quarta-feira, 20 de março de 2013

HISTÓRIA


Meios de Transportes do Assu de Ontem
Excursão com alunas do Colégio N. S. das Vitórias

Primeiro automóvel de luxo do Assu
Baseado em relatos do saudoso pesquisador Boanerges Wanderley, em artigo publicado no Tribuna do Vale do Assu - 1995, os meios de transportes do Assu era, antes de tudo, feito em costas de animais. Juvenal Lamartine veio ao Assu, guarnecido por vários soldados armados de fuzis com baioneta escalada, sendo que ele vinha a cavalo e os soldados a pé.
Meu avô Vicente Germano da Costa Ferreira viajou para o Rio de Janeiro a cavalo até o porto de Natal onde embarcou em um navio.
Os transportes aqui em Assu eram poucos e particulares. O padre Júlio tinha um Ford e o motorista era Pedro Traíra. Zé Neves de Oliveira também tinha um Ford e o Coronel José Soares Filgueira outro que era seu motorista João Pirico.
Tivemos um carro de aluguel . Era a banheira de Eloi Fonseca. Depois tivemos Arnaud Abreu, Alaor Pessoa, Heronildes e mais outros.
Tínhamos os Mistos de João Lucas que partiam às 02 horas da manhã para Mossoró e chegavam as 7:00 horas. Chico Pinheiro era rival de João Lucas pois faziam a mesma linha e no mesmo horário.
Tínhamos Antonio Niquinha para Macau, João Leitão para Areia Branca e Petronilo para Angicos, que partia do Assu às 9:00 horas e chegava em Angicos às 13 horas. O passageiro dormia em Angicos e às 5:00 horas da manhã tomava o trem que chegava em Natal às 14 horas.
Zé de Ana botou um ônibus na linha Assu/Natal. Durou pouco tempo. Então Tozinho começou a fazer esta linha em um caminhão K7 e durou muito tempo pois era muito pontual.
Já neste tempo se ia e voltava à Natal em um dia. Depois tivemos a Nordeste para Natal e a Cabral para Macau.
Hoje temos várias opções pois as camionetas dão muito conforto ao passageiro que os pega em casa e deixam em casa por um preço semelhante ao dos ônibus que saem da rodoviária do Assu para a de Natal. Em transportes estamos bem serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário