ASSU – TERRA DAS ÁGUAS
O Assu poderia se dar ao luxo de não fazer parte da lista negra de situação de emergência. O município é basicamente uma ilha, cercada de águas por quase todos os lados. Diga-se de passagem, os dois maiores reservatórios do Estado estão inseridos em seu território: A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e a Lagoa do Piató com capacidade para 96 milhões de metros cúbicos, além de contar com o Açude do Mendobim com 76 milhões de metros cúbicos.
Como se não bastasse, o município está encravado no eixo central do Arenito Assu - chegando a atingir uma média de 500 metros em sub-superfície. Este aquífero é livre na sua faixa de afloramento, apresentando uma vazão de 10 m3/h, enquanto que na área de sub-superfície sua vazão pode atingir até 200 m3/h.
As águas em geral são boas, podendo ser utilizadas para consumo humano, animal, industrial e outros, não havendo, portanto limitações quanto à qualidade.
De conformidade com informações extraoficiais o Arenito Assu equivale a uma quantidade de água igual e/ou superior a 330 barragens do porte da Armando Ribeiro. No entanto, este recurso hídrico não é utilizado para absolutamente nada.
O município do Assu encontra-se com 95% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica Piranhas/Assu, o restante 5% encontra-se dentro da Bacia Hidrográfica Apodí/Mossoró.
O território assuense é banhado pelos rios: Assu, Paraú, dos Cavalos e Panon. Riachos: dos Tanques e Pedra Lisa. Lagoa: Piató. Seus maiores açudes são: Barragem Armando Ribeiro, Mendobim, Limoeiro, Volta dos Tanques, Tanques, Riacho, entre outros de menor porte.
QUANTA ÁGUA! Mas... Infelizmente, a realidade do Assu é adversa, emergencial... Preocupante.
Estes reservatórios estão secando, os rebanhos estão morrendo, o povo está com sede... Não somente de água, mas de ações governamentais sérias e definitivas. O Assu tem muita água. Falta usá-la de forma eficiente e sustentável.
ACORDA ASSU... NOSSAS ÁGUAS ESTÃO SUMINDO!
Barragem Armando Ribeiro |
Barragem Armando Ribeiro |
Lagoa do Piató |
Lagoa do Piató - Vista do Banguê |
Fotos: Samuel Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário