quinta-feira, 25 de julho de 2013

SETOR CULTURA

Franklin Jorge pede demissão do cargo de diretor da Pinacoteca do Estado




Sem razões aparentes, diretor pede exoneração, embora tenha sido crítico irônico da gestão estadual da cultura

Por Sergio Vilar

O escritor, jornalista e crítico de arte Franklin Jorge pediu demissão do cargo de diretor da Pinacoteca do Estado, função assumida a convite da secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, dia 4 de janeiro deste ano.

Fac símile do pedido de exoneração (Foto: reprodução)

A comunicação do pedido de exoneração foi enviado via ofício escrito à mão e sem nenhum rodeio: apenas o pedido de demissão, sem maiores explicações ou condicionantes.

No entanto, Franklin Jorge vinha sendo crítico da própria gestão estadual da cultura, fato já divulgado por este portal. A última reclamação foi em forma de pedido de ajuda voluntária para limpar os jardins da Pinacoteca.
Franklin Jorge - Ex-diretor da Pinacoteca do RN.
“Estamos precisando manter o jardim limpo e não temos equipamento nem pessoal. Por isso, recorro aos Amigos da Pinacoteca que nos ajudem. Precisamos de (alguém para) cortar grama e de voluntários para nos ajudar na elaboração de um descritivo das obras do acervo, de internet de alta velocidade (trabalhos com um moden Vivo que parece uma carroça velha)”, escreveu.

Franklin Jorge finalizou sua indignação com esta frase: “A Pinacoteca é do povo, não de um pequeno grupo que mama e suga a nossa cultura há muitos anos. Vamos apoia-la. Não vamos permitir que a Pinacoteca se transforme em um outro Forte dos Reis Magos.”

Por meio de uma conta criada no Facebook, ele não só divulgava as ações implementadas na Pinacoteca, mas também explanava constantes críticas à gestão. Em certa oportunidade, escreveu:

“A Pinacoteca do Estado precisa urgentemente de voluntários. Não temos quadros, não obtive as sessões que desejava para levar adiante nosso projeto didático-pedagógico que tem despertado grande interesse das escolas e do público em geral que tem visitado as nossas exposições e acervo.

Também precisamos do apoio de alguma empresa que possa cuidar de dois banheiros que estão com problemas há muitos dias e não temos conseguido apoio para consertar os vazamentos. Quem amar a cultura e quiser ajudar-nos, entre em contato pelo e-mail:
pinacotrecarn@gmail.com”

No Dia do Artista Plástico, celebrado em 8 de maio, Franklin Jorge mais uma vez irônico ao comparar as programações dedicadas à data, elaboradas pela fundação de cultura de Natal e do Rio Grande do Norte. Ao visitar o IFRN Cidade Alta, onde foi promovido o evento municipal, escreveu:

“Eis uma bem sucedida gestão cultural, antenada com a contemporaneidade e afinada com a realidade local. Um trabalho sério, como pretendíamos fazer na Pinacoteca do Estado, valorizando talentos autênticos e contribuindo para a formação de público para as artes visuais. Um modelo a ser seguido por outros gestores que queiram acertar o alvo – ou seja, o público que não suporta mais engodos midiáticos nem gestores sem noção”.
Portal no Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário