minha licença, e das testemunhas abaixo nomeadas, se receberam por esposos presentes Jerônimo Emiliano de Freitas e Inácia Dornelles Bittencourt, meus fregueses, o esposo de 20 anos, filho legítimo de João de Freitas Lira e de Isabel de Barros, a esposa de 20 anos filha legítima de Paulo Gomes de Melo, falecido, e de Teresa Maria de Jesus, esta natural da Freguesia do Seridó, donde apresentou papéis desembaraçados, aquele natural, e moradores neste Assú, onde se fizeram as denunciações necessárias, sem impedimento, e logo lhes deu as bênçãos matrimoniais, sendo primeiramente confessados e examinados na Doutrina Cristã, presente por testemunhas Félix Gomes de Melo, e Félix José Dantas, casados, todos deste Assú, e para constar fiz este assento me que me assino. Joaquim José de Santa Ana, Pároco do Assú.
P. S. Ainda nos registros de Assú, mais uma Dornelles Bittencourt: em 13 de maio de 1833, Manoel Joaquim Casado, de 21 anos, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Brejo de Areia, filho de Manoel Martins Casado e de Ana Dornelles Bittencourt, casou com Rosa Maria da Conceição, de 21 anos, filha de Veríssimo Vieira de Melo e de Maria Francisca, falecida, na presença de Veríssimo Vieira Junior e de Galdino Vieira de Melo, solteiros.
Postado por Hipotenusa.