sábado, 18 de maio de 2013

ECONOMIA

NOSSO PETRÓLEO
Os blocos para exploração de petróleo no mar, leiloados pela Agência Nacional do Petróleo - ANP, se confrontam com quatro cidades do Rio Grande do Norte: Areia Branca, Grossos, Tibau e Porto do Mangue. 
Os novos blocos leiloados em terra se localizam nos municípios de Alto do Rodrigues, Pendências e Serra do Mel.

Novo Jornal

OPINIÃO


Luis Carlos Lins Wanderley
Já vou me aproximando dos sessenta anos de idade. Como bom assuense, vou começar a contar além das coisas boas do meu querido município do Assu e região (com minha forma simples de escrever, com gramática ou sem gramática), os fatos que me deixam indignado que vem ocorrendo ao longo do tempo naquela terra assuense. Veja bem meu caro leitor especialmente você meu conterrâneo do Assu, conforme adiante: O plenário da Câmara dos Vereadores do Assu, antes levava o nome do ilustre assuense chamado Luiz Carlos Lins Wanderley (1831-1890), que foi médico, político brasileiro, poeta, presidente da província do Rio Grande do Norte, em 1886, patrono da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, duplamente pioneiro, primeiro médico potiguar a se forme em medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia e primeiro romancista norte-riograndense, autor do romance intitulado de Mistério de um Homem, em dois volumes.
Agora eu pergunto: É justo que o nome de Luiz Carlos Lins Wanderley, tenha sido arrancado injustamente por aquela câmara de vereadores, isso há uns 15 anos atrás, não sei por quem, para denominar aquele plenário de João Marcolino de Vasconcelos – Doutor Lou, como está estampado em letras vivas naquela casa legislativa da terra assuense? Acho que não! Sem tirar os méritos de João Marcolino – Lou ou Seu Lô, como era mais conhecido? Eu acho um absurdo! A História do Assu precisa ser reparada! Assim entendo.
Fernando Caldas

AGEZANDRO - O MUSICO


AGEZANDRO AGENOR DE ALCANIZ - conhecido como "Agezano", é Filho de Evilásio Augusto de Alcaniz e de Dona Fausta Ezequiel da Silva. Agezandro tem 65 anos de idade. Nasceu no sítio Pau do Jucá no município de Ipanguaçu (conterrâneo de comunidade e parente do grande poeta Chico Traíra). Casou-se com a boemia, por esta razão permanece solteiro. Descobriu e começou o gosto pela música ainda criança. Aos 13 anos já tocava cavaquinho na Rádio Rural de Natal onde morou por algum tempo para depois retornar a Ipanguaçu.

Vida de artista

Em Assu, foi em 1968 que recebeu seus maiores impulsos. Já morando por lá passou a fazer parte, como guitarrista, do grupo musical ‘The Teacher’ – também conhecido como ‘Os Professores’ comandado por Cristovão Dantas – “Seu Cristovão”.

A labuta

Agezandro não tem emprego fixo (nunca teve) por esta razão também ainda não se aposentou. Porém, devido ao seu talento “os chamados” constantes para tocar em barzinhos, farras de tudo que é jeito, sempre se manteve. O ganho é quase invisível. A bebida e o tira-gosto são testemunhas.

As cordas que são trocadas por ele relatam a reciprocidade de tão perfeito acompanhamento linear e de harmonia denunciada pelos sons. Roda de Samba, Banda Terço, Brilho do Som, Pinguins (de Caraúbas) são algumas das famílias musicais em seu imenso campo de plantação de sons.

"Segredo"

Agezandro permanece fincado em Assu – terra que adotou como berço pátrio. Como companheiro de algumas dezenas de farras, posso afirmar que poucos profissionais no Estado possuem as habilidades deste violonista. - "Toca porque sabe" - como sempre gostam de dizer as pessoas que o observam. Quase não canta. Apesar de possuir um bom timbre de voz. Já me confidenciou: - Acompanho tudo Ivan, mas só canto sozinho... Só canto as músicas que gosto... Por isso me limito a só tocar". Depois que ele me contou este "segredo", sempre que tenho oportunidade peço para ele dar uma “palhinha”... Uma delícia!

Bom músico

Agezandro é como a carnaubeira: insígnia do povo pacato e acolhedor do Assu. Dificilmente encontramos um assuense que não conheça Agezandro e sua fama de bom tocador de violão. Agezandro é sinônimo de bar, de farra, de bordel, de boa música... De Assu. 

Lembranças

Sempre que me encontro com Agezandro ele lembra uma farra desmantelada que fizemos (Ivan, Sá, Wilton, Flávio e Agezandro) de Assu para Macau parando em tudo que era placa de Coca-Cola. Eu dirigia numa velocidade de aproximadamente 90 quilômetros quando, à altura da ponte entre o Alto do Rodrigues e Pendências, um pneu traseiro da brasília (parece que o veículo era de Sá José) saltou... Só vi o vulto da roda passando pelo carro numa velocidade infernal. Depois de muita peleja consegui parar sem virar nem descer o barranco. Resultado: nunca encontramos o dito pneu. Tempos malucos.

Felicidades

Ao meu amigo Agezandro envio, deste espaço, o meu reconhecimento, a minha gratidão pelas vezes que precisei tomar emprestado seu talento para abrilhantar alguns momentos. Que Deus o proteja. Que lhe dê muita saúde para continuar no seio do Assu por muitos anos. Felicidades e um forte abrASSU!

Fonte: Jornal O Rebuliço - 2007

PARABÉNS


Deste espaço parabenizamos aos assuenses José Bezerra da Silva - Zé Bezerra e José Wanderley de Sá Leitão - Zé Leitão - mestres da contabilidade no município do Assu, homenageados em Sessão solene na sexta feira na Assembleia Legislatura numa propositura do deputado George Soares.

Na solenidade Zé Leitão (com 93 anos de idade) foi representado pelo seu filho Caio de Sá Leitão. No seu pronunciamento o deputado George assim se expressou: "Como sou do meio contábil, fico feliz em registrar essa homenagem a esses dois ilustres conterrâneos. São pessoas íntegras de grande capacidade e que nesta sessão tiveram seu trabalho reconhecido"

Parabéns. Sucesso e que Deus ilumine a todos!  Estendemos os beneplácitos aos seus familiares.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

GEORGE SOARES VISITA SETOR CERAMISTA DO VALE DO ASSU E VÊ ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA IMPLANTAR FORNO POR ELETRO INDUÇÃO

Nesta sexta-feira, 17, o deputado George Soares (PR) foi até o município de Assu, onde, ao lado dos representantes ceramistas José Maria e Wallace, acompanhou um estudo de viabilidade técnica realizada em algumas cerâmicas do Vale para a implantação de um forno ceramista que funciona por eletro indução. 

O engenheiro Clovis Costa, que realizou a inspeção, parabenizou a estrutura das cerâmicas do Vale e revelou que era possível a implantação do forno.  Essa tecnologia não usa lenha e agiliza a produção reduzindo para 8 horas o tempo de fabricação do tijolo. No forno ceramista tradicional essa queima demora em média 12 horas. 

Durante a visita o parlamentar chamou atenção dizendo que "além dos ganhos na produção a implantação desse forno trará ganhos ambientais, pois o sistema não polui o meio ambiente".  George Soares disse ainda que o setor ceramista é importante para o desenvolvimento econômico do Vale. "Essa tecnologia é uma revolução que a nossa região está tendo a oportunidade de implementar, podendo servir de modelo até para outros países", comentou.

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares 

AÇÃO PARLAMENTAR

Representante do Vale do Açu na Assembleia Legislativa do RN, o deputado George Soares (PR) pretende solicitar informações ao Governo do Estado sobre as notícias repercutidas na imprensa potiguar dando conta de que está sendo revisto o projeto de construção de um terminal portuário no município litorâneo de Porto do Mangue. 

Para tanto, ele está pleiteando os esclarecimentos na forma de requerimento apresentado em plenário durante os trabalhos transcorridos esta semana.

As explicações são requisitadas à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), à Companhia Docas do RN (Codern) e à Federação das Indústrias do Estado do RN (Fiern).

George frisou que os comentários de que o estudo elaborado para atender Porto do Mangue estaria sendo “deslocado” para outra região do Estado necessitam de esclarecimentos oficiais.

A fim de colher informações precisas sobre os fatos, além da solicitação formal feita através do requerimento, o parlamentar republicano pretende tratar do assunto numa audiência segunda-feira (20), com o titular da Sedec, Rogério Marinho, em Natal.

“A construção deste terminal marítimo é de fundamental importância para consolidar o desenvolvimento do Vale do Açu que é uma região de grande potencial de produção e exportação de produtos diversos advindos da atividade agrícola, mineração e outras matérias-primas. Além disso, os estudos, iniciados na gestão da ex-governadora Wilma de Faria, já apontaram que Porto do Mangue é o local mais propício para este empreendimento”, enfatizou George, dizendo que vai lutar para que o investimento permaneça na região.
Postado por Pauta Aberta

sexta-feira, 17 de maio de 2013

FESTIVAL CULTURAL

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE QUADRILHAS JUNINAS EM ASSÚ

QUADRILHA
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas 2013 pela Prefeitura do Assú. O concurso, que tem como finalidade divulgar a cultura popular e promover a integração entre as agremiações de quadrilhas juninas do Vale do Açu, distribuirá 6.000 reais em prêmios para as melhores apresentações.
Este ano, o concurso segue a mesma temática da Festa de São João, que é o resgate da cultura e das tradições, por isso, só poderão participar quadrilhas juninas da categoria tradicional e das cidades do Vale do Açu.
As inscrições, com vagas limitadas, estão abertas até o dia 29 de maio na Secretaria de Juventude, Esportes, Eventos, Turismo e Cultura. Maiores informações podem ser obtidas  pelos telefones: 3331-6300 ou 3331-6325.
O concurso de quadrilhas juninas promovido pela Prefeitura do Assú conta com o apoio cultural do Banco do Nordeste do Brasil – BNB.
O regulamento completo pode ser baixado no site da prefeitura: http://assu.rn.gov.br/

SEACOM – PMA
FOTO: Jean Lopes
Postado por REGIStrando

MAIS VERBAS

Assú: Mais dinheiro federal para construção de quadras poliesportivas

Este mês assinalou a liberação de mais dinheiro da União em benefício do Assú.
Os dados constam do Portal da Transparência do Governo Federal.
O município foi contemplado com duas liberações, ambas provenientes do Ministério do Esporte, recursos cuja transferência é feita por meio da Caixa Econômica Federal (CEF).
Os investimentos deverão ser realizados na construção de três praças esportivas.
As mais recentes liberações ocorreram dia 09 de maio corrente.
Os dois convênios somam R$ 380.250,00.
O primeiro, no valor de R$ 185.250,00, tem por fim a edificação de uma quadra poliesportiva na Rua Dr. Expedito Dantas da Silveira, no bairro Vertentes.
Neste contrato a liberação correspondeu à R$ 3.641,40 e a contrapartida municipal foi de apenas R$ 7,8 mil.
O segundo, com dotação financeira de R$ 195 mil, volta-se para duas obras do gênero, sendo uma na comunidade rural de Bela Vista Piató e a outra na área suburbana de Lagoa do Ferreiro de Fora.
Neste caso a última liberação totalizou R$ 58,5 mil sendo a contrapartida do erário municipal equivalente a R$ 10 mil.

Postado por Pauta Aberta

BENEFÍCIOS

Atitude: Gestor pode usar prestígio para liberar emendas

Ivan Júnior
O prefeito do Assú, Ivan Lopes Júnior (PP), mobilizou sua tropa de choque para buscar maior investimento do aparelho de segurança pública do RN para o município.
Ótimo.
Agora, é ficar no aguardo de comportamento similar para lutar em prol da liberação de recursos orçamentários que, liberados, serão fundamentais para dois empreendimentos importantes.
São duas emendas indicadas ao Orçamento Geral do Estado pelo deputado George Soares (PR).
Uma, reserva R$ 500 mil para a sonhada implantação de uma UTI no Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos.
Outra, indica R$ 300 mil para a construção de uma proteção metálica na área da feira-livre do município.
Em sendo o alcaide realmente movido por altivez e grandeza, seria leviano imaginar dele um gesto diferente senão o de mostrar empenho igual para que tais ações possam tornar-se concretas.
É uma chance inestimável de o prefeito convencer, por A mais B, que não age movido por picuinhas e que seu bordão de que a hora é de união de todos em prol do desenvolvimento do Assú não é inócuo ou sub-reptício.
Ou não?
 
Postado por Pauta Aberta

PROCURA-SE A ÁRVORE GENEALÓGICA

Esses são Francisco Bezerra de Souza e Delfina Pinheiro Bezerra, Pais de: Cândida Pinheiro Bezerra (Candú) que deslocou-se para Parelhas e Mateus Bezerra Neto ou Mateus Bezerra Pinheiro (Mateusinho), que foi para o Assú, ambos na década de 1950. Procuro manter contatos com seus descendentes. Na portunidade, pediría a Ivan Pinheiro Pinheiro Bezerra, que me faça essa divulgação no Assu na Ponta da Língua.

ATENÇÃO 'BEZERRA's: Se alguém tiver notícias sobre os descendentes deste casal, favor entrar em contato conosco e/ou com o paraibano Lauro Vercelio Bezerra Wanderley - pesquisador que está escrevendo a história da família 'BEZERRA' e 'WANDERLEY'. Aguardo comentários. 

AbrASSU's

 Aos amigos, seguidores e leitores anônimos...  
BOM FINAL DE SEMANA!
 
...  
SÓ FALTA VOCÊ.