sábado, 15 de fevereiro de 2014

ORAÇÃO

DOS DEVOTOS DE "SÃO" CORNUDO:

O escritor das coisas do povo, especialmente da população sertaneja da Paraíba, o saudoso amigo José Cavalcanti, cuja amizade por pouco tempo tivemos o privilégio de cultivá-la nas minhas idas a João Pessoa/PB. Pois foi Zé Cavalcante, ou Zé Bala, que em seu livro Sertanejadas, 1993, página 108/109, registra um causo em que o mesmo aceitando o convite de uma migo (Cícero Batista), a entrar pela primeira vez numa Igreja do Distrito de São José de Piranhas e rezaram juntos a oração de "São Cornudo" ou seja, a oração dos ditos cornudos, chifrudos, etc.
"Meu Bom Jesus piedoso,
Livrai-me de ser corno:
Mas, se chegar a ser,
Livrai-me de saber,
E, se vier a saber,
Livrai-me de acreditar;
Deus, que estais no altar,
Ouvi minha oração
E dai-me conformação.
Amém...

Fonte: Breviário Profano do Povo - Gutemberg Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário